Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Livros que você leu neste ano

+5
Justinboll
Deusa Hinata
Comando Omega
Pidgey
Zeno
9 participantes

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyLivros que você leu neste ano

more_horiz
A leitura é bem importante pra todos, e o hábito de ler é ainda mais.

Quantos livros vc leu esse ano?

Como se chamavam, como eram, eram bons ou só passatempo?

Algum marcou vc de verdade? Afinal, não adianta ficar lendo "porcaria" e dizer que adora ler, não é mesmo.

Diga ai, carinhas.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Apenas pdf no monergismo e a Bíblia.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Ler eu li mas escrevi uma saga inteira e um one-shot.

Livros que você leu neste ano 5qgde1

https://www.forumnsanimes.com/t95685-o-refugiado-3-topico-definitivo?highlight=definitivo

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Comando Omega escreveu:



Carinha, eu me refiro a livros de verdade (físico ou PDF).

Por exemplo, isso aqui é um livro:

Livros que você leu neste ano D_NQ_NP_603785-MLB40442247857_012020-O


Isto aqui tbm é um livro:

Os Sertões - Euclydes da Cunha

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
1- Bíblia (foi que mais li)

2- Charlotte's Web

3- Arte de projetar em arquitetura – Ernst Neufert.
Manual do Arquiteto Descalço – Johan Van Lengen
Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, Julius Panero e Martin Zelnik
Entre vários outros de arquitetura.

Tambem li artigos, PDF, textos espalhados, enfim...

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Eu gosto de ler fantasia, li a trilogia de O Conjurador, de Taran Matharu. Dizem ser uma boa leitura para fãs de Harry Potter, Pokemon, Senhor dos Anéis. Particularmente, não acho que está no nível das obras supracitadas, li no começo do ano e mal lembro dos nomes dos personagens, então eu não diria que é digno de ser chamado de memorável/marcante, mas de qualquer forma é um bom passatempo para quem gosta do gênero.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
1- Bíblia;
2- Só piloto não morreu;
3- Cristal Polones;
4- O pássaro noturno
5- 1984
6- Olhos d'água
7- Noites brancas
8- A cidade transparente
9- A ladeira da saudade
10- A senhora das savanas
11- Não verás país nenhum
12- Encontro marcado
13- Outsiders: vidas sem rumo
14- Híbridos: nem homens, nem máquinas
15- O obelisco negro


Todos perfeitos. Não consigo escolher o melhor  :pat:

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Eu já me fudi com livro esse ano, gastando tempo e dinheiro à toa.

Discurso do Método de Descartes, por exemplo, uma decepção. Maconha pra lá e pra cá, uns papos chatos e parágrafos que entram por um ouvido e saem pelo outro (ou seja, leitura improdutiva). Muito diferente de Nietzsche e Kant, filósofos de onde você consegue extrair diversas ideias interessantes a cada capítulo.

Dentre outros livros onde o mesmo fenômeno ocorreu, como Elogio a Loucura de Erasmo e Cândido ou Otimismo (O Ingênuo) de Voltaire. Dá até raiva de lembrar, não consegui ler mais do que 7 páginas de tão merdas que os livros são, apesar de terem sido escritos por pensadores renomados.
:zeca:

E tem alguns tipo O Príncipe (Maquiavel). É o tipo de livro que tu só lê pela metade, a outra metade é perda de tempo (definição de principados, truques de colonização e outros conhecimentos que jamais usaremos).

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Acho que o livro mais importante que li neste ano de 2022 foi O POVO BRASILEIRO de Darcy Ribeiro.

Eu gostei bastante deste livro e aprendi com ele que o povo brasileiro é um povo único e um povo novo, pois foi formado a partir da mistura de três grandes povos (portugueses, africanos e indígenas), e depois veio somar a isso os imigrantes (italianos, espanhois, japoneses, alemães etc). Ou seja, a miscigenação é uma característica única e marcante do brasileiro, e tornou o brasileiro um povo etnicamente forte e culturalmente rico, pois foi formado da mistura de vários povos e culturas, gerando o que é hoje o povo brasileiro.

Este livro ensina uma coisa importante: é um erro usar a palavra "afrodescendente", pois o brasileiro é um povo miscigenado, pois ao longo dos séculos brancos, pretos e índios cruzaram entre si e formaram o povo brasileiro.

Esse livro ensina que é um engano buscar nossa origem na Europa ou na África, pois o povo brasileiro foi gestado aqui mesmo, ao longo de três séculos de miscigenação.

Este livro também ensina que é um erro falar em "identidade ou ancestralidade", pois somos um povo miscigenado. Se os identitários tivessem lido este livro, não andavam por aí falando tanta besteira e tanta desinformação.

Esse livro tbm ensina que é um engano a classificação por cor do IBGE, pois a verdadeira cor do brasileiro é a miscigenação, e os chamados negros e brancos são uma minoria da população brasileira.

Se você quiser mesmo conhecer a formação do povo brasileiro, se vc quiser mesmo entender o que é o povo brasileiro, e se vc quiser mesmo compreender a alma do brasileiro, deve ler esse livro. Esse é sem dúvidas um daqueles livros fundamentais pra entender o Brasil.

Esse livro também é uma grande aula de História, Cultura, Política, sociologia e antropologia. É por isso que esse livro é chamado de um clássico. Incrível.

Segue aqui um pequeno trecho dele pra vc ter uma ideia:

"... um povo que se formou a partir do indígena nativo, do negro africano e do europeu lusitano, mas que, sendo todos e nenhum deles, constituiu um povo novo que segue buscando um projeto autônomo de país."





Os outros livros que li este ano apenas como passatempo e curiosidade foram esses:

O Hobbit
O Senhor dos Anéis -  A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei*
Eram os Deuses Astronautas
A Roda do Tempo - O Olho do Mundo
O Livro Malazano dos Caídos - Os Portais da Casa dos Mortos


* estou terminando de ler. Daqui pro fim desse ano termino ;)

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Zeno escreveu:
Acho que o livro mais importante que li neste ano de 2022 foi O POVO BRASILEIRO de Darcy Ribeiro.

Eu gostei bastante deste livro e aprendi com ele que o povo brasileiro é um povo único e um povo novo, pois foi formado a partir da mistura de três grandes povos (portugueses, africanos e indígenas), e depois veio somar a isso os imigrantes (italianos, espanhois, japoneses, alemães etc). Ou seja, a miscigenação é uma característica única e marcante do brasileiro, e tornou o brasileiro um povo etnicamente forte e culturalmente rico, pois foi formado da mistura de vários povos e culturas, gerando o que é hoje o povo brasileiro.

Este livro ensina uma coisa importante: é um erro usar a palavra "afrodescendente", pois o brasileiro é um povo miscigenado, pois ao longo dos séculos brancos, pretos e índios cruzaram entre si e formaram o povo brasileiro.

Esse livro ensina que é um engano buscar nossa origem na Europa ou na África, pois o povo brasileiro foi gestado aqui mesmo, ao longo de três séculos de miscigenação.

Este livro também ensina que é um erro falar em "identidade ou ancestralidade", pois somos um povo miscigenado. Se os identitários tivessem lido este livro, não andavam por aí falando tanta besteira e tanta desinformação.

Esse livro tbm ensina que é um engano a classificação por cor do IBGE, pois a verdadeira cor do brasileiro é a miscigenação, e os chamados negros e brancos são uma minoria da população brasileira.

Se você quiser mesmo conhecer a formação do povo brasileiro, se vc quiser mesmo entender o que é o povo brasileiro, e se vc quiser mesmo compreender a alma do brasileiro, deve ler esse livro. Esse é sem dúvidas um daqueles livros fundamentais pra entender o Brasil.

Esse livro também é uma grande aula de História, Cultura, Política, sociologia e antropologia. É por isso que esse livro é chamado de um clássico. Incrível.

Segue aqui um pequeno trecho dele pra vc ter uma ideia:

"... um povo que se formou a partir do indígena nativo, do negro africano e do europeu lusitano, mas que, sendo todos e nenhum deles, constituiu um povo novo que segue buscando um projeto autônomo de país."





Os outros livros que li este ano apenas como passatempo e curiosidade foram esses:

O Hobbit
O Senhor dos Anéis -  A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei*
Eram os Deuses Astronautas
A Roda do Tempo - O Olho do Mundo
O Livro Malazano dos Caídos - Os Portais da Casa dos Mortos


* estou terminando de ler. Daqui pro fim desse ano termino ;)



Sim

Livros que você leu neste ano 5ed55d4884d72

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
Para ou por causa da faculdade eu li:
- Um Curso de Cálculo Vol. 3 do Guidorizzi, considero o curso dele o melhor para embasamento em Cálculo;
- Cálculo com Geometria Analítica Vol. 2 do Swokowski, já o do Swokowski é o melhor para aprofundamento, principalmente pelos exercícios;
- Equações Diferenciais e Problemas de Contorno de Boyce e DiPrima, o professor recomendou, achei muito bom, mas é muito denso;
- Equações Diferenciais Ordinárias de Doering e Lopes, esse é muito bom para embasamento em EDO;
- Curso de Física Básica Vol. 3 do Moysés, melhor curso de física que tem e é brasileiro;
- Física para Cientistas e Engenheiros Vol. 2 de Tipler e Mosca, mas li apenas a parte de Eletromagnetismo;
- Lógica e Álgebra de Boole Daghlin, livro mais básico e resumido de lógica matemática, li para relembrar o conteúdo para um trabalho;
- Network Flows de Ahuja, Orlin e Magnanti, é provavelmente o melhor livro sobre o assunto;
- Foundations of Computer Science de Aho e Ullman, só li a parte de Modelagem de dados;
- Introdução À Economia do Mankiw, é o melhor livro de introdução para Economia;

Por fora eu li, só vou considerar os bons já que quando eu começo a achar uma leitura ruim eu simplesmente abandono e esqueço

De literatura americana:
- Nós Robôs, do Asimov, encontrei aqui alguns dos melhores contos dele que não estavam em Eu, Robô;
- A Dança da Morte do Stephen King, comecei a ler na Pandemia, mas só terminei agora;
- Um Estranho numa Terra Estranha do Heinlein, é considerado "O Romance" de pós-apocalise da cultura norte americana, eu cheguei por causa do A Dança da Morte e é realmente um livro muito superior, mas inferior ao próximo;
- Um Cântico para Leibowitz, esse sim é "O Romance" de pós-apocalipse, recomendo para todos que gostem do gênero, TWD é mico perto desse livro;
- Quem está aí? do Campbell, eu sou muito fã de terror e esse é um livro que retrata bem um dos meus tipos favoritos de terror, o terror psicológico, o conceito dele é inclusive infinitamente mal copiado;
- Nas Montanhas da Loucura do Lovecraft, já tinha lido em PDF, mas botei as mãos no livro físico, esse é o melhor livro do Lovecraft e o melhor de terror cósmico que eu já li, mas não é o melhor conto do Lovecraft;
- O Rei de Amarelo do Chambers, é um livro de um nível totalmente diferente de qualquer coisa da época ou de hoje em dia, eu pelo menos nunca li nada igual, só lendo para entender;

- Fim da História e o Último Homem do Fukuyama,
- Choque de civilizações do Huntington, esses dois livros se complementam e apesar de serem do começo dos anos 2000 eles expõem o mundo atual de forma quase perfeita;

De literatura europeia:
- O Grande Deus Pã do Machen, eu li esse livro porque o Machen era um dos ídolos do Lovecraft e de fato ele tem um dos contos mais macabros e bizarros que eu já li;
- Belfador, o Arquidiabo do Maquiavel
- A Mandrágora do Maquiavel, o Maquiavel é conhecido pelo O Príncipe, mas essas deviam ser as obras principais dele, considerando quando ele escreveu isso, é quase inacreditável;
- Carta ao Pai do Kafka, uma leitura que me marcou profundamente e me fez começar a devorar as obras desse esquisito;
- O Silêncio das Sereias do Kafka,
- De Noite do Kafka
- A Pequena Fabula do Kafka, são histórias bem curtinhas mas que mostram porque o Kafka é realmente um gênio;
- A Metamorfose, é não atoa o conto mais famoso dele e uma história, apesar de curta, amplamente estudada até hoje;
- Obra completa do Gogol, o Gogol era o maior escrito para o Dostoievsky, que é o maior escritor para mim, e dá para ver porque, mesmo comparando com o Kafka o cara está em outro nível;

- Elogio da Loucura do Roterdã, esse livro é o embrião da modernidade;
- Shakespeare: A Invenção do Humano do Bloom, eu li esse livro por causa do Karnal, mas ele me fez refletir profundamente sobre o homem moderno;
- A Rebelião das Massas do Ortega y Gasset, esse livro é obrigatório para quem se considera de direita ou se importa com o conflito individuo x coletivo;

De literatura oriental:
Rashomon e outras histórias do Akutagawa, ele é considerado o melhor contista japonês e não é atoa, esse cara é do nível do Gogol;
Patriotismo do Mishima, esse conto mexeu extremamente comigo junto com o próximo
Seventeen do Kenzaburo Oe, as duas obras tratam sobre extremismo político sobre dois vieses completamente diferentes;

Da literatura brasileira:
O Homem e o Meio Ambiente do Alberto Lamego, é um dos mais importantes estudos sobre a formação do Rio de Janeiro;
Quem tem medo do lobo mau?: O impacto do politicamente correto na formação das crianças do Pondé;
Os 100 melhores contos brasileiros, compilado por Italo Moriconi, não é uma boa compilação, mas tem bons contos;
Laços de Família, Clarice Lispector, o conto Amor é genial;

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
@ShinobinoKami
Obrigado pelos livros didáticos de exatas. Vou atrás de todos.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
@Orochilherme você tá no ensino superior? To perguntando porque para a maioria desses livros, mesmo os primeiros volumes, você vai ter um conhecimento bem profundo de Matemática.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
@Orochilherme você tá no ensino superior? To perguntando porque para a maioria desses livros, mesmo os primeiros volumes, você vai ter um conhecimento bem profundo de Matemática.

Sim, eu faço engenharia elétrica.

descriptionLivros que você leu neste ano EmptyRe: Livros que você leu neste ano

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
- Elogio da Loucura do Roterdã, esse livro é o embrião da modernidade;

Como você conseguiu ler esse livro, homem. Me motive, diga o que você aprendeu com esse livro.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos