Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

+9
HATAKEZINHO
eu mesmo
Leo No Gilgamesh
Marco Augusto
Justinboll
Kage Jutsu
ShinobinoKami
Thousand Mirrors
Peakytayuya
13 participantes

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Não eu não sei sobre o assunto, queria aprender na real,pensava que magnetismo funcionasse como um ímã que servisse para puxar e controlar areia no caso dele,e pensando que o que ele controlasse estaria na natureza assim não teria chakra,mas bom não sei.

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
@HATAKEZINHO
@Crimson Lilac

Eu sinceramente deveria bater de cinta em vocês por lançar um pergunta dessas em pleno fim de ano de curso :nunca:

1 - ) Chakra é usado para criar e controlar coisas/elementos, puxem na memória de vocês Hiruzen usa Doryuheki cuspindo um muro de pedra o Kakashi usa mesmo jutsu enfiando as mãos no chão e fazendo levantar um muro de pedra, hiruzen CRIOU o elemento o Kakashi MANIPULOU o mesmo, do Hiruzen envolve chakra e do Kakashi poder xmen?

Só voltarem pra primeira luta de Naruto relevante, kakashi x zabuza

Nessa luta o suiryuudan e o daibakufu foram feitos MANIPULANDO água do ambiente e não criando, isso significaria que não estavam utilizando chakra?

Vc precisa de chakra para criar algo, assim como para manipular, para explica melhor vamos pegar algumas técnicas do Gaara nos databooks e ver as descrições

Spoiler :



Fiquem na descrição do Suna Shigure dizendo que toda areia possui chakra do Gaara manipulado, não é pq Gaara não cria a areia que ele não usa chakra nos seus jutsus, é a mesma coisa de konan que utiliza seu chakra para manipular papéis (nesse caso ela até se transforma neles) ou de Deidara que manipula argila (kibaku nendo), Gaara manipula seu chakra pela areia para realizar seus jutsus, ou seja, se um jutsu que absorver chakra fosse usado nele não iria absorver a areia, mas iria absorver o chakra usado para manipular ela, fazendo assim a areia ficar inutilizada do mesmo jeito

2 - ) Gaara no databook 4 não é listado como usuário de Kekkei Genkai

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 Tumblr_nfj6fmN8QH1rdulyko1_1280

Apenas como jinchuuruki (por ser um ex jinchuuruki), pelo que sei foi introduzido em sua novel que ele herdou a KG do seu pai e que por opção ele não a utiliza em combate

Como podem ver em cima desde sempre existiram técnicas do Gaara que já possuíam ranking (Não eram nem hiden e nem kekkei genkai), no databook 4 TODAS as técnicas do Gaara não são classificadas nem como hiden e nem como KG

Como aqui no DB do fórum tá tudo em Japa e vou usar ele como base vou postar aqui o significado das classificações dos ninjutsus

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 A4umUir

- Classificação 1: Ninjutsu, Genjutsu, Taijutsu;
- Classificação 2: Kekkei Genkai, Kekkei Tota, Kekkei Mora, Hiden, Fuinjutsu, Senjutsu;


Spoiler :



Único jutsu do Gaara que achei no DB 4 com uma outra classificação é o Sabaku Sotaso Fuin (o primeiro que postei) que é classificado como FUIN além de ninjutsu, todos os outros possuem apenas ninjutsu como classificação, ou seja, não são nem sequer hiden quanto menos Kekkei Genkai, até mesmo o konbijutsu do Gaara do shukaku é só nin (até pq shukaku usa fuuton e não jiton) e olha que a lista é grande: Sabakuha, Sabaku Hando, Suna Arare, Sasandan e Rendan Suna Shigure, como já falei pelo que sei o jiton foi dado a ele em novels e nela mesmo ele explica que não usa (eu nem li mas foi o que chegou até a mim), no mangá existem diversas técnicas que não são nem sequer hiden (considero que provavelmente todas que usam areia do ambiente e não dá cabeça, só que nunca fui atrás pra ver certinho), ou seja, é um estilo de luta desenvolvido pelo Gaara que outro shinobi poderia usar sem ter nenhuma ligação sanguínea ou coisa do tipo

Pegando novamente exemplo da Konan é utilizar chakra para fortalecer e manipular algum material, isso é um princípio das utilizações de chakra que aqui os dois aplicaram ao limite


3 - ) aqui é mais um tira dúvida pro Hatakezinho que perguntou aí em cima e não vi se alguém respondeu

Cinese tem origem na palavra kineses que de acordo com o google:

ETIM gr. kínēsis 'ação de mover, movimento', de kinéō 'mover'

Isso é muito aplicado em cultura pop para significado de manipulação de algo, por isso fãs de cultura pop geralmente usam esse nome para identificar algumas habilidades pq os nomes são recorrentes em histórias de heróis e coisas do tipo

Telecinese = mover telepaticamente
Geocinese = Geo (terra) logo é mover terra
Criocinese = mover/manipular gelo
Pirocinese = mover/manipular fogo

E assim por diante

Ps: Se ja tiverem compreendido o conceito de chakra na manipulação de Suna, continuaremos o papo sobre Kisame x Gaara não falei nada aqui pq meu post ia ficar muito poluído

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Me marca não guri
Eu tô dark!!!
Então

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Tá se aschano é :math2

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Hm entendi,vlw mano.


Sobre Gaara vs kisame.


Não acho que um Jutsu rank a seria o suficiente para absorver os golpes colossais do Gaara e o Daisan no Me junto com o Sensa Kaibyō dão uma vantagem muito boa pro gaara,ele voa tbm outra grande vantagem,e não acho que o Kisame teria velocidade para escapar de algum selamento ou outro Jutsu do Gaara,e o Gaara manipula Areia molhada sem problemas,e doton>suiton não acho que o kisame tem algum golpe fatal ou que alcançaria o Gaara voando.


No deserto Gaara8/2

Em algum outro lugar 8/3

Na minha opinião.

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Kisame espanca o Gaara, ele não faz NADA na cúpula

________________________________________________

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 Ce12fa10

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Mas ele voa como ele iria ser pego? :?:

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
HATAKEZINHO escreveu:
Mas ele voa como ele iria ser pego? :?:

Você já viu o tamanho daquela cúpula? :aliens:

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
HATAKEZINHO escreveu:
Hm entendi,vlw mano.


Sobre Gaara vs kisame.


Não acho que um Jutsu rank a seria o suficiente para absorver os golpes colossais do Gaara e o Daisan no Me junto com o Sensa Kaibyō dão uma vantagem muito boa pro gaara,ele voa tbm outra grande vantagem,e não acho que o Kisame teria velocidade para escapar de algum selamento ou outro Jutsu do Gaara,e o Gaara manipula Areia molhada sem problemas,e doton>suiton não acho que o kisame tem algum golpe fatal ou que alcançaria o Gaara voando.


No deserto Gaara8/2

Em algum outro lugar 8/3

Na minha opinião.



Ranking não significa força e sim dificuldade, defesa mais sólida do Gaara é ranking C

Manto dos raikages é ranking B e por aí vai

Kisame tem chakra nível bijuu se Gaara ficar só atacando de longe vai só servir pra alimentar ele e a samehada até Gaara ficar sem stamina

Kisame tbm é sensor e só possui jutsus colossais, gengetsu já conseguia lidar sem problema com selamento kisame fundido mais uma vez apenas se alimentaria

Não existe deserto aqui, Gaara não teria nenhuma vantagem campo, Dai Bakusui Shoha torna QUALQUER terreno campo do kisame a descrição do jutsu fala sobre tornar tsunamis, com a versão reduzida do jutsu ele já tornou um ambiente árido suficiente para ele lutar livremente contra time Gai


Basicamente único argumento que vejo é Gaara atacar numa distância ridícula onde ele não teria efetividade alguma enquanto kisame teria ataques em escala e de longo alcance tbm, e bom ele tem ataques de longo alcance é só ele mirar o jutsu pra cima :?:

E defensivamente a absorção de chakra do kisame lidaria com basicamente tudo que Gaara usasse


Óbvio que Gaara poderia matar ou selar ele, mas nem time gai  e nem bee conseguiram  dar blitz no kisame sem ele usar um jutsu pra ter vantagem de campo

Não vejo pq Gaara faria

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Tu já viu a altura que o Gaara voa?


E pq ele ficaria parado?,e outra a água cai do céu? Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 150950350

Não ela vem de baixo,pq diabos Gaara não voaria pro lado ou pra frente pra sair disso?mds é cada uma.



@Marco Augustoparai deixa eu ver se entendi,os Jutsus de longo alcance do gaara são inúteis?pqp,o kisame tem Jutsus de longo alcance em mais escala do que o Gaara? não,e tu tá cagando pra vantagem elemental aqui, sobre a capacidade de absorção do suiton daikodan não se sabe mais dps vejo isso melhor.


Tu falando que a samehada sugaria toda essa quantia de Areia de forma rápida? lógico que não ele morreria ou seria selado antes.

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
HATAKEZINHO escreveu:
Tu já viu a altura que o Gaara voa?


E pq ele ficaria parado?,e outra a água cai do céu? Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 150950350

Não ela vem de baixo,pq diabos Gaara não voaria pro lado ou pra frente pra sair disso?mds é cada uma.



Que luta Gaara começou voando ou lutou acima de montanhas? Contra Deidara (que tava voando)

Em ambiente normal Gaara luta NO CHÃO ele só voa por necessidade mesmo contra os edo kages ele maioria absoluta da luta ficava no chão ate pq faz fodo sentido ele é EMISSOR de chakra enquanto mais perto do que ele manipula melhor

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 16

Bee usando MANTO não tinha velocidade nem pra REAGIR a velocidade da criação de água

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 17

O jutsu tinha PROPORÇÃO de montanhas instantaneamente e na descricao dele o volume de água é suficiente para criar TSUNAMI

Ninjutsu – Suiton: Dai Bakusui Shoha
Volume 50 página 152
Cuspindo uma quantidade de água que excede a do "Suiton: Bakusui Shoha", tem-se uma técnica comparável a demônios que atinge os inimigos com um feroz tsunami. Com danos sem precedentes na água, o campo de batalha é transformado pelo tubarão demônio.


Só o CHOQUE do jutsu já é absurdo e somado a isso tem a criação de uma cúpula do tamanho de montanhas que se move seguindo a vontade do kisame que é UPADO em velocidade dentro da água

Mesmo que Gaara consiga de alguma forma voar (na vdd para considerar aqui ele já teria que estar voando antes) ele iria fazer o que com kisame dentro da cúpula?

Selar a cúpula toda? Pq a cúpula toda tem a sucção de chakra de kisame/samehada

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Marco Augusto escreveu:
HATAKEZINHO escreveu:
Tu já viu a altura que o Gaara voa?


E pq ele ficaria parado?,e outra a água cai do céu? Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 150950350

Não ela vem de baixo,pq diabos Gaara não voaria pro lado ou pra frente pra sair disso?mds é cada uma.



Que luta Gaara começou voando ou lutou acima de montanhas? Contra Deidara (que tava voando)

Em ambiente normal Gaara luta NO CHÃO ele só voa por necessidade mesmo contra os edo kages ele maioria absoluta da luta ficava no chão ate pq faz fodo sentido ele é EMISSOR de chakra enquanto mais perto do que ele manipula melhor

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 16

Bee usando MANTO não tinha velocidade nem pra REAGIR a velocidade da criação de água

Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 17

O jutsu tinha PROPORÇÃO de montanhas instantaneamente e na descricao dele o volume de água é suficiente para criar TSUNAMI

Ninjutsu – Suiton: Dai Bakusui Shoha
Volume 50 página 152
Cuspindo uma quantidade de água que excede a do "Suiton: Bakusui Shoha", tem-se uma técnica comparável a demônios que atinge os inimigos com um feroz tsunami. Com danos sem precedentes na água, o campo de batalha é transformado pelo tubarão demônio.


Só o CHOQUE do jutsu já é absurdo e somado a isso tem a criação de uma cúpula do tamanho de montanhas que se move seguindo a vontade do kisame que é UPADO em velocidade dentro da água

Mesmo que Gaara consiga de alguma forma voar (na vdd para considerar aqui ele já teria que estar voando antes) ele iria fazer o que com kisame dentro da cúpula?

Selar a cúpula toda? Pq a cúpula toda tem a sucção de chakra de kisame/samehada





parai deixa eu ver se entendi,os Jutsus de longo alcance do gaara são inúteis?pqp,o kisame tem Jutsus de longo alcance em mais escala do que o Gaara? não,e tu tá cagando pra vantagem elemental aqui, sobre a capacidade de absorção do suiton daikodan não se sabe mais dps vejo isso melhor.


Não disse inúteis disse que kisame poderia lidar com eles principalmente dentro da cúpula

Que vantagem Elemental? Cada hora suna pra vc é uma coisa, era jiton agora virou doton :horak:

E isso nao precisa nem ir longe né amiguinho tu acha que uma tsunami varre areia? É só usar a cabeça

E nem estou falando do daikodan estou falando de toda cúpula criada pelo kisame, toda ela rouba chakra tendo o maior roubo de chakra próximo ao emissor


Tu falando que a samehada sugaria toda essa quantia de Areia de forma rápida? lógico que não ele morreria ou seria selado antes.


Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 04

A espada que comeu 6 caudas de um manto bijuu com um corte?

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
O que impede o gaara de encher o campo de areia tbm?

Oq impede o gaara de querer mudar o local depois dese Jutsu?

"Gaara pode não estar voando"amigo ele tem a habilidade de voar e pode fazer isso pq eu não consideraia isso? é a msm coisa que eu falar que o Kisame não pode usar Suiton: Dai Bakusui Shoha,em nem um momento foi dito o local da luta,e vamos concordar no deserto Kisame seria derrotado facilmente.

https://youtu.be/GsQjUCbe-nc6

Minuto 6:50 considerando que o Gaara estivesse voando tu realmente acha que ele não sairia disso? Considerando o Daisan no Me ativo junto com o Sensa Kaibyō é óbvio que ele escapa.



Pega essa pirâmide do Gaara e compara com a prisão só kisame ali em cima no vídeo

https://images.app.goo.gl/pAAtYVrQCCcFxqEU6

São do msm tamanho ou a pirâmide é maior, detalhe a katsuyuu e o Shukaku estão do lado.

Tá mas são formas diferentes de chakra,os do gaara tão em forma maior,tipo o do bee tava mais concentrado em um só local,já os do gaara ela teria que comer um negócio nível pirâmide, tipo não consegui me explicar direito mas deu pra entender não deu?

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Ele vai sair da cúpula que tem o tamanho de uma mintanha voando?
:super:

Tsunami de água>Tsunami de areia
Qualquer quantia de areia que o Gaara use, o Kisame pode usar numa quantia muito maior e de água, água>areia

Kisame é counter do Gaara, simples assim

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Nasci pra ler algo tão retardado como água>>areia pqp dkdkdkkd


Cagando pro mostrado na obra,mlq virou meu fã só vem encher o saco, não pode falar nada sobre a Sakura e da tsunade que leva pro coração, aínda se for pra falar algo que preste e provar com fatos mas só fala coisa errada.

Kisame usa água numa quantia maior que o Gaara usa Areia? não mesmo são muito equivalentes.



https://images.app.goo.gl/FyMWnQqcF62ApEEL9

Última edição por HATAKEZINHO em Seg 19 Out 2020, 01:42, editado 1 vez(es)

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
HATAKEZINHO escreveu:
O que impede o gaara de encher o campo de areia tbm?

Oq impede o gaara de querer mudar o local depois dese Jutsu?


Uai que jutsu do Gaara cria o mesmo volume de areia? Na vdd tirando a cabaça pelo que sei ele manipula e não cria areia

Inclusive vc estava argumentando usando isso tem uns dois comentários  :horak:


Mas a cúpula segue o kisame pra onde a luta fosse a cúpula estaria a menos que vc queria aqui argumentar que Gaara tem coedições de fugir da luta  :kyo2:

"Gaara pode não estar voando"amigo ele tem a habilidade de voar e pode fazer isso pq eu não consideraia isso? é a msm coisa que eu falar que o Kisame não pode usar Suiton: Dai Bakusui Shoha,em nem um momento foi dito o local da luta,e vamos concordar no deserto Kisame seria derrotado facilmente.


Eu nunca falei isso, tá maluco? Botando palavras na minha boca? Eu falei que GAARA não inicia suas lutas voando em sua MAIORIA, ele voa conforme a necessidade da luta e ainda fui claro em dizer que isso é facilmente explicado uma vez que ele é EMISSOR e tem que manipular material do solo quanto mais perto melhor e ainda citei que contra os edo kages ele em diversos momentos lutou exatamente no chão, até contra seu pai

Não, não vamos concordar com algo que já foi refutado Kisame cria instantaneamente ambientes aquáticos me mostra Gaara criando areia na mesma escala ou maior para conseguir ter vantagem de campo

https://youtu.be/GsQjUCbe-nc6

Minuto 6:50 considerando que o Gaara estivesse voando tu realmente acha que ele não sairia disso? Considerando o Daisan no Me ativo junto com o Sensa Kaibyō é óbvio que ele escapa.


Eu já tinha falado QUE A LUTA ACONTEÇA COM GAARA VOANDO ACIMA DO NÍVEL DE MONTANHAS (coisa que nunca fez) ele faria o que contra a cúpula? Como ele iria atacar kisame lá dentro?

Pega essa pirâmide do Gaara e compara com a prisão só kisame ali em cima no vídeo

https://images.app.goo.gl/pAAtYVrQCCcFxqEU6

São do msm tamanho ou a pirâmide é maior, detalhe a katsuyuu e o Shukaku estão do lado.


Serio que vc vendo essa imagem consegue enxergar a pirâmide do tamanho da cúpula? Tudo vassilaum

Maluco que noção de espaço bizarra que vc tem  Tudo vassilaum

Agora vou te dar mais uma colher de chá, o novo jutsu do Gaara que é uma pirâmide em tamanho real com as do Egito é maior que a cúpula do tamanho de montanhas que sua onda se choque é igual a de uma tsunami, vc tá querendo dizer que Gaara tiraria areia (do subsolo) e faria um selamento de cúpula em tudo? Mesmo que ali dentro tenha alguém com habilidade de roubar chakras de bijuus em segundos de contato?

Está dando pro Gaara quantas habilidades nível divino que ele nunca mostrou?

Tá mas são formas diferentes de chakra,os do gaara tão em forma maior,tipo o do bee tava mais concentrado em um só local,já os do gaara ela teria que comer um negócio nível pirâmide, tipo não consegui me explicar direito mas deu pra entender não deu?


Se é mais concentrado é mais difícil de roubar pq vai demandar mais tempo, se é mais espalhado ele vai roubar todo chakra na área que ele tá e não vai ter efeito nenhum de selamento

Me diz diz que adianta vc fazer um selo de 2 mil metros se vai ter um buraco sem selamento de 2m que é exatamente onde kisame vai estar? Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 150950350

descriptionQual O Real Nível Do Gaara Atualmente? - Página 5 EmptyRe: Qual O Real Nível Do Gaara Atualmente?

more_horiz
Sla só acho meio engraçado o kisame não morrer esmagado em 2 mil metros de areia,isso deve pesar quanto 30 toneladas? :?:

Então tu assumiu a derrota pirâmide maior, kisame sendo esmagado por 2 mil metros de areia,com o Gaara podendo controlar isso para ESMAGAR O kisame(se tu falar que ele sai vivo disso eu paro).


Sobre a samehada vou tentar explicar melhor para fazer tu entender.


Em nem um momento disse que a quantia de chakra que o gaara usaria era maior que o de uma biju.


Agora meu último argumento,e se o Gaara usar a pirâmide antes?
Vamos lá oq eu quis dizer com concentrado,eu quis fizer que o chakra abrange uma área menor facilitando com que a samehada coma,já num jutsu nível pirâmide o chakra estaria separado a uma distância de 2 MIL METRÔS,que super velocidade é essa que o Kisame tem para percorrer 2 mil metros antes de ser esmagado/asfixiado/triturado.



Agora sobre a altura que o Gaara pode voar

Que eu saiba não tem nem uma barreira impedindo que o gaara voe mais alto,de fato a areia demoraria mais pra chegar mas chegaria do mesmo jeito.


Erros que cometi, esqueci que o Jutsus segue o kisame, foi mal ae.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos