Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz

Desde que as kekkei genkais de Mei Terumī e de Rōshi foram introduzidas no mangá, tem havido confusões nas traduções da América Latina, que consideraram as duas como se fossem a mesma e erroneamente adaptaram ambas como "Estilo Lava". Este Descomplicando tem como objetivo explicar o porque dessa confusão ter ocorrido e porque Mei e Rōshi não possuem a mesma kekkei genkai.

Japonês: A Raiz do Problema

Para que possamos abordar esse tema, primeiramente é necessário destrinchar a raiz do problema, que é a forma como essas kekkei genkais são referidas em sua língua materna. Se conferirmos como elas são escritas no mangá em japonês, é nítido que são escritos com kanjis diferentes, conforme pode ser visto na imagem a baixo.

Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução A_dife10
A diferença entre os kanjis.

Enquanto a kekkei genkai de Mei é escrita como "溶遁" (Yōton), a de Rōshi é escrita como "熔遁" (Yōton). O grande problema é que seus prefixos acompanham os kanjis "溶" e "熔", que possuem a mesma pronúncia, "Yō", e ambos podem ser traduzidos como "derreter", "fundir", "dissolver".

Sem entender o motivo de dois kanjis com traduções aparentemente idênticas estarem sendo utilizados, os tradutores norte-americanos optaram por considerar ambas as kekkei genkais como a mesma e as padronizaram com a mesma tradução, "Estilo Lava", baseando-se no fato de que Rōshi utilizava sua kekkei genkai para manipular lava. O mesmo erro se repetiu aqui no Brasil, já que tradutores nacionais se baseiam nas traduções inglesas.

A decisão de considerar os kanjis "溶" e "熔" como sinônimos foi um grande erro, visto que na língua chinesa, que é de onde eles se originaram, há diferenças claras entre eles. Embora tenham as mesmas traduções, seu significado e forma de uso é totalmente diferente um do outro.

Kanji "熔" — é usado para se referir ao derretimento de sólidos quando fundidos com o calor.
Exemplo: Metal sendo derretido em uma fornalha.
Kanji "溶" — é usado para se referir ao derretimento de sólidos quando dissolvidos em uma solução.
Exemplo: Cubo de açúcar derretendo ao se misturar com a água.

Erros e Correções

O desconhecimento dessas diferenças não só resultou em erros de tradução na América Latina, como também provocou erros de animação no anime e nos jogos, visto que os próprios japoneses têm dificuldades em diferenciar esses kanjis. Por conta dessa confusão, a kekkei genkai de Mei acabou sendo representada como lava no anime, perpetuando ainda mais essa interpretação equivocada.

Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Erro_d10
Erro na representação da kekkei genkai de Mei.

Felizmente alguns erros foram reparados posteriormente, graças ao lançamento do volume 59 do mangá. Na ilustração da capa, desenhada por Kishimoto, foi possível ver a real aparência da substancia produzida pela kekkei genkai de Mei, que na verdade é um fluido de cor amarelada/alaranjada, ao invés de lava. Nas vezes posteriores em que Mei apareceu no anime, a substância voltou a aparecer já com sua aparência corrigida. Em Naruto: Edição Colorida, o famoso "mangá colorido", a cor foi representada corretamente desde o ínicio.

Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Capa_d10
A substância vista na capa do volume 59.


Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Apari310
A substância com sua cor corrigida no anime.


Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Apari311
A substância com a cor correta em Naruto: Edição Colorida.

O lançamento do Quarto Databook foi um divisor de águas para esse assunto, visto que nele é confirmado que o "溶遁" (Yōton) de Mei é uma kekkei genkai exclusiva dela, deixando claro que não é a mesma coisa que o "熔遁" (Yōton) usado por Rōshi, Dodai e Kurotsuchi. Nele também fica claro que Mei não produz lava, mas sim um "líquido fortemente ácido" (強酸性の液体, kyōsansei no ekitai). Estarei deixando a tradução abaixo.

Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Databo12

Japonês: 五代目水影にのみ可能な血継限界 "溶遁" — 体内のチャクラを強酸性の液体に変換し、あらゆるものを溶かす危険な術だ。
Português: "A kekkei genkai "溶遁" (Yōton) só pode ser utilizada pela Quinta Mizukage — É uma técnica perigosa que transforma o chakra em seu corpo em um líquido fortemente ácido que dissolve tudo."
NOTA: A kekkei genkai de Boro é a mesma de Mei, porém ele ainda não havia estreado na época do lançamento do databook.

Correções na Wiki Naruto

Cientes dessas informações, nós da Wiki Naruto decidimos por respeitar as distinções feitas no Quarto Databook e atualizar nosso conteúdo de acordo, separando as kekkei genkais "溶遁" e "熔遁" em artigos diferentes. Por possuírem traduções similares, foi necessário revisar seus nomes e, para isso, nós levamos em conta a forma como essas kekkei genkais são usadas dentro da obra, assim chegamos a nomes auto descritivos: Estilo Fusão e Estilo Dissolução.

Estilo Dissolução (溶遁, Yōton)
Kekkei Genkai de Mei (e posteriormente Boro). Ela é baseada na produção de uma substância ácida extremamente corrosiva. Se um sólido for exposto a essa substância, ele irá se dissolver nela. Notem que o funcionamento do Estilo Dissolução está totalmente de acordo com a forma como seu kanji é explicado na língua chinesa.

Estilo Fusão (熔遁, Yōton)
Kekkei genkai de Rōshi, Dodai e Kurotsuchi. Ela é baseada na elevação de temperatura de um sólido, permitindo a produção de substâncias derretidas (rocha, borracha) ou derivadas da combustão (cal, cinzas). Notem que o funcionamento do Estilo Fusão está totalmente de acordo com a forma como seu kanji é explicado na língua chinesa.

E o Estilo Lava, como fica?

Aqui no ocidente a tradução "Estilo Lava" tornou-se extremamente popular, porém ela é errada. Os kanjis "溶" e "熔" não podem ser traduzidos como "lava", pelo menos não quando estão sozinhos. Eles só são traduzidos como "lava" quando acompanhados pelo kanji da "rocha" (岩), sendo assim "lava" deve ser escrita como "溶岩" ou "熔岩" (Yōgan). Claramente esse não é o caso do Estilo Fusão e do Estilo Dissolução.

Também é importante notar que Dodai e Kurotsuchi possuem a mesma kekkei genkai de Rōshi, mas eles não manipulam lava, portanto não faz sentido utilizar a tradução "Estilo Lava" para eles, "Estilo Fusão" é mais coerente para os três casos, por isso nós da Wiki Naruto resolvemos adotar a tradução "Estilo Fusão" para nossos artigos.

Autor: Lukas Pessoa Dantas

Fonte:
https://naruto.fandom.com/pt-br/wiki/Blog_de_usu%C3%A1rio:Lukas_Pessoa_Dantas/Descomplicando_-_Estilo_Fus%C3%A3o_e_Estilo_Dissolu%C3%A7%C3%A3o


Entende-se, portanto, que o Yōton da Mei é composto da mesma combinação de elementos do Yōton do Roshi, Kurotsuchi e o Dodai, porém, não necessariamente se trata da mesma Kekkei Genkai.

FODA-SE, achei útil.

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
@Igorluiz589626

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
Na verdade, não houve erro na representação não.

O yoton da mei se comporta de forma diferente nas duas ocasiões em que foi exibido.

•Na primeira aparição ele não é ácido, a mei acerta o susano costela do sasuke em cheio e não derrete ele:

Spoiler :


Entretanto, note como ele "come" a cadeira de madeira:
Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Snapsh48

Isso indica que o youton utilizado contra o sasuke é quente e não ácido.

O youton da mei também se solidificou rapidamente nesse luta, fechando a parede que foi destruida pelo raikage.

•Na segunda luta, o comportamento é bem diferente.

A mei era capaz de derreter o susano do madara, porém note que os troncos de madeira não eram afetados pelo youton da mizukage.
Spoiler :


Esse youton, usado contra o madara, não se solidifica rapidamente:
Spoiler :



Eles apresentam propriedades distintas, acho que o estúdio Pierrot acertou 100% quando fez o youton da luta contra o sasuke como magma e o youton da luta contra o madara como ácido.






Ah, uma coisa, a imagem da capa do volume que vc mandou está com uma coloração diferente, aqui a coloração original.
Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Images?q=tbn:ANd9GcRQ0mOLgLAcal8dJat7fvfHLIjqT85cyj1l4A&usqp=CAU
Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução Images?q=tbn:ANd9GcRtNrXOjYwBqBhNoNneOyVXqL1zDtEwXaO6nA&usqp=CAU

O youton é alaranjado e não amarelado.

Última edição por Mr. Causality em Dom 01 Jan 2023, 11:41, editado 1 vez(es)

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
Existem vários estilos youton, o estilo fusão, obviamente envolve fusão. Esse youton da Mei é especial como da Kurotsuchi, Dodai e outros.

O youton principal, raiz, é o de Yombi.

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
Yōton (熔遁) da Kurotsuchi e Dodai é a mesma Kekkei Genkai do Rōshi/Yonbi, mas produzem substâncias vulcânicas diferentes resultantes do mesmo processo de elevação de temperatura, seja pela fusão ou desgaste a partir dela. O Yōton (溶遁) da Mei é o único que pode ser considerado uma Kekkei Genkai diferente, já que é uma lama vulcânica que dissolve/destrói como ácido a matéria. Não derrete, DISSOLVE

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
L⍱scivi⍱ escreveu:
Yōton (熔遁) da Kurotsuchi e Dodai é a mesma Kekkei Genkai do Rōshi/Yonbi, mas produzem substâncias vulcânicas diferentes resultantes do mesmo processo de elevação de temperatura, seja pela fusão ou desgaste a partir dela. O Yōton (溶遁) da Mei é o único que pode ser considerado uma Kekkei Genkai diferente, já que é uma lama vulcânica que dissolve/destrói como ácido a matéria. Não derrete, DISSOLVE


Eu já expliquei a você diversas vezes que não é assim, o youton da mei também possui uma alta temperatura, mas parece que vc não gosta de interpretar aquilo que está no Mangá e sim fazer deduções incompletas e com pouca base sólida.

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
L⍱scivi⍱ escreveu:
Yōton (熔遁) da Kurotsuchi e Dodai é a mesma Kekkei Genkai do Rōshi/Yonbi, mas produzem substâncias vulcânicas diferentes resultantes do mesmo processo de elevação de temperatura, seja pela fusão ou desgaste a partir dela. O Yōton (溶遁) da Mei é o único que pode ser considerado uma Kekkei Genkai diferente, já que é uma lama vulcânica que dissolve/destrói como ácido a matéria. Não derrete, DISSOLVE


Mas o youton do Yombi faz a mesmíssima coisa... :bob:

descriptionDescomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução EmptyRe: Descomplicando - Estilo Fusão e Estilo Dissolução

more_horiz
Deusa Hinata escreveu:
L⍱scivi⍱ escreveu:
Yōton (熔遁) da Kurotsuchi e Dodai é a mesma Kekkei Genkai do Rōshi/Yonbi, mas produzem substâncias vulcânicas diferentes resultantes do mesmo processo de elevação de temperatura, seja pela fusão ou desgaste a partir dela. O Yōton (溶遁) da Mei é o único que pode ser considerado uma Kekkei Genkai diferente, já que é uma lama vulcânica que dissolve/destrói como ácido a matéria. Não derrete, DISSOLVE


Mas o youton do Yombi faz a mesmíssima coisa... :bob:


:que:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos