Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

+20
Comando Omega
StanislauSnake
SenjuIchizoku
Rin
O Proxeneta
Chinelo_verde
SoloKing
Uman
Nero Sparda
Luquinhas
NikyNeko
Gaius
Heisenberg
Lipert
Hitsudeg
M. Shadows
Kyuko
SaintDevil
Dante1
Mugenmu
24 participantes

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Existem casos que é o próprio ego e outros que é inconsciente. No meu caso, numa resposta básica eu não consigo escrever muito enfeitadinho e acabo sendo mais natural, mas eu costumo agir às vezes assim com relação à assuntos que tenho certo domínio. Não sei afirmar se é um defeito ou não, mas é muito em função de eu gostar de fazer bem feito o que eu curto e tenho conhecimento.

Mas isso você consegue discernir, prestando atenção no sentido da frase. Quando a pessoa escreve pra se exibir, geralmente há um pequeno deslize no sentido do que ela está falando, ou um termo desncessário, justamente por ela pensar mais nas palavras em si, do que no que é contextual.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
É fácil diferenciar quando o fazem por ego e quando é natural. Quando é por ego, a pessoa não se limita às palavras difíceis, ela utiliza de termos específicos e cita nomes da filosofia ou da física que não pertencem ao grupo mais famoso (como Sócrates e Einstein, os quais todo mundo conhece) e sequer se dá ao trabalho de explicar a teoria citada mesmo que tenha consciência de que a maioria não vai entender o texto. Quando a pessoa quer mostrar inteligência ela não se limita ao português correto. Eu, por exemplo, mesmo não escrevendo com metade do glamour de muitos desse fórum, me atenho às regras do português como vírgula, pontuação e crase meramente por patriotismo, pois eu gosto da minha língua e sinto um ódio no coração ao ver alguém que nem diferencia "mas" de "mais" tendo mais de 10 anos. Eu também faço isso com o objetivo de tornar o texto mais compreensível pra quem lê. Eu sinto ódio de mim mesma quando escrevo errado.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Eu acho meio virgem cara.


descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Sei lá, idiota talvez.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Um dos piores efeitos do "boom" da internet foi a universalização dos modismos de linguagem.

Pessoas costumam se comunicar usando palavras que não significam o que elas querem dizer, e acabam sendo mal interpretadas por consequência.

Nessa tangente, se o cara realmente sabe o significado daquilo que ele tá escrevendo, a gente percebe pela coesão do texto. Se ele só quer chamar a atenção, isso é um problema totalmente pessoal que não diz respeito nenhum a mim, porque o que me interessa é compreender a mensagem por trás da escrita.

Se a pessoa quer se aparecer, deixa ela, ué. Ela que vai sofrer as consequências dessa atitude e suas complicações.

Agora, não dá também pra considerar o argumento de gente que fala "ah ele fala muito difícil" se a pessoa não sabe nem a diferença entre substantivo e adjetivo.

Alguns assuntos simplesmente possuem um requisito tal que não dá pra simplificar, a custo de comprometer o conteúdo da mensagem.

Clóvis de Barros mesmo comentou em uma de suas muitas aulas que, compreender o conteúdo de uma mensagem transmitida é uma obrigação, já tecer qualquer julgamento sobre a maneira como isso é feito é mero luxo.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
kkkk sei lá, eu acho idiotice

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Tem vezes que eu escrevo com palavras difíceis pra treinar meu vocabulário e quem não entendeu pode simplesmente pesquisar no google. Isso aqui no fórum, evito em conversas casuais.

Mas conheço gente que acha que eu escrevo formal mesmo em conversas normais do Whatsapp e afins. Não uso gírias, excesso de abreviação e vícios de linguagem e tenho a necessidade de escrever bonitinho, acabou se tornando um padrão.  E como as pessoas estão acostumadas com quem escreve tudo simples e informal especialmente jovens da minha idade, acabam vendo uma diferença.

Não tive problemas quanto a isso, mas por mim foda-se se alguém achar ruim. Não vou mudar pra agradar.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
O problema está na pessoa que se incomoda com isso. Entendeu? Então pronto. Pode ser vergonha alheia ficar rebuscando demais quando uma simples resposta é o suficiente mas se isso te afeta o problema é mais teu do que quem escreveu. Diria que o ego ficou ferido.

O Ludwig usa muitos sinônimos e verbos em desuso, por exemplo. Eu nunca me incomodei porque sempre entendi. Agora acho desnecessário isso dele afinal é notadamente um costume que nem sempre ele teve, haja vista tópicos antigos. Mas não fico boladinho só porque o cara quer se expressar dessa forma.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Hiyori escreveu:
Tem vezes que eu escrevo com palavras difíceis pra treinar meu vocabulário e quem não entendeu pode simplesmente pesquisar no google. Isso aqui no fórum, evito em conversas casuais.

Mas conheço gente que acha que eu escrevo formal mesmo em conversas normais do Whatsapp e afins. Não uso gírias, excesso de abreviação e vícios de linguagem e tenho a necessidade de escrever bonitinho, acabou se tornando um padrão.  E como as pessoas estão acostumadas com quem escreve tudo simples e informal especialmente jovens da minha idade, acabam vendo uma diferença.

Não tive problemas quanto a isso, mas por mim foda-se se alguém achar ruim. Não vou mudar pra agradar.


Concordo, escrever palavras difíceis para treinar o vocabulário é uma ótima escolha. Mas a gente sabe quando o indivíduo faz isso pra querer pagar de intelectual ou não; não que eu ligue pra isso, mas eu acho vergonha alheia  :lol:

Um dos administradores do fórum escreve assim, formalmente no whatsapp, eu acho diferente.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Não me incomodo, mas quem faz isso fracassa totalmente querendo parecer inteligente

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Quem se importa somos todos idiotas perdendo tempo discutindo sobre personagens fictícios, só o fato de você se registrar em fórum desses já é vergonha alheia se irritar por algo como a forma como as pessoas escrevem é uma bobagem tremenda vai arranjar uns pratos pra lavar

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
O Proxeneta escreveu:
Quem se importa somos todos idiotas perdendo tempo discutindo sobre personagens fictícios, só o fato de você se registrar em fórum desses já é vergonha alheia

Caralho e num é que esse maluco tá é certo :horak:

Porrammm... Pior que todo dia eu lembro disso. Shame on me dude :UH:

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Bernoulli escreveu:
O problema está na pessoa que se incomoda com isso. Entendeu? Então pronto. Pode ser vergonha alheia ficar rebuscando demais quando uma simples resposta é o suficiente mas se isso te afeta o problema é mais teu do que quem escreveu. Diria que o ego ficou ferido.

O Ludwig usa muitos sinônimos e verbos em desuso, por exemplo. Eu nunca me incomodei porque sempre entendi. Agora acho desnecessário isso dele afinal é notadamente um costume que nem sempre ele teve, haja vista tópicos antigos. Mas não fico boladinho só porque o cara quer se expressar dessa forma.

Isso é chamado de arcaísmo, são palavras dicionarizadas. Mas o dicionário digital aparentemente não liga para isso, portanto se eu fitar no livro eu usarei.
:perala:

- À guisa de.
- Quiçá.

Agora você está equívocado. POUQUÍSSIMAS das palavras que eu uso são registradas oficialmente como arcaicas, não é nem sequer um fator relevante a ser mencionado.

Lembro-te, arcaísmo é registrado oficialmente por um dicionário de calibre.




Em relação ao tópico, vocês não sabem o que significa escrever inteligentemente. Se vocês lerem um mero trecho de Kant, não entenderão nada mesmo com pontuações comuns e palavras também.

Um exemplo que não é de Kant:

O circuito de consagração social é tão mais efetivo de acordo com a distância do objeto consagrado

Se eu disser "se trata de um conceito fundamentalmente inerente ao objeto determinativo de [...]" eu te passo uma visão de esperteza sem confusão de pontuações ou palavras difíceis.

A maneira mais inteligente de se escrever é ter a expressão intelectual, o vocabulário intelectual também te engrandece, mas em menor potência.

Conseguir usar mais do que uma maneira simples de se expressar, por sinal, te torna um mestre da oratória.

Não tão somente lhe aprovisiona a contingência de se expressar de policromáticas formas, como também te ajuda em tópicos de calibre que tornam imprescindível esse tipo de expressão.

Pegue a primeira oração do período acima:

Com grande capacidade expressiva: Se expressar com diversas matizes (cores).
Com vocabulário magno complementando a capacidade expressiva: Se expressar de maneira policromática.

Em relação ao uso de palavras pomposas, a questão é tão imbecil quanto dizer "hur dur ele toca violão só para parecer habilidoso".

Escrita é uma habilidade, muito importante em retrato social, por sinal.

Se tratando de elegância, é o mesmo motivo ao qual você vai de Adidas para uma festa e não utensílios rasgados.

Bom, todavia, existem propriedades. Alguém que domina a arte de redigir é capaz de pincelar sua arte de maneira natural e não artificial.
:kins2:

Ps: Existem diferenças em se expressar da maneira citada e ser prolixo, que é praticamente amiudar o que já foi dito várias vezes, tornando oblongo o texto.
Que é o que as lacradoras faziam, era uma iteração absurda e nauseante de mesmas palavras.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Pessoas que eu tinha certeza que iam comentar se explicando, Rin é um deles.
Principalmente, pq no início não era assim não, ele não se soltava desse jeito, rsrsrsrs.

Não tenho nada contra, até dá pra rir de umas palavras, tipo acachapante, Rsrsrs.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Eu sempre aprendi que escrever ou falar bem é se expressar suficientemente para o destinatário (quem recebe a mensagem) entender bem. Uma vez eu fiz um contrato e nem cheguei a usar expressões juridiquês, mas usei algumas palavras poucos conhecidas, quem leu não entendeu porra nenhuma, esse alguém foi meu pai. :lol: Foi uma mania que adquiri igual o Rin, quando era mais novo usava muitos sinônimos, ajudava em algumas finalidade específicas, trabalhos do colégio e trabalhos acadêmicos eu deitava e rolava, só q até em conversas usuais eu me expressava com muita formalidade. Tudo que é exagerado acaba não sendo bom

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Agora ele falou como se tivessemos sido compelidos a vir aqui se explicar porque esse tópico é um cancelamento público. Quem vai me fazer pressão? O SenjuIchizoku? Ain que medo, tô tremendo.

Falei porque sim mesmo, pra isso que o fórum serve.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
SenjuIchizoku escreveu:
Pessoas que eu tinha certeza que iam comentar se explicando, Rin é um deles.
Principalmente, pq no início não era assim não, ele não se soltava desse jeito, rsrsrsrs.

Me explicando?
:yoda:

Se eu escrevesse prolixo, você teria que reler 2 vezes o âmago determinativo do excerto em pauta para tornar eficiente tua capacidade compreensiva do objeto referenciado com base na ideia redigida.
:kins2:

E não se pode falar de maneira "intelectual" cotidianamente, existem tipos diferentes de pessoas, se eu não manietar minha capacidade expressiva para o comum, minha comunicação se torna ineficiente.

Isso é vaidade inexplicável, você faz a pessoa desentender o que você diz só para parecer inteligente. Nesse ponto, é realmente um ato patético, você se torna insuportável.

Aqui na internet todos tem um google do lado, então se você se incomoda você só tem um complexo de inferioridade por ser incapaz tanto de entender quanto de reproduzir, é basicamente assim que a natureza humana funciona.
:yoda:




Eu sempre aprendi que escrever ou falar bem é se expressar suficientemente para o destinatário (quem recebe a mensagem) entender bem

É isso mesmo, você aprendeu corretamente. Da mesma maneira que você não irá conversar com um pedreiro acerca das leis de Newton, você não vai falar lexicalmente com um random.
:kins2:

Se você aprender somente a se comunicar com um destinatário sob um padrão de baixo nível, você acabará se fodendo com um destinatário de alto nível e mais ainda sob as circunstâncias de uma conversa de alto nível (como uma científica, lógica ou filosófica por exemplo), onde você pode acabar tendo que se expressar de maneira complexa justamente devido ao assunto ser complexo. E sim, o oposto também se aplica.

Isso se estende para tudo na vida: adapte-se ao receptor. Dito isso, deixando palavras formais ou expressividades complexas de lado, se você conseguir expressar o que você diz de diversas maneiras — isto é, com diversas palavras e métodos diferentes, sob uma mesma conclusão —, você poderá usar esse dom em qualquer espectro (seja formal ou povão) intelectual em que você esteja, bastando alterar o calibre empreendido na linguagem.

descriptionO que você acha de quem escreve para parecer inteligente - Página 2 EmptyRe: O que você acha de quem escreve para parecer inteligente

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos