Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

+4
--Rany_Money--
CheshireCat
Usuário Mascarado
Comando Omega
8 participantes

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyVantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Quero boas desculpas para eu não ter que sair falando com qualquer um na rua.


__________________________________


Já leu O Refugiado ?



Vantagens de ser Tímido e Introvertido ? Resident-evil-village-puppet-show-english

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Vale ressaltar que há diferença entre ser tímido e introvertido



Introvertido- Basicamente, consegue socializar e pa, mas simplesmente não tem interesse


Timído- Quer socializar, mas tem muita vergonha e insegurança de fazer isso

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Exato,mas eu sou uma mistura dos dois,não manjo de socializar e nem me importo com isso.


__________________________________


Já leu O Refugiado ?



Vantagens de ser Tímido e Introvertido ? Resident-evil-village-puppet-show-english

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Ser tímido não traz benefício algum para sua vida, pelo contrário, traz demasiadamente incompetência em diversas situações que tu podes passar durante seu cotidiano. Se você é tímido, simplesmente resolva esse problema.

Ser introvertido, por outro lado, é mais uma característica de personalidade. Eu, por exemplo, sou introvertido, mas sei lidar com pessoas (inclusive a maioria gosta de mim) e com situações de exposição e atenção intensas, como um teatro por exemplo.
Mesmo possuindo essa capacidade, eu tenho uma tendência a ficar na minha. Também sou simplesmente muito seletivo em escolher amizades (até por isso fico não colo muito bem com gente da minha idade, majoritariamente) e contatos.

Se existem vantagens? Depende, ninguém é igual.

Pessoas introvertidas costumam se dar bem com outras pessoas introvertidas (até por isso em maioria galera vive em harmonia aqui nesse fórum, haha :lol:), elas possuem tendência a serem inteligentes e racionais; costumam ser reflexivas, relativamente maturas e as vezes são introspectivos (que é um ponto positivo).

Claro, não significa que todos os introvertidos sejam assim.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Sem pessoas pra tirar sua atenção pra elas você tem mais conexão com os seus pensamentos, você pensa e observa mais, você controla melhor o que você diz e faz. Ao contrário de por exemplo, pessoas que saem tagarelando um monte por aí contando da própria vida pra todo mundo e até dizendo coisas que podem ser usadas contra ela, chegando também a compactuar com pessoas problemáticas e se enroscam em situações chatas ou vergonhosas.

Tudo o que dificilmente irá acontecer com você se falar pouco sobre si mesmo e ser mais cauteloso em relação a quem você sai interagindo. Como tímidos e reservados costumam falar menos e terem menos contato com pessoas, é mais difícil de certas situações ocorrerem com eles, além de estarem mais "atentos" nas pessoas ao redor e neles mesmos.

É claro, eu não recomendo alguém virar anti-social e não interagir com pessoas usando problemas do mundo como argumento como se ele fosse só isso. Vamos olhar pelo lado bom em contrapartida, quando você interage você tem mais oportunidades e uma vida mais cheia, com isso você também pode ter experiências incríveis. Se você vive sozinho sua vida vai ser um loop de mesmice porque não vão ter pessoas pra te envolver em uma experiencia nova e uma hora você pode cansar.

Pode ser bom pra você conhecer pessoas. Só tente ser cauteloso com quem você se aproxima, confia e o que você sai dizendo por aí. E claro, tire tempos só pra si pra focar nas suas ideias fazendo uma solitude.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Nenhum, nem emprego vc consegue. Vai morrer sozinho, virgem e infeliz.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Vantagem- n se mete com muitas pessoas ruins
desvatagens- n se mete com muitas pessoas bobas

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Não existe.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Usuário Mascarado escreveu:
Vantagem- n se mete com muitas pessoas ruins
desvatagens- n se mete com muitas pessoas bobas

*boas

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
@Rising Soul
Ser observador/analítico não tem nada a ver com ser introvertido e extrovertido. Existem pessoas que são mais atentas e outras que são mais desatentas independente da sua timidez.

Controlar o que diz/faz também não tem nada a ver com ser introvertido e extrovertido. Veja o Comando Omega, sempre se diz introvertido e por incrível que pareça é um dos que mais fala de si (ele fala de si próprio até em terceira pessoa).
Obs: não é uma crítica, apenas uma observação para complementar o meu ponto de vista.

Ser extrovertido não tem nada a ver com ter a vida mais preenchida, cada um se ocupa com o que acha melhor, todos tem o seu modo de lazer, hobby e de relacionamento diferente. Têm pessoas que gostam de conversar e tem outros que não. Simples assim.

Em relação a pergunta feita no tópico, o Rin retratou muito bem o que disse sobre timidez, é exatamente isso.

Agora sobre ser introvertido, vejo que é somente um aspecto de personalidade. Conheço muitos introvertidos extremamente comunicativos, dinâmicos, inteligentes e atenciosos; têm muitos extrovertidos extremamente observadores, analíticos, espertos e manipuladores. A única desvantagem sobre a temática é você saber que tal personalidade não te torna feliz e e ter consciência disso, conquanto, se negar a mudar (nem que seja um pouco) por orgulho e, por consequência disso começar a viver em uma fantasia/ilusão.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Falar de si,não é exatamente falar coisas que podem ser usadas contra mim,tipo uma foto minha.

Eu só falo curiosidade inútil,tipo o que o Canal INCRIVEL faz.

__________________________________


Já leu O Refugiado ?



Vantagens de ser Tímido e Introvertido ? Resident-evil-village-puppet-show-english

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Tanto tímido quanto introvertidos não são muito bons em sua maioria, mas ambos tem seus pontos positivos.
Características de personalidade mudam bastante conforme o local que se vive, aqui no Brasil timidez e introversão não são boas, mas vou falar algumas coisas que podem ser boas sobre.
Pessoas tímidas e introvertidas dão mais confiança que pessoas que falam pelos cotovelos. Muitas vezes elas deixam outras pessoas mais confortáveis também, esse especialmente no caso dos tímidos, já que os unicamente introvertidos por natureza passam mais sensação de desgosto, seja por gestos olhares ou até mesmo na forma que se pronunciam.
Pessoalmente eu acho uma pessoa tímida muito melhor que uma pessoa introvertida.
Pessoas tímidas sabem que são tímidas naturalmente, pessoas introvertidas acreditam que são assim por escolha delas, quando não é verdade. Introvertidos não se socializam muito bem, por isso é muito comum tu ver um introvertido dizendo que na roda de amigo deles ele fala bastante, etc. Na verdade ele só não se socializa bem quando não é acostumado com outras pessoas. Naturalmente um introvertido sabe disso e não sai se socializando como um extrovertido consegue fazer.
É como pular um muro alto ou correr uma maratona. Algumas coisas inconscientemente sabemos que não conseguimos, por isso treinadores de qualquer esporte sempre ressaltam que acreditar é importante, primeiro tu precisa se convencer pra então conseguir executar bem ou durante treinos e execuções tu acaba te convencendo.
Tem uma frase que eu escutei quando andava de skate que é verdade até certo ponto:
"Skate é psicológico, não tem manobra que você não possa dar". Note que é diferente de "O frio é psicológico", pois uma refere a uma habilidade mental e física, sendo a mental extremamente mais importante nesse caso e noutra sobre um evento de tempo que a pessoa não tem ligação.
É diferente de timidez, que muitas vezes causa vergonha mas a pessoa consegue falar e aos poucos indo se dando bem.
Eu já fui muito tímido, atualmente sou mais introvertido que tímido. Eu posso só fazer algo que eu quero, a questão é, tem vezes que só não me interesso por algumas coisas e não as faço e por isso perco oportunidades, socializações e etc que penso que até gostaria, mas inicialmente não me pareceu uma boa coisa, portanto não despertou em nada meu interesse.
Se quer saber mesmo o melhor é ser um tanto balanceado, nada ao extremo é muito bom.
Introversão x timidez, o melhor ano da minha vida foi quando chutei o balde e ignorei a introversão, então eu ainda tinha vergonha de muitas coisas, mas tomava inciativa para fazer mesmo que tivesse com pouca vontade.
Questão de expectativa x realidade, minha baixa expectativa sempre deixava as coisas surpreendentemente boas.
Se tu quer mudar a única dica que te dou é focar em carreira, seja por estudo, trabalho, por onde for. Se tu focar no teu sucesso pessoal naturalmente vai atrair pessoas, aí cabe a ti escolher bem elas. Como um cara tímido e introvertido tu vai saber se sentir bem com as pessoas certas, creio eu.
Pessoas tímidas e introvertidas tem a seu favor um critério mais profundo de afeiçoamento, pois depende que as outras pessoas se afeiçoem a eles também.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Concordo mais ou menos com o que tu falou @Rhaizen ,
"pessoas introvertidas acreditam que são assim por escolha delas, quando não é verdade. Introvertidos não se socializam muito bem, por isso é muito comum tu ver um introvertido dizendo que na roda de amigo deles ele fala bastante, etc"
Por isso é legal a pessoa reconhecer quando isso prejudica a certo ponto, e ter a atitude/iniciativa deixa o orgulho de lado e resolver mudar um pouco. Não ao ponto de fingir quem de fato é, mas buscar exercícios que melhorem a sua relação com outras pessoas, isso é evoluir mentalmente, reconhecer aspectos negativos e tentar melhorar.

Só que ser introvertido não significa necessariamente que ele não consegue se socializar, apenas não se sente confortável está na roda de muitas pessoas desconhecidas. Por exemplo, eu gosto mais de relaxar em uma partida online de algum game, se socializar apenas com meus amigos do que sair pra festas, balada, e essas coisas, mas é por uma opção minha mesmo, meu estilo de vida, odeio baruljo.

Sobre pessoas tímidas darem mais confianças para as pessoas, isso não é uma verdade. Veja como exemplo um relacionamento, as mulheres não se sentem muito seguras com homens tímidos, podem até ter, mas é muito raro véi, e isso é de qualquer lugar. Eu não acho que um cara extrovertido é referência pra tu desconfiar , porque grande parte desses caras extrovertidos na maioria das vezes são gente boa pra caramba. Particularmente sou um cara que desconfio até da minha sombra, independente se a pessoa é tímida (até porque tem muito cara que é tímido mas é esperto) extrovertida, introvertida ou coisa do tipo.

Última edição por --Rany_Money-- em 18/6/2021, 13:08, editado 1 vez(es)

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Pra falar a verdade, com sinceridade e franqueza: o introvertido só se relaciona com pessoas que possuem algo para lhe favorecer.

Dificilmente ele continuará uma conversa com alguém sem um assunto que seja de seu interesse ou não o trará benefícios. Mesmo quando ouvimos por educação, dá pra notar nosso desconforto. Falo por experiência própria, mas não é por mal, é que somos muito sinceros por natureza.

O extrovertido sabe fingir mais que o introvertido, até por ser mais solto e dominar melhor sua linguagem corporal.


@Rhaizen acho que você confundiu timidez com introversão.

Veja uma definição simples:

Dicionário escreveu:
introversão
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de introverter(-se).
2.
PSICOLOGIA
atitude do indivíduo que dirige sua energia psíquica para o interior, e parece fechado, prudentemente crítico e contido, segundo a teoria de C. G. Jung.


Dicionário escreveu:
timidez
substantivo feminino
1.
estado, condição ou característica de tímido; acanhamento excessivo.
2.
qualidade de quem é fraco, frouxo.


Isso porque tirei trechos do dicionário, podemos nos aprofundar por aqui, por exemplo: uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/04/timidez-nao-e-o-mesmo-que-introversao-entenda-melhor-a-diferenca.htm#:~:text=Timidez%20%C3%A9%20um%20sentimento%20de,o%20meio%20a%20sua%20volta.&text=J%C3%A1%20o%20indiv%C3%ADduo%20introvertido%20apenas,pois%20sente%2Dse%20melhor%20assim.

maisterapia.com.br/introversao-nao-e-timidez/

minhavida.com.br/bem-estar/materias/17327-entenda-melhor-a-diferenca-entre-timidez-e-introversao

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Só que ser introvertido não significa necessariamente que ele não consegue se socializar, apenas não se sente confortável está na roda de muitas pessoas desconhecidas. Por exemplo, eu gosto mais de relaxar em uma partida online de algum game, se socializar apenas com meus amigos do que sair pra festas, balada, e essas coisas, mas é por uma opção minha mesmo. meu estilo de vida, odeio baruljo.

Ele consegue se socializar, posso ter errado algumas palavras, quis dizer realmente que se socializa muito mal, não fica confortável se socializando. Exatamente como tu disse, não estando na sua zona de conforto.

Veja como exemplo um relacionamento, as mulheres não se sentem muito seguras com homens tímidos, podem até ter, mas é muito raro véi, e isso é de qualquer lugar.

Aí tá misturando outras coisas com timidez. Um cara pode ser tímido normalmente e ser autoritário, ter opinião forte, protetor, etc (algumas das coisas citadas pelos ditos machos alfas).
Eu até abordaria mais sobre esse assunto, mas prefiro que não aqui.
Eu não acho que um cara extrovertido é referência pra tu desconfiar , porque a maioria desses caras extrovertidos na maioria das vezes são gente boa pra caramba.

Eu acho que cheguei a citar que é mais alguém que fala pelos cotovelos, não generalizando todos os extrovertidos.
Eu já conheci muito extrovertido gente boa, até por serem geralmente simpáticos, mas a grande maioria não foi confiável, especialmente aqueles que eram mais extrovertidos.
Uma característica que eu achei bem marcante nesses extrovertidos foi vaidade. Vaidade essa que muitas vezes fazia a pessoa querer ser uma e intimamente ser outra, resultando em quebra de confiança, traições com coisas como "estepe de relacionamento", mentindo pra socializar melhor, etc.

descriptionVantagens de ser Tímido e Introvertido ? EmptyRe: Vantagens de ser Tímido e Introvertido ?

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos