Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


Sasuke Shinden - Novel

+12
Paulinhouchisen
Pscn
Ryosuke
Alexsandronamikaze
HELEN
Doido De pedra
M.P.S
Dotto
Samanta
kaka-rangel
Sasuke
Hitokiri
16 participantes

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Ao ouvir as palavras de Sasuke, o homem disse:

" _ Tenha cuidado. ", e saiu.

Sozinho, Sasuke deu um passo para o Vale do Inferno.

" _ ... "

Em ambos os lados do vale havia montanhas de rocha nua. Esta rocha nua tinha mudado a sua cor para marrom escuro avermelhada. Não havia vestígio de vegetação.

A fumaça fedorenta encheu o vale, e havia gêiseres que jorravam água fervente. Este era um lugar em que se deve fazer apenas um esforço para estar lá. Se alguém fosse exilado em tal lugar, normalmente, não deveria sobreviver.

No entanto, como o homem de Yugakure tinha dito, o clã Chinoike tinha vivido aqui até recentemente.

Provavelmente eles tinham passado por muito sofrimento.

‘ _ Konoha é enorme, por isso as necessidades de vida, provavelmente, são garantidas, mas aqui muitas coisas irracionais acontecem. ’

As palavras que Chino havia dito voltou à mente de Sasuke.

O Vale do Inferno era mais amplo do que ele tinha imaginado, mas Sasuke avançou dentro dele como se tivesse sido mostrado o caminho.

" _ ...! "

Então, de repente, ele avistou um lago vermelho escuro diante de seus olhos. Era completamente como sangue. Nesse instante, ele ficou em guarda, como se esperasse por um Genjutsu, mas não havia nenhum sinal de chakra.

Sasuke chegou perto daquele lago.

" _ Isto é… "

Aparentemente, uma lama quente vermelha tinha jorrado da terra, que se reuniu no fundo do lago, e isso fez com que parecesse vermelho.

Ao que se parece, havia lagos vermelhos aqui e ali na frente de onde ele estava indo.

Enquanto ele pensava:

' _ A coisa que o shinobi Yugakure tinha visto naquela época era, provavelmente, estes lagos vermelhos. ‘

Ele teve uma visão ampla dos lagos.

" _ ...! "

Então, uma forma humana apareceu em um dos lagos. Sasuke correu imediatamente para essa direção.

" _ Isto é… "

Ele não podia acreditar na cena diante de seus próprios olhos. Dentro do lago vermelho, os shinobis que, provavelmente, tinham sido sequestrados estavam todos deitados amultuados proximamente.

Na parte inferior deste lago havia lama vermelha, e os corpos dos shinobis estavam meio enterrados nessa lama. Quanto à temperatura do lago, ele sentiu que era menos quente se comparado com os outros, mas os corpos dos shinobis dentro do lago se tornou vermelho.

Então ele sentiu a presença de chakra vindo deste lago. Sasuke refletiu a imagem deste lago e o shinobi com o seu Sharingan.

" _ …isto é… "

Havia chakra rastejante exatamente como um verme dentro do lago.

Nos corpos dos shinobis havia cortes aqui e ali, e parecia que este chakra estava entrando dentro dos corpos através da abertura das feridas.

Uma vez introduzido no interior do corpo, o chakra se arrastou ao redor dentro dos corpos como se fosse seguindo o fluxo do sangue.

" _ ... "

Os shinobis, cujo os corpos com o chakra estranho tinha começado a circular, tinha crostas sobre a abertura das feridas para fechá-las completamente, e as feridas desapareceram.

Parecia que depois de terem sido trazidos para cá, os shinobis sequestrados se transformavam em pessoas explosivas neste lago, e, em seguida, enviados para todas as aldeias.

Sasuke tentou um contra genjutsu em um shinobi que estava bem perto dele. No entanto, no momento Sasuke colocou a mão no lago, o chakra que estava rastejando como um verme começou a fervilhar a mão de Sasuke. A dor aguda correu por toda sua pele.

" _ Tch ... "

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Aparentemente, este chakra tinha aberto uma ferida, e estava tentando penetrar dentro dele. Ele começou a puxar a mão para fora do lago para limpar o chakra, e olhou novamente para os shinobis que estavam deitados no lago com os olhos fechados.

Ele não conseguia sentir nenhuma intenção neles. Eles haviam perdido seus sentimentos humanos, eles eram apenas soldados de Chino.

Ele absolutamente se lembrou do Zetsu Branco.

" _ ... "

Sasuke voltou os olhos para frente dele.

Para resgatar os shinobis que foram mantidos prisioneiros no lago, e para proteger a aldeia também, ele tinha que derrotar Chino.

" _ …Aqui… "

Finalmente, ele chegou na parte mais profunda do Vale do Inferno. O cenário que se espalhou em frente dos olhos de Sasuke tomou involuntariamente o seu fôlego.

Lá, um enorme lago vermelho, que não era páreo para o que ele tinha visto até agora, estava fervendo suavemente e emitindo vapor.

Aquele parecia o mar vermelho que tinha visto no Genjutsu. Ele tinha dificuldade de respirar por causa do seu chocante calor.

" _ ... Sua tenacidade é como de uma serpente ... "

No meio do lago fervente, uma voz ressoou de um lugar escondido pelo vapor.

" _ Muito bem, Sasuke-chan. "

Na superfície do lago, que continuava em ebulição, Chino estava caminhando em direção a ele com os pés descalços.

Seus olhos não estavam vermelhos ainda.

" _ ... Por que esse tipo de comportamento? "

Ele não tinha a disposição de ouvir o discurso de seu adversário, mas Sasuke perguntou a ela de qualquer maneira.

Chino estava alegre assim como eles estavam na Vila do Bambu, mas ela obstinadamente manteve a boca fechada.

" _ ... É verdade que o clã Uchiha exilou seu clã nesta terra? "

Quando ele mudou a pergunta, os olhos de Chino estreitaram para encarar Sasuke.

" _ Primeiro Nowaki, agora eu. De onde você tira suas informações? "

Chino olhou para Sasuke com um olhar irritado.

"_ Está bem. O nosso clã foi oprimido com falsas suspeitas, e foi preso nesta terra pelo clã Uchiha. Originalmente, o Kerryuugan do nosso clã foi comparado com o Byakugan, o Sharingan e o Rinnegan, que eram chamados de ‘Os Três Grandes Doujutsus’, e aparentemente eles zombaram disso. Entretanto... "

Disse Chino.

" _ Nós engolimos essa água fervente, nós abatemos as aves que voavam no céu, nós sobrevivemos comendo as ervas que mal cresciam. Eles diziam que o meu clã, desgastado por conflitos, mal sobreviveriam aqui sem sair para mundo exterior. Então, o mundo esqueceu do clã Chinoike ... ou deveria ter esquecido. "

" _ Deveria ter esquecido? "

Chino desviou os olhos, parecendo mortificada.

" _ Oyashiro, que ficou sabendo sobre a existência dos Chinoike pelos livros antigos, me sequestrou quando eu era uma criança de peito, e matou todo o clã. "

‘ _ Aumentando o seu nível de raridade, havia também o fato de que todos menos ele fosse completamente massacrado. ‘

Essas foram as palavras que Oyashiro disse ele no Coliseu. Ele estava falando de Chino?

" _ Ele me contou a história de meu clã, mas, na verdade, Oyashiro sabia da antiga história dos livros que ele tinha. Eu, que fui sequestrada, tinha sido incutida com o treinamento shinobi na mansão de Oyashiro antes de me tornar velha o suficiente para estar ciente disso. Eu fui transformada em uma ferramenta que usava armas nos locais de batalhas sangrentas, eu também matava sem querer. É por isso que eu fugi. "

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Nesse caso, ele se perguntava se ela tinha estado no Raikoudan também. Sasuke pensava assim, mas aparentemente ele estava errado.

" _ A maioria do grupo de guardas que tinha fugido conosco formaram o Raikoudan com Nowaki e moveram com ele, mas eu voltei para o Vale do Inferno sozinha. Eu tinha a sensação de que eu entenderia quem eu era, se eu viesse aqui. Mas foi inútil ... "

Chino fez uma dolorosa expressão.

" _ Meu próprio pai, minha mãe, os rostos de meu clã, eu não podia me lembrar de ninguém ... Eu não sei por que eu nasci, ou pelo o que eu estava vivendo. Eu estava vazia ... vazia. "

Dizendo tais coisas, a expressão de Chino tornou-se inacessível. Seus olhos lentamente se tornaram vermelhos.

" _ Mas ainda assim, eu pretendia viver tranquilamente aqui. Eu queria ficar longe das disputas. No entanto, depois de ser enganado por Kirigakure, após escapar e dissolver o Raikoudan, Nowaki voltou para mim. Mais de um ano se passou antes que os ferimentos de Nowaki se curassem.... Nós não temos nenhuma aldeia para proteger. Nós não temos nenhuma família para proteger. Nós não temos ninguém para amar. Nós eramos usados, e fomos jogados fora, somente isto é a nossa mera existência, isso é tudo. "

" _ ..... "

" _ Nós, que somos pessoas nascidas com Kekkei Genkai, começamos a ser atormentados por perseguidores que se intitulavam como 'normal'. Nós fomos erroneamente julgados só porque nascemos. Paz, paz que dizem, mas se os conflitos iriam desaparecer, as pessoas que carregam um kekkei Genkai seriam perseguidas novamente! ... É por isso que eu pensei em destruí-la! Eu não serei capaz de ter coisas como esperanças em um futuro de tal mundo! "

Sasuke não podia negar as palavras de Chino.

Mesmo o clã Uchiha havia sido exposto a olhos frios em Konoha. É por isso que Sasuke odiou Konoha.

No entanto, havia uma parte que era definitivamente diferente para Sasuke e Chino. Sasuke nasceu dentro dos relacionamentos, e experimentou pessoalmente esses laços, e cresceu com eles.

Chino, em vez disso, era uma pessoa que não tinha nada desde o início. Ela nem conhecia os rostos de seus pais, ela não tinha conhecido o seu calor, ela não tinha conhecido os laços. Muito provavelmente, ela estava mais próxima de Naruto.

‘ _ Você estava sozinho desde o início !! O que você acha que você sabe sobre mim !!! Hã!!? Nós sofremos porque temos laços !! O que alguém como você sabe sobre perdê-los!! ... ‘

Estas foram as palavras com que no passado ele atacou Naruto, que não tinha ligações, dizendo que não sabia nada sobre ele que estava sofrendo por ter perdido seus laços.

Mesmo assim, Naruto freneticamente tentava entendê-lo para alcançar o coração de Sasuke.

Ele pensou em voltar agora. Ele se perguntava como tinha sido o sofrimento de Naruto, que não tinha laços.

Como era o medo de não ter existência que te reconheça, de não ter existência que te ame.

E o quanto foi grande a solidão quando encontrou uma importante existência de estado vazio, formou laços e, em seguida, perdeu esses laços.

Seu peito doía.

E, ainda assim, Naruto não desistiu de Sasuke até o fim.

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
" _ ... Eu te invejava, Sasuke. "

Chino encarou Sasuke imóvel.

" _ Você nasceu na Aldeia de Konoha, você tem o nome dos Uchiha, você tem uma família que o ama. Depois que você saiu da aldeia você fez sua má reputação se tornar conhecida, mas agora você está viajando livremente. Mesmo assim, ainda há pessoas que te amam e te protegem. "

" _ ....! "

Seu Kerryuugan tornou-se vermelho. De suas pupilas, lágrimas estavam caindo gota a gota.

" _ Eu entendo. Você está vivendo e continua a ser sempre, sempre, sempre amado por alguém. Mesmo sem você perceber, sem que você sequer tente vê-los, sempre há pessoas como aquelas que o rodeiam. Para mim ... é diferente. "

Chino disse:

" _ Nós conversamos muito. "

E fez uma pausa.

"_ Se você quiser me parar, você vai ter que me matar. Mas desta vez você não vai esquecê-lo, o Kerryuugan do clã Chinoike! "

Chino pegou uma kunai, e rapidamente cortou ambos os pulsos.

O sangue fluiu para fora. Ele caiu sobre o lago vermelho em ebulição.

" _ O clã Chinoike lida com várias técnicas que utilizam sangue ... Eles especialmente fazem o uso do componente ferro que circula no sangue. E neste lugar... "

O chakra de Chino começou a rastejar dentro do lago vermelho.

" _ ... estes lagos vermelhos, que contêm uma grande quantidade de ferro, fazem o poder dos Chinoike ainda mais forte. "

Chino formou um selo de mão.

" _ Kerryuugan: Kerryuushouten! " (Olhos de Sangue do Dragão: Ascensão do sangue do Dragão)

" _ ...! "

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Spoiler :

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Spoiler :

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Spoiler :

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
@HELEN, meus parabéns. Seu trabalho em traduzir tudo e postar aqui é admirável.

Eu li rapidamente alguns trechos; o Sasuke foi pego em um Genjutsu mesmo? Caramba, só em novela vemos esse tipo de coisa. Mas depois lerei tudo com mais calma. Quero ler em inglês também, sabe me dizer um site bom e confiável que tenha a novela em inglês?

Mais uma vez: parabéns. Continue postando!

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Obrigada. O blog que eu tirei a versão inglês do Sasuke Shinden, a pessoa que traduziu, já retirou do blog por motivos autorais. Ela deixa por um tempo limitado então quem viu viu e quem não viu tem que esperar o livro oficial sair em versão inglês. Acredito que no ano que vem deve sair, pois a novel da Sakura já está disponível para pré venda no Amazon. Quem tiver interessado de conferir a versão oficial é só encomendar, pois pode acontecer erros de tradução dos fantradutores, então é melhor ler o oficial. Sasuke Shinden - Novel - Página 8 1f618

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Olhando para Sasuke, Chino disse:

" _ Você não deve carregar tudo sozinho. "

Quando ele olhou para ela, Chino estava rindo.

" _ Você tem um amigo que pode compartilhar sua dor, certo? "

Com essas palavras, ele se afundou em silêncio por um segundo, então ele assentiu com a cabeça calmamente.

" _ …está certo. "

É isso mesmo, ele não estava sozinho.



*****************************************************************

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Epílogo



Havia um monte de pessoas indo e vindo e Konoha tinha-se tornado animada. Chino e os outros tinham sido enviados para o outro lado da aldeia, em uma prisão. Eles não sabiam qual tipo de punição tinha sido decidido, mas eles pretendiam aceitá-la inteiramente.

Em seguida, Chino e os outros estavam reunidos em uma sala. Estava também Nowaki e Amuda.

Enquanto eles pensavam sobre o que iria acontecer na Terra, a porta se abriu, e um homem que tinha sua boca escondida apareceu.

Chino, que percebeu que ele era o Hokage, olhou com espanto. Porque ela não teria nunca imaginado que o Hokage em pessoa viria em tal lugar.

" _ Olá! "

Disse Kakashi com uma expressão penetrante, e olhou para Chino e os outros.

Chino disse:

" _ Eu sou a líder. "

O líder da aldeia estava aqui. É por isso que ela teve que chamar a atenção aqui, agora.

" _ Eu assumo toda a responsabilidade. É por isso que eu quero que os outros caras vão embora pacificamente. "

" _ Chino, nós não queremos algo assim. "

" _ É isso mesmo Chino-san, nós voluntariamente ... "

Olhando para eles,

" _ Acalmem-se agora. "

Disse Kakashi.

" _ Por uma questão de fato, eu falei sobre vocês tanto com Kirigakure como com Kumogakure, mas ... A Mizukage de Kirigakure disse que queria cuidar de vocês. Ela disse que queria que vocês trabalhassem para Kirigakure. "

Chino e os outros olharam uns para os outros. Especialmente Nowaki e seu ex-Raikoudan ficaram muito admirados.

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
HELEN,já acabou ou tem o resto do epílogo?

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Ainda não, mais tá quase, daqui uns três dias, acho. Depois começo o Itachi Shinden.

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz

" _ Ouvi dizer agora que eles não têm escolha senão parar esta cadeia negativa. Aparentemente, a Mizukage chegou a esta decisão depois de conversar sobre isso mais e mais com os shinobis da vila. Claro, se disserem que está tudo bem para vocês. Também Kumogakure já concordaram. Konoha, também. "

Nesta inesperada reviravolta Chino e os outros não conseguiam esconder sua confusão. Então Kakashi se aproximou dela e dos outros relaxadamente.

" _ Seria preciso uma vida inteira para expiar as coisas que vocês fizeram. Entretanto, mais ou menos todo shinobi tem falhas. Eu também tenho. Se vocês quisessem lutar novamente com suas próprias vidas. "

As palavras de Kakashi embebeu Chino e os outros.

Então, o rosto barbeado de um homem espiava por trás das costas de Kakashi.

" _ Kakashi-sensei! Deixe-me dizer algumas palavras também ttebayo! "

O homem tinha três riscos em cada bochecha.

" _ Sim, sim, se puder ajudar ...", disse Kakashi e deixou seu lugar.

" _ Bem! "

Antes que ele pudesse dizer qualquer coisa, Chino disse:

" _ Você é amigo de Sasuke? "

Por alguma razão, ela tinha essa sensação.

" _ Eh, aah ... sim! Eu sou amigo de Sasuke, Uzumaki Naruto dattebayo! "

Com as palavras de Chino, Naruto riu com um ‘nishishi’.

Então, Chino disse a Naruto:

" _ ... Seu amigo me resgatou das trevas. Obrigada. "

Ouvindo isso, Naruto ficou confuso por um momento, até mesmo esquecendo o que ele queria dizer, mas olhando de alguma forma constrangido, ele riu dizendo:

" _ É mesmo?!! "

Essa foi a luz que brilhou sobre o ex-escuridão.



******************************************************

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
" _ ... Então parece que Chino voltou ao País da Água com Nowaki e os outros. "

Havia um visitante no esconderijo de Orochimaru. Ele era Oyashiro En, vestindo seus excêntricos e elegantes óculos de sol.

" _ De qualquer forma, isso é muito ruim, Orochimaru-san. Porque apesar de que você sabia que estava sendo vigiado, você veio para ilha. Graças a essas pessoas, eu quase fui preso. Se eles tentassem prender todo mundo, haveriam pessoas que responderiam a tantos encargos como eles quisessem. "

" _ Você não foi preso? "

" _ Como você pode ver. "

Orochimaru sorriu largamente para Oyashiro, que fala descuidadamente.

" _ Como você esperava, certo? "

" _ …obrigado. "

Oyashiro tirou os óculos escuros e colocou a mão em sua testa, e sem parar abaixou.

Olhos vermelhos, o Kerryuugan, apareceu.

" _ Em uma pequena comunidade disputas nascem com facilidade. Mesmo que nós pressionemos nossos ombros uns contra os outros e vivessemos assim durante muitos anos, disputas insignificantes e ódio recíproco se acumulariam. E no final, nós matamos uns aos outros por acaso. Quando minha esposa foi envolvida e morreu, várias coisas se tornaram indiferente para mim. Mesmo assim, minha filha é inesperadamente bonita. Eu sou um pai inútil, apesar disso. ", disse Oyashiro.

" _ O que você fará, então? "

Estas palavras perguntavam despreocupadamente. Oyashiro cruzou os braços.

" _ Bem... as armas não estão mais em moda. Acho que vou construir um resort de águas quentes mesmo sendo no Vale do Inferno. "



***********************************************************



Aparentemente, Sakura estava certa quando ela pensou um pouco estranhamente que ela estava de bom humor.

Ela estava vendo os shinobis de Kirigakure e Kumogakure que estavam se recuperando, quando Naruto, que foi visitar Sakura depois de finalmente ter algum tempo livre, disse a ela as palavras que ouviu de Chino, parecendo feliz.

Ao ouvi-las, o peito de Sakura se tornou quente.

‘ _ Eu também viajarei para expiar meus pecados. ’

Quando ele partiu para sua viagem, Sasuke tinha dito essas palavras. Nessa época, Sasuke tinha ido em frente com passos firmes.

No entanto, o fato de que ela não estaria próxima dele tinha sido doloroso para Sakura.

Ainda assim, ela não podia esperar para sempre.

Nesse caso, na próxima vez, ela fez uma determinação em seu coração que se Sasuke voltasse para Konoha, da próxima vez, com certeza ela o seguiria, não importa o que ele diga.

" _ Em qualquer caso, é uma misteriosa sensação dattebayo. Sasuke não está em Konoha, mas ao mesmo tempo é como se nós estivessemos fazendo missões juntos. "

Naruto disse com um olhar animado.

" _ Assim, embora ele não esteja na aldeia, ele está protegendo a vila. "

" _ Isso mesmo. Porque não há muitos excelente shinobi como Sasuke-kun ... "

" _ Também um cara que faz as coisas impensáveis deve ter gente que apoia ele firmemente, se eles pudessem fazer isso corretamente como naquela vez! "

Ouvindo as palavras de Naruto, Sakura exclamou:

" _ Ah. "

Uma determinada palavra voltou à mente de Sakura, que não era inferior a Naruto e Sasuke em termos de estudo.

Estava profundamente relacionado com Sasuke.

" _ Qual é o problema, Sakura-chan? "

Sakura sorriu para Naruto, que estava olhando para ela estranhamente.

" _ Ouvindo essas últimas palavras, me lembrei de algo, mas você já deve ter escutado sobre isso? "

" _ ? "

" _ Bem… "



**************************************************************

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
@HELEN
Caraca velho, como conseguiu isso? Tem esquema com os mangaka é? kkkkkkk

descriptionSasuke Shinden - Novel - Página 8 EmptyRe: Sasuke Shinden - Novel

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos