Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

+13
Daniel
SenjuIchizoku
Apollo
Jacked
Nash
Dante10
Heisenberg
Sasukebestuchiha
Aburame Hidan
Batman
Boss
Pétrick
Rinko
17 participantes

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Como médico eu salvaria quem estava a beira da morte, ou seja o traficante. Como pessoa, eu não sei o que faria, porque não cabe a mim NEM A NINGUÉM julgar os outros sem saber do passado e da vida da pessoa.

E se por acaso o policial era corrupto e da máfia? E se o bandido fosse confundido com outra pessoa inocente? Sem contar que o policial estava só com ferimentos de menor gravidade... Enquanto o infeliz do bandido estava a beira da morte. Isso vai além de um "eu quero fazer isso", isso já entra na lei, onde diz que não se deve negar socorro e nem matar. E se a pessoa à beira da morte era realmente um bandido, então que ele sobreviva para pagar pelos seus crimes. Morrendo não vai adiantar de nada, até porque só dói antes de morrer, depois que morreu "puf", escureceu e acabou (falando sem entrar no tema religião), enquanto os prejudicados pelo bandido, se estão vivos, estão com os traumas, etc...



dante1 escreveu:
A pergunta me pareceu:''Um cachorro á beira da morte ou um policial ferido?

Eu salvaria o cachorro com certeza entre essas duas opções. animais >abismo> humanos

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Kel G escreveu:
Como médico eu salvaria quem estava a beira da morte, ou seja o traficante. Como pessoa, eu não sei o que faria, porque não cabe a mim NEM A NINGUÉM julgar os outros sem saber do passado e da vida da pessoa.

E se por acaso o policial era corrupto e da máfia? E se o bandido fosse confundido com outra pessoa inocente? Sem contar que o policial estava só com ferimentos de menor gravidade... Enquanto o infeliz do bandido estava a beira da morte. Isso vai além de um "eu quero fazer isso", isso já entra na lei, onde diz que não se deve negar socorro e nem matar. E se a pessoa à beira da morte era realmente um bandido, então que ele sobreviva para pagar pelos seus crimes. Morrendo não vai adiantar de nada, até porque só dói antes de morrer, depois que morreu "puf", escureceu e acabou (falando sem entrar no tema religião), enquanto os prejudicados pelo bandido, se estão vivos, estão com os traumas, etc...



dante1 escreveu:
A pergunta me pareceu:''Um cachorro á beira da morte ou um policial ferido?

Eu salvaria o cachorro com certeza entre essas duas opções. animais >abismo> humanos


De pleno acordo. Médico não é juiz e negar socorro a quem quer seja é totalmente antiético. Se é um bandido, que responda por seus crimes na justiça.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
É bastante esclarecedor que a pergunta é: Quem salvar primeiro? Traficante em estado grave ou policial levemente ferido?

Então, meus queridos. Não existe essa de que os dois estão na mesma situação, pois, não estão de forma alguma. E, quando dois seres humanos entram a urgência e emergência em um hospital, a prioridade sempre será quem estiver em estado grave, é uma regra, e deve ser cumprida, independente das preferências de cada um. E, todo profissional da saúde deve cumprir, e duvido muito se você @Sasukebestuchiha iria retrucar, primeiro que você estaria praticamente rasgando o seu diploma com uma atitude anti-ética, e será que você teria a mesma atitude que teve nesse tópico contra o Conselho Federal de Medicina? Provavelmente, esse seu pensamento foi impulsivo. Pois, não deve conhecer o cotidiano de um hospital. Nenhum médico deve procurar informações pessoais de um paciente, para decidir se ele merece ou não ser salvo. Quer justiça? Espere que o traficante responda perante a justiça. Médicos tem o dever de salvar vidas, não de julgar quem merece ou não continuar a sociedade.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Como disseram, o médico está aposto á um juramento oficial, e não cabe a ele escolher.

Mas, fazendo uma hipótese, um bandido que já matou dezenas de pessoas, não merece nem mesmo a ambulância do socorro. Não cabe á mim julgar? Cabe sim, é um lixo e pronto. Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 VeIuxGi

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Se eu fosse Médico, eu daria prioridade ao mais Ferido, independente do que ele é ou deixa de ser( Neste caso preferia nem saber! ).

Mas como não sou, não estou em debito com Juramento nem Nada, eu simplesmente deixaria o Traficante morrer e voltaria minha atenção para o Policial...

Eu sou só um cidadão que sabe o quão mal esse possível Traficante faz a Sociedade!

O Policial pode ser Mauzinho? Pode, mas ali ele estava do Lado Certo, e o Traficante do lado Errado...

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
A prioridade sempre é o que está mais ferido, faz parte da profissão além de ser algo que bota em prática o senso moral de cada um... Que o médico o salvasse, depois a justiça trataria de impor-lhe a pena necessária (mesmo num sistema que não funciona).

O traficante é o fruto de uma sociedade desigual e violenta que vem no efeito bola de neve desde a descoberta do Brasil... Ele é vítima de uma sociedade desajustada e, por mais que cometa delitos, é um ser humano que pode ter sofrido todas as misérias e violências que ninguém com uma vida normal teria sofrido...

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Se os dois estivessem a beira da morte eu terminava de matar o Traficante e salvaria o Policial, e na situação apresentada pelo programa, eu veria a ficha criminal do traficante primeiro, dependendo da ficha, eu deixava morrer.

Sempre vejo essa de "não temos direito de julgar" engraçado é que os traficantes tem pleno direito de julgar certo matar inocentes né?!


Apoiado. Segura esse like aí, queridão.




A maioria vai dizer " é simples oras, o certo é cuidar do mais ferido primeiro. Ou seja, o traficante."

Entretanto, não sou uma maquina, que age seguindo algo pré-programado, só por ser o mais lógico, sem ter sentimentos ou senso próprio de justiça. Sou um homem normal, tenho sentimentos. Já perdi pessoas; Conhecidos e amigos. pessoas próximas, que amava. Todos mortos de forma cruel por traficantes, bandidos, ladrões.




- Você é roubado. E, Sem reagir, sem fazer nada além de entregar seus bens, você é morto.
- Só por estar em determinado lugar, considerado "errado", você é morto.
- Você pode ser morto até por ajudar alguém que está apanhando.
( Um amigo meu morreu assim. Quase aconteceu o mesmo comigo, mais de uma vez)

Só quem passou por algo assim entenderia. Eles matam simplesmente porque podem. Por vezes, apenas por diversão. Assassino, traficante, estuprador, pedófilo é tudo a mesma coisa. Todos fazer o mesmo: arruínam vidas, famílias e sonhos. Eu, sou totalmente à favor da eliminação sistemática dessas "pessoas" em campos de concentração.

E não pense que um ladrão, que "apenas" rouba algo, é menos pior. Quando você rouba, não está simplesmente tirando um objeto de alguém: está, de certa forma, roubando sua vida. Nós vivemos nesse mundo basicamente para trabalhar. Tudo que fazemos é trabalhar dia após dia. Empregamos a maior parte do nosso tempo, a nossa vida, trabalhando para conseguir algum dinheiro, que muitas vezes, é bem pouco.




Ser pobre não é desculpa para se tornar um bandido. Não é motivo para matar uma pessoa inocente. Para interromper sonhos e destruir famílias. É preferível ser pobre, miserável, e morrer de fome ou frio à ser um ceifador imundo de vidas.




Existem policiais corruptos? Sim, existem. Mas ainda há àqueles que dedicam suas vidas à protegerem a população. E quanto aos traficantes, existe algum que não distribui drogas? Existe algum que não arruína vidas? Não.

Portanto, eu salvaria o policial, e deixaria o bandido morrer.

Essa é minha opinião. Respeito quem pensa de forma contraria. E, Eu espero, sinceramente, que jamais passem por situações semelhantes as que passei. :'(

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Crowley escreveu:
O traficante é o fruto de uma sociedade desigual e violenta que vem no efeito bola de neve desde a descoberta do Brasil... Ele é vítima de uma sociedade desajustada e, por mais que cometa delitos, é um ser humano que pode ter sofrido todas as misérias e violências que ninguém com uma vida normal teria sofrido...

Exatamente isso que eu penso. Sabe, o pessoal adora julgar mas odeia ser julgado. São os donos da verdade, sabem o certo e o errado como se fossem um deus. Escrevem textos pretensiosos, como se estivessem acima daqueles que julgam errado. Julgam e condenam, mas na hora que são corruptos não se lembram de nenhuma dessas palavras.


Daniel escreveu:
Entretanto, não sou uma maquina, que age seguindo algo pré-programado, só por ser o mais lógico, sem ter sentimentos ou senso próprio de justiça. Sou um homem normal, tenho sentimentos. Já perdi pessoas; Conhecidos e amigos. pessoas próximas, que amava. Todos mortos de forma cruel por traficantes, bandidos, ladrões.

Deus ajude que gente igual você nunca se torne um advogado. Mas já que você quer levar pro lado emocional veja os casos abaixo:


Daniel escreveu:
Só quem passou por algo assim entenderia. Eles matam simplesmente porque podem. Por vezes, apenas por diversão. Assassino, traficante, estuprador, pedófilo é tudo a mesma coisa. Todos fazer o mesmo: arruínam vidas, famílias e sonhos. Eu, sou totalmente à favor da eliminação sistemática dessas "pessoas" em campos de concentração.

Tá, espero que no dia em que ocorrer isso te levem junto apenas por você ter a aparência física parecida com um desses bandidos, ou então que te levem por ter sido denunciado por estupro pela ex-esposa que não te queria mais, sendo que você não fez nada. Casos desses ocorrem até em cidades pequenas como a minha. Mas que se dane, é um você estuprador nojento para a sociedade e tem que morrer, mesmo sem ter feito nada... Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 1f611


Daniel escreveu:
Existem policiais corruptos? Sim, existem. Mas ainda há àqueles que dedicam suas vidas à protegerem a população. E quanto aos traficantes, existe algum que não distribui drogas? Existe algum que não arruína vidas? Não.

Portanto, eu salvaria o policial, e deixaria o bandido morrer.

Essa é minha opinião. Respeito quem pensa de forma contraria. E, Eu espero, sinceramente, que jamais passem por situações semelhantes as que passei. :'(

No dia em que um policial te parar na rua só por você ser negro e tirar toda a sua roupa em plena avenida pra te revistar você muda de opinião, né?



Ambos casos não ocorreram comigo, mas já aconteceram com gente que eu conheço. Antes que venham falar qualquer coisa, eu não estou a favor do traficante. Acredito que ele deva pagar pelos seus crimes (mesmo que o sistema seja infeliz), ou na cadeia, ou em uma mesa de hospital, mas não morrendo. Muitos podem se arrepender e sair da vida errada depois de sofrer muito. O problema é que muita gente se acha dona da verdade e sai julgando sem saber nem metade das coisas a fundo.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Está mais do que claro para todos que este tópico tem duas questões:

1ª: Ajudar um muito ferido ou outro pouco ferido?
Resposta mais aceita (e também a mais óbvia) é o muito ferido.

2ª: A questão aqui já é diferente: Foi dito acima que AMBOS estavam bem feridos. E neste caso, a palavra POLICIAL pesou mais que a BANDIDO.

Ora, se você se vestir de uma roupa preta (por todo o corpo) e alimentar seu cão com pouca comida, bater nele de vez em quando sem ele dar motivos, afastá-lo do convívio com outros e provocá-lo sempre, o que irá acontecer com este cachorrinho quando alguém "de preto" aparecer? Boa coisa que não é...

Nós estamos sofrendo algo parecido. Alguém brinca conosco por nos colocar numa situação tão ruim, como a comentada acima, que em determinado momento, nós iremos reagir (na grande maioria das vezes, mas não em totalidade) negativamente às coisas.

É óbvio que a VIDA é algo importante e que o homem que um dia matou alguém pode sim mudar, é óbvio que a maioria deles foi criada desta forma e não foram expostos a oportunidades (e etc... etc...) mas a vida que vivemos é tão ruim, tão cheia de perdas e frustrações que quando chegamos neste momento, decidimos por culpar aquele que "aparentemente" nos ataca.




Só mais uma observação:
Goku Black escreveu:
...provavelmente Deus também não quer que ele viva, mas infelizmente/felizmente ele nos deu livre arbítrio...

Não, isto não é verdade. Ele não quer nem mesmo que as pessoas realmente más morram. Veja por exemplo 1ª Timóteo 2: 3 e 4. Este ponto de vista é SEU, correto? E ele FELIZMENTE nos deu o livre arbítrio... ou você queria ser um robô controlado por instinto sem fazer reais escolhas?

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
:blackbird: :blackbird: :blackbird: :blackbird:

Toda esse furdúncio na internet por pura BURRICE.

A pergunta foi: Quem você salvaria,um traficante em estado grave ou um policial levemente ferido?

Para os leigos,você salvaria um traficante em coma prestes a morrer ou você salvaria um policial com o joelho ralado?

Mas óbvio que é o traficante que deve ser salvo,como você vai salvar o policial que não precisa ser salvo?  :gaah:

E outra coisa,o dever do médico é de salvar vidas independente da pessoa ser traficante,estuprador ou ladrão,quem deve fazer justiça é o juiz e não o médico.Se um traficante chegar no hospital com uma bala no peito ele deve ser atendido imediatamente,depois que cura-lo você manda ele pra cadeia.

FIM!

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Dá até arrepio o fascismo de alguns nesse post, tá louco...

Óbvio que eu salvaria o mais ferido, sendo bandido, bombeiro, astronauta isso não importa pra quem tem a função de salvar vidas.
Os caras tão levando pro lado pessoal a escolha, como se a pergunta fosse "quem você levaria pra almoçar na sua casa".

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
WNSemNick escreveu:
Dá até arrepio o fascismo de alguns nesse post, tá louco...

Óbvio que eu salvaria o mais ferido, sendo bandido, bombeiro, astronauta isso não importa pra quem tem a função de salvar vidas.
Os caras tão levando pro lado pessoal a escolha, como se a pergunta fosse "quem você levaria pra almoçar na sua casa".


Você sabe o que é facismo brother? '-'

E por que eu salvaria um traficante? Não sou fiz nenhum pacto de ''salvar o mais ferido''; salvo é o policial,se for uma pessoa decente.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Empregar o termo fascista aqui é realmente uma atitude descabível. Não existe nenhuma definição universalmente aceita do fenômeno fascista, não existe origem ideológica que o caracterize.

Não ia comentar mais aqui sobre isso mais para quem acha que o profissional da área da saúde é uma maquina programada para seguir uma ideia lógica é uma pessoa que deveria procurar estudar as leis da constituição bem como as leis de ética da medicina.

Dispõe o artigo 58 do Código de Ética Médica, pelo qual veda ao médico “deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de atendê-lo”.

O Código Penal dispõe, no artigo 135, que ocorre o crime de omissão de socorro “deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave ou iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, socorro da autoridade pública.” É o chamado crime omissivo puro, de perigo e violação de uma obrigação jurídica de agir. A omissão é dolosa quando existe a vontade consciente ou manifesta de não dar assistência.



(O socorro deve ser imediato, sem dilação ou injustificada relutância.) Eu não posso negar o socorro porque o cara é um criminoso, eu não posso e nem tenho o direito de antes de prestar o atendimento ler a ficha criminal do indivíduo.  A lei e clara no código de ética, devo tratar a quem precisa, mas tem uns que agem de uma maneira pré-programada de decidir no olho, na pólvora! De pagar na mesma moeda por na sua cabeça conturbada é o correto. Imagina se isso fosse assim, onde estaríamos.

Bom, eu sou profissional da área medica no setor da enfermagem é não estou escolhendo lados, eu estou agindo na ética, porque eu preciso dividir ética de moral.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Vou virar Criminoso se não salvar um Traficante? Trágico, mas não Surpreendente, já que estamos falando do Brasil...

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Fou-Lu escreveu:
Empregar o termo fascista aqui é realmente uma atitude descabível. Não existe nenhuma definição universalmente aceita do fenômeno fascista, não existe origem ideológica que o caracterize.

Não ia comentar mais aqui sobre isso mais para quem acha que o profissional da área da saúde é uma maquina programada para seguir uma ideia lógica é uma pessoa que deveria procurar estudar as leis da constituição bem como as leis de ética da medicina.

Dispõe o artigo 58 do Código de Ética Médica, pelo qual veda ao médico “deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de atendê-lo”.

O Código Penal dispõe, no artigo 135, que ocorre o crime de omissão de socorro “deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave ou iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, socorro da autoridade pública.” É o chamado crime omissivo puro, de perigo e violação de uma obrigação jurídica de agir. A omissão é dolosa quando existe a vontade consciente ou manifesta de não dar assistência.



(O socorro deve ser imediato, sem dilação ou injustificada relutância.) Eu não posso negar o socorro porque o cara é um criminoso, eu não posso e nem tenho o direito de antes de prestar o atendimento ler a ficha criminal do indivíduo.  A lei e clara no código de ética, devo tratar a quem precisa, mas tem uns que agem de uma maneira pré-programada de decidir no olho, na pólvora! De pagar na mesma moeda por na sua cabeça conturbada é o correto. Imagina se isso fosse assim, onde estaríamos.

Bom, eu sou profissional da área medica no setor da enfermagem é não estou escolhendo lados, eu estou agindo na ética, porque eu preciso dividir ética de moral.


Mas eu não sou médico. :D

e eu prestar socorro sim,ao policial. E chamaria a ambulancia pros dois.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
SenjuIchizoku escreveu:
Vou virar Criminoso se não salvar um Traficante? Trágico, mas não Surpreendente, já que estamos falando do Brasil...


A questão que levantei e a seguinte: Se você tem o conhecimento você também tem o dever. Doa a quem doer. O inseto é aquele não não possui o conhecimento mas tem o dever de notificar os órgãos responsáveis. Que direitos eu tenho de negar a vida para um indivíduo seja ele quem for? Mais muita gente vai falar: puta que pariu, um zé ruela que apoia a bandidagem.

Puta que pariu digo eu... Quem deve julga é o tribunal de Justiça. Não sou eu que vou apontar os erros dos outros, que direitos eu tenho para enxergar o cisco no olho dos outros quando tem uma farpa no meu? Isso e uma hipocrisia sem tamanho.

"Não dêem as coisas sagradas aos cães nem atirem as suas pérolas aos porcos, pois os porcos pisarão nas pérolas e os cães se virarão e atacarão a vocês."

Já fui vitima de furtos e outras coisas, mais não saio por ai querendo fazer justiça com as próprias mão. Isso e coisa de pessoas da mesma laia, se por numa balança pesa igual. Se o sistema não funciona é culpa sua, e minha culpa, e culpa da população brasileira que elegeu políticos corruptos que estão pouco se lixando para você, para mim e para população.

descriptionFátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido - Página 2 EmptyRe: Fátima Bernardes e a polêmica da emergência para o policial ou para o bandido

more_horiz
Futuramente, eu pretendo me engajar na carreira de medicina...
É muito mais do que óbvio que eu salvaria o traficante à beira da morte, tenho que cumprir meu dever, independente do que ele fez, mata-lo não vai fazer mudar o passado.
Quando ele tivesse salvo, caberia ao juiz decidir o caminho dele e não ao médico.
"Ah, mas se ele for salvo e o juiz o deixar livre, ele vai continuar fazendo a mesma coisa"
Pois é, ai eu digo a vocês que se ele morrer, outras pessoas vão continuar fazendo a mesma coisa que ele, isso não vai mudar, vocês tem que encarar o fato de que o mundo, infelizmente, está nesse estado.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos