Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

+7
Tiger
02snake
Jacked
Sasukebestuchiha
SLAY
drfl
MatheusGeneration
11 participantes

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Quando pensam em Satanás, todo mundo pensa em um monstro vermelho, com tridente, rabo de três pontas, chifres e tals. Mesmo sabendo que a bíblia nunca relatou a aparência dele(apesar de sabermos que antes de ele se rebelar contra Jesus, ele era um anjo aparentemente bonito)
Quando pensam em Jesus, todo mundo pensa nisso:
Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? Imagens-de-jesus-desenho-719x800
Apesar de também na bíblia nunca ser relatada sua aparência, as pessoas o consideram como um homem com cabelos castanhos, olhos pretos/castanhos, barba e talz.


Mas por quê isso?


OBS: Não vou por a foto de Satanás aqui para não assustar o pessoal :deus:

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Oras, você mesmo já se deu a resposta: não é descrito na Bíblia. Se não é descrito, precisa de representação, e a representação precisa coincidir idealmente com o descrito. Basta ver que, nos filmes, ele tem essa mesma aparência, que, se falando por estereótipo, é algo que "combina" com a descrição de toda sua grandeza e bondade, porque nos passa isso, uma vez que julgamos instintivamente pela aparência. O mesmo vale para o ser que foi descrito por uma besta-fera, o maligno em si, enfim, tem de parecer "assustador", repulsivo, etc.

Já, historicamente, eu acredito que a aparência de Jesus, como foi descrita inicialmente, agradava para a época, e quanto ao diabo, provavelmente associado a monstros de outras mitologias, justamente para causar repulsa, afastamento, etc.

Hoje nós sabemos que é uma bobagem sem tamanho atribuir boa aparência a bom coração, caráter, etc, mas sabemos que nem sempre foi assim. Aliás, se ainda atualmente há quem relacione, imagine nas respectivas épocas.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Porque um cara cabeludo e barbudo é a representação da bondade suprema.

Kakuzu #1 escreveu:
OBS: Não vou por a foto de Satanás aqui para não assustar o pessoal :deus:


Não seja por isto, eu coloco:

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? Aqui%2Bde%2Bboa%2Bcom%2Bo%2Bsatanas



descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Não quero ser chato, mas eu acho esse tipo de tópico totalmente desnecessário.

Isso aqui era pra ser um fórum de animes, mangás e games ... então quem entra aqui não quer ver tópico ou coisa relacionada a satanás, bíblia e até mesmo política ... ta na hora de fazerem algo em relação a isso Staff, porque quem entra para conhecer o fórum e se depara com um tópico desse, vai pensar o que?

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jinouga escreveu:
Não quero ser chato, mas eu acho esse tipo de tópico totalmente desnecessário.

Isso aqui era pra ser um fórum de animes, mangás e games ... então quem entra aqui não quer ver tópico ou coisa relacionada a satanás, bíblia e até mesmo política ... ta na hora de fazerem algo em relação a isso Staff, porque quem entra para conhecer o fórum e se depara com um tópico desse, vai pensar o que?


Assuntos Gerais: ---> Local para discussões sobre assuntos variados.

Não gostou do tema de um tópico? Ignore-o. É muito simples.

Na próxima, será reduzido por flood.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jinouga escreveu:
Não quero ser chato, mas eu acho esse tipo de tópico totalmente desnecessário.

Isso aqui era pra ser um fórum de animes, mangás e games ... então quem entra aqui não quer ver tópico ou coisa relacionada a satanás, bíblia e até mesmo política ... ta na hora de fazerem algo em relação a isso Staff, porque quem entra para conhecer o fórum e se depara com um tópico desse, vai pensar o que?


Eu também não gosto desses assuntos de politica e religião, na minha opinião esse tipo de assunto não deveria aparecer na lista de ÚLTIMOS ASSUNTOS.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jinouga escreveu:
Não quero ser chato, mas eu acho esse tipo de tópico totalmente desnecessário.

Isso aqui era pra ser um fórum de animes, mangás e games ... então quem entra aqui não quer ver tópico ou coisa relacionada a satanás, bíblia e até mesmo política ... ta na hora de fazerem algo em relação a isso Staff, porque quem entra para conhecer o fórum e se depara com um tópico desse, vai pensar o que?


Apesar de aqui ser uma fórum de animes/mangás, essa área aqui é exclusiva para qualquer assunto, qualquer um.
Você está no fórum desde 2015, e não sabe disso até hoje?

Fora que seguindo a sua lógica, você não deveria ter postado aqui:
https://www.forumnsanimes.com/t60871-armamento-civil-contra-ou-a-favor#1173291
Visto que é um tópico direcionado também a política, e mesmo assim não tem nada haver com anime/mangá/games. :mica:


@Tópico
Kakau escreveu:
Oras, você mesmo já se deu a resposta: não é descrito na Bíblia. Se não é descrito, precisa de representação, e a representação precisa coincidir idealmente com o descrito. Basta ver que, nos filmes, ele tem essa mesma aparência, que, se falando por estereótipo, é algo que "combina" com a descrição de toda sua grandeza e bondade, porque nos passa isso, uma vez que julgamos instintivamente pela aparência. O mesmo vale para o ser que foi descrito por uma besta-fera, o maligno em si, enfim, tem de parecer "assustador", repulsivo, etc.

Já, historicamente, eu acredito que a aparência de Jesus, como foi descrita inicialmente, agradava para a época, e quanto ao diabo, provavelmente associado a monstros de outras mitologias, justamente para causar repulsa, afastamento, etc.

Hoje nós sabemos que é uma bobagem sem tamanho atribuir boa aparência a bom coração, caráter, etc, mas sabemos que nem sempre foi assim. Aliás, se ainda atualmente há quem relacione, imagine nas respectivas épocas.


Sim, porém um homem bondoso não precisa ser necessariamente um branco de barba. Podia ser um negro, podia ser loiro ou de qualquer cor. Sobre o diabo concordo com você, visto que é algo que assusta/repulsa as pessoas.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Sobre o Satanás, bem, no monoteísmo ele quase sempre é o mal em sua mais "pura" essência. Por isso é normal os chifres, garras, os dentes afiados, um rabinho etc.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Pessoal, quem posta em animes o faz independentemente da existência de tópicos em assuntos gerais, e vice-versa. Quando eu entrei no Fórum tinha como intuito a discussão sobre Naruto, e a área de Assuntos Gerais já existia (desde 2012), quando eu via os tópicos daqui, o que eu fazia? Nada, nem clicava, porque não me era interessante, assim como o RPGs, séries, jogos (tinha um grupo exclusivo para Games), Designer, Desenho, Fan Fic, etc. Off tópic traz movimento desde a criação dela, que nem mesmo eu sei quando se deu, e tenho contato com o Fórum faz 5 anos. Nós temos a área Central dos Membros, quando forem sugerir alguma mudança, o façam lá, por favor. Não há necessidade de pararem uma discussão para dizerem tal.

@Tópico
Kakuzu #1 escreveu:
Sim, porém um homem bondoso não precisa ser necessariamente um branco de barba. Podia ser um negro, podia ser loiro ou de qualquer cor. Sobre o diabo concordo com você, visto que é algo que assusta/repulsa as pessoas.

De fato, mas se eu quero passar uma certa imagem, irei investir ao máximo no esterótipo que me ajude, ainda mais em épocas antigas, onde a aparência era ainda mais determinante do que atualmente, na mente das pessoas. Basta ver que os deuses da mitologia são tratados sempre com boa imagem, assim como todo ser que foi feito para impactar. É uma bobagem completa, mais uma vez, entretanto é o que faz sentido para muita gente.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Acho que é uma forma de texto

Por exemplo

Mostra as duas fotos para uma pessoa que chegou na Terra e não entende nada de religião e derivados, coloca uma foto de um homem branco,barbudo,com roupas longas e que aparenta ser extremamente sábio

Agora mostra uma foto de um ser vermelho,chifrudo, asas de morcego e que aparenta ser bem diabólico ( :vo: )

Obviamente que essa pessoa vai se sentir muito mais confortável com a primeira foto

Não entendo muito do assunto,logo,posso estar fazendo os """pensadores""" do fórum se matarem com a resposta que coloquei

Só uma visão mesmo :kakau:

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
A aparência de Cristo foi estereotipada por pintores, que tentaram lhe atribuir uma aparência esbelta (loiro, olhos azuis e pele clara), que na realidade, passa longe de ser igual a dos palestinos naquela época, indiferente disso, é impossível alegar como era exatamente a aparência de Cristo, porquê nem a bíblia fornece esse tipo de informação.

Já Satanás, foi esteriotipado dessa forma na Idade Média pela Igreja Católica, que lhe atribuiu essa aparência horrenda utilizando-se das características de figuras mitológicas e divindades de outras culturas, no intuito de impactar as pessoas da época a fim de fazê-las se converterem ao Cristianismo e aderirem ao Catolicismo.

Assim como Cristo, Satanás não tem nada a ver com a aparência que lhe foi atribuída popularmente, visto que ele era, originalmente, um Querubim, e continua sendo um anjo, mesmo depois de ter sido expulso dos céus.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
O @Jacked resumiu sucintamente a coisa toda.

Sem contar que o conceito do chifre é extremamente deturpado, até porque no paganismo, esta parte externa do corpo é ligada a sabedoria, virilidade e abundância.

Não há similidade nenhuma entre o Deus Cornudo e Samael, até porque este último mantém a sua forma angelical e bela de sempre, mesmo depois da Queda.

Resumindo, fora criado um esteriótipo ignorante que sobrevive até hoje.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
O cara lá de cima já fechou o tópico.

Nas mídias de hoje em dia, o Tinhoso é geralmente retratado como um cara boa pinta, loiro, olhos azuis, asas e roupas brancas.

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? 403200dz

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? Screen-Shot-2016-02-25-at-11.26.41-AM

Mas na real, a aparência dos anjos é algo tão zoado que mais parece uma quimera da mitologia grega. :lol:

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Jacked escreveu:
A aparência de Cristo foi estereotipada por pintores, que tentaram lhe atribuir uma aparência esbelta (loiro, olhos azuis e pele clara), que na realidade, passa longe de ser igual a dos palestinos naquela época, indiferente disso, é impossível alegar como era exatamente a aparência de Cristo, porquê nem a bíblia fornece esse tipo de informação.

Já Satanás, foi esteriotipado dessa forma na Idade Média pela Igreja Católica, que lhe atribuiu essa aparência horrenda utilizando-se das características de figuras mitológicas e divindades de outras culturas, no intuito de impactar as pessoas da época a fim de fazê-las se converterem ao Cristianismo e aderirem ao Catolicismo.

Assim como Cristo, Satanás não tem nada a ver com a aparência que lhe foi atribuída popularmente, visto que ele era, originalmente, um Querubim, e continua sendo um anjo, mesmo depois de ter sido expulso dos céus.


Boa... é praticamente isto mesmo que aprendi sobre o assunto.

INFORMAÇÃO: Existe em Madri, Espanha, uma estátua bizarra que foge do padrão. Muitos passam, olham e não vêem nada de estranho nem no monumento, nem no título: “El Ángel Caído” (O Anjo Decaído). O observador curioso, porém, chega mais perto e fica chocado ao descobrir que a escultura retrata o próprio Satanás, o Diabo!

Ao visitar a Espanha, um país de tradição católica, o turista sabe que vai ver muitas estátuas de anjos e de “santos” mas nem sonha em ver uma dedicada ao chefe dos demônios. O artista foi o escultor espanhol Ricardo Bellver, do século 19, e pelo que tudo indica, quis fugir do convencional. Conhecia bem a epopéia Paradise Lost (Paraíso Perdido), onde John Milton descreve como o orgulhoso e rebelde Satanás foi expulso do céu. Inspirado nessa obra, Bellver resolveu esculpir uma representação da queda dramática desse personagem. A obra foi concluída em 1874.

Agora o detalhe que tem a ver com o tópico:

Ao esculpir o Diabo, Bellver fugiu do conceito tradicional. Não o retratou como um animal, com chifres. Muito pelo contrário. Concebeu o governante dos demônios como um anjo belo, mas corrupto, indesejado no céu. (Apocalipse 12:9) Essa descrição se aproxima muito mais do relato bíblico.

E como reagiram os madrilenos ao verem um monumento erigido ao Diabo? Uma historiadora de arte escreveu que alguns ficaram chocados. O governo espanhol, por outro lado, patrocinou a estátua. Ela foi exibida e ganhou dois prêmios na categoria de mérito artístico: um em Madri e outro na Exposição Internacional de Paris, em 1878. A arte falou mais alto que a tradição. Em 1879 a impressionante estátua de bronze assumiu o seu lugar no Parque Retiro.

A sociedade moderna não vê nada de mais em um monumento erigido a Satanás. "A cidade de Madri tem de se orgulhar de ser a única cidade no mundo que dedicou um monumento ao Diabo", sustentou María Isabel Gea, na obra Curiosidades y Anécdotas de Madrid.

Seja como for, entre milhares de pessoas que vão ao Parque Retiro aos domingos, são poucas as que viram a cabeça para olhar a estátua.

descriptionPor quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? EmptyRe: Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados?

more_horiz
Rei do Gado One Million escreveu:
Mas na real, a aparência dos anjos é algo tão zoado que mais parece uma quimera da mitologia grega. :lol:


A HQ do Robert Crumb (Genesis) retrata bem isso que tu falou, Big.

Por quê Satanás e Jesus são tão estereotipados? 2yoptaa
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos