Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyPor que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
O Deus cristão, da Bíblia, quer você acredite nele ou não, é do que vos falo. Ele é onipotente, no entanto levou seis dias para criar a terra. Por quê? Também está escrito que um dia para Deus pode ser como mil, e mil pode ser como um (não me recordo onde está a passagem). Traz a ideia de que o tempo também se aplica a ele. Além disso ainda está que ele descansou no sétimo...

Como veem tudo isso dado que ele é onipotente?

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Opções:
- O livrinho errou em alguma coisa.
- Lógica humana não se aplica nesse caso.
- Ele não é exatamente onipotente.
- Ele fez isso por mero capricho.
- Ele não o fez em 1 segundo porque quis desfrutar melhor da sua criação junto com ela.

Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou?. (Êxodo 20:8-11).


Não entendo muito desse tipo de assunto, mas queria participar do tópico de alguma maneira :neves:

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Interessante pergunta: Mas a questão é: são 6 dias literais ou não?:1:

Num outro tópico Tópico sobre Deus e o Sol o colega UchihaPower disserta sobre o assunto, e, pelo que eu pude notar, conclue erroneamente os fatos sobre este mesmo assunto, culminando (entre outras coisa, é claro) na célebre frase: "É... Só Deus sabe o motivo de eu ser ateu."

Eu cheguei a explicar o assunto lá, mas não houve uma continuação... parou alí.Tudo vassilaum

Este assunto, se mal entendido, faz com que muita gente (muita mesmo) achem que a bíblia é fantasiosa, ou, como colocou o colega acima, faz-nos achar que a bíblia errou em alguma coisa, que a Lógica humana não se aplica nesse caso, que nosso Deus não é "exatamente" onipotente, ou mesmo, que Ele fez isso por mero capricho...

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Porque no 7 dia estava marcado a hora do punhetão. :1:

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Porque Deus não é um vagabundo comunista que não gosta de trabalhar.

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Talvez o cansaço seja de criar um mundo com extrema variedade de detalhes e de magnitude gigantesca.
Não tem muito a ver com onipotência.

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
A resposta pode ser bem simples: "porque ele não quis", de acordo com a bíblia Deus nos fez semelhante a ele (apesar de eu achar que foi ao contrário), nós muitas vezes fazemos coisas apenas por fazer, porque Deus não faria isso também?

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Apollo escreveu:
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Talvez o cansaço seja de criar um mundo com extrema variedade de detalhes e de magnitude gigantesca.
Não tem muito a ver com onipotência.

Porque ao imaginarmos onipotência, imaginamos infinidade de energia, e portanto, o conceito de cansaço não se aplica.

O mesmo vale para a resposta do nosso querido @BenGenki, "tempo para observar" ainda denota que o conceito de tempo se aplica a ele, o que também não casa muito com a ideia de onipotência.

Por fim, @02snake, eu realmente não acho que sejam dias literais, mas isso não muda o fato de que há a aplicação e EFEITO do tempo. Como você resumiria isso, de maneira objetiva, em uma explicação?

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Pq eh mesma coisa q perguntar pro kishi pq ele n criou o simbolo da Vila da folia em 6 dias

Deus n existe, algum mancaga q crio

Qein eh q vai passar 40 dias e 40 noite sein lamen

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Creio eu que ele fez isso por mero capricho. Ele poderia ter feito em 1 segundo, mas de nada valeria, então ele se esforçou o máximo para fazer cada detalhe.

Ou ele gostaria de aplicar o sábado no calendário. :horak:


descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Eu tenho uma interpretação diferente da habitual.

Eu acredito que a Terra, o sol e a lua já existiam antes da narração de Gênesis, que elas estavam inacabadas (no caso da Terra) ou sem função (caso do sol e da lua) e que o que Deus faz nos primeiros textos bíblicos é dar as funções e concluir a criação, se analisar os textos no idioma original é isso que dá a entender. Por isso entendo que ele levou esses seis dias por questão de capricho, de estética, Ele fez com todo o amor para as suas criaturas, sendo detalhista porque queria aproveitar cada segundo daquele processo.

Quanto à questão do cansaço, bem, a palavra em hebraico usada no texto em questão foi shavat que pode significar cessar, terminar, repousar e etc, assim o que o texto expressa não é que Deus se cansou e que precisava descansar para recuperar as energias, mas que cessou a criação, que parou de criar para admirar a beleza do mundo material.

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Mudando a pergunta do tópico, pq Deus criou zilhões e mais bilhões e bem mais trilhões de planetas e estrelas, e um imenso espaço que por muitos é considerado infinito, mas a vida se resume só aqui na terra?

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
D4rkHorse escreveu:
Mudando a pergunta do tópico, pq Deus criou zilhões e mais bilhões e bem mais trilhões de planetas e estrelas, e um imenso espaço que por muitos é considerado infinito, mas a vida se resume só aqui na terra?


Caramba, você acabou de refutar deus. :o
vou virar ateu agora depois dessa.

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Kakau escreveu:
...Por fim, @02snake, eu realmente não acho que sejam dias literais, mas isso não muda o fato de que há a aplicação e EFEITO do tempo. Como você resumiria isso, de maneira objetiva, em uma explicação?

Esta questão de tempo/espaço estar ligado a criação eu prefiro não me pronunciar. É um assunto tão complexo quanto fazer bolo sem sujar a pia toda. O ponto é: Segundo o que eu aprendi em meus estudos bíblicos, os “dias” lá são quase como que “poéticos”, são apenas meios usados por Moisés para tentar explicar aquilo de nosso Deus lhe transmitiu. A ideia do colega @Path of death é muito boa, e eu concordo com ela. Deus não descansou como se estivesse cansado. É como você falou @Kakau, ele tem energia infinita, é onipotente (ele não se cansa). A bíblia diz que Jeová é “abundante em energia dinâmica” e “vigoroso em poder”. O descansar ali seria de parar a obra, ou repousar da obra, mas não como repouso devido a fadiga, mas sim, como termino ou fim da obra em questão.

Também concordo com o colega quando ele diz que
...a Terra, o sol e a lua já existiam antes da narração de Gênesis, que elas estavam inacabadas (no caso da Terra) ou sem função (caso do sol e da lua) e que o que Deus faz nos primeiros textos bíblicos é dar as funções e concluir a criação, se analisar os textos no idioma original é isso que dá a entender.

É assim mesmo que o relato de Gênesis quer nos passar... perfeito!

Só não concordo com o fim da frase, onde ele diz:
Por isso entendo que ele levou esses seis dias por questão de capricho, de estética, Ele fez com todo o amor para as suas criaturas, sendo detalhista porque queria aproveitar cada segundo daquele processo.

, pois, os 6 dias criativos, em si, tem uma aplicação maior do que o relato quer nos falar. O próprio filho Dele, Jesus, e depois o apóstolo Paulo, nos deram algumas pistas do que significava estas coisa... É algo maior que vai até a nossa época e se estenderá por muito tempo à frente... é fantástico! :e.e:



D4rkHorse escreveu:
Mudando a pergunta do tópico, pq Deus criou zilhões e mais bilhões e bem mais trilhões de planetas e estrelas, e um imenso espaço que por muitos é considerado infinito, mas a vida se resume só aqui na terra?

Pergunta interessante! Deu até para fazer um outro colega sem as devidas respostas “virar” ateu... kkkkk :horak:
Não é a mesma coisa tá? Mas só para você pensar:

Primeira: Porque um homem muito rico manda construir uma mansão com mais de 100 quartos se ele não pretende abrir um hotel e nem tem uma família grande? Ou, porque um outro indivíduo com a mesma abastança compra 100 carros luxuosos, se não pretende usar todos?

A outra ideia é? Você foi jogado num lugar inabitável com uma mochila e ao abrí-la, colocaram apenas com a sua coleção de insetos, digamos, formigas numa caixa de vidro, do tamanho de uja caixa de sapatos. Daí, você precisa de um lugar para ficar abrigado e resolve fazer um "barraco" com as madeiras que lá estão. Porque você não faria um barraco que tivesse apenas 30cm x 30cm x 30cm?

Depois das suas respostas (se houverem) eu continuo...

descriptionPor que Deus criou o mundo em seis dias? EmptyRe: Por que Deus criou o mundo em seis dias?

more_horiz
Deus é onipotente e não vejo como ter demorado 6 dias para criar o mundo vá ao contrário dessa lógica.

Sabemos que Ele passeava pelo éden e nem por isso questionamos sua onipresença.

Não se sabe ao certo se foram 6 dias ou 6 mil anos, mas seja como for, essa "demora" simboliza um primor e zelo com o que está sendo criado.

A ciência já afirmou que todo o universo conhecido se expandiu em menos de milésimos de segundos. Oq é o universo comparado com a poeira da terra? Absolutamente nada...

Mas mesmo assim, Deus demorou mais, indicando empenho na obra de arte que estava fazendo. E não, o tempo não se aplica a Deus, já que Ele criou o tempo: "No princípio".
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos