Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

+7
Flat
Gabriel Arcanjo
Ninjalx
Math
NikyNeko
Wolfgang
Lipert
11 participantes

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Math escreveu:
Ai que drama. É uma questão como qualquer outra, como também teve ano passado sobre feminismo e etc. 

São pautas atuais, da mesma forma que foi pauta o "internetes"

Beleza, as questões pra interpretar a Bíblia também vão ser só questões como qualquer outra. XD

Wolfgang escreveu:
Mano, que preguiça de conservador. :nietz: Tudo que envolve gay é desnecessário e lacração pra eles, puta que me pariu.

Preguiça de gente que paga de minarquista e na primeira oportunidade já acha lindo que uma prova pública coloque as pautas lgbt (entre outras) nos textos. ¯\_(ツ)_/¯


Uma observação é que citei a Bíblia exatamente porque evangélicos podem se sentir desconfortáveis em ter que responder questões com contexto da cultura LGBT numa prova pública pra faculdade. Cada um deve ser respeitado e não deve impor seus valores aos demais, então uma prova pública não deve trazer pautas de nenhum dos grupos.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Lipert escreveu:
Preguiça de gente que paga de minarquista e na primeira oportunidade já acha lindo que uma prova pública coloque as pautas lgbt (entre outras) nos textos. ¯\_(ツ)_/¯


"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 2Q==

Me poupe, Lipert. Ou tu não me conhece ou propositalmente fez esse comentário de má fé.

Lipert escreveu:
Uma observação é que citei a Bíblia exatamente porque evangélicos podem se sentir desconfortáveis em ter que responder questões com contexto da cultura LGBT numa prova pública pra faculdade. Cada um deve ser respeitado e não deve impor seus valores aos demais, então uma prova pública não deve trazer pautas de nenhum dos grupos.


A questão não pede para você compactuar com a cultura LGBT, pede para que você entenda como um grupo qualquer pode ter um dialeto próprio e ser reconhecido como patrimônio linguístico, e se evangélico se ofendeu, é problema deles, por que a prova não pediu para tu compactuar com os ideias dela nessa questão (em outras, como a de subsídio, sim, mas não essa). Teu mimimi não é com doutrinação, é por ter visto LGBT mesmo, Lipert, tu não tá enganando ninguém aqui além de você mesmo. Não é de hoje que tu aparece com umas problematizações desse calão no fórum, já deu pra perceber que teu problema não é só com a doutrinação, não precisa de ser nenhum psicanalista pra entender isso.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 2Q==

Me poupe, Lipert. Ou tu não me conhece ou propositalmente fez esse comentário de má fé.

Você quem fez um comentário ad hominem primeiro falando de "conservadores", e agora vem reclamar de eu ter ironizado? Vai entender.

E onde eu errei? Você se disse minarquista em outros tópicos, e está defendendo que questões com contextos tendenciosos desse tipo devem continuar na prova, ou estou errado?

A questão não pede para você compactuar com a cultura LGBT, pede para que você entenda como um grupo qualquer pode ter um dialeto próprio e ser reconhecido como patrimônio linguístico, e se evangélico se ofendeu, é problema deles, por que a prova não pediu para tu compactuar com os ideias dela nessa questão (em outras, como a de subsídio, sim, mas não essa). Teu mimimi não é com doutrinação, é por ter visto LGBT mesmo, Lipert, tu não tá enganando ninguém aqui além de você mesmo. Não é de hoje que tu aparece com umas problematizações desse calão no fórum, já deu pra perceber que teu problema não é só com a doutrinação, não precisa de ser nenhum psicanalista pra entender isso.

Nesse caso, meu problema é com essa tentativa de colocar como contexto um texto tendencioso, só pra "lacrar" e agradar determinados grupos, ao invés de algo neutro. E eu dei o exemplo de evangélicos porque eu tenho certeza que muita gente iria criticar se fossem textos evangélicos pra vocês interpretarem, ao invés de textos que fazem referência sobre a cultura LGBT.

Eu sou a favor de que provas pra faculdades públicas devem cobrar CONTEÚDO, e não devem adicionar como contexto para as questões coisas como a cultura, pautas ou valores exclusivos de determinados grupos, seja lá quais forem. É óbvio pra qualquer um que leia a questão (e que não faça parte do grupo promovido) que a ideia era promover a temática de uma maneira indireta. O texto não foi escolhido aleatoriamente.

Agora, se segundo vocês isso não foi colocado pra "lacrar" nem pra promover uma linha de pensamento, então não tem razão pra vocês serem contra a remoção de questões desse tipo, certo? Afinal, não vai ter contribuído com nada, mesmo...

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Você quem fez um comentário ad hominem primeiro falando de "conservadores", e agora vem reclamar de eu ter ironizado? Vai entender.


Obviamente não foi ad hominem por que primeiro "conservador" não é insulto, segundo teve um argumento logo depois, e terceiro, não me referi a ninguém em específico, tem muito conservador nesse tópico. 

E onde eu errei? Você se disse minarquista em outros tópicos, e está defendendo que questões com contextos tendenciosos desse tipo devem continuar na prova, ou estou errado?


E que porra intervenção estatal na economia tem a ver com visibilidade LGBT em uma prova? Não é como se eu defendesse a extinção do ENEM, e eu já expliquei por que não é tendenciosa. 

Nesse caso, meu problema é com essa tentativa de colocar como contexto um texto tendencioso, só pra "lacrar" e agradar determinados grupos, ao invés de algo neutro. E eu dei o exemplo de evangélicos porque eu tenho certeza que muita gente iria criticar se fossem textos evangélicos pra vocês interpretarem, ao invés de textos que fazem referência sobre a cultura LGBT.


Se fosse qualquer outro contexto tendencioso, como um dialeto evangélico, tu não estaria de mimimi. O que isso parece para você? Vou deixar tu mesmo responder. Teve questão religiosa no ENEM, e não teve ninguém de esquerda fazendo um mimimi que nem tu.  

Lacrar meu ovo, claramente o ENEM estava neutro, ele pedia para que tu elucidasse informações contidas no texto, não que tirasse conclusões ou verdades absolutas (como na questão do subsídio fez). Agora sim está mais claro que tu só tá enrustindo seu preconceito em cima de "ain era pra lacrar doutrinaçaum". 

Eu sou a favor de que provas pra faculdades públicas devem cobrar CONTEÚDO, e não devem adicionar como contexto para as questões coisas como a cultura, pautas ou valores exclusivos de determinados grupos, seja lá quais forem. É óbvio pra qualquer um que leia a questão (e que não faça parte do grupo promovido) que a ideia era promover a temática de uma maneira indireta. O texto não foi escolhido aleatoriamente.


Então o ENEM não pode cobrar sobre holocausto, os filosofia, sobre cristianismo? Obviamente caem direitinho em coisas como cultura, pautas, valores exclusivas? 

Agora, se segundo vocês isso não foi colocado pra "lacrar" nem pra promover uma linha de pensamento, então não tem razão pra vocês serem contra a remoção de questões desse tipo, certo? Afinal, não vai ter contribuído com nada, mesmo...


Óbvio que tem, por não ser lacração, não tem motivo para anular. De onde tu tirou essa conclusão, wtf? Eu sou completamente a favor de anular a de subsídio, porém.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Lipert escreveu:

Primeiro, que nazismo não tem nada a ver com o que a direita ou conservadores defendem. Dá até preguiça de ler depois desse comentário mal formulado do início. Parece que você citou Hitler de propósito pra tentar irritar.

Se não é pra lacrar, qual o sentido de discordarem da retirada de questões desse tipo? Se é um mero texto interpretativo, colocamos outros assuntos no lugar. Vamos colocar um monte de textos exaltando o livre mercado e o conservadorismo :D Vamos até citar os pontos positivos do regime militar e que eles só estavam lá pra impedir uma ditadura comunista, nos textos.

Sobre a questão em específico, então vamos colocar questões de interpretação da Bíblia XD A pessoa não vai ter que concordar, também~~~


Nazismo não tem a ver com direita não. Reclamaram tanto que os cientistas políticos alemães tiveram, de novo, que fazer pesquisas e falar, de novo, que nazismo é de direita. Mas um cientista político, que estudou pra isso, que mora no país onde o nazismo nasceu, está errado e você, um brasileiro que   nunca estudou ciências políticas, está certíssimo. Nazismo não é regime de direita. Não falei pra irritar, eu falei porque aconteceu. Eu vi um vídeo que citava um regime de direita e nem por isso eu fiquei revoltada.

Segundo, não estamos discutindo a retirada das questões, estamos discutindo se elas são tendenciosas. Não são. Você que é fresco. "Ah, mas que tal fazermos uma prova falando sobre o livre mercado, conservadorismo e ditadura militar?". Tá falando dessa aqui?

"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 1510657934

De 2017, e ainda falando bem, falando sobre como a igreja apoiou o golpe. Olha que maravilha! Até a igreja foi citada! :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: Admito que eu ri horrores quando eu achei essa questão na minha primeira pesquisa com exatamente tudo que você falou, e olha que eu só pesquisei "ENEM questão livre mercado" :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: Conhece algum esquerdista que reclamou dessa questão, querido Lipert? Até eu estou com vergonha por você nesse momento, especialmente porque essa questão não me incomodou em nada :horak: :horak: :horak: :horak: :horak:

Te desafio a achar algo no texto que você mesmo postou exaltando a "linguagem dos travestis". Me mostra uma frase falando sobre o quanto ela é maravilhosa e importante para a nação. Só uma. Aí a gente discute se precisamos ou não começar a colocar só questões que não citem nenhum tipo de minoria nas provas pros direitistas ficarem satisfeitos :horak:

Olha, olha! Tem outra! Essa aqui é da abertura do comércio entre México, Peru, Chile e Colômbia!

"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 1510657655

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Conservadores reclamam de mimimi, mas são o que mais fazem com tudo que não condiz com seus "princípios".

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Aposto que o Lipert já se arrependeu de fazer esse tópico. 

Não poderia concordar mais, @Toshiro Hitsugaya.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Wolfgang escreveu:
Aposto que o Lipert já se arrependeu de fazer esse tópico. 

Não poderia concordar mais, @Toshiro Hitsugaya.


Só não estou com tempo pra ler tudo e responder (porque vou precisar pegar exemplos e tal).

Mas respondendo de forma simples, QUALQUER conteúdo subliminar que inclua valores, pautas ou cultura específica pra um grupo (e não de outros) não deve ser colocado. Ou seja, você não pode colocar textos evangélicos e pedir uma interpretação pela qual não era necessário que o texto fosse sobre isso, assim como não pode fazer algo assim com pautas lgbt "pra dar visibilidade".

É óbvio que nisso de remover conteúdo subliminar não estão incluídas questões de conteúdo HISTÓRICO ou FILOSÓFICO específicos (mas no caso de citar pontos de vistas filosóficos, você não pode só colocar o lado da direita, ou da esquerda, ou conservadores, ou "progressistas").

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Que resposta pobre, Lipert. Todas minhas respostas anteriores já respondiam tudo aí escrito.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Credo, esse João-ninguém sem argumentos. Alguém reduz, por favor?

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Pra mim isso nem devia ser questão, sobre sexualidade tem que se aprender em casa.

Não cair em prova.

Com todo respeito, aos Homossexuais.

Não sou Homofobico.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Luquinhas escreveu:
Pra mim isso nem devia ser questão, sobre sexualidade tem que se aprender em casa.

Não cair em prova.

Com todo respeito, aos Homossexuais.

Não sou Homofobico.


Tu leu a questão? Não tem nada a ver com sexualidade, e sim linguagem, @Luquinhas.

Apollo escreveu:
Credo, esse João-ninguém sem argumentos. Alguém reduz, por favor?


HUURRRR DURRRRR. :guei:

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Spoiler :

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Wolfgang escreveu:
Que resposta pobre, Lipert. Todas minhas respostas anteriores já respondiam tudo aí escrito.

Spoiler :

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Eu deixei claro que não estava com tempo de aprofundar a resposta e que só estava respondendo por causa do seu comentário que dizia que eu havia me arrependido de criar o tópico. Infelizmente, às vezes tenho a impressão que você leva esse tipo de tópico de debate para o lado pessoal, o que não é o objetivo. O objetivo da criação de tópicos sobre temas como esse é trazer o debate sobre assuntos da atualidade, e não atacar a nenhum grupo.


Não tente invalidar meus argumentos tentando dizer que eu levo pro lado pessoal, por que eles são bem concretos e parece até desonestidade tentar questionar a integridade deles e distorcê-los por isso, como explicitado abaixo:

Agora, sobre os argumentos, não adianta nada eu debater usando milhares de argumentos diferentes se discordamos em um ponto FUNDAMENTAL. Não é a toa que discordamos em diversas questões, que vão desde o kit gay pra crianças nas escolas, colocar um álbum do Racionais MC's como leitura obrigatória pra prova de vestibular, e nesse caso de questões tendenciosas no ENEM. Nossas interpretações sobre os fundamentos da educação e do que deve aparecer em provas de seleção são fundamentalmente diferentes. Enquanto eu quero algo que seja mais conteudista e com textos sempre neutros, você quer que possa ter textos enviesados.


Cara, tu que é muito tendencioso. Porra, tu seletivamente ignorou quando eu critiquei a questão dos subsídios e do João Goulart como tendenciosas, aí tu chega e fala que eu gosto de questões enviesado por que eu defendi que uma questão que eu justamente não achava ser enviesada.

Mas se você concordaria com uma prova de vestibular ter um monte de textos que fazem propaganda subliminar a grupos diferentes do seu (como evangélicos, só por exemplo), posso garantir que você é exceção. A maioria dos que defendem esses textos tendenciosos, o fazem puramente por gostarem de coisas com "lacração" (ou seja, que "dão visibilidade", como você citou).


Mano, ME DIZ ONDE ESTÁ A PROPAGANDA SUBLIMINAR? Parece até conspiracionista. Tu é um preconceituoso tão velado que vê "gay" "trans" independente do contexto, já acha que é lacração, já acha que é propaganda de causa gay, e depois tenta acobertar fingindo que é uma crítica à doutrinação. Pra tu, falar sobre gay é doutrinação. Isso sim é o nível máximo de "hurr durr conspiração hurr durr mensagem subliminar".

Me poupe, Lipert. É pessoal por que tu claramente transparece sua personalidade em toda sua argumentação, é como se tu contaminasse todo bom senso com essa visão podre de "ahh tem a palavra "gay" envolvido, certamente deve ter uma agenda esquerdista por trás". Não é a primeira vez. Tô fora desse tópico, já falei tudo que eu tinha pra falar.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Fundamentar opinião com base em preconceitos e esteriótipos não garante respostas coerentes.

Se é possível responder a questão apenas entendendo os requisitos para existir um dialeto, não há motivo para alardes, afinal, o Enem traz inúmeros textos diferentes apenas para contextualizar uma pergunta, nem sempre os mesmos são tão importantes quanto o enunciado.

Não gosto quando atribuem esteriótipos a mim apenas por discordar do posicionamento alheio, mas quando é perceptível o preconceito enraizado e o alarde em pautas simples como essa, no mínimo é duvidoso a imparcialidade nos argumentos do indivíduo.

Enfim, prefiro acreditar que o pessoal desse tópico seja apenas conteudista extremista (o que nem faz sentido, pois a questão não foge do conteúdo de linguagens), embora não seja esse o caso.

description"Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM - Página 2 EmptyRe: "Dialeto secreto de gays e travestis" é tema de questão no ENEM

more_horiz
Essa não foi a única questão ridícula, patética e imbecil vinda do Enem nesse ano, e sinceramente ? Isso acontecia faz tempo, só que agora o Brasil está bem mais atento aos esquerdistas lacradores, e tomara que essa onda conservadora cresça com o tempo. Espero que ano que vem essa situação na educação se ajeite, é a promessa que temos, pelo menos
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos