Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Classificação dos personagens de Dragon Ball

+15
Comando Delta
Naruto sennin perfect
Comando Omega
Crimson Lilac
Daniel
igor bacelar
Coldman
EletriFMSS
Moisés MR
Limitless
Shinshi-kun
Kyuko
Counter Spectre
Apollo
Dante Sparda
19 participantes

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Moisés MR escreveu:
Aqui maninho @Staz Goku diz que o Super Boo ainda era mais forte que ele e também o Vegeta:

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 506_12

Aquela cena no anime do Goku enfrentando o Super Boo Gotenks em SSJ3 é filler, não ocorreu no mangá.

Mas olha o que o Goku fala do Kid Boo:

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 508_03

Kibitoshin explica a situação de Boo, ele perdeu as almas que absorveu (consequentemente seus poderes acrescentados) e se tornou puro novamente:

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 508_04

Agora veja a mudança de atitude do Goku, antes queria usar os brincos, pois sabia que não tinha chance contra o Boo com absorções, mas agora o Kido Boo puro... :

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 509_06

Tem o mangá de Dragon Ball aqui em português:
http://unionmangas.net/manga/dragon-ball


Obrigado Moisés pelo link ^^

Então, não me refiro a cena do Goku enfrentando o Buu (Gotenks SSJ3), eu me refiro ao fato do Gotenks SSJ3 ter condições de vencer o Super Buu.
Se Gotenks SSJ3 tem condições de vencer Super Buu, Goku SSJ3 não teria já que é mais forte que o Gotenks?

Então amigo, eu achei essa imagem:

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 510_13

"Os Potaram conseguiriam...Talvez eu só tentei bancar o legal...mas achei que assim seria melhor."

Essa fala mostra que Goku se arrependeu de não ter feito a fusão.

Goku depois diz:

"Ele (Kid Buu) que está prolongando a luta, o desgraçado tá se divertindo..."

Com essa frase, Goku mesmo em SSJ3 diz que a luta está sendo prolongada por que Kid Buu quis, e que ele somente está brincando...

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 510_12

Vegeta: "Tem razão, Majin Buu é mais forte do que eu imaginava..."

Então Goku e Vegeta se enganaram.

Goku e Vegeta se enganaram, pois Kid Buu deve ter abaixado seu ki.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Mas aí é que está mano @staz o Gotenks SSJ3 é sim mais forte que o Goku SSJ3.

Gotenks > Super Boo > Kid Boo > Goku SSJ3.

Tanto a fusão Potara como a fusão Metmoru não representam simples somas dos poderes dos envolvidos, mas o poder somado também é multiplicado muitas vezes.

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 482_10



Goku depois de enfrentar Fat Boo em SSJ3 diz ainda ter certeza se poderia vencer aquele Boo de uma vez por todas:

Classificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 476_10

Porém Gotenks enfrenta muito bem uma versão mais poderosa que o Fat Boo, o Super Boo e que poderia ter vencido se não brincasse tanto.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
@Staz mas o Goku previu que o Gotenks ia ser mais forte que ele só em SSJ:
Strength Checker, Herms escreveu:

Capítulo: 476 (DBZ 282), P9.3
Piccolo: “Se aquele bastardo quiser ele pode destruir a Terra toda, até mesmo aqui, em um piscar de olhos!…!”
Goku: “Tá tudo bem, não acho que ele vá destruir a Terra… Afinal, eu contei pra ele que alguém mais forte que eu ia enfrentar ele, e ele ficou feliz”

(Tradução do Herms do Kanzenshuu do Japônes pro Inglês, eu mesmo traduzi do inglês pro Português)

Viz (Empresa que traduziu Dragon Ball pro inglês, e provavelmente foi a base pras traduções em português) altera um pouco a frase, mas de acordo com Herms o Goku disse que Gotenks seria mais forte. Sem contar que o Goku tinha um perto perto o suficiente do Majin Boo pra fingir que não tinha chance, enquanto ele disse múltiplas vezes que Gotenks em SSJ ia derrotar o Majin Boo.

Sobre o Kid Boo ser mais forte que o Vegeta imaginava, isso é por que o Vegeta subestimou o Boo, não o Goku. Ele até diz que subestimou o Goku também, enquanto o Goku nunca comenta que subestimou o chiclete.

Sobre o Goku se arrepender de não usar a fusão, é por que a energia do Majin Boo é infinita, enquando o SSJ3 gasta muita energia. O Goku literalmente diz isso na página que você postou e na página seguinte.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Em termos brutos de poder de luta, o Goku tinha mais que o Kid Boo

O Problema era o grande desgaste da transformação...

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Vejo que fugiram do assunto :sasaki:

Sem problemas, estou só brincando, fico feliz do tópico ter sido fixado !!! Obrigado a todos

Então galera, precisamos nos decidir sobre a Base Beyond God, mas se realmente for um limbo de informações, podemos pular ou até apagar a Tier


Isso era previsto, hauahauahu

De qualquer forma, vamos então discutir as outras, que creio que não são tão difíceis assim de montar e ir colocando os personagens, vamos ir colocando, de uma vez, os personagens das Tiers:

Base Goku

Low -

- Piccolo (carregou um ataque em área em força considerável e foi parado por Goku Base, certamente ele está acima disso, maaaas, vou esperar mais comentários
- Pirina e Saonel (ambos, de certa forma, mostraram-se comparáveis a Piccolo, logo, ficam aqui também, mas devem subir)
- Botamo (perdeu para Goku Base)
- Guerreiros do U9 (com exceção do trio do perigo)
- Maioria dos guerreiros do U11

Mid

- Goku Base
- Ribrianne (?)
- Rozie
- Aquela outra eliminada por 17

High

- 18 (derrotou Ribrianne em seu auge)
- Cocotte (comparavel a Ribrianne)
- Trio do perigo (no fim, obrigaram Goku e Vegeta a usar o SSJ, Bergamo é exceção)
- Boo atual (derrotou Basil)
- Kahseral (enfrentou 18)

SSGoku

Low

- Bergamo (no fim, Bergamo conseguiu uma luta contra Goku SSJ com absorçoes tecnicamente simples, depois foi facilmente derrotado pelo Blue Kaioken

Mid

- Goku SSJ

High

-

SS2Goku

Low 

- Zamasu do Presente (perdeu para Goku SSJ)
- Cabba (possui o SS2 e baseando em sua luta contra Vegeta, perderia para Goku SS2 estando em SS2)

Mid

- Caulifla (estava em total impasse com Goku SSJ2, possivelmente está na High devido a sua evolução rápida
- Kale (SSJ, mesmo nível de Caulifla, em SSBerserker ela está na SSGod Tier

High

- Black Base (contra Vegeta Blue, seus feitos são considerados um Outlier, mas de qualquer forma, essa aqui se trata de sua versão da luta no deserto

SS3 Goku

Low /Mid / High

Foi muito pouco usado na série, fica difícil imaginar algum inimigo para essa Tier

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Base Goku Tier

Low

- Piccolo
- Pirina e Saonel
- Botamo
- Randons do U9
- Randons do  U11
- Frost(Deve ser Mid ou High, mas vou esperar comentários)

Mid

- Goku Base
- Ribrianne (?)
- Rozie
- Su Roas(Se não me engano o nome é esse)

High

- 18
- Cocotte
- Trio dos lobos lá, exceto o Bergamo
- Kahseral
- Magetta

SSGoku Tier

Low

- Majin Buu atual(Não vejo o Buu perdendo de jeito nenhum pra 18 ou pra Big Ribrianne, sinceramente. Não tem como Ribrianne e 18 o derrotarem por conta da Regeneração. Até pode ser surrado, mas uma hora ou outra iria parar de brincar)
- Bergamo

Mid

- Goku SSJ

High

-

SS2Goku Tier

Low

- Zamasu do Presente
- Kyabe

Mid

- Caulifla
- Kale

High

- Black Goku Base

SS3Goku Tier

Low

-

Mid

- 17(Mangá. Tava pau a pau com o Goku Ssj3, até onde eu me lembre)

High

-

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Ahhhhh Magetta e Frost, esqueci desses

Bem, vejo ambos estando tranquilamente na SSGoku Tier Mid, principalmente o Magetta pela sua luta contra Vegeta, já Frost foi bem humilhado pelo Goku SSJ, talvez entre na Low

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Acho melhor nem ter o Tier pro SBG, Dante. Existe muita pouca evidência pra existência do Saiyan Beyond God e Goku e Vegeta só são mencionados como tendo God Ki quando eles usam o SSJ God/Blue.

Quanto aos Tiers do Goku Base pro SSJ3, eu teria algo semelhante ao que você colocou, Dante. Por mim Frost entraria na High Base, acho que a forma final dele tinha um poder mais perto da 3ª forma dele do que do Goku SSJ. Magetta definitivamente entra como Mid SSJ, porém.

Sobre o Black Base, acho que o poder dele é no mínimo Mid SSJ3. Depois do sparring com o Goku ele disse que Black provavelmente ainda era mais forte que o Goku, e isso foi depois dele ver o Goku SSJ3. Provavelmente Black tava segurando contra o Goku mais tarde ou algo assim. Não vejo nenhum motivo pra Black vs Vegeta ser um outlier. Black provavelmente não mostrou todo o poder dele pro Trunks e/ou ficou mais forte enquanto enfrentava o Vegeta. 17 do Mangá entra como Mid SSJ3 também.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Limitless escreveu:
Acho melhor nem ter o Tier pro SBG, Dante. Existe muita pouca evidência pra existência do Saiyan Beyond God e Goku e Vegeta só são mencionados como tendo God Ki quando eles usam o SSJ God/Blue.

Quanto aos Tiers do Goku Base pro SSJ3, eu teria algo semelhante ao que você colocou, Dante. Por mim Frost entraria na High Base, acho que a forma final dele tinha um poder mais perto da 3ª forma dele do que do Goku SSJ. Magetta definitivamente entra como Mid SSJ, porém.

Sobre o Black Base, acho que o poder dele é no mínimo Mid SSJ3. Depois do sparring com o Goku ele disse que Black provavelmente ainda era mais forte que o Goku, e isso foi depois dele ver o Goku SSJ3. Provavelmente Black tava segurando contra o Goku mais tarde ou algo assim. Não vejo nenhum motivo pra Black vs Vegeta ser um outlier. Black provavelmente não mostrou todo o poder dele pro Trunks e/ou ficou mais forte enquanto enfrentava o Vegeta. 17 do Mangá entra como Mid SSJ3 também.


Concordo com você meu caro, só estou no aguardo dos outros membros

Galera, só fechando aqui as Tiers do SSGod e acima, para vocês irem relembrando e corrigirmos alguma coisa, pois eu tenho alguns argumentos aqui referentes ao episódio 123 de Dragon Ball Super

SSGod Tier

- Low: Mirai Zamasu, Kunshee, Maji Kayo, Freeza (Quarta Forma), Kale (SSBerserker final)

- Mid: Goku SSGod, Gohan

- High: Bills contido (BOG) talvez ?

Blue Tier

- Low: Trunks (SSRage), Dyspo, 17

- Mid: Goku SSBlue, Goku Black (SSRosé + Foice + Clones), Golden Freeza atual

- High: Goku SSBlue Kaioken (X1 ou X10), Toppo, Vegeta SSBlue

Low God Tier

- Nível único: Aniraza, Hit, Goku SSBlue Kaioken X20, Fusion Zamasu, Kefla SS2 Berserker

Hakaishin Tier

- Low: Vegetto SSBlue, Infinite Zamasu
- Mid: Maioria dos Hakaishin, Goku Ultra Instinct
- High: Bills, Belmod, Jiren

Primeiramente, acho que devemos upar o @17, ele nesse último episódio mostrou-se estar em um level parecido, sendo capaz de bloquear golpes de Toppo com sua barreira, fora a luta dele contra o próprio Goku Blue. Sabemos que o Full Power de Toppo é level Goku SSBlue KKX1 no mínimo, e sabemos que ele vai liberar tal poder em breve, e se o 17 ainda se manter, pode até subir para a High

Em segundo temos Black, que ao meu ver, deveria cair para a Blue Low, o Goku da Saga Black é bem inferior ao atual, é só imaginarem Black no lugar de Goku nos episódios do torneio em que Goku enfrentou Kefla ou Jiren, não vejo ele se saindo tão bem quanto

Gostaria de frisar que Vegeta Blue e Goku Blue estão bem próximos, como vimos no 123, e tenos que decidir como ficará o Vegeta com o Ascendent SSBlue, que é no mínimo SSBlue KKX1 e consequentemente Blue High, ao meu ver, ele entra na Low God, pois Bills falou que Goku estava colocando todo o seu poder pra fora naquele momento, ou seja, X20

Por fim, gostaria de rebaixar Goku Ultra Instinct para a Hakaishin Low, uma vez que, segundo Belmod, Jiren usou uma parcela mais elevada de seu poder que ele não via a tempos, ou seja, para enfrentar Vegeta ASSBlue e Goku SSBlue KK ele está fazendo mais esforço que contra Goku UI

Ou seja, Goku Blue KK + Vegeta ASSBlue >>> Goku UI, e isso tornaria a dupla Hakaishin Low e portanto, Goku UI deve ficar na Hakaishin Low, ao lado de Vegetto Blue (Saga Black) e Infinite Zamasu (outro que quero discutir aqui)

@17, @Moisés MR, @Apollo, @Arceus, @Limitless, além das Tiers que passei aqui mais cedo, o que tem a dizer desses outros 4 tópicos ? Não farei nenhuma mudança aqui sem antes a opinião de vocês antes Rei do Camarote

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Mas aí tem que levar em conta que o Goku em Migatte no Goku'i sofreu um up também, o mesmo elevou seu poder contra a fusão. Ele na luta contra a Kefla é superior em relação ao Goku que lutou contra o Jiren. Manteria ele aí mesmo.

O Goku superou o Black Rosé sim (tirando as técnicas exóticas, talvez), mas mesmo assim o vejo acima desses low tier com uma boa vantagem até. Apesar de inferior, ele ainda é superior aos outros, portanto, mid tier. Mas se formos seguir por esse lado, o Freeza Dourado também deveria cair de posição, o que eu não acho tão sensato. Deixa assim mesmo, Dante.

Os personagens do Z estão sendo desconsiderados?

Base Goku

Low tier:

Piccolo/Super Perfect Cell.
Botamo.
Alguns do U9 e alguns do U11.
Basil (mesmo upado perdeu pro Buu).
Lavender.
Bergamo "base"
Majin Vegeta
Fat Buu (luta contra o Basil)

Mid tier:

Goku Base
Ribrianne
Rozie
Kakunsa
Os outros três com os trajes das 3 acima.
Kid Buu/Fat Buu (arco Buu).
Mr. Buu magro.

High tier:

18.
Cocotte.
Kahseral.
Hyssop (mano do gelo du U9 que obrigou o Vegeta a pular pro SSJ)/ Oregano (Spider-Man, cujo é a mesma situação do Hyssop).

SSJ Goku:

Low tier:

Pirina [?], Gotenks SSJ3, Magetta e Super Buu.

Mid tier:

Goku SSJ, Zamasu do presente (fica entre low e mid) [?] (a base do Goku era inferior, na época, à base pré-torneio do poder – que era SSJ2. Recapitulando que ele sofreu uns zenkais depois, treinou e sofreu outro contra o Hitto), Frost [?]

High:

Buutenks [?]

SSJ 2 Goku:

Low tier:

Saonel.
Black base [que enfrentou Goku SSJ2]. (considerações: dúvidas entre SSJ High e Low SSJ2 por conta do aumento de poder do Goku, e ele não estava full, vamos lembrar: as investidas que ele sofreu foram em conta de distrações na luta)
Buuhan [?] (lembrando que não é Super Buu + Piccolo + Gotenks SSJ3 + Gohan místico, mas sim: Super Buu + Goten + Trunks + Piccolo + Gohan)

Mid tier

Cabba
Caulifla (apesar de ter sido trollada pelo Goku base nerfado, logo depois igualou)
Kale SSJ


High tier

-

SSJ3 Goku:

Low Tier:

Super Vegetto DBZ [?] (mesma dúvida do Black base. Transita entre SSJ2 high e SSJ3 low)

Mid tier

-

High tier

-

Porra, Dante, cê me quebrou nessa. Provavelmente devo ter esquecido de alguns, principalmente do mangá, mas não tem problema. A base é mais ou menos essa.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Tiers :


Algo assim, creio eu.

Lavender e Basil são estranhos. Eles parecem ser bem fracos na Partida de Exibição, sendo derrotados pelo Majin Boo mais fraco e por um Gohan patético, mas no Torneio de verdade eles conseguiram colocar pressão no Goku e Vegeta e forças eles a virar Super Saiyajins. Estranho.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Bem, @17, talvez seja hora de rever quem está na Low então

Pode ser que alguns se encaixem melhor na SSGod High

Sobre Saonel e Pirina, ambos enfrentaram Gohan Mistico por um período de tempo, acho que eles se encaixam em Tiers superiores, como eu disse no meu post, meu chute é que eles deveriam estar na SS2 Mid Tier, o Gohan Mistico "casual" estava empatando com Goku SS2, logo, creio que esse seja o melhor a se fazer

E qualquer Up para eles iria levar o Piccolo junto

Gostaria também de voltar a falar de Hit, acho que Low God pra ele é muita coisa sendo que ele só tem uma única técnica que realmente é perigosa ao extremo, que é o Time Lock, mas força, velocidade, resistência e o resto das técnicas não estão equivalentes a Kefla SS2 Berserker, Aniraza e Goku SSBlue Kaioken X20

Meu voto é colocar ele na Blue High Tier

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Saonel mostrou feitos superiores. O Pirina tava lidando de boa com o Piccolo depois de um tempo, mas o Saonel conseguiu, em alguns momentos, se virar bem contra o Gohan místico (apesar de não o ver em full power naquele momento).

Sobre o Hitto eu respondi num outro tópico.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Pirina SS2 Mid então

E sobre a galera do Blue Low ? Talvez Trunks se encaixe melhor no SSGod High, ele e Dyspo (principalmente), já que nem Freeza Quarta Forma foi ferido com todas aquelas investidas do Pride Trooper

Já Trunks está meio "desatualizado", digamos, ele era nível Blue lá na Saga Black, depois de lá Goku evoluiu bastante, o certo, ao meu ver, seria:

SSGod High: Dyspo e SSRage Trunks

Dyspo aparentemente terá uns ups no episódio 124, mas até lá, só vimos ele bater, bater e bater no Hit e não fazer nada, e depois bater, bater e bater em Freeza e não fazer nada

Blue Low: 17 e Goku Black SSRosé (foice e clones)

17 a voando mesmo, bloqueou ataques de Toppo e mesmo entre Blues e Goldens conseguiu se destacar na luta contra Aniraza

O negócio é engolir que o cara tá foda pra caralho, mals o palavrão mas né, é o jeito de definir ele :fem:

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
17 escreveu:
Mas aí tem que levar em conta que o Goku em Migatte no Goku'i sofreu um up também, o mesmo elevou seu poder contra a fusão. Ele na luta contra a Kefla é superior em relação ao Goku que lutou contra o Jiren. Manteria ele aí mesmo.


Olha habilidade em outras formas (base, SSJ , God e Blue) até aumentou depois da luta contra Jiren, devido a experiência e agora Goku se move melhor prevendo alguns ataques , apesar da sua stamina ter caído consideravelmente.
Mas o Migate no Gokui contra Jiren é superior >>> ao Migate no Gokui contra a Kefla. No primeiro Goku tinha o resto das suas forças + energia da Genki Dama, um golpe dele chegou a surpreender o Jiren. No segundo contra a Kefla Goku só tinha suas próprias energias, e descobriu que não tinha controlado a ofensiva da forma, coisa que não aconteceu contra Jiren, seus golpes contra Kefla não tinham peso.


Sei lá acho que o Picolo não Low do Goku Base não. Pode ser meu lado fanboy falando, mas o Picolo conseguiu trocar alguns golpes com Saonel e Pirina, acho que ele está no mesmo nível que a 18 atual talvez até superior a ela, já que se manteve treinando e ela virou dona de casa. O negócio é eu não acho a Ribrianne inflável tudo isso não... Para mim tranquilamente Picolo entraria no Base High ou SSJ1 Low.

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Amigos, como ficarão as tiers abaixo da "Goku base"? Haverá?

descriptionClassificação dos personagens de Dragon Ball - Página 8 EmptyRe: Classificação dos personagens de Dragon Ball

more_horiz
Então, é o que eu pretendia comentar

Como sabemos, no Z tivemos a "estreia" dos níveis Planetário, Estelar e Sistema Solar

A intenção é ir colocando essas três Tiers em sequência, que será basicamente o Z

Planet Level

Low / Mid / High

E assim com os outros dois. Se quiserem, podem ir começando, sendo que na Low Planet Tier devem estar Raditz e Saiba man, beleza ?

Agora, precisamos falar do Dyspo e do Gohan, ao meu ver da pra upar os dois
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos