Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


Deus é uma representação do Sol?

+3
Daniel
vacobs10
Apollo
7 participantes

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyDeus é uma representação do Sol?

more_horiz
Lendo alguns artigos, eu pesquisei sobre a relevância do sol sobre as religiões,sendo que grande parte tem ele como algo simbólico que representa a vida na terra e tudo que existe nela.


- Aquele que traz a vida
- Aquele que traz a luz
- Aquele que estás no céu
- Aquele que é misericordioso e impiedoso


E assim como o sol, a ausência dele sempre tem uma representação negativa nas religiões, a escuridão, o mal, a infertilidade.

Então temos a também  mais uma divisão simbólica; o dia e a noite, um representa adição maléfica e sombria a vida,  e outro a bondade e a luz.

Uma das principais divindades em relação é Rá-Atum e Set.

Deus é uma representação do Sol? 56e1b52f82bee10ed506a677set_raatum

Convoco @02snake @vacobs10 @Daniel @Kyo e o filosófico @Nyarlathotep

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus. Sobre as religiões egípcias, são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Egípcios e sua mania de criar Deuses... Partindo dessa lógica, a água é mais adequada a representar Deus do que o sol ou qualquer outro elemento que seja. Afinal, sem água não há vida. :felizan:

Estava, e ainda estou quase dormindo... o dia foi tenso. :pat:

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus.


Não dá meio que no mesmo?

obre as religiões egípcias, são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.


Metáfora não quer dizer necessariamente apenas relacionar(sobre o que eu disse), mas a razão é que Deus nunca é citado com uma "forma" na bíblia(pelo que eu saiba).

Sobre os deuses egípcios, nunca ouvi falar de uma divindade com caracteristicas parecidas com a de Rá(apenas Deus de certo modo).


descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Apollo escreveu:
Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus.


Não dá meio que no mesmo?

obre as religiões egípcias, são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.


Metáfora não quer dizer necessariamente apenas relacionar(sobre o que eu disse), mas a razão é que Deus nunca é citado com uma "forma" na bíblia(pelo que eu saiba).

Sobre os deuses egípcios, nunca ouvi falar de uma divindade com caracteristicas parecidas com a de Rá(apenas Deus de certo modo).




Outros deuses q eram como rá:

http://cultura.culturamix.com/espiritualidade/divindades/deuses-sol-na-mitologia

Então,  não dá no mesmo não. Na sua interpretação, parece que Deus foi criado pelos homens para representar o sol. Ou seja, algo literal. Na minha, o sol foi usado de maneira metafórica para representar a Deus.

Deus é citado na Bíblia como fogo consumidor. E quando Moisés pergunta seu Nome, Ele diz: Eu sou o que sou.
Ou seja, o mais importante dele não é a forma e sim o caráter. Quando paulo esteve na Grécia,  viu vários deuses cultuados em alguma forma, seja animal ou humana. O Deus hebreu era o único sem forma. Paulo disse que eles cultuavam de maneira errada, pq estavam aflitos para saber a forma de Deus. E Deus não revela sua forma. Só quem viu Deus (pelas costas) foi Moisés. E seu rosto resplandecia, segundo a Bíblia,  como o sol.

De certa forma todas as outras religiões copiaram algo da Bíblia. Lúcifer queria ser como Deus. Qual o significado so nome dele? Tem algo a ver com emissão de luz, assim como o sol.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
vacobs10 escreveu:
Apollo escreveu:
Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus.


Não dá meio que no mesmo?

obre as religiões egípcias, são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.


Metáfora não quer dizer necessariamente apenas relacionar(sobre o que eu disse), mas a razão é que Deus nunca é citado com uma "forma" na bíblia(pelo que eu saiba).

Sobre os deuses egípcios, nunca ouvi falar de uma divindade com caracteristicas parecidas com a de Rá(apenas Deus de certo modo).




Outros deuses q eram como rá:

http://cultura.culturamix.com/espiritualidade/divindades/deuses-sol-na-mitologia

Então,  não dá no mesmo não. Na sua interpretação, parece que Deus foi criado pelos homens para representar o sol. Ou seja, algo literal. Na minha, o sol foi usado de maneira metafórica para representar a Deus.

Deus é citado na Bíblia como fogo consumidor. E quando Moisés pergunta seu Nome, Ele diz: Eu sou o que sou.
Ou seja, o mais importante dele não é a forma e sim o caráter. Quando paulo esteve na Grécia,  viu vários deuses cultuados em alguma forma, seja animal ou humana. O Deus hebreu era o único sem forma. Paulo disse que eles cultuavam de maneira errada, pq estavam aflitos para saber a forma de Deus. E Deus não revela sua forma. Só quem viu Deus (pelas costas) foi Moisés. E seu rosto resplandecia, segundo a Bíblia,  como o sol.

De certa forma todas as outras religiões copiaram algo da Bíblia. Lúcifer queria ser como Deus. Qual o significado so nome dele? Tem algo a ver com emissão de luz, assim como o sol.


O único que eu vejo com caracteristicas iguais a Rá, mesmo que pouco é Amateratsu, por também ter o simbolismo da luz e da escuridão. Caos em algumas religiões e mitologias também é um ser sem forma. :think:

Emfim, mesmo que minha interpretação possa estar errada, ainda acho que mesmo na bíblia Deus e o Sol estão interligados.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Bem, no apocalipse diz que a nova Jerusalém não teria sol. Pq Deus seria a iluminação daquele lugar. O sol só tá aí mesmo pq o mundo vai acabar em fogo, segundo a Bíblia.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Nesse caso tenho a mesma opinião de @vacobs10.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
É um ponto de vista interessante, os povos antigos criaram os deuses justamente para justificar as coisas.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Apollo escreveu:
Lendo alguns artigos, eu pesquisei sobre a relevância do sol sobre as religiões,sendo que grande parte tem ele como algo simbólico que representa a vida na terra e tudo que existe nela.


- Aquele que traz a vida
- Aquele que traz a luz
- Aquele que estás no céu
- Aquele que é misericordioso e impiedoso


E assim como o sol, a ausência dele sempre tem uma representação negativa nas religiões, a escuridão, o mal, a infertilidade.

Então temos a também mais uma divisão simbólica; o dia e a noite, um representa adição maléfica e sombria a vida,  e outro a bondade e a luz.

Uma das principais divindades em relação é Rá-Atum e Set.

Convoco @02snake @vacobs10 @Daniel @Kyo e o filosófico @Nyarlathotep

A bíblia usa realmente a luz (do Sol, do velador, da lâmpada) para contrastar a escuridão (espiritual e moral, por exemplo) mas o Sol, ao menos na bíblia, tem a sua criação não para ter simbolismo de algo ou alguém, mas sim para trazer luz, mas, como todas as coisas que Deus criou, Ele usa suas criações para nos dar lições e exemplos... como a formiga, os pássaros, os lírios e por aí vai. Nunca estudei a fundo sobre outros deuses, em especial os egípcios, então, não sei falar nada sobre eles... mas é uma ideia interessante.
O chato é que na bíblia (do ponto de vista de Jeová Deus) existe luz e existe escuridão e isto SEMPRE será assim, mas nem sempre houve o mal e ele em breve não existirá mais, ma enquanto isso, estas duas “facetas” podem sim ser bem usadas para representá-los...



vacobs10 escreveu:
Acho que o contrário né. .. o sol é uma representação de Deus. Sobre as religiões egípcias,  são um punhado de cópias dos deuses das religiões sumérias-acadianas. A deusa isthar, por exemplo, é a isis do egito e a yemanja nos dias atuais. Oq quero dizer é que estudar cada religião é complicado. Vc verá que os deuses delas são aperfeiçoamento de deuses antigos.
O Deus hebreu se diferencia por ser o único monoteísta em uma época pagã. Sua comparação com o sol é simplesmente metafórica e não literal como nas religiões egípcias , sumérias, eladianas e acadianas.

Bem colocado...



vacobs10 escreveu:
Bem, no apocalipse diz que a nova Jerusalém não teria sol. Pq Deus seria a iluminação daquele lugar. O sol só tá aí mesmo pq o mundo vai acabar em fogo, segundo a Bíblia.

É, a bíblia fala isso mesmo, mas o significa de iluminação colocado ali não é literal, você sabe né? Se não, pensaríamos que Jesus seria uma lâmpada... Assim como a cidade, são visões dadas a João para que ele “visse” o que aconteceria “no fim”...



vacobs10 escreveu:
...Então,  não dá no mesmo não. Na sua interpretação, parece que Deus foi criado pelos homens para representar o sol. Ou seja, algo literal. Na minha, o sol foi usado de maneira metafórica para representar a Deus.
Deus é citado na Bíblia como fogo consumidor. E quando Moisés pergunta seu Nome, Ele diz: Eu sou o que sou.

Eu já pensei muito neste termo: “Sou o que sou”. Para você, quando uma pessoa, sei lá, seu pai, diz a você que ele “é o que é”, o que você entende da frase dele? O que ela implica nas atitudes dele?



vacobs10 escreveu:
Ou seja, o mais importante dele não é a forma e sim o caráter. Quando paulo esteve na Grécia,  viu vários deuses cultuados em alguma forma, seja animal ou humana. O Deus hebreu era o único sem forma. Paulo disse que eles cultuavam de maneira errada, pq estavam aflitos para saber a forma de Deus. E Deus não revela sua forma. Só quem viu Deus (pelas costas) foi Moisés. E seu rosto resplandecia, segundo a Bíblia,  como o sol.

Você se refere a passagem registrada em Atos 17:23?



vacobs10 escreveu:
De certa forma todas as outras religiões copiaram algo da Bíblia. Lúcifer queria ser como Deus. Qual o significado so nome dele? Tem algo a ver com emissão de luz, assim como o sol.

Emissão de uma “luz que cai” não? Se este fosse o intuito dele criar isto, está bem negativa ao meu ver, não?

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Rapaz, sabe como é? Quando não tem nada para fazer, você procura algo até achar. No caso dos Egípcios eles criavam Deuses pagões, e o idolatravam, como por exemplo estes que você cito. Ambos Deuses pagões nos quais estão se alimentando pela fé dos tolos.

Então não, Deus não é uma representação do Sol, na Bíblia não diz nada sobre isso, então já pode descartar a teoria. Não sei a religião de vocês, mas na minha, nunca foi citado algo desse tipo.

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Deus está em todos os lugares em todo tempo, logo isso retira a frase que Deus é uma representação do sol; o sol está dentro do seu coração? Da sua cabeça? Dos seus dedos? Dos seus pés?

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Vejo que certas pessoas nem leem e nem entendem a proposta do tópico. :think:

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Gok escreveu:
Deus está em todos os lugares em todo tempo, logo isso retira a frase que Deus é uma representação do sol; o sol está dentro do seu coração? Da sua cabeça? Dos seus dedos? Dos seus pés?

Oxente Uai? E por acaso Deus está "no seu coração"? "Na sua cabeça"? ou mesmo "nos seus pés"? Não está ele nos céus?

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
02snake escreveu:
Gok escreveu:
Deus está em todos os lugares em todo tempo, logo isso retira a frase que Deus é uma representação do sol; o sol está dentro do seu coração? Da sua cabeça? Dos seus dedos? Dos seus pés?

Oxente Uai? E por acaso Deus está "no seu coração"? "Na sua cabeça"? ou mesmo "nos seus pés"? Não está ele nos céus?


Espírito Santo=Deus

Apollo escreveu:
Vejo que certas pessoas nem leem e nem entendem a proposta do tópico. :think:

Qual a proposta além de atacar os crentes?? :fsjal:

descriptionDeus é uma representação do Sol? EmptyRe: Deus é uma representação do Sol?

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos