Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

+7
Tiger
02snake
Jacked
Sasukebestuchiha
SLAY
drfl
MatheusGeneration
11 participantes

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jacked escreveu:
A aparência de Cristo foi estereotipada por pintores, que tentaram lhe atribuir uma aparência esbelta (loiro, olhos azuis e pele clara), que na realidade, passa longe de ser igual a dos palestinos naquela época, indiferente disso, é impossível alegar como era exatamente a aparência de Cristo, porquê nem a bíblia fornece esse tipo de informação.

Já Satanás, foi esteriotipado dessa forma na Idade Média pela Igreja Católica, que lhe atribuiu essa aparência horrenda utilizando-se das características de figuras mitológicas e divindades de outras culturas, no intuito de impactar as pessoas da época a fim de fazê-las se converterem ao Cristianismo e aderirem ao Catolicismo.

Assim como Cristo, Satanás não tem nada a ver com a aparência que lhe foi atribuída popularmente, visto que ele era, originalmente, um Querubim, e continua sendo um anjo, mesmo depois de ter sido expulso dos céus.


Boa... é praticamente isto mesmo que aprendi sobre o assunto.

INFORMAÇÃO: Existe em Madri, Espanha, uma estátua bizarra que foge do padrão. Muitos passam, olham e não vêem nada de estranho nem no monumento, nem no título: “El Ángel Caído” (O Anjo Decaído). O observador curioso, porém, chega mais perto e fica chocado ao descobrir que a escultura retrata o próprio Satanás, o Diabo!

Ao visitar a Espanha, um país de tradição católica, o turista sabe que vai ver muitas estátuas de anjos e de “santos” mas nem sonha em ver uma dedicada ao chefe dos demônios. O artista foi o escultor espanhol Ricardo Bellver, do século 19, e pelo que tudo indica, quis fugir do convencional. Conhecia bem a epopéia Paradise Lost (Paraíso Perdido), onde John Milton descreve como o orgulhoso e rebelde Satanás foi expulso do céu. Inspirado nessa obra, Bellver resolveu esculpir uma representação da queda dramática desse personagem. A obra foi concluída em 1874.

Agora o detalhe que tem a ver com o tópico:

Ao esculpir o Diabo, Bellver fugiu do conceito tradicional. Não o retratou como um animal, com chifres. Muito pelo contrário. Concebeu o governante dos demônios como um anjo belo, mas corrupto, indesejado no céu. (Apocalipse 12:9) Essa descrição se aproxima muito mais do relato bíblico.

E como reagiram os madrilenos ao verem um monumento erigido ao Diabo? Uma historiadora de arte escreveu que alguns ficaram chocados. O governo espanhol, por outro lado, patrocinou a estátua. Ela foi exibida e ganhou dois prêmios na categoria de mérito artístico: um em Madri e outro na Exposição Internacional de Paris, em 1878. A arte falou mais alto que a tradição. Em 1879 a impressionante estátua de bronze assumiu o seu lugar no Parque Retiro.

A sociedade moderna não vê nada de mais em um monumento erigido a Satanás. "A cidade de Madri tem de se orgulhar de ser a única cidade no mundo que dedicou um monumento ao Diabo", sustentou María Isabel Gea, na obra Curiosidades y Anécdotas de Madrid.

Seja como for, entre milhares de pessoas que vão ao Parque Retiro aos domingos, são poucas as que viram a cabeça para olhar a estátua.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Rei do Gado One Million escreveu:
Mas na real, a aparência dos anjos é algo tão zoado que mais parece uma quimera da mitologia grega. :lol:


A HQ do Robert Crumb (Genesis) retrata bem isso que tu falou, Big.

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 2yoptaa

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Izumi escreveu:
Rei do Gado One Million escreveu:
Mas na real, a aparência dos anjos é algo tão zoado que mais parece uma quimera da mitologia grega. :lol:


A HQ do Robert Crumb (Genesis) retrata bem isso que tu falou, Big.

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 2yoptaa


Tem link disso?

Eu acredito que os anjos seriam mais ou menos assim:

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Latest?cb=20130616174523&path-prefix=pt-br

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 33632

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 QUERUB%C3%8DN

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Tem sim, mano

Spoiler :


Interessante, mas ao mesmo tempo bizarro. É tão bizarro quanto os demônios representados em algumas imagens sobre ocultismo, n'onde se encontra rosto de homem, corpo de algum animal (algumas vezes de pequeno porte), etc.

Essas representações sobre anjos você encontrou em que lugar? Tem algo mais detalhado?

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jacked escreveu:

Já Satanás, foi esteriotipado dessa forma na Idade Média pela Igreja Católica, que lhe atribuiu essa aparência horrenda utilizando-se das características de figuras mitológicas e divindades de outras culturas, no intuito de impactar as pessoas da época a fim de fazê-las se converterem ao Cristianismo e aderirem ao Catolicismo.


Izumi escreveu:

Não há similidade nenhuma entre o Deus Cornudo e Samael, até porque este último mantém a sua forma angelical e bela de sempre, mesmo depois da Queda.
Resumindo, fora criado um esteriótipo ignorante que sobrevive até hoje.


Vale mencionar que também a religião Afro também foi e ainda é discriminado, principalmente quando vamos falar dos vários orixás divindades que alguns foram adaptados a vestes vermelhas, na qual chamava muita atenção dos Europeus que visitavam o continente, ainda mais quando alguma representação do Exu era retratado com Tridente ou também chamado Trishula no Hindu, usado também por Poseidon e Shiva. Fora a capa vermelha que também misturou junto com contos de vampiros clássicos. Tanto que o protestantismo ou até mesmo o cristianismo em si, toda essas características é associado ao diabo.


Exu
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Ex%2525C3%2525BA%252520Orix%2525C3%2525A1_thumb%25255B1%25255D

Vampiro
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 889448rs

Shiva
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Lord+Shiva

Cernuno
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Cernunnos%200009%20www.templodeapolo.net%20-%20Estatueta%20de%20Cernunnos

Baphomet - O bode expiatório
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Baphomet-by-Levi

Poseidon
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Latest?cb=20100223113842

Onis
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 9628bd89953a7c637d9e24b50a95e57f

Acala ou Fudoo myoo - No ocidente tudo que é visto belo é sinônimo de benevolência, enquanto o que é não é belo é visto como malevolência. Mas no oriente, a imagem retrata a rigorosidade inabalável no caminho de um dos degraus para a iluminação de um bodisatva.
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 7c0f0cb612a905550bcab496b87b3213

Contando a associação a asas de morcegos, dragões é até misturando conspirações alienígenas, como reptilianos.
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 Hfyfouyoy

Aqui tem um link do G1 que explica parcialmente como o Diabo ficou vermelho e ganhou chifres
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/como-o-diabo-ficou-vermelho-e-ganhou-chifes.html

Última edição por Tiger em Ter 04 Out 2016, 00:51, editado 1 vez(es)

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Izumi escreveu:
Tem sim, mano

Spoiler :


Interessante, mas ao mesmo tempo bizarro. É tão bizarro quanto os demônios representados em algumas imagens sobre ocultismo, n'onde se encontra rosto de homem, corpo de algum animal (algumas vezes de pequeno porte), etc.

Essas representações sobre anjos você encontrou em que lugar? Tem algo mais detalhado?


Nossa! Muito Infantilizado, Deus como um Senhor Barbudo? Credo.

Sou muito mais a Representação da Criação mostrada no Filme Noé, de 2014:

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
:facepalm: As vezes não querendo apoiar o ceticismo, mas as vezes é melhor ignorar toda essas besteiras, que o homem usou discriminadamente imagens associado a outras religiões, que foi plantado medo aos seus fieis contra apostasia.

Tanto que tem um comentário que tinha me chamado muito atenção:

Invenção da mente humana. Um subterfúgio para retirar dos ombros a responsabilidade dos próprios atos. Tudo de mal que acontece é atribuído ao diabo. É o que se escuta da maioria dos religiosos. Mas na realidade, o mal é causado por nós mesmos, é consequência do nosso baixo desenvolvimento espiritual e moral.


Mas eu não atribuo meus defeitos a uma figura imaginária.


Refiro a espírito no sentido de consciência. O ser humano evolui nos âmbitos moral e intelectual. Ainda somo muito egoístas , orgulhosos, gananciosos, invejosos. Não à toa matamos, roubamos, enganamos, visamos levar vantagem em tudo, independentemente dos meios... E veja, não é o Diabo que provoca todas essas ações tenebrosas. Tudo está me nós.


E a "indústria da fé" . As pessoas precisam acreditar nisso. Sem este personagem não tem graça. Imaginem quando o o homem ter que aceitar e se responsabilizar por seus atos


acredito que no geral, já fomos muito piores no passado. Há milhares de pessoas fazendo coisas maravilhosas mundo afora. Porém, a mídia só dá destaque ao mal pois vende mais. Dá para se ter uma ideia pelas matérias publicas aqui no site. Quando que há um amplo destaque para projetos sociais, para pessoas que deixam de pensar em si e se largam ajudar crianças com fome ou povos em guerra?


realmente o ser humano é responsável pelos seus atos, afinal, Deus nos concedeu o livre-arbítrio, mas vale lembrar o significado de Diabo: 'divisão'. E é isso que ele quer, nos dividir. Bye!


Acredito que exista manipulação e somos constantemente manobrado por influência ímpias, seja espiritualmente ou socialmente, mas no momento que tomamos consciência, purificamos e nos policiamos nossos atos, não tem nada que intervenha ou influência em nossos atos.

Última edição por Tiger em Ter 04 Out 2016, 01:07, editado 1 vez(es)

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Izumi escreveu:
Tem sim, mano

Spoiler :


Interessante, mas ao mesmo tempo bizarro. É tão bizarro quanto os demônios representados em algumas imagens sobre ocultismo, n'onde se encontra rosto de homem, corpo de algum animal (algumas vezes de pequeno porte), etc.

Essas representações sobre anjos você encontrou em que lugar? Tem algo mais detalhado?


Valeu.

Se eu não me engano, essa é a descrição exata descrita na Bíblia (corpo humano, 4 rostos de animais e asas). A igreja que mudou a aparência dos seus personagens por puro marketing.

As imagens eu achei no Pai dos Burros (Google).

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Rei do Gado One Million escreveu:

Se eu não me engano, essa é a descrição exata descrita na Bíblia (corpo humano, 4 rostos de animais e asas). A igreja que mudou a aparência dos seus personagens por puro marketing.


Tudo vassilaum É por isso que as pessoas caem ao ateísmo, por o homem modificar, adulterar e adaptar a sua maneira muitas coisas de ponto de vista humano e não divino, o fato de interpretar o sagrado já é uma tentação e pecado de desencaminhar ou desorientar pessoas.

Última edição por Tiger em Ter 04 Out 2016, 01:14, editado 1 vez(es)

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
SenjuIchizoku escreveu:
Izumi escreveu:
Tem sim, mano

Spoiler :


Interessante, mas ao mesmo tempo bizarro. É tão bizarro quanto os demônios representados em algumas imagens sobre ocultismo, n'onde se encontra rosto de homem, corpo de algum animal (algumas vezes de pequeno porte), etc.

Essas representações sobre anjos você encontrou em que lugar? Tem algo mais detalhado?


Nossa! Muito Infantilizado, Deus como um Senhor Barbudo? Credo.

Sou muito mais a Representação da Criação mostrada no Filme Noé, de 2014:


Deus barbudo é mó conceitão, hahaha. Queria eu ter uma barba foda dessa.
Eu já tinha visto a Criação representada nesse filme, quando eu pela primeira vez o assisti. Achei muito bem feito, sinceramente.

Aliás, falando em curiosidades e bizarrices, achei uma matéria bem interessante que fala sobre uma suposta mini-estátua de Jeová (ou YHWH, Yaheweh, etc). O mostra como sendo uma divindade hemafrodita.

Spoiler :




@Rei do Gado One Million

Eu tava pesquisando sobre, e parece que essa aparência de múltiplas facetas são ligadas somente aos Querubins. Vou pegar um texto aqui que explica:

"Ez. 1: 5-11 "... E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.; E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.; E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido.; E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.; Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente.; E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro.; Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles..."

Em contra partida, as aparências dos anjos, pelo que parecem, são espirituais, mas ao mesmo tempo, eles conseguem adotar a aparência de um homem.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Nós Seres humanos inventamos o que não sabemos como é. Como não é descrito na bíblia as pessoas inventam como ele é, mas essa de Jesus talvez tenha algum vestígio ou sei lá do passado que dê para fazer um pouco a aparência dele.

Sobre o satanás se eu não me engano a bíblia meio que descreve ele, mas eu não tenho certeza.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Maneggio escreveu:
Nós Seres humanos inventamos o que não sabemos como é. Como não é descrito na bíblia as pessoas inventam como ele é, mas essa de Jesus talvez tenha algum vestígio ou sei lá do passado que dê para fazer um pouco a aparência dele.

Inventam mesmo... o imaginação fértil!

Maneggio escreveu:
Sobre o satanás se eu não me engano a bíblia meio que descreve ele, mas eu não tenho certeza.

Não descreve Satanás, descreve o anjo que ele era. O livro é de Ezequiel, capítulo 28. Fala da beleza, da sabedoria e a posição dele. Fala que ele era "Eras sem defeito nos seus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça nele".

Toda e qualquer alusão a ele é puramente das férteis imaginações humanas como exposto acima.


Izumi escreveu:
...Aliás, falando em curiosidades e bizarrices, achei uma matéria bem interessante que fala sobre uma suposta mini-estátua de Jeová (ou YHWH, Yaheweh, etc). O mostra como sendo uma divindade hemafrodita.
http://www.sofadasala.com/ocultismo/jahhova00hermagod.htm

É uma falta de respeito o que este pessoal faz, não é mesmo? O próprio Jeová diz na sua palavra que "Nenhum homem jamais viu a Deus; o deus unigênito, que está ao lado do Pai, é quem O revelou", mas as pessoas (por causa de uma certa influência  Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 1f636 ) tendem a fazer isso para o ofender.

E olha que ele nem é o assunto do tópico héin? Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 1f615

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
É o nosso velho costume errôneo, de associar aparência à caráter, personalidade e etc.. Naturalmente, seguindo essa lógica, para representar a entidade mais maléfica do mundo, Satanás seria um monstro deformado, que gera repulsa ao olhar.

E Jesus obrigatoriamente deve ter uma aparência agradável, que proporcione confiança. Como já citaram, na época de Jesus provavelmente era muito comum os homens deixarem a barba crescer, e da mesma forma o cabelo, assim possuído esta aparência comum, Jesus pareceria mais humilde, e próximo dos homens, à meu ver.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Não considero Cristo como um homem de cabelos lisos, olhos verdes/azuis, branco e muito menos de uma aparência genuinamente bela.

Pela região em que nasceu, o vejo mais como um homem de pele bronzeada/escura, e de fisionomia forte (não lê-se maromba).

Essa aparência que o deram teve muita influência européia. Aliás, se parar para buscar certas representações do mesmo, encontrará imagens, inclusive, dele asiático, com olho puxado e tudo. Sempre rola uma certa influência local, e a européia foi a que mais se ganhou pelo mundo.

Mas o verdadeiro fenótipo (até porque eu acredito na existência do Cristo histórico, não do Cristo Deus), pelo que tudo indica, é mais próximo daquele que eu falei lá.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Cristo era bem daquele jeito da sua Região: Narigudo, Peludo, Corcunda, Pardo e com Cabelos Levemente Cacheados.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Quando eu era cristão eu nunca via o Jesus histórico como um cara de olhos azuis, cabelos loiros, boa pinta para os padrões europeus, e etc...

Muitíssimo pelo contrário.

Se não me engano, é dito na Bíblia que ele não possuiria uma boa aparência, (isso não significa que ele era feio), mas o que deu a entender é que ele era NORMAL, assim como qualquer outro Judeu da época.
Creio eu que essa passagem seja de Isaías, onde relata um pouco sobre o Messias que iria vir. (Ou seja, é uma profecia do livro de Isaías).

O Jesus que vemos hoje em quadros por exemplo, é uma visão europeia de Jesus que foi feita nos primórdios do cristianismo. E isso é um fato.

Sobre Satanás, ele é um ''espírito'', assim como deus e os anjos são espíritos.
Para que você entenda eu irei resumir:

deus é um espírito que criou os anjos (outros espíritos), depois criou o tempo e o espaço (universo).
Nós seres humanos estamos nesse tempo e espaço, somos físicos.
deus (ser espiritual), se encarna e se torna um homem (Jesus), ou seja, esse ''espírito'' se fez físico.

Esse Jesus (deus), em forma física, não possuía boa aparência, como é dito em Isaías. Foi morto, ressuscitou, e voltou a ser espírito.

Satanás é dito como monstruoso porque ele é inimigo de deus, então as pessoas tendem a por ele como amedrontador; isso tudo se dá JUSTAMENTE porque não há outra forma dos humanos representarem algo ruim fisicamente, como algo assustador, é natural cara.

Mas satan é apenas um espírito perturbado que quis ser maior que deus, invejoso tenta destruir a tudo e a todos como método suicida homem-bomba.
:garcia:




Claro, se isso tudo for verdade; porque se não for, não passa de uma fábula.





descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? - Página 2 EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
SenjuIchizoku escreveu:
Cristo era bem daquele jeito da sua Região: Narigudo, Peludo, Corcunda, Pardo e com Cabelos Levemente Cacheados.

Concordo com você, penso assim também...




JL escreveu:
...Se não me engano, é dito na Bíblia que ele não possuiria uma boa aparência, (isso não significa que ele era feio), mas o que deu a entender é que ele era NORMAL, assim como qualquer outro Judeu da época.
Creio eu que essa passagem seja de Isaías, onde relata um pouco sobre o Messias que iria vir. (Ou seja, é uma profecia do livro de Isaías).

É que segundo o que aprendi na bíblia sagrada, esta passagem não fala necessariamente da "aparência" dele mas sim de como ele "era visto pelas pessoas por sofrer e ser pregado numa estaca". Tipo, em parte diz: "Assim como houve muitos que olharam para ele espantados — Pois a sua aparência estava mais desfigurada do que a de qualquer outro homem, e a sua imponente figura, mais do que a da humanidade". Não podemos usar este versículo do livro de Isaías para dizer que ele "não era bonito" mas é claro que assim como você bem disse, ele CERTAMENTE não tinha olhos azuis e cabelos longos... isto realmente é invenção.


JL escreveu:
...deus (ser espiritual), se encarna e se torna um homem (Jesus), ou seja, esse ''espírito'' se fez físico.
Esse Jesus (deus), em forma física, não possuía boa aparência, como é dito em Isaías. Foi morto, ressuscitou, e voltou a ser espírito.

Bom, eu acho que aqui você se confundiu um pouco não? Jesus (Cristo, Messias, o filho de Deus) é uma pessoa, Deus (O Criador, O Todo-Poderoso, Javé, Iavé, Jeová) é outra pessoa, correto? Quem se tornou homem (carne) foi o verbo, (ou a palavra, "o logos") e não o Pai... O pai foi quem enviou "a palavra" para a terra para morrer por nós e pagar a dívida (com quem? Com Deus...)


JL escreveu:
Claro, se isso tudo for verdade; porque se não for, não passa de uma fábula.

Agora entendi as palavras iniciais do seu post e o porque do seu comentário...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos