Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionArco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. EmptyArco Goku black - Análise/Crítica - Anime.

more_horiz
Não custa lembrar que essa crítica contém spoilers sobre o anime de Dragon Ball Super.

SINOPSE:

Após a derrota dos Andróides, uma nova ameaça cai sobre o futuro: Um novo inimigo leva a humanidade à beira da extinção. Filho de Vegeta, Trunks do Futuro, um dos sobreviventes, tenta resistir, mas nem o grande poder do Super Saiyajin consegue derrotar este homem chamado de “Black”. Trunks volta no tempo para chamar os Sayajins do Passado, e após longos meses fazendo os preparativos para uma viagem com a máquina do tempo, o novo inimigo fica no caminho do viajante.

VILÃO:

Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. Ddcc32370aa8dddb8bac2c30c3419a6563d7e780_hq

Temos como principal vilão Zamasu, um Kaioh do 10° Universo, aprendiz do Kaioshin Gowasu. Zamasu era um aprendiz de bom coração, porém foi tomado por um senso de justiça ridículo e clichê, onde ele acreditava que os seres humanos são podres e deviam ser exterminados. Então ele mata seu mestre, se torna Kaioshin e rouba seu Anel do Tempo. A sequência de coisas realizadas pelo vilão após o assassinato são bem inteligentes, tirando o fato de que ele poderia apenas ter desejado o fim da humanidade com as Super Dragon Balls. Fora isso, temos dois vilões em um: um imortal e um sósia de Goku.

NOTA: 6/10.


CONCEITO DE VIAGEM NO TEMPO:

Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 1c26c92d7e3f0893f38c0764313e27a4fe5ae612_hq


O assunto mais abordado no arco foi a viagem temporal. O que era pra ser usado como forma de tirar as dúvidas que surgiram no arco do Cell, apenas acumulou mais dúvidas: já que foram realizadas dezenas de viagens temporais nos dois arcos, então quantas linhas do tempo temos? E ainda partindo dessas viagens, em que ocasião foram criados os anéis do tempo? Toda esse novo conceito acabou deixando o arco interessante, porém muito confuso. E ainda tivemos uma imensa banalização desse conceito durante os episódios, visto que tantas foram as viagens realizadas por Goku, Trunks e Vegeta onde não foram aplicadas as teorias científicas.

NOTA: 3,5/10



PROTAGONISTAS:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. Ecfe71f85be83a1fb4a86439200d83df9a011dc3_hq


Temos como principal protagonista do arco Trunks, o que foi uma surpresa. Mesmo com ele no comando, Goku e Vegeta não perdem nem um pouco de seu protagonismo, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. A trama gira ao redor do sofrimento e determinação do filho de Vegeta, que deseja a todo custo salvar seu futuro. As cenas que se passam à frente, onde vemos a resistência dos sobreviventes e as ações de Trunks, contribuem para uma história tocante, que não se compara ao arco Cell. O ritmo acelerado não colabora para a emoção do telespectador.

NOTA: 7/10


REFERÊNCIAS ANTIGAS:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 513dc4abc8f901e930e77aa860f439155264000e_hq


Não é novidade pra ninguém que Dragon Ball Super é lotado de referências às outras obras da série, como Dragon Ball Clássico e Dragon Ball Z. No arco Goku Black não é diferente, e temos diversas referências à Cell, fusões, Andróides, Yajirobe, etc. Das que irei destacar aqui, temos um diálogo entre Trunks e N° 18, as fusões de Zamasu com Black e Goku com Vegeta, e o Mafuba. A conversa entre o Sayajin e a Andróide faz todo sentido e é uma ótima cena, pois mostra o ressentimento que Trunks possui em relação aos Andróides e o quanto tudo mudou desde o arco Cell. As fusões foram o auge do arco. Vegetto foi uma ótima referência, e me trouxe uma certa nostalgia do arco Majin Boo. E, enfim, temos o Mafuba, que na minha opinião foi a coisa mais mal aproveitada de todo o arco. Tinha tudo para ser uma referência ESPETACULAR, mas foi rebaixada a um alívio cômico horrível e clichê, onde Goku simplesmente esqueceu o selo (que era a parte fundamental do ritual) na casa de Mestre Kame. Como se já não estivessem infantilizando Goku, eles repetem a piada feita episódios antes, onde o Sayajin esquece as sementes dos deuses no passado.

NOTA: 6,5/10



LUTA FINAL:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. Cafa6c4fd9b97e2147acba04f4ddd5679a264a2f_hq



Temos enfim a tão esperada luta entre Vegetto e Zamasu, que foi uma luta ótima. Tivemos um acontecimento de total sentido que me surpreendeu em diversos sentidos, que foi o fato de que ao se fundir com Black, o Kaioh não era mais imortal. Ao mesmo tempo que fiquei surpreso com a sacada, fiquei decepcionado com o vilão, que até então era muito inteligente e calculista. Vimos ótimas cenas de ação. E, por fim, o golpe final foi o que impediu a luta de ser a melhor do anime. Tivemos Trunks fazendo uma mini "Genki-Dama" com sua espada e cortando Zamasu no meio. Mesmo com todo aquele discurso de superação, acho que nem preciso comentar o quão forçada foi essa cena. E mesmo depois disso temos o Kaioh agindo ainda. Ou seja, não foi Trunks quem venceu o vilão, mas sim Zeno. Esse tipo de situação tira o mérito da vitória, assim como aconteceu no arco Freeza Dourado. Assim, o guerreiro do futuro não salvou seu mundo, e Zamasu saiu vitorioso.

NOTA: 6/10



ANIMAÇÃO:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 873b39c3a61e2fecb29708831c8b9cfb90085066_hq


Provavelmente o ponto mais alto do arco Goku Black.  As transformações, as rajadas de poderes e as cenas de luta estavam ótimas, mas ainda temos o problema crucial da censura do sangue. Momentos como Black esfaqueando Vegeta com sua espada de Ki deixaram de fazer sentido quando o Sayajin simplesmente coloca a mão no machucado, cai no chão e depois se levanta apenas um pouco mais sujo do que antes. Porém este não é um problema apenas desse novo arco, e sim de todo o anime, por isso não acho certo tirar muitos pontos por essa falha.

NOTA: 8,5/10





RITMO:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. D80567074f42414b82d4350bb62a536824b4032b_hq


Gostaria de abrir um ponto a mais, que na minha opinião foi um dos principais motivos que levaram à desconstrução do arco: o ritmo acelerado que os episódios receberam. Talvez se tivessem dedicado um pouco mais de episódios para uma reflexão maior sobre os motivos de Zamasu, mais explicações sobre as viagens no tempo, e mesmo para a luta final. Eu acho que os episódios foram de certa forma muito "corridos", e o arco poderia ter sido melhor se tivéssemos mais tempo com um ritmo melhor de entendimento e mesmo em relação à total emoção que a história do futuro de Trunks poderia trazer.

NOTA: 5,5/10



ENREDO:


Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. E9e7ba75c0132c8a95d4ab7da4fd3b1983816fb0_hq


E, claro, o enredo do arco, que tinha tudo, TUDO para ser uma das melhores (se não a melhor) sagas de Dragon Ball. A história de Trunks com Bulma no futuro lembra o arco Cell de uma forma um tanto nostálgica, mas que infelizmente não foi tão tocante quanto o proposto. Mesmo assim, tivemos várias aberturas e perguntas que podem render bons episódios no futuro, como a relação de Trunks e Mai. Assim como falado anteriormente, um dos problemas foi o ritmo acelerado do arco, que impede uma reflexão maior.

NOTA: 7,5/10





VEGETTO:

Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 068336bf06bbf35955bc640060dbbf9649342a8e_hq


O tão esperado retorno da fusão Potara entre Goku e Vegeta foi um dos pontos altos do arco. E mesmo com todo aquele poder do Super Sayajin Blue somado com a união das forças dos dois Sayajins, Vegetto não foi páreo para a fusão de Zamasu e Black, e é aí que entra um dos maiores erros do arco em relação ao vilão. Assim como no arco Boo, Akira Toriyama criou um vilão extremamente poderoso, e consequentemente muito difícil de se derrotar. E nesse novo arco, O Kaioh foi derrotado por Zeno, o ser mais poderoso de todos. Então, ao meu ver, Vegetto foi o ponto mais mal aproveitado do arco, juntamente com o Mafuba. Porém, mesmo mal aproveitado, tivemos curtas cenas nostálgicas da fusão, que parecem ter valido a pena.

NOTA: 7/10



CONCLUSÃO:

Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 555aa9f0b0f742dbc552f115e19a30b6df6de953_hq


Referências mal aproveitadas, conceito de viagem do tempo banalizado e confuso, vilão razoavelmente bom, uma boa luta com um final apelantemente dominado pelo protagonismo, personagens secundários se tornando terciários, pequenos pontos importantes não-fiéis ao mangá.

Nota: (Regular)

descriptionArco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. EmptyRe: Arco Goku black - Análise/Crítica - Anime.

more_horiz
Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 55724315490c977e4e3623fafa727a1c
mas ficou bom.

descriptionArco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. EmptyRe: Arco Goku black - Análise/Crítica - Anime.

more_horiz
Vilão: discordo sobre o desejo de matar todos os mortais,provavelmente os deuses dariam falta dos humanos e usariam as esferas de novo para traze-los de volta rápido

Viajem no tempo:concordo isso buga a mente de geral.

protagonistas: concordo

referências:concordo

luta final:concordo

animação:concordo,acho que deveriam fazer uma versão sem censura de DBS

ritmo:concordo,na minha opinião esse arco teria que ter mais 16 eps

enredo:concordo

Vegetto:concordo,sem contar aquele nerf ridículo de 1hora nos potara

Conclusão:também acho regular em relação as outras sagas de DB mas seria uma boa saga se transferia para outros animes.




Já leu O Refugiado ?



Arco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. 4gwkoc

descriptionArco Goku black -  Análise/Crítica - Anime. EmptyRe: Arco Goku black - Análise/Crítica - Anime.

more_horiz
Na minha opinião a melhor saga de Dbs pois tem o retorno do vegetto, retorno do mirai trunks, Vegeta derrotando um vilão(tava demorando ja) e pelo final que eu gostei também (aquela parte que o mirai trunks concentra a genki dama na espada e vai cortar o gattai zamasu, não foi o final mas tava perto).
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos