Yagi Toshiaki escreveu: Ué o país é deles, eles deveriam lutar pela própria nação, mas não existe essa cultura por lá, deixar que Russos, Chineses e uma meia dúzia de engravatados dominarem seu país e fazer o que fazem... Well, até imagino Venezuelanos numa guerra, geral desertando kkkkkkkkkkk
Spoiler :
O Maduro e sua trupe tomaram todas as armas do povo, e hoje quem tem as armas são facções "sociais" comandadas pelo próprio Maduro. Nem que toda a população fique contra ele, os caras vão massacrar um por um para garantir que o mesmo fique no poder, infelizmente. E se tentarem, ele vai fazer cada vez coisas piores com os opositores dele, também, e deixar mais ainda o povo morrendo de fome aos poucos...
Infelizmente, essa é a única saída para o povo venezuelano após esses caras dominarem o poder, fraudarem as eleições, dominarem o supremo de lá e os exércitos. Sorte nossa que o nosso exército não foi dominado totalmente, e que fizeram merda antes de chegar a esse ponto, senão talvez também estaríamos naquela situação.
Porém, tirando esse ponto, eu diria que os erros são os seguintes:
1. Os venezuelanos esperarem algo do nosso governo federal, que não ajuda sequer os brasileiros, e querer exigir uma ajuda (como se não tivessem aprendido nada com o que ocorreu no país deles).
2. O governo brasileiro tratar os venezuelanos como visitantes VIP, enquanto deixa brasileiros morrendo na fila do SUS, que já não tinha recursos antes da vinda dos mesmos.
3. Deixar um único estado (e poucas cidades) arcar com todas as consequências da vinda gigantesca de imigrantes, sem dar às mesmas recursos e suporte/infraestrutura para garantir que os serviços conseguiriam atender a sua população.
4. O governo e a justiça não terem feito NADA além de atrapalhar, criando um acampamento para os caras na cidade sem fornecer reforço pra segurança, obrigar que o governo dê os mesmos direitos aos imigrantes que ao seu povo, sem fornecer os recursos para isso, e por aí vai...
Ou seja, é claro que não é questão de não recebermos venezuelanos mais. A questão é que o governo precisa movimentar essa população entre os estados pra diluir os custos OU fornecer recursos, médicos, ambulâncias, hospitais, policiais, etc para as cidades afetadas. Parece óbvio, mas pro governo aparentemente não foi.