Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

+16
Naruto Winchester
Lionel Messi
Deusa Hinata
Crimson Lilac
Ben Ikneg
Staz
Big Head
Atlas Titan
Morghul
Ryosuke
Victor
Comando Omega
Masked
Itax
ShinobinoKami
Joe
20 participantes

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Bom, o Lee meio que é uma cópia do Guy mesmo, mas ele tem uma história que é interessante e que de fato é focada nele e não na Tenten, Neji ou Guy. O Lee, apesar de não ser tão importante é um personagem que existe independente do Guy, pois eles se complementam.
Já no caso da Hinata e do Neji não faz sentido porque eles tem histórias diferentes e mesmo jutsu assinatura diferentes, a semelhança é que ambos usam juken.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Sabe oque faz com que eles tenham uma história mais independente e completa? Eles são homens.

As mulheres em Naruto geralmente tem sua história incompleta ou contada apenas em partes, não
que elas tenham que ter mais destaque que o protagonista, mas como são largadas de lado é bem
triste, porém nada novo sobre o sol.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Sakura ser cópia da Tsunade é a observação mais endruxula e sem nexo que já passou por esse fórum.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Torcer por personagem feminina em Naruto é tipo ver o filme do criador da Apple pra torcer pelo cara que limpa o escritório do Steve Jobs.

Kishimoto não liga a mínima pras personagens femininas dele, pra ele elas só estão ali pra cumprir tabela, isso é óbvio, ser fã de qualquer uma delas é se condenar a frustração eterna.

Acho até que ele poderia fazer algo legal se quisesse (a Tsunade é um bom exemplo, é uma personagem legal), mas ele não quis levar isso pra frente, nem era obrigado a querer, simples assim.


E não acho que Sakura seja uma cópia da Tsunade (mas no estilo de luta ela é), acho a Tsunade bem interessante até enquanto a Sakura pra mim é quase tudo que eu acho de chato e desinteressante em Naruto reunido em um único personagem.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
A Sakura é aquilo que a Tsunade apresentou em um conceito e visual genérico. (Personalidade fraca + Design comum).
Ou seja cópia + genérico pra números.

Se você gosta dessa bosta, parabéns seu gosto é tipo o de um funkeiro br médio se comparar com música.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
BOG escreveu:
Francamente? Acho.

Então você é mais bobinho do que eu pensava.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Minha única crítica a Sakura é ao fato de ela continuar gostando do Sasuke por tanto tempo, mesmo sem ver ele ou ter qualquer contato com ele. Eu até entendo o fato dela ter criado um certo vínculo com ele devido ao time 7 e querer resgatar ele nesse sentido deles serem parceiros de time, mas manter um sentimento amoroso por tanto tempo, Kishimoto forçou um pouco a barra nesse ponto, principalmente considerando a humanidade que ele tanto retrata  na Sakura. Acho que seria muito mais coerente e interssante se ela tivesse passado a odiar ele em algum momento e na 4º guerra após ver o arrependimento e redenção do Sasuke, além de conhecer melhor sua história, se apaixonasse por ele pra ai sim eles construírem uma família. Lembrando que não tenho nada contra SasuSaku, até acho que casal funcione atualmente e eles tem uma certa conexão, além do Sasuke já ter demonstrado sentimentos afetivos pela Sakura.

No mais não acho que ela seja uma cópia da Tsunade e mesmo que fosse não seria algo ruim, visto que ela é uma garota comum, até porque não houve tempo pra ela desenvolver coisas novas dentro do mangá, as partes que ela bate no Naruto são de alívio cômico e não de maldade por parte da Sakura como alguns interpretam e é isso.

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:
@ShinobinoKami
Naruto não teve menos tempo, ele teve exatamente o menos tempo que ela, só que ele teve: mais informações que ela sobre o Sasuke, e a vantagem de ter embates direto com o Sasuke, e ambos acabavam se abrindo  (de uma forma ou de outra) um pouco sobre suas motivações nisso, e, ainda, contava com o fato de ter uma conexão de poder sentir na pele um pouco do que o Sasuke viveu e com ter poder (de força) para bater de frente com o Sasuke. Além disso, o Naruto passou a ter um papel de acabar com o ódio do mundo ninja, então é muito mais natural que ele tentasse se conectar totalmente às pessoas movidas pelo ódio para mudar esse ódio, e o Sasuke fez parte disso. A Sakura era uma menina/mulher tentando salvar uma pessoa que ela amava de um caminho ruim, sem um projeto maior de acabar com o ódio do mundo, e, considerando todo o geral, ela foi muito capaz de entender o Sasuke.

Naruto sabia, sim, sobre o selo amaldiçoado, a Sakura contou tudo para ele no capítulo 178. Explicou o que houve na Floresta da Morte, e o Naruto disse para ela não se preocupar que o Sasuke não ficaria tentado, pois ele era muito forte. A Sakura sabia que ele tentaria, porque, nesse momento da história, ela tinha mais conhecimento sobre o Sasuke mesmo. Ela entendeu a seriedade do discurso dele sobre ser vingador.

A Sakura entendia a dor do Sasuke do mesmo modo que uma pessoa que não viveu a mesma coisa que ele entende, com empatia, imaginando como deve ser, ela não tinha a vivência de ser órfã e nunca vai ter, o que não a impede de entender o porquê ele tava fazendo as coisas e como deve ter sido para ele lidar com o que lidou, e mesmo que ela tivesse a mesma vivência que ele, o Naruto, que tinha isso, precisou de uma luta mortal para o Sasuke conseguir aceitar o caminho oferecido a ele.

Na despedida, o Sasuke diz que vai seguir outro caminho, e a Sakura diz: "Fique comigo e vamos ter diversão todos os dias, eu vou te fazer feliz...[...]", e depois ela fala que se ele não puder ficar, para levá-la com ele. Em nenhum momento foi excluído isso de que ela tentaria tornar a vida dele mais feliz. Não é headcanon, é bem nítido que a Sakura tá dizendo que se o Sasuke tivesse ela ao seu lado, ela tentaria enchê-lo de amor (o que mudaria sua jornada).

Abaixo o Kakashi pensando sobre os sentimentos da Sakura sobre o Sasuke, parece bem positiva a forma que ele os enxerga. Se a história trata o amor dela por ele como negativo, por que o Kakashi descreve a Sakura como gentil e bondosa justamente por eles?
Spoiler :


O Sasuke só usa "Você é irritante", porque na despedida deles aos 12 anos, a Sakura fala para ele "Lembra de quando você se irritou comigo aqui...?" (que foi a única vez que ele usou "Você é irritante" de forma realmente negativa), e ele diz inicialmente que não lembrava, mas se lembrava, então ele a chama de irritante após ela se declarar justamente para mostrar que lembrava sim, no próprio databook diz que ele fala "Você é irritante", mas que tem um significado totalmente diferente do usado pela primeira vez, quando ela havia o irritado de fato. Na última vez, ao fim do mangá, é um espelho disso. Do mesmo jeito que o databook 2 diz que ele entendia que ela e o amava, e respondeu "Você é irritante" com uma nova intenção, no final ele faz a mesma coisa. Ele não tá brigando com ela como da vez no capítulo 3. Essa sua interpretação não faz sentido algum! Logo após o Kakashi falar sobre os sentimentos da Sakura, o Sasuke lembra da própria família e responde: "Talvez sejam laços de um passado que fracassou...".

Honestamente, histórias sobre como o Sasuke foi um dia não tirariam a vontade da Sarada de conhecê-lo e nem faria ela se sentir menos saudade ou achá-lo menos ausente e não evitaria todas as questões que ela tinha (e nunca foi dito que a Sakura não deu várias informações sobre o Sasuke para o filha - só o fato de a Sarada pedir para a Ino se afastar do pai dela indica que a Sakura deve ter contado sobre histórias da academia, e que ela e a Ino viviam correndo atrás dele). A conversa do Naruto foi boa para a Sarada porque eles estavam literalmente descansando antes de ir encontrar o Sasuke. Sarada já sabia que iria encontrar o Sasuke, e estava ouvindo histórias sobre o passado do seu pai, e isso é totalmente diferente de aplacar a vontade de vê-lo e as dúvidas dela com uma conversa apenas. Sakura dizer que os sentimentos dela e do Sasuke são conectados é algo muito importa e que reforça a o sentimento dos dois;a Sarada não entendia isso ainda, mas passou a entender quando encontrou o Sasuke e perguntou isso a ele, assim como ela passou a entender o peteleco na testa, que a Sakura ensinou para ela que seria um gesto carinhoso do pai. Não vejo nada que indique a Sakura era incapaz de entender a Sarada, ela com certeza deveria saber que a filha sentia a ausência do pai, mas esperava que, mesmo sofrendo com isso, ela entendesse que ele estava numa missão muito importante e esperasse ele voltar para finalmente "conhecê-lo". Não dava para ela imaginar que até dúvidas sobre A MATERNIDADE a Sarada passaria a ter, porque seu pai estava ausente, ou que não aguentaria esperar ele aparecer em casa...

Uma coisa é compreender os sentimentos e ações, saber que faz sentido a pessoa sentir certas coisas e imaginar como tá sendo, o que você parece exigir da Sakura é que ela leia a mente, antecipe ações e tenha a mesma vivência de alguém que é órfão ou com pai ausente, porque "só assim" ela vai ser capaz de entendê-los de fato, e aí realmente é impossível, já que a trajetória de vida dela é outra.

Isso é irrelevante. Naruto não entendeu o Nagato porque ele era o escolhido destinado a salvar o mundo e dispõem do poder de ler a mente dos inimigos, entendeu porque sentou e conversou com ele. Ele precisou de menos de 10 minutos de conversa para entender o sujeito que matou a figura paterna dele, Sakura não conseguiu entender o Sasuke nem depois de 10 anos. Com certeza o problema na relação deles não é o tempo.

Como se fosse a mesma coisa ver como o selo afetava o Sasuke e ouvir falar sobre, sendo que nós nem sabemos o que a Sakura falou. Naruto claramente não entendia como o selo afetava a personalidade do Sasuke, tanto é que ele fica confuso e incrédulo quando o vê em ação contra o Itachi e antes da luta no Vale do Fim. E novamente, como eu já mencionou, isso é irrelevante. A questão não é quem conhece mais o Sasuke, inclusive por lógica devia ser a Sakura, mas sim sobre o fato de que Naruto conseguia entender o sentimento de solidão do Sasuke (depois de tentar ativamente) e tentava mudá-lo apelando para isso, enquanto a Sakura nunca tentou, mas continuava sentimentalmente fixada nele de forma egoísta.

Errado, ela nunca demostrou empatia, pelo contrário, ela expressa verbalmente que não era incapaz de entende-lo, podemos analisar cada um dos argumentos dela nas duas cenas e ver que não tinham sentimentos empáticos neles. Para Sakura, a forma que o Sasuke age é tão absurda, quanto a forma que o Gaara agia para o Shikamaru.

Claro que sua lógica não faz sentido e a própria forma como você escreve ela prova isso, se as duas coisas não se excluíssem porque a Sakura trataria elas de formas diferentes? Chega a ser ridícula pensar, mesmo a Sakura, que Sasuke não se afundaria na escuridão sendo usado pelo Orochimaru se a Sakura estivesse com ele (para não apontar para o fato obvio de que Orochimaru mataria ela).

Você só pode está brincando comigo, leia a frase inteira a que você se refere, caso tenha te passado desapercebido, Kakashi começa a frase com "mesmo que ele tenha tentando de matar...", isso te parece um elogio? Kakashi aponta que a personalidade gentil da Sakura é a motivação dela se importar com o Sasuke, não que ela é carinhosa por continuar o Sasuke depois que ele tentou matá-la. 

E qual é o contexto da fala da Sakura? É exatamente ela apontando como o Sasuke nunca se abriu para ela e nunca teve vontade de faze-lo, se o Databook diz que o significado das cenas é diferente, lamento mas eu tenho que discordar do Databook, o significado das cenas é claramente o mesmo.

Essa sua argumentação final sobre a parte da Sarada é completamente sem pé nem cabeça. Em primeiro lugar, o drama da Sarada não era baseado em "quero conhecer meu pai", ela sofria uma crise identidade, vê que a identidade de todos ao redor dela (Inojin, Chouchou, Shikadai e Boruto) era baseada na relação deles com o pai e então passa a questionar sobre como é seu próprio pai (obviamente querendo entender se a identidade dela tem alguma relação com a dele), nada na cena ou na trama inteira deixa sequer a entender que ela estava constantemente querendo saber sobre o pai. 

Segundo, nada do que você trás tem a ver com o problema da Sarada ou a questão que eu trouxe sobre a relação da Sakura com ela, você trata como se o grande problema fosse a Sarada duvidar que a Sakura é a mãe dela e não o que veio antes.   

Quando a Sarada tenta entender a identidade do pai (e consequentemente a dela) Sakura basicamente mostra que não sabe nada sobre ele e que Sarada não devia se preocupar com isso (e consequentemente com sua própria identidade) porque o importante é que eles se amam e um dia ele vai voltar (isso te lembra algo?). Naruto dá uma resposta convincente a Sarada porque ele entrega a ela o que ela queria ouvir, que ela é igual aos pais dela (principalmente o pai) quando eram da idade dela.

Sarada sabia tanto sobre o pai dela que acha que ele tinha dois braços:
 SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 7s30QZ4

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Pq ela tem que ser melhor que a Hinata ?

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
@ShinobinoKami
Bom, eu disse no tópico que "tentaria responder", e, para este assunto, essa é minha última resposta, pois não vejo mais sentido em continuá-lo:

Acho totalmente sem sentido interpretar que o Sasuke se casou com uma mulher que não o entende/não o conhece. No anime de Boruto tem um momento em que a Sakura ajuda o Sasuke a se aproximar da Sarada, e ela diz para o Sasuke como a Sarada o enxerga e comenta com o Sasuke sobre o que ele disse à esposa a respeito da relação que ele tinha com seu pai, e ela não "o conhece" até hoje? Sakura sabe do significado do poke na testa que o Sasuke dá, diz que é uma demonstração de afeto até melhor que um beijo, e ela não o conhece "até hoje"? Tem como ela saber o grande valor que isso representa sem saber que esse ato era símbolo da relação entre ele e o Itachi? Sasuke diz que os sentimentos dele com a Sakura estão conectados, reafirmando o que a Sakura dizia para a Sarada, e ela não o conhece? Tá bom.
Há um monólogo da Sakura no Shippuden em que ela aparece relembrando as falas do Sasuke sobre querer matar o Itachi e ela diz que o Itachi  fez o Sasuke sofrer por todos esses anos (imagens abaixo), então o que ela realmente não consegue entender? Ela compreende os motivos do Sasuke, sabe o porquê ele fez a escolha que fez do modo que qualquer pessoa que nunca foi órfã sabe: ela imagina como deve ser.

Spoiler :

Spoiler :


Ela sabe o que é sentir a ausência de alguém através do próprio sentimento que a ausência do Sasuke traz nela, então como ela não consegue imaginar o que o Sasuke deve sentir com a ausência dos pais? Se tem momentos que ela chora olhando para a foto do time 7, por que ela não consegue imaginar o que uma criança orfã sente com a morte dos pais? Você não quer que a Sakura entenda o Sasuke sobre uma óptica empática, você quer que ela sinta exatamente tudo que ele sentiu, e isso é um absurdo!

Sakura contou sobre o que o houve na Floresta da Morte após o Sasuke surtar no hospital e querer medir forças com o Naruto, com ambos usando golpes perigosos,e com certeza mencionou as palavras do Orochimaru sobre o Sasuke ir atrás dele por poder, e mesmo assim, o Naruto afirmou que o Sasuke não ficaria tentado, enquanto a Sakura ficou de vigia na saída da vila porque ela passou a ver o quão sério ele estava nessa ideia de ficar forte para se vingar do Itachi. E é isso, ela entendia que as falas e comportamento do Sasuke mostravam que ele poderia fazer o que fez.



Se ele tivesse levado a Sakura, ele teria alguém importante com ele que lhe daria afeto e lhe traria um lado leve, mesmo porque a Sakura não iria mudar sua personalidade do nada. Ele resolve cortar os laços justamente porque enxerga que a amizade impede a evolução dele em força. Se a Sakura fosse com ele, não tem nada que garanta que a jornada  seguisse do mesmo modo, porque o time 7 lhe fez sentir como se tivesse uma família de novo ou algo próximo disso. Não há nada de excludente, ela não diz: "Fique comigo aqui e você vai ser feliz ou me leve consigo e vamos se afundar no ódio juntos", é bem nítido que ela tá dizendo que vai tentar fazê-lo feliz se ele ficar do lado dela (seja em Konoha, ou, se não puder, a levando).

O drama dela é totalmente baseado em "quero conhecer meu pai", essa crise de identidade nada mais é do que o sentimento de ausência do pai, de não vê-lo, de não ter contato com ele.  Inclusive logo na primeira parte do Gaiden ela narrando "Meu pai... Pelo que eu lembre, eu nunca o conheci...". Olha, a Sakura respondeu que "achava" que o Sasuke nunca tinha usado óculos e justificou que o "achava" era porque ele ficava muito tempo fora de casa, e a Sarada deu um piti questionando o CASAMENTO deles, okay, tudo bem ela questionar, já que seu pai era muito ausente, mas tudo bem a Sakura não gostar do modo que ela tava falando.
Você extrapola seu julgamento ao condenar as atitudades da Sakura com poucas informações. Não deve ter relevância para a Sakura o fato de o Sasuke não ter um braço, então ela não deve ficar mencionando "Olha o seu pai, o maneta..." ou mencionou isso quando a Sarada era bem pequena e ela esqueceu. Não é muito comum as pessoas fazerem uma descrição detalhada do físico das outras  pessoas aos falarem delas. A Sarada tem uma memória de criança do Sasuke caminhando com ela, e nessa memória ele tem braço, justamente porque é uma memória "antiga", é só o registro de um protótipo de pai, e na cabeça dela um pai comum teria os dois braços.
Eu posso afirmar COM CERTEZA que a Sakura sempre respondeu às perguntas da Sarada (todas que foram mostradas foram respondidas) tanto quando ela perguntou do óculos quanto todas as perguntas dos flashbacks dela pequena, e as perguntas  de pequena eram sempre: "Cadê meu pai?" "Quando ele vai voltar?", não há, em nenhum momento, a Sarada pedindo para sua mãe falar do Sasuke e ela se negando, inclusive, quando a Sarada perguntou sobre beijar o Sasuke, a Sakura mostrou para ela o "poke" e disse que ela entenderia quando visse o pai. Não há nada que diga que a Sarada foi conversar sobre como o Sasuke era ou pediu para a Sakura falar sobre ele, e a Sakura se negou a falar ou não sabia o que dizer, inclusive, como eu disse, é bem nítido que a Sarada sabe que a Ino gostava do Sasuke quando pequena.  Não há nada aí que mostra que a Sakura é egoísta e que não consegue entender a filha. No entanto, se você quiser manter essa visão, tudo bem, só espero que você tenha mesma visão do Sasuke. Afinal, mesmo tendo sofrido a infância inteira com a ausência dos pais, quando a Sarada foi até o Sasuke, ele foi grosso com ela, não quis responder às perguntas dela, não pensou em como a identidade dela deveria estar prejudicava, não teve consideração com a dor dela, e olha que, diferentemente da Sakura, ele vivenciou um pouco o que a Sarada tava vivenciado, e mesmo assim, ele foi egoísta e não conseguiu pensar na própria filha.  Então, assim, beleza você manter essa ideia de que a Sakura é egoísta e não entende a dor da filha, desde que mantenha que o Sasuke é egoísta e só pensa na própria dor, sem enxergar a dor dos outros também.
É é isso. É tudo que eu tenho para dizer. :)

description SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível). - Página 6 EmptyRe: SAKURA: Entre no tópico, faça uma crítica sobre ela (caso tenha) e eu tentarei lhe responder (contra-argumentando, se possível).

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos