Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

+9
Kurama
Jsjajajaksjs
Gutozika Hyuga
monolisos
Victor
Crimson Lilac
Ellos
Itax
Joe
13 participantes

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Itax escreveu:
antes tínhamos os fãs do itachi passando pano pros erros dele

Os verdadeiros fans do Itachi compreendem que no contexto Shinobi: O massacre foi inevitável, inclusive a decisão do Itachi foi a mais sábia, enquanto que o erro dele reside no gerenciamento do Sasuke, o plano de tornar o Sasuke herói dentro da folha, falhou, justamente porque o Itachi não esperava que o seu irmãozinho tolo fosse tão estúpido.

Por ter tentado tudo sozinho, Itachi falhou como qualquer outro ser humano/ninja pode vim a falhar, perfeito nem o Deus-Shinobi foi (Hashirama). O próprio Itachi está consciente desse erro e depois de evoluir como pessoa admitiu na batalha contra o Kabuto SM.

Em resumo, nós fans do Itachi, assim como o próprio, admitimos o seu erro.

Os fans da Sakura já não, preferem passar vergonha ao tentar passar pano para uma personagem sem desenvolvimento.


Vou bater no meu filho diariamente com uma corrente de aço recoberta com vidro e esperar que ele se torne um bom homem com mentalidade intacta e sã... Realmente a culpa foi da """""""""""""estupidez""""""""""" do Sasuke... Claro

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:
@Jsjajajaksjs
Amo tanto você trazendo cenas que mostram que a Sakura é uma personagem com nuances e que tem desenvolvimento explorado no mangá.  ❤


off: motivos para a Sakura poder pedir socorro pro Naruto sempre

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Jsjajajaksjs escreveu:

off: motivos para a Sakura poder pedir socorro pro Naruto sempre


Apenas uma linda que confia na força de seu best.

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Eu fico pensando, será que Naruto instituiu algum instituto psiquiátrico em Boruto depois de se tornar Hokage? eu imagino que neste período ele deva ter mexido um pouco nas leis e regulamentos ninja, em específico focando no tópico, a questão do ninja ter de aniquilar seus próprios sentimentos e se tornar uma ferramenta de destruição em massa, o que provou ser inútil já que ninguém conseguiu fazer isso no verso inteiro, todos demonstraram emoções e traumas alguma vez.

Me direcionando à premissa do tópico que é a Sakura, ela teria feito bom uso de uma psicóloga ou psiquiatra neste tempo, ajudaria a colocar tudo para fora e se aliviar um pouco, o problema é que a Tsunade manda engolir o choro e fds.

Acham que o fato de não ter nenhuma clínica direcionada com o intuito de melhorar a saúde mental de gente como a Sakura que necessitava naquele momento não existe por causa da regra ninja das emoções?

Outra coisa sobre o acolhimento posto no tópico do Joe no título, acolhimento no mundo ninja é visto como fraqueza, Tsunade falaria para parar de ser frouxa, Naruto também, Guy também, todos tem esse pensamento. Acolhimento é algo difícil de se achar no mundo ninja, normalmente é mais fácil você achá-lo com um civil no Universo de Naruto do que com outro ninja em si que não sabe demonstrar apoio devido a doutrina repassada de geração em geração.

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
@Gutozika Hyuga
Não lembro do que eu vou informar a seguir ter sido oficializado no mangá de Boruto, então não é algo canônico, mas: a Sakura funda clínicas psiquiatras para crianças com a Ino, e isso aparece em Sakura Hiden. A novel começa, inclusive, com a Sakura e Ino indo fazer reuniões na Vila da Areia para importar o sistema para lá. Kakashi era o Hokage que financiou o projeto em Konoha.

Dito isso, informo que tem uma adaptação (e quando digo "adaptação" é porque o autor não só segue o enredo da novel como coloca coisas novas) da novel feita por um fã da Sakura. Ele desenha a passos bem lentos. Lançou dois capítulos. Um exemplo de cena desenhada por esse fã:
[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 F2n9W5QXwAA7mql?format=jpg&name=large

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Que legal! quem disse que a Novel da Sakura era ruim? já começou inovando implantando um novo sistema em Konoha.

Considerando esta informação como canônica, imagino que a regra de matar seus sentimentos já não seja tão forte em Boruto.

Sakura apenas fundou, ou ela e Ino atendem pacientes na clínica? E quanto a formação dos profissionais designados a trabalhar por lá? a Sakura preparou algum curso ou algo do tipo? como um psicoterapeuta faria digo.

@Joe Heartfilia

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:

@Ellos

- Correntes e capacidade para aguentar ataques poderosos sem ir a nocaute. Antes do arco final, a Karin nunca se mostrou boa em tankar danos. 
- Karin não é a Tsunade, e definitivamente nessa época ela era muito mais "mole" que a Tsunade para resistir a ataques. E no contexto deixado claro pelo mangá, Karin não tinha forças para se curar sozinha e iria morrer. Além disso, Sasuke nunca quis que ela se curasse: não iria permitir isso, não estava contando com isso, ele a perfurou com o Chidori quando resolveu descartá-la. Essa sua narrativa de que o Sasuke atacou a Karin pensando que ela ficaria bem depois só existe na sua cabeça. O que o mangá que o Kishimoto escreveu mostra é algo totalmente oposto: ele não estava nem aí para a condição dela, e iria matá-la sem dar a mínima. Você não pode alterar o que o mangaká escreveu de modo bastante claro.

- Kakashi encontrou o grupo porque sabia onde eles estavam, graças ao clone do Sai ter passado a cordenada para ele. Sakura foi mais zelosa porque sabia que um ninja aliado chegaria ao local dos colegas desmaiados em pouco tempo. Kakashi foi menos zeloso porque os largou ali, sem contar com ninguém para vir ajudá-los. Isso é um fato.

- Karin não tinha condições físicas de se curar. Ela precisa se morder e extrair chakra do seu corpo para se curar, e não demonstrou ter forças para conseguir isso.  A sua interpretação é uma ladainha. Se ela quisesse morrer, teria pedido para a Sakura não curá-la, teria falado ou ao menos pensado "Por favor, me deixe morrer". Não foi isso que aconteceu. Mesmo depois de a Sakura ter curado e ela estar fora do risco de vida, a Karin ainda continuou debilitada e foi montada nas costas do Kakashi até Konoha. Nem mesmo depois de estar sem um ferimento mortal, ela mostrou que tinha capacidade de curar e ficar boa para ir andando sozinha.
As traições da Sakura são menos graves porque ela não feriu realmente nenhum dos colegas e porque ela demonstrou se importar com eles, já que até apareceu pensando "Me desculpa, pessoal".
O que estava no controle da Sakura era saber que o Kakashi iria chegar até os colegas em pouco tempo, logo estava no controle da Sakura a garantia de que haveria alguém para cuidar e defendê-los de algum inimigo. Quem abandonou Sai, Kiba e Lee sem ninguém para ajudá-los não foi ela.

Correntes não aumentam a resistencia


E Karin é mais mole que Tsunade ? Talvez seja, afinal, nem todos tem sangue de hashirama naturalmente mas ela é uma Uzumaki, sua resistencia é muito acima da media, o problema naquela cena nao foi o ataque e sim quem usou o ataque, voce precisa perceber que mesmo um ninja do nivel do Hashirama pode morrer pra uma simples kunai se assim desejar.
[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 08-09-7


Entendi o que voce quis dizer com sakura ser mais zelosa que kakashi, agora como vc acha que a sakura sabia que o kakashi ia aparecer ali eu não sei, Sakura nao sabia que o Sai tinha contado tudo para o naruto e os outros, sakura foi descobrir essa traição depois, voce jogar como merito da sakura como se ela tivesse planejado tudo.


Isso da Karin ir montada nas costas do kakashi ate konoha, voce acha que a Sakura não a curou corretamente ? Karin foi carregada ate Konoha porque estava realmente fraca mas nao fisicamente, fisicamente ela estava bem, a sakura a curou, o problema dela naquele momento não era fisico, sabe quem merecia ser acolhida de verdade... ? Karin.


Existe alguma cena do manga que te faz crer que a Sakura sabia que o Sai havia feito o clone e contato tudo para o naruto e kakashi ? Voce acha que o naruto chegar no ultimo minuto e salvar a Sakura do sasuke tambem foi um merito da sakura ?? Cara as coisas que voce diz é por puro sentimentalismo


Tudo o que eu disse foi o que aconteceu.

Karin é uzumaki, correntes nao aumentam resistencia, ela foi carregada ate konoha porque precisava, não fisicamente pois a sakura a curou mas psicologicamente pois havia sido traida por quem ela amava, voce inventou um acolhimento para uma menina que traiu, eu acho que muito melhor seria acolher a menina que foi traida.


Traição não tem perdão, não para mim

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Ellos escreveu:

voce inventou um acolhimento para uma menina que traiu, eu acho que muito melhor seria acolher a menina que foi traida.


Traição não tem perdão, não para mim


concordo com o ellos

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Joe Heartfilia escreveu:

Não mesmo. Ela é alguém que se apaixonou pelo Sasuke. Talvez seja mais difícil de digerir por você usar os parâmetros da nossa sociedade. Na sociedade ninja, que é uma sociedade mais violenta, os ninjas conseguem perdoar quem atentou contra sua vida, se conseguem entender esse alguém. Neji tentou matar a Hinata, e depois viraram amigos. Gaara tentou matar o Lee, e depois viraram amigos. Os laços criados entre companheiros de time são muito valiosos nesse universo também. Há vários indícios de que Hiruzen e Jiraiya não conseguiram enxergar o Orochimaru somente como um inimigo da vila e não foram capazes de matá-lo quando já estava claro que ele havia se tornado uma ameaça, alguém que precisava ser parado; eles só conseguiram passar por cima dos laços que construiu com ele anos depois.

Jiraya e Hiruzen admitem que aquilo foi um erro, mesmo assim eles demoraram, porém como a demora deles foi em off, não fica maçante pro leitor.
Como o teu argumento aqui é que na sociedade ninja o perdão é mais comum e os laços são muito mais fortes, mesmo contra atentados à vida, acaba tendo razão de que dentro da obra não é algo absurdo. Mas isso não deixa de ser patético, pois a minha régua é baseado na minha realidade, minha realidade diz que é feio um personagem quase ser assassinado e ficar chamando o outro de melhor amigo/irmão ou, pior ainda, casar com ele.
Como eu falei, no caso do Naruto ainda deram uma desculpa de reencarnação, o que faz, apesar de indigesto, ser possível passar um pouco melhor o pano no caso deles dois, no caso do Jiraya, Hiruzen, Sakura, entre outros, já é mais difícil.
A Hinata e o Neji foi algo de uma competição, Neji deu várias chances dela desistir, a família era conturbada desde sempre e teve anos em off que podem ter servido como retratação dele, então também é mais fácil de digerir.

A relação Sakura-Sasuke se dá por eles convivendo alguns meses como time 7, em que ela realmente pôde conhecê-lo, e não apenas observá-lo de longe como uma groupie, e aí ela acabou se apaixonando de verdade por ele. Depois, eles ficaram 3 anos sem se ver, em que ela aumentou seu nível de força na esperança de conseguir salvá-lo e trazê-lo de volta para Konoha. E, aí ela falhou uma vez no esconderijo do Orochimaru, mas pouco tempo depois ouviu notícias de que o Sasuke havia matado o Orochimaru, então talvez ainda houvesse esperança. O pior momento do Sasuke foi, obviamente, quando ele se uniu à Akatsuki, e a Sakura "tentou" matá-lo. Só que pouco tempo depois disso, o mundo entrou em guerra, e no fim dessa guerra o Sasuke se regenerou e pediu perdão por tudo. Honestamente, acho que sequer teve muito tempo discorrido entre o momento em que o Sasuke mostrou que se afundou de vez e quando ele pediu perdão, e ela acabou nutrindo esperanças de que o Sasuke podia ser salvo ao ver as coisas que o Naruto disse para ele nessa época em que o Sasuke tentou matá-la.
Sinceramente, na nossa sociedade, as pessoas não perdoam quem tenta matá-las, mas na nossa sociedade, os nossos amigos e colegas de time não arriscam suas vidas  para nos proteger com facilidade também. A ligação entre companheiros de time é profunda porque um companheiro é capaz de dar sua vida para proteger o outro, e por isso me parece coerente que seja difícil abandonar esse companheiro mesmo quando ele esteja fazendo muita m3rd4. Some isso ao fato de a Sakura ser apaixonada por esse companheiro, que é perfeitamente compreensível o porquê esse amor perdurou.


/Defendi

É legal de se romantizar quando um personagem arrisca a vida pra salvar outro, mostra que ele é bom, mas não é legal romantizar quando um personagem tenta assassinar outro. O mangá aborda muito sobre laços, eu acho que a Sakura deveria ter criado um laço muito maior com o Naruto do que com o Sasuke.
O que eu falei sobre a relação deles é, na verdade, um grande ponto fraco em Naruto no geral, que é o pessoal perdoar facilmente sem ter realmente um arco de redenção. Eu acho um ponto forte o Sasuke sair peregrinando num arco -em off- de redenção no capítulo 699, mas pra ele ser perdoado não foi necessário uma redenção real por parte dele com os outros (Naruto e Sakura). Teve uma inversão de valores, onde o Sasuke fez merda e ao invés dele fazer a redenção, os amigos se sacrificaram pra fazer a redenção dele...
A minha crítica não é só quanto ao relacionamento da Sakura, várias relações de Naruto são altamente trabalhadas, mas com argumentos de base bem fracos.

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
@Joe Heartfilia

Hoje eu estou com mais tempo, fui reler os capitulos, cara voce disse que a sakura foi mais zelosa que o kakashi... A sakura deixou os 3 jogados no meio da "rua" e o kakashi é quem apareceu e colocou os 3 alinhados fora da estrada, ela literalmente deixou os caras onde qualquer um poderia passar, ela deixou eles no caminho.


Eu nao sei se voce nao tinha relido o capitulo ou se foi muito desonesto seja como for, isso mostra como a sakura se importou com o bem estar dos colegas...


Essa é a mina que merece acolhimento ? KKKKKKKKKKKKKK

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
@Gutozika Hyuga
Vou ficar te devendo mais informações sobre a clínica. Até porque esse não é o grande foco da novel, então não guardei tantas informações acerca disso, mas, em geral, a Sakura implantou o sistema, mas não é ela que faz a terapia. Nem sei se dá para chamar de terapia com base na ciência da mente do nosso mundo, mas são clínicas que visam cuidar da saúde mental das crianças, pois a Sakura notou que a maioria das crianças vítimas da guerra estavam bem fisicamente, mas não mentalmente, então imagino que seja um local em que os médicos perguntam para as crianças como elas estão, brincam, dão afeto, etc. Não acredito que os bases da psicologia do nosso mundo estejam no mundo de Naruto.  E, como eu disse antes, essas clínicas não foram oficializadas no mangá.



@Ellos
Você pode postar 200 mil páginas da Karin conseguindo se curar após o arco da Reunião dos Kages, que isso não vai alterar o fato de que ela não era capaz de se curar quando foi alvejada pelo Chidori e nem alterar que o Sasuke não estava dando a mínima para a Karin quando a atacou para matar o Danzo. Naquele momento, se ele precisasse explodi-la para explodir o Danzo também, ele faria isso.

Eu realmente me confundi. O Sai diz "Prometi ao Kakashi que não deixaria vocês irem adiante", eu tinha a impressão de que ele havia dito que tinha prometido segurar a equipe ali até o Kakashi chegar. Então, realmente, a Sakura foi tão relapsa quanto o Kakashi com a segurança dos colegas. Contudo, eu ainda considero que era melhor arriscar uma pequena porcentagem de chance de algum inimigo chegar do que a chance garantida de levá-los para a morte. Sakura ouviu em bom tom que o Sai e o Kakashi não consideravam o grupo capaz de enfrentar o Sasuke, e o Kiba informou que o Tobi estava ali com o Sasuke; provavelmente ela própria achava que o grupo não tinha chance de ter sucesso na missão, até porque ela nunca realmente formou um grupo visando a isso de fato, sua intenção sempre foi chegar até o Sasuke sozinha. Ela livrou os amigos de correr um risco de morte enorme, preferiu arriscar a vida sozinha seguindo o plano que ela havia montado.
Sakura merece perdão. 



@Kurama
Acho que boa parte da audiência tem dificuldade de enxergar que o Sasuke é visto como vítima para os membros do time 7 e para o autor implícito do mangá, já que ele terminou a história conseguindo sua redenção. O mangá logo no começo já vende essa ideia de nunca abandonar um amigo ("Aqueles que abandonam seus amigos são piores do que lixo." - Kakashi), e isso acaba ecoando no fato do time 7 não abandonar o Sasuke. As relações de Naruto são bem mais idealizadas do que as relações do nosso mundo. Mas, sei lá, para mim não é tão difícil entender que o Sakura e Naruto enxergam o Sasuke como uma pessoa boa que tinha um trauma gigantesco e precisava assassinar a pessoa que causou esse trauma para seguir em frente e que, após isso, ele surtou.  Não condenaria nenhum deles por abrir mão de tentar ajudá-lo, mas entendo eles ficarem mais empenhados em tentar ajudá-lo ao ver que ele não tá nada bem.

Última edição por Joe Heartfilia em 22/3/2024, 04:08, editado 1 vez(es)

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Ellos escreveu:


Essa é a mina que merece acolhimento ? KKKKKKKKKKKKKK



Sim.


Hoje eu estou com mais tempo, fui reler os capitulos, cara voce disse que a sakura foi mais zelosa que o kakashi... A sakura deixou os 3 jogados no meio da "rua" e o kakashi é quem apareceu e colocou os 3 alinhados fora da estrada, ela literalmente deixou os caras onde qualquer um poderia passar, ela deixou eles no caminho.


Eu nao sei se voce nao tinha relido o capitulo ou se foi muito desonesto seja como for, isso mostra como a sakura se importou com o bem estar dos colegas...


Achei que ela tinha desmaiado eles dentro de uma floresta, mas era numa estrada cercada por florestas. Kakashi foi um pouco mais zeloso então. Mas ela já se preocupou com o bem-estar de não levá-los para a morte. Perdoa ela, Ellos.

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Itax escreveu:
Dito isso: Chata pra caralho.


O que esperar de uma personagem instável e que mentia até para a própria filha sobre o pai ? :gloria:

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Chazy Chaz escreveu:


O que esperar de uma personagem instável e que mentia até para a própria filha sobre o pai ? :gloria:


Pode esperar camadas, desenvolvimento psicológico e ações verossímeis com o comportamento humano. Diferentemente do que se pode esperar da Hinata, que é um personagem raso.



E como assim a Sakura tava mentindo para a filha sobre o seu pai? Sakura engravidou de outro Uchiha e mentiu para a Sarada que o pai dela era o Sasuke? Amei esse plot.

description[Argumentação]  Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento. - Página 5 EmptyRe: [Argumentação] Sakura Haruno foi bombardeada mentalmente no arco Reunião dos Kages e merece acolhimento.

more_horiz
Quer um biscoito xixa?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos