Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

+22
Aburame Hidan
Kyuko
Ben Ikneg
Shamanking
Nero Sparda
Gabriel Arcanjo
Hitsudeg
Uman
Rafiukis
Garcia
Mustang
NikyNeko
Batman
Gaius
xxCOLDxx
02snake
Leon Lancaster
Eumenes
Apollo
Lipert
Wolfgang
Dante1
26 participantes

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Na consepção antes disso não é exatamente uma vida

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Fecundação.
Inclusive, acho que esse conceito de vida foi muito relativizado com os movimentos atuais.

Ah, e só pra constar: O Direito, tanto civil quanto penal resguarda direitos do nascituro:

CC: Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

CP: Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento

       Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque:

       Pena - detenção, de um a três anos.

Ainda tem o aborto provocado por terceiros, etc.
Este tem todos os direitos resguardados pois tem alguma função ou valor, senão não haveriam dispositivos legais visando sua proteção.

Peguei aqui um artigo da revista científica 'Bioética', tratando sobre fecundação in vitro:
As considerações feitas valem para todas as diversas fases da procriação, porque o auxílio técnico pode intervir substituindo de várias maneiras as diversas fases da vida pré-natal: fase da relação sexual (como na fecundação in vivo), fase da fecundação (como na fecundação in vitro), fase da gravidez, ou uma combinação destas.

A concepção de vida é aceita normalmente com a fecundação, independentemente de existência inicial de atividade encefálica.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
A resposta mais "precisa" ao meu ver, à pergunta: "quando começa a vida humana?" é este: Com a criação do primeiro homem, Adão!

Se a pergunta fosse: "quando começa, para fins jurídicos, um novo indivíduo humano?" Aí seria a do colega acima, de certa forma.

O que eu estou tentando dizer que a "VIDA" não acaba, ela apenas "passa" para frente. Não estou indo para o âmbito de alma, espírito, reencarnação ou algo do tipo, nada disto. Apenas sigo o princípio básico: Vida gera vida. Vida VEM de vida.

Na fecundação dá-se início a um novo indivíduo, que, por não ter "cérebro", ainda não pode dizer que tem uma consciência, que é uma pessoa TOTALMENTE FORMADA. Ok. Mas ali já existe uma vida, e antes, também.

Enfim...

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
A vida vem da vida, mas a vida nova só se inicia na concepção. Não há nenhum outro momento para dizer que outra vida humana se formou. É uma questão bem simples: Se você tiver uma grávida de 2 meses e tiver uma máquina que pode substituir o útero dela no desenvolvimento da criança, não seria anti-ético matar o feto (uma vida humana)? Se uma mulher quiser ficar grávida 12 vezes por ano e retirar o feto pra vender o corpo, não seria anti-ético? É óbvio que ambos seriam anti-éticos, pois seria o assassinato de uma vida humana (independentemente desta vida sentir dor ou não).

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Lipert escreveu:
A vida vem da vida, mas a vida nova só se inicia na concepção. Não há nenhum outro momento para dizer que outra vida humana se formou. É uma questão bem simples: Se você tiver uma grávida de 2 meses e tiver uma máquina que pode substituir o útero dela no desenvolvimento da criança, não seria anti-ético matar o feto (uma vida humana)? Se uma mulher quiser ficar grávida 12 vezes por ano e retirar o feto pra vender o corpo, não seria anti-ético? É óbvio que ambos seriam anti-éticos, pois seria o assassinato de uma vida humana (independentemente desta vida sentir dor ou não).

Sim, exato. Era isso que eu queria dizer. Muito bem! :horak2:

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
A partir do momento em que ocorre a fecundação, para mim já existe um ser, embora creia que não seja a resposta científica adotada, vai um pouco além de apenas isso.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Eumenes escreveu:
Não existe "opinião" sobre isso. Há fatos.

Todas as ciências biológicas consentem que a vida humana = vida cerebral. Tanto pro início quanto pro fim.
A vida se inicia quando começa atividade cerebral, e termina quando cessa a atividade cerebral.

No embrião, a partir do 3º mês, quando o cérebro está formado. E pra pacientes em coma, declaram morte do paciente quanto há morte cerebral.
Um zigoto está pra um ser humano assim como um ovo está pra uma ave, ou uma semente pra uma árvore.

O que a ciência diz com certeza sobre o zigoto é que ele é o ponto-inicial, mínimo, daquilo que irá se tornar um humano.



[quote="@Eumenes"]

Bem, eu realmente não quero questionar e nem duvido do que diz. Mas, com todo respeito, eu não entendi, por quê? Por que a vida é definida por eles desse jeito? Saberia me dizer? Eu realmente quero entender. Árvores, por exemplo, não tem atividade cerebral, logo elas também não são seres vivos? Não faz sentido nenhum, pelo menos pra mim.

02snake escreveu:
A resposta mais "precisa" ao meu ver, à pergunta: "quando começa a vida humana?" é este: Com a criação do primeiro homem, Adão!

Se a pergunta fosse: "quando começa, para fins jurídicos, um novo indivíduo humano?" Aí seria a do colega acima, de certa forma.

O que eu estou tentando dizer que a "VIDA" não acaba, ela apenas "passa" para frente. Não estou indo para o âmbito de alma, espírito, reencarnação ou algo do tipo, nada disto. Apenas sigo o princípio básico: Vida gera vida. Vida VEM de vida.

Na fecundação dá-se início a um novo indivíduo, que, por não ter "cérebro", ainda não pode dizer que tem uma consciência, que é uma pessoa TOTALMENTE FORMADA. Ok. Mas ali já existe uma vida, e antes, também.

Enfim...


[Quote-@02Snake]

A minha pergunta ficou um pouco vaga mesmo. Peço desculpas pela falta de clareza. E também agradeço pela sua resposta, e pela de todos também. A verdade é que eu não entendo nada desse assunto, principalmente por isso criei esse tópico.

Bom dia/boa tarde.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Repito: começa na fecundação.
A justificativa de não ter um cérebro formado não conta. Outros seres vivos não o tem e mesmo assim tem vida.

"Ah, mas é vida humana". Sim, temos pessoas com atividades cerebrais extremamente comprometidas, e muitas que morrem antes mesmo de nascer (note-se que pra morrer tem de ter tido vida), mas ainda assim é dado como uma pessoa que teve vida, mesmo que natimorta.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Não sei, mas pode terminar a qualquer momento.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Dizer que um zigoto está para humano como semente está para árvore é ridículo. Árvore é um estágio na vida de uma planta tal, é como dizer que um bebê é um adulto. Uma semente não deixa de ser um vegetal, assim como um zigoto não deixa de ser um animal.

- O genoma já está diferenciado
- Atividade metabólica já está iniciada

Tem gente que fala como se zigoto fosse dar num crocodilo ou num cachorro. Zigoto é um ser vivo? Sim. Zigoto é potencialmente uma pessoa? Sim. Zigoto humano é um humano? Sim.

Esse negócio de "todas as ciências biológicas definem tal" não existe.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
A vida existe a partir do momento em que existe um Zigoto, mano, não tem discussão. É só você analisar as características dos seres vivos:

1 – Organização celular
Basicamente, tudo que tem célula, inclusive organismos unicelulares, como o Zigoto.

2 – Composição química
Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade. O Zigoto tem? Óbvio. Ele é um ovo, tipo o da galinha. Vai lá conferir a composição química dele.

3 – Material genético
Sem comentários.

4 – Metabolismo
Depois que o espermatozoide penetra no ovócito, observa-se a formação de uma espécie de barreira que deixa a membrana do ovócito impermeável a outros espermatozoides. Além disso, o ovócito termina a divisão meiótica e ocorre a ativação METABÓLICA do óvulo. Ao final do processo, temos o Zigoto.

5 – Nutrição
O Zigoto é um ovo, ou seja, ele guarda dentro de si todas as vitaminas necessárias para NUTRIR a forma de vida que ele guarda. Se ele não precisasse de nutrição, não teriam essas vitaminas.

6 – Evolução
Todos os seres vivos estão sujeitos aos processos evolutivos, ou seja, sofrem modificações ao longo do tempo. Um dos fatores que causam a evolução é o surgimento de mutações, modificações que ocorrem na molécula de DNA e levam ao surgimento de novas características em um organismo. Essas modificações podem ser transmitidas aos descendentes. Preciso dizer mais? Se não evoluísse seria Zigoto pra sempre, né?

7 – Reprodução
"AHAHAHAHA, TE PEGUEI! ZIGOTO NÃO SE REPRODUZ!", e aí eu te pergunto, então até a menina menstruar ela não é um ser vivo? :kakau: Ele pode se reproduzir. Quando ele acabar de se desenvolver, coisa que acontece muito depois da ativação cerebral.

Ou seja, é um ser vivo. Se tem todas as fucking características de ser vivo então é um ser vivo.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
De acordo com estudos de fósseis, há uns 400 mil anos surgiram os neandertais mais avançados.

Espero ter ajudado.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Por que quando um adulto sofre morte cerebral, é considerado como morte?
Você tem todo o corpo funcionando. A pessoa respira, come. O sangue circula. Ela tem reflexos involuntários. Mas está morta, porque seu cérebro está morto, e portanto ela não tem condições de apreender o mundo a sua volta.
Por outro lado, um sistema nervoso em construção, que também não tem nenhuma noção do mundo que o cerca (pelo menos nos estágios iniciais da gravidez) já é considerado vida.


Será que só aceitamos a morte cerebral porque é caro manter os aparelhos que sustentam a vida ligados?

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Fecundou? Entrou na mórula? É vida. Sem mais.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Aceitamos morte cerebral porque é MORTE, é um fim, por outro lado, um bebê em desenvolvimento não é morto, muito menos está em seu fim, há potencialidade num feto que não se encontra num "morto cerebral". Compará-los é falsa equivalência.

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Yagi Toshiaki escreveu:
Aceitamos morte cerebral porque é MORTE, é um fim, por outro lado, um bebê em desenvolvimento não é morto, muito menos está em seu fim, há potencialidade num feto que não se encontra num "morto cerebral". Compará-los é falsa equivalência.


De fato vc tem razão, não é a mesma coisa.

Mas a ideia que tentei levantar pra reflexão é: devemos considerar vida apenas no sentido científico, ou devemos considerar vida no sentido filosófico? Por que ao meu ver, a vida só começa quando você passa a ter noção do mundo ao seu redor, passar a sentir, passa a de fato viver. Antes disso, durante sua formação, você está se desenvolvendo, mas sua mente ainda é um nada. Não existe qualquer coisa lá. Num estágio mais avançado da gravidez obviamente o feto já passa a sentir, ouvir o mundo ao redor, mas nos primeiros meses, quando seus sistema nervoso ainda está em formação, é só um acúmulo de DNA e carne em desenvolvimento ao meu ver.

A grande questão é: temos situações em que a criança irá sofrer mais do que tudo quando nascer. Temos casos em que não existe estrutura familiar, em que a mãe passou por um trauma que será relembrado por toda a vida. Talvez uma mãe com problemas psicológicos, que vai detestar a criança. Temos casos em que a criança irá nascer com uma doença que a fará sofrer pelo resto da vida. Temos casos e casos. Vale a pena considerar sempre que o melhor é deixar o feto se desenvolver e sofrer durante toda a vida ou causar mais sofrimento a uma mãe que já sofreu outros traumas horríveis, em nome de simplesmente preservar uma vida que sequer tem consciência, e que se morresse, sentiria da mesma forma que uma celula do nosso corpo? Quais as potencialidades maiores dentro dessa histórias: de uma vida boa, ou ruim?


Agora saindo do campo apenas de teorizar sobre vida e falando de mundo real: quem quer abortar, aborta e ponto final. Basta uma pesquisa com vontade que você encontra qualquer clinica clandestina por aí que faz o serviço. Se o aborto irá acontecer de qualquer forma, porque não evitar que seja feito com médicos que muitas vezes atuam de forma absurda, não apenas matando a criança no aborto, como também a mãe, como também por vezes falhando e gerando sequelas que vão acompanhar a criança e a mãe pelo resto da vida. É uma questão de saúde pública. Acontece, vai acontecer para sempre, e não temos como impedir. Porque então fingir que não existe simplesmente por uma parcela da população não concordar?


Para mim, existe uma clara diferença no conceito de vida de um feto que ainda não se desenvolveu para a mãe. A mãe já tem anos de desenvolvimento, história. E muitas vezes um parto oferece risco de vida, de saúde. Muitas vezes uma gravidez concretizada vai significar um trauma para o resto da vida, no caso de um estupro. Uma mina de 13, 14 anos pode ser estuprada e engravidar. Ai vc me diz que a mina é obrigada a ter o filho. Imagina você, HOMEM, tendo que criar um filho desde os 13 anos, de uma pessoa que você nem conhece e que te fez algo muito ruim. Com 13 anos cara. Como amar essa criança, como é o terror de pensar em ter um ser vivo saindo de você quando vc n tem maturidade nem para pensar o que vai ser da vida. O mesmo para mulheres mais velhas que foram violentadas. Vai acabar com a cabeça de uma vida que até aquele momento era saudável. E o aborto, por mais polêmico que possa ser, poderia ajudar bastante aquela vida a retomar a normalidade.

Então porque o valor de uma vida que ainda não tem personalidade, vivencia, história, que não sofreria ao ser interrompida, que não sentiria absolutamente NADA, é mais importante do que uma vida que vai sofrer por mais anos e anos a fio, e talvez resultar também em sofrimento ao filho?

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Essa questão é complicada.

Não existe uma verdade absoluta como alguns do tópico tentaram pregar, tanto que até hoje não houve um consenso sobre isso no meio científico. E ainda existe muita influência filosófica e religiosa nesse tipo de discussão.

A vida começa na fecundação porém a vida humana não, afinal são apenas células se agrupando.

Pessoalmente, vejo que muitos consideram que a vida humana começa quando é formado o sistema nervoso, acredito que essa é uma concepção simplista, mas aceito-a por enquanto.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos