Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, você será avaliado e pode receber acesso ao nosso fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, você será avaliado e pode receber acesso ao nosso fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Conectar-se

Os anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica

descriptionOs anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica EmptyOs anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Estou cada vez mais convencido disso.

Anime-filmes/OVAs feitos na década de 1990 têm uma qualidade de animação e traçado que, ao meu ver, é de longe melhor que muitas das de hoje em dia. Concordam ou discordam?

Vejam, por exemplo, essas belas e super-detalhadas cenas do famosíssimo clássico  do gênero cyberpunk 'Ghost in the Shell', de 1995:

Mais um trecho de Ghost in the Shell, dessa vez a abertura do filme:

===================================================================================================================

Mais um exemplo é o - menos conhecido, porém excelentíssimo - filme 'Mobile Police Patlabor 2', de 1993.

As artes gráficas dessa franquia são tão boas quanto, ou até melhores que Ghost in the Shell. Vejam só essas cenas:

Zepelim inundando Tóquio com falso gás tóxico.

Cena de abertura, com utópicos e futuristas robôs de guerra da ONU.

Golpe de Estado (Coup d'Etat) em Tóquio:

O que acham? Também pensam que os anos 90 foram o auge da qualidade de animação 2D japonesa?
Até o início dos anos 2000 ainda tinham essa ótima qualidade, mas com o passar do tempo parece que só foram decaindo. Por que será?

Enfim, comentem, digam oque acham, se concordam ou discordam.
Se souberem de outros anime-filmes/OVAs dos anos 90 com ótimos gráficos, divulguem aqui. Se discordarem e conhecerem anime-filmes/OVAs recentes que sejam tão bem feitos quanto (ou mais), por favor divulguem também.

descriptionOs anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica EmptyRe: Os anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica

more_horiz
Só uma pergunta: estamos falando de traço, animação ou tanto faz? Porque pode não parecer, mas existe uma diferença entre ambos.

descriptionOs anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica EmptyRe: Os anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica

more_horiz
Big Boss escreveu:
Só uma pergunta: estamos falando de traço, animação ou tanto faz? Porque pode não parecer, mas existe uma diferença entre ambos.

Acho que os dois... Todavia, qual é a diferença?

more_horiz
O traço fala sobre o character design do personagem, enquanto a animação trata da fluidez, movimentação e as expressões de um personagem e/ou ambiente. Nem todo anime com um traço simples significa que a animação seja ruim. Na verdade, é mais fácil encontrar animes com traços bonitos, mas com uma animação mediana pra baixo do que o inverso.

Um exemplo recente de traço simples, mas com uma animação bem fluida seria o novo filme de Dragon Ball. Apesar do traço ser mais simples do que o traço da saga anterior, você consegue notar (principalmente nas cenas de batalha) que a animação é muito bem fluida, expressiva e com belas cores nas técnicas e transformações.

Um artigo que detalha mais sobre o que eu quero dizer -> https://www.intoxianime.com/2014/04/guia-animacao-boa-x-animacao-ruim-como/

more_horiz
Em relação a traço e animação eu diria que não. Porém, em questão de criatividade nas histórias, provavelmente.

#ns100

more_horiz
Minha preferência é pelo início dos anos 2000.
Conseguia reunir fluidez e traços excelentes de uma forma mágica.
Em muitos animes hoje não se tem nem uma nem outra coisa.

more_horiz
Cara tudo evolui, OPM possui traços e fluidez muito melhores que qualquer coisa dos anos 90

more_horiz
Pior que OPM tem uma animação muito bem fluida mesmo.

Mas eu ainda prefiro o estilo dos anos 90.

more_horiz
Não.

Acontece que as animações mais antigas com conteúdo Gore eram mais detalhadas(Ghost In The Shell, Devilman, etc) pra dar ao expectador a sensação realista.

Agora, se tratando de plasticidade(fluidez), as antigas são melhores por causa do estilo de animação, um pano/capa se movimentando nos animes antigos era muito fluido e natural por exemplo.

more_horiz
Essa animação de OPM é do caralho. Movimentos bem nítidos, apesar de não gostar do traço do Saitama.

more_horiz
Faz tempo que eu também bato nessa mesma tecla! É muito visível a diferença e a "pegada" dos animes de antigamente. Esses dias fiquei de queixo-caído com os cenários de Devilman (1987), não que os de antigamente sejam melhores, mas de fato eram mais detalhados e isso me chamava muito a atenção. A fluidez de hoje pode até ser melhor, mas eu acho genérico demais.

________________________________________________                                

Os anos 90 foram a 'Era de Ouro' da animação 2D nipônica AktBn4N

more_horiz
Isso depende mais do gosto de cada um.

more_horiz
@Apollo escreveu:
Não.

Acontece que as animações mais antigas com conteúdo Gore eram mais detalhadas(Ghost In The Shell, Devilman, etc) pra dar ao expectador a sensação realista.

Agora, se tratando de plasticidade(fluidez), as antigas são melhores por causa do estilo de animação, um pano/capa se movimentando nos animes antigos era muito fluido e natural por exemplo.

Por que achas que Ghost in the Shell tem conteúdo Gore?!

more_horiz
Eu pessoalmente não gosto muito dos clássicos. Se foi ou não a era de ouro depende da quantidade de pessoas que foram conquistadas pelos animes e mangás na época ou quão valorizados eles eram. Esse é o tipo de coisa que define as eras de ouro, já que se for por opinião pessoal o novo geralmente é melhor que o velho.

more_horiz
Se quer um anime dos anos 90 com conteúdo bem 'gore' mesmo, o mais indicado é 'Genocyber': https://www.youtube.com/user/animefaeu/videos

Ghost in the Shell não passa nem perto, nesse quesito; o máximo que mostram são fios elétricos e engrenagens mecânicas se rompendo, nas cenas em que corpos ciborgues são destruídos.

Enfim, outro anime dos anos 90 que também achei bem feito (embora menos que os outros anteriormente citados) é Spriggan de 1998.

Vejam só o começo dessa edição (e detalhe, é legendado PT-BR):

Permissão deste fórum: