Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

+12
Comando Omega
Hokusai
L
Crimson Lilac
Joe
LUFFYGAMER
Gaius
Comando Delta
CheshireCat
:.Gabriel.:
Darkon
Dragão Paulistiense
16 participantes

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Estou sentido falta dos textões, então resolvi fazer esse, em algum momento farei as outras partes, para quem quiser ler irei resumir as partes em imagens ilustrativas. Bem, vamos começar. 

Isso não é tão problemático no começo da segunda parte, temos a Chiyo com uma certa relevância para o arco, mas já está presente em uma escala menor, o Time Gai está no arco para nada, eles não têm qualquer importância para qualquer coisa, eu me pergunto até, por que o Kishimoto os colocou no arco? Foi só para fazer uma luta de exibição do Gai contra o Kisame? Mostra os portões que ficaram faltando? Fazer jus ao hype dado ao Gai na parte 1? Sério, o mesmo vale para Temari e Kankuro que são ainda mais irrelevantes, a primeira não serve para nada e o segundo é só uma desculpa para Sakura ter o antidoto contra o Sasori, é como se eles não tivessem qualquer relação com um arco sobre o Gaara. 

Kishimoto parece ter se esquecido que é possível dar foco a mais de um personagem secundário por vez, isso é ainda mais bizarro pois ele tira foco do núcleo envolvendo o Naruto, o protagonista, para dar para o da Sakura, Kishimoto parece ter se esquecido que é possível trabalhar múltiplos personagens ao mesmo tempo.  

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  N1fr7Jq

Conforme a série avança isso só piora. Yamato é completamente irrelevante, ele é basicamente a personificação do autor que está lá para explicar coisas e fazer a trama andar, e Sai é absurdamente desnecessário, só serve para o mangá ficar martelando "muh amigos e sentimentos", se Sai servisse como instrumento para apresentar a Anbu, Danzou, dar pistas sobre o passado do Itachi, ter alguma relação com qualquer coisa, teria sido bom, mas não, o personagem é inútil, mais inútil que a Sakura, sobre ela eu falo em outro momento. 

Sai não tem qualquer utilidade real na história, é apenas um recurso para o Kishimoto tentar provar que Naruto e Sakura tem que tentar resgatar o Sasuke de si mesmo. O pior é que ele nunca prova isso e nunca mais tem qualquer função real na série, apenas é rebaixado de uma feramente de roteiro relevante para uma irrelevante. Então temos que ler Kishimoto se perguntando porque ele nunca foi um personagem popular, mas por que será? O Kishimoto não teve nem a coragem de dar uma luta contra o Sasuke para ele, a única coisa que ele faz quando finalmente encontra o Sasuke é ser humilhado. 

Inclusive isso é algo muito interessante, a principal forma de desenvolver personagens em Naruto, principalmente os secundários, era através de lutas, basicamente foi assim durante toda a série. E até esse ponto no Shippuden nós temos UMA, ISSO MESMO, UMA luta realmente relevante, desconsiderando obviamente o teste do sino parte 2, que é Sakura e Chiyo contra Sasori, a única luta usada efetivamente para desenvolver personagens. Durante todo esse trajeto Kishimoto tenta desenvolver os personagens com basicamente dialogo expositivo, com a rara exceção do Naruto e do Sasuke que realmente são desenvolvidos fora de lutas com bons momentos.

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  TuuriQB

Sobre o grupo do Sasuke, Karin é chata para cacete e só serve como recurso de roteiro para o Kishimoto poder fazer o Sasuke ser espancado graças a sua cura mágica, a personagem literalmente só tem uma piada e repete em toda aparição, Suigetsu é um cone e nada do passado dele com o irmão ou os Sete Espadachins é explorado, o Juugo idem nada do passado dele com o Kimimaro tem relevância além de "hur dur você parece o Kimimaro, vou te seguir". É isso. 

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  SxaKMbx

Chegamos finalmente em um arco onde personagens são devidamente desenvolvimentos e adivinhem só? Apenas um, lembram do que eu disse sobre Kishimoto esquecer sobre ser possível desenvolver múltiplos personagens? O arco devia ser sobre o time Asume, mas apenas Shikamaru recebe atenção, o treinamento do Naruto também é subdesenvolvido, mas falarei disso depois. 

Nem o arco do Shikamaru é devidamente desenvolvido, ele que termina a primeira parte com o prenuncio de se tornar um "bom líder", não mostra nada de boa liderança na luta do grupo dele contra a Akatsuki, se não fosse por Kakashi, Chouji teria morrido e o próprio Kakashi é salvo pela sorte duas vezes durante a luta. Toda a estratégia do grande líder Shikamaru se concentra em dividir o grupo apenas para que ele tenha uma vingança pessoal, algo completamente contra a boa liderança e contra o que foi dito na parte 1 onde o erro do Shikamaru foi ter deixado seus colegas para trás. Por que isso? Porque esse arco não é sobre o Shikamaru crescendo como líder, mas sim um arco de vingança. Então Kishimoto não só ignora o desenvolvimento do resto dos personagens, como ignora arcos anteriores. Para não citar a contradição interna com um dos temas da obra.

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  K7EQYMn

Sucedendo isso, o arco do Pain mostra novamente esse problema que parece ser o central do Kishimoto, ele não pode desenvolver vários núcleos ao mesmo tempo. De certa forma isso estava na parte 1 onde no ataque a Konoha apenas haviam dois núcleos centrais Naruto vs. Gaara e Hiruzen vs. Orochimaru. O que é realmente estranho aqui é que Kishimoto perde a chance de pelo menos mostrar a evolução dos secundários com pequenas lutas curtas, ele mostra apenas e pateticamente a evolução de Konohamaru, colocando um Genin para enfrentar o líder da Akatsuki, perfeito. Só não supera a "declaração" da Hinata. 

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  XlJEmft

Na Guerra pelo menos ele realmente tentar fazer isso, criar vários núcleos e desenvolvê-los, até consegue por um certo ponto, mas rapidamente desiste, a maioria é abortado ou Naruto e chega e resolve a situação, ele se recusa a criar novos arcos de personagem.  

Até mesmo coisas que o Kishimoto deixou a entender que trabalharia são completamente ignoradas ou resolvidas de supetão, alguém lembra que o sonho da Tenten era ser igual a Tsunade que era seu grande modelo? As duas nunca sequer interagiram, cômico. A Ino deixa a entender que quer enfrentar a Sakura em uma revanche para nunca mais ter relevância, nem no arco do Shikamaru. Kiba termina a Parte 1 com um prenuncio de que ficaria mais forte e pagaria a "divida" com o Kankuro, os dois nunca mais se encontram. 

O melhor caso é o da Hinata, todo a construção do passado dela é concluído do nada, em um capitulo, e nunca mais citado nem na Guerra quando ela luta ao lado do Naruto, simplesmente genial, só não supera a reconciliação que ela teve fora de tela com o pai, coisa que até a Pierrot teve vergonha na cara de "consertar" com fillers. Isso e a relação dela com o Neji que nunca mais é trabalhada até a Guerra, onde do nada eles são super próximos. Parabéns Kishimoto, a Pierrot conseguiu fazer um trabalho melhor. 

E todo aquele drama para a recuperação do Rock Lee então, vamos fingir que ela aconteceu em off e foi importante para alguma coisa igual ele falando para a Sakura e o Gaara que na próxima vez que eles se encontrassem ele estaria mais forte, deve ter acontecido em algum filler também. 

14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  15DgH71
 

Mesmo os personagens que realmente ganham algum tempo de tela e desenvolvimento, com raras exceções, rapidamente se tornam completamente irrelevantes, como personagens de fundo. Kisame em dado momento vira um funcionário que a Akatsuki não pode demitir por questões contratuais, ele não tem serventia real, tanto é que Kishimoto inventa um plot ridículo para matá-lo. Os Kages só servem para virar escada do Madara ou Naruto, e assim por diante. Na Guerra então, a quantidade de desenvolvimento abortado é sensacional. O mais interessante é que personagens como Neji, Hinata, Kiba, Temari, Kankuro e Rock Lee eram extremamente populares, mesmo assim Kishimoto escolheu não dar espaço para eles, em troca de dar para personagens rapidamente descartados como Sai e Darui.
 
"Mas Nidaime Dragão, você se importa com esses personagens?" Não, a questão é que os núcleos envolvendo Naruto e Sasuke não tem tensão, tanto é que alguns dos ápices do Shippuden são a primeira luta do time Asuma contra os imortais, a infiltração do Jiraiya em Amegakure e as lutas do Kakashi e do Gai, os momentos do Naruto e do Sasuke podem ser satisfatórios, trazer dopamina ou cortisol para o cérebro, mas basicamente não tem tensão porque você sabe os protagonistas não podem morrer e, se o momento é realmente importante, não podem falhar. Como eu citei em um tópico de Dragon Ball, lutas envolvendo secundários servem apenas para trazer valor emocional e tensão para a obra, o próprio Kishimoto sabe disso, é por isso que ele fez Pain lutar contra Jiraiya e Kakashi e matá-los antes de enfrentar Naruto, não é como se ele não fizesse isso, ele só não faz direito.

Acho que o maior problema do Shippuden quanto ao uso dos secundários é que praticamente não existiram subtramas dentro dos arcos principais da série, quando elas aconteceram era porque o arco ainda não tinha uma trama central, como ocorreu na guerra, e mesmo nesses casos Kishimoto parece relegar esse lugar para personagens descartáveis ou recém introduzidos. Inclusive olhando em retrospecto da para entender o porque disso:

Arcos sem subtramas da Parte 1
Prologo — País das Ondas: 33 capítulos
Esmagamento de Konoha: 23 capítulos
Busca por Tsunade: 33 capítulos  

Arcos com subtrams da Parte 1
Exame Chunin: 82 capítulos
Resgate do Sasuke: 67 capítulos

Arcos sem subtramas da Parte 2
Resgate do Gaara: 37
Reencontro com o Sasuke: 29
Arco dos Imortais: 32
Busca por Itachi: 25
Conto de Jiraiya: 16
Confronto dos Irmãos: 29
Ataque de Pain: 41
Renascimento do Dez Caudas: 38
Ataque da Kaguya: 22

Arcos com subtramas da Parte 2
*Reunião dos Kages: 30*  
Quarta Guerra: 156

*caso especial porque a subtrama irrelevante é resolvida em coisa de 3 capítulos*


14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  Pk8jPdB

Basicamente se Kishimoto permanecesse criando arcos com subtramas e dando foco para os secundários e mantendo eles relevantes, Naruto chegaria no mínimo na casa dos 1100 capítulos e considerando que Kishimoto já não queria desenhar mais a obra lá pelo 700...

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Bom tópico. Embora seja algo normal de mangás do gênero ter pouca exploração dos personagens secundários, Naruto se destaca nisso.

Kishimoto principalmente no Shippudden pós arco do Pain tomou inúmeras decisões erradas. Principalmente na guerra ninja, que seria o cenário ideal para vários personagens terem seus momentos e desenvolvimento, se tornou uma saga para clones do Naruto brilharem :horak:

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Eu concordo plenamente com você.
Pra mim um dos maiores pontos negativos do shippuden foi o Kishimoto ter esquecido a maioria dos personagens secundários no churrasco, basicamente o shippuden se resumia a Naruto e Sasuke.
Na guerra ninja seria o momento ideal para explorar os secundários, mais aí o Kishimoto cagou tudo colocando o Naruto em todos os campos de batalha e tirando qualquer chance que outro personagem tivesse para brilhar.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Caramba, queria traduzir esse tópico e mandar pro Tio Kishi como uma forma de "se mancol".

Pois então, tudo o que você disse faz sentido, explanou bem a situação. Naruto era pra ter uns 1000 capítulos mesmo. Porém nem é tanto a quantidade de capítulos, e sim a distribuição deles. Se o Kishimoto explorasse melhor seus personagens tudo seria diferente.

Parece que depois do Clássico/Começo do Shippuden ele já tinha perdido muito da vontade de continuar a obra, eu pelo menos não consigo ver aquele brilho que tinha antes. Parece que daí em diante continuou só por dinheiro e contrato.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Caralho, a construção desse tópico foi fenomenal. Mamista manja das críticas. O:

É bem isso aí mesmo, a Parte l de um ponto de vista crítico é muito superior ao Shippuden.

Esse aqui é o melhor tópico do ano, disparadamente.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Ótimo tópico,pessoalmente acho que dava pro Kishimoto desevolver mais personagens sem extender muito o manga.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
@Comando Delta Não seria impossível, mas considerando o quão longo foram os arcos em que o Kishimoto desenvolveu ou tentou desenvolver secundários dando subtramas para eles, provavelmente não seria algo que ele conseguiria fazer.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Show de bola

Só vi as figurinhas

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Só o Kamui que salva o Shippuden.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
De fato, o shippuden tem esse problema, mas eu acho que a galera exagera um pouco quando reclama disso.

Poderia ter sido muito pior, tipo do dragon ball super, que só tem Goku e Vegeta na maior parte do tempo ou um cdz, que só dá destaque para os cinco cavaleiros de bronze principais.

Na verdade, os único anime shonen que eu assisti que dá um bom destaque para os secundários é o one piece.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
King escreveu:
Só o Kamui que salva o Shippuden.

Absorvendo a obra inteira pra outra dimensão, ne? :horak:

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
@Inosuke por que esse tópico não está nos artigos de destaque?

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Ainda que eu concorde que os personagens secundários mereciam um melhor aproveitamento, eu percebo que essa sua reflexão é tingida por gosto pessoal.
Destaque e relevância são coisas complicadas de se analisar e tratar. De um modo geral, para a história que move Naruto, nenhum dos personagens secundários inseridos no Exame Chunin é importante, com exceção do Gaara, que vem para "desenvolver" e dar embasamento do porque o Naruto tem uma raposa de 9 caudas selada dentro dele. De resto, as motivações dos personagens e seus respectivos passados são relevantes apenas para esses personagens e para mostrar para o leitor um panorama da diversidade de clãs e motivações entre os ninjas do mundo de Naruto. Ainda assim, repito:  tais personagens são irrelevantes para a história como um todo.  Então por que Neji e Rock Lee teriam mais espaço em batalha se eles nunca foram importantes para a história de fato? Ainda assim, mesmo eles não sendo relevantes para a história, você gostaria que eles tivessem mais espaço, certo? Por quê? Porque você gosta deles.  Então o problema não é o personagem ''ser irrelevante para a história", está longe de ser isso. Em Naruto, o personagem não precisa ter um grande peso narrativo, já que a essência da história de Naruto, gostem ou não, é a história do Sasuke. Não é à toa que ''resgatar o Sasuke/trazer o Sasuke de volta para Konoha" é parte central de vários momentos.

De resto, eu acho, sim que o Kishimoto deveria ter aproveitado melhor muitos personagens secundários e inclusive personagens do núcleo principal (oi Sakura). Mas a gente precisa contar que destaque não deveria ser visto apenas como ''entrar em combate'', pois, se apenas lutas importasse, a obra seria simplesmente um mangá de torneio o tempo todo, sem história. Quando se adiciona os elementos narrativos e a verossimilhança do universo criado, as personagens com habilidades suportes e as ações suportes, além de necessárias para a riqueza da história, entram como forma de destaque também. Ex: quando o Kishimoto fez a Sakura bombear o coração do Naruto com a mão, você acha que ele não fez isso pensando em estar dando destaque à Sakura? É evidente que sim. É o destaque que você e a maioria do fandom que consome mangás, aqui no Brasil ao menos, valoriza? Acho difícil.

Tem muita coisa a ser ponderada, e o Kishimoto em si parece não ter noção de muita coisa. Desde quando o Sai não é popular? Ficar entre os 12 personagens mais queridos de Naruto numa pesquisa de popularidade oficial é o quê? Ele ficou na frente de personagens como Killer Bee, Gai, Orochimaru, Tsunade, Kisame, etc., personagens que ou já estavam no mangá antes dele estrear ou tiveram maior aproveitamento em batalhas (isso quando não é o dois casos). E ele não é popular?
Mas o pior é que popularidade não tem nem necessariamente relação com aproveitamento: Minato - que só tinha aparecido no flashback da história do Kakashi- e pegou top 10 de popularidade, Iruka - que nunca teve um espaço na trama- e a própria Hinata mostram isso.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Meu maior problema foi a flanderização dos personagens e esquecimento dos mesmos. Desde o clássico o time Guy era como um rival do time 7, seja pela relevância dos shinobis, clãs mais poderosos da aldeia e possuidores de doujutsu, kunoichi relevante com o sonho de ser tão forte quanto a Tsunade, etc. Com o tempo a genialidade do Neji, esforço do Lee, versatilidade da Tenten foram colocados de lado e toda a temática de ''alunos'' mais velhos esquecida.

- O trio de irmãos da Areia tiveram mais destaque que qualquer time de Konoha a exceção do time Asuma.
- Não custava algumas páginas de missões ou enredo com as demais equipes assim como aconteceu com Asuma e Shikamaru.

Sempre fui a favor da obra possuir mais gaidens e especiais assim como acontece em The Lost Canvas com um gaiden para cada cavaleiro de ouro e alguns especiais de Fairy Tail focando nas batalhas e aventuras de algumas equipes da guilda principal e até mesmo de outras guildas secundárias. Ao menos um volume com os principais times ou especiais com as duplas da Akatsuki seriam muito bem vindos.

description14 - Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários  EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 1: Irrelevância dos Secundários

more_horiz
Eichiro Oda hoje é criticado por explorar até personagens terciários, mas daqui uns 10 anos quando a obra acabar veremos que o esforço valeu a pena.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos