Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionFé - Segundo a Bíblia! EmptyFé - Segundo a Bíblia!

more_horiz
Criei este tópico para “tentar” centralizar o assunto, mas sabemos que num off topic isso é quase impossível.

Na verdade, este é um resumo do que postei no outro tópico, com mais alguns detalhes:

Bom, o que quero tentar mostrar aqui, é que fé cristã (vamos colocar assim) NÃO é a mesma “ideia” que as pessoas comumente tem desta palavra. Muita gente fala de FÉ como sendo simplesmente “acreditar em algo mesmo sem base alguma”, ou “acreditar em algo mesmo contrariando a lógica”, ou simplesmente “acreditar eem algo que não se vê” mas isto está longe de ser a verdade sobre o assunto.

Temos que parar de pensar como uma colega de fórum expos: “Isso que você chama de fé é senso comum”.
Bem, falando sobre “senso comum”, sabemos que isso não é necessariamente a verdade, é apenas um “conhecimento superficial” (ou até vulgar, em alguns casos) de uma suposta compreensão do mundo, e isso é resultado, em sua grande e esmagadora parte, da herança baseada em experiências acumuladas por um grupo social, conforme me ajuda um dicionário no tema.

Como falei no outro tópico, não duvido da questão de que a "fé é algo individual" pois, realmente é mesmo. Eu tenho a MINHA FÉ, o fulano tem A DELE, e o cicrano, A DELE. Mas, usando como base a bíblia sagrada, a palavra de Deus, existe uma clara diferença daquilo que as pessoas "acham" para o que "evidentemente é" a fé.

Toda criatura humana precisa ter fé (uma fé individual) para se achegar a Deus. No livro de Hebreus 11:6, lemos:
- “ Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.

Temos que nos perguntar: Como Deus nos diz que TEMOS DE CRER QUE ELE EXISTE se não tenho provas? Aí mora uma boa questão. Provas existem. Evidências existem, mas muitos preferem dar o crédito ao acaso, e quando não se tem claramente as respostas, ao futuro, que talvez, um dia nos dirá. Podemos depois falar mais sobre este ponto 02.

Analisem o seguinte sobre a origem da palavra:
Segundo um compêndio enciclopédico bíblico, a palavra “fé” conforme utilizado NA BÍBLIA, traduz a palavra grega pí•stis, que, numa primeira análise, transmite a ideia de "confiança", "fidúcia" ou "firme persuasão".

Bem, a própria palavra de Deus define CLARAMENTE o que é fé. Ela nos diz em Hebreus 11:1 o seguinte:
- “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.”

Bem, esta expectativa certa traduz a palavra grega hy•pó•sta•sis. Agora notem que interessante: Este termo é comumente encontrado em antigos documentos comerciais de papiro. Ele transmite a ideia de algo ligado a condições visíveis e que garante uma posse futura. Em vista disso, Moulton e Milligan sugerem no livro Vocabulário do Testamento Grego, de 1963 - Pág 660, a seguinte versão deste mesmo versículo: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.”.

Notaram aqui? Um título de propriedade é um documento que atesta algo que, embora não se possa ver, é uma evidencia clara e convincente.

Já a palavra grega é•leg•khos, que é vertida por “demonstração evidente”, transmite a ideia de produzir evidência que demonstra alguma coisa, especialmente algo contrário ao que aparenta ser. Esta evidência torna assim claro aquilo que não se discerniu antes e deste modo refuta aquilo que apenas aparentava ser assim. “A demonstração evidente”, ou a “evidência para se ter convicção”, é tão positiva ou poderosa, que se diz então que ela é a .

Podemos dizer que fé é, portanto, a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas.

Então, pode-se dizer que todo o conjunto de verdades transmitidas por Jesus Cristo e seus discípulos inspirados (usando como base a bíblia sagrada, claro) constitui o que chamamos de “fé cristã”. Todas as evidencias que encontramos na vida humana, nas células, nos animais, na capacidade do nosso cérebro, nas leis perfeitas que governam os astros, planetas, e por consequência, a nossa vida, tudo isso nos são demonstrações que aumentam e fortalecem esta fé.

Eu mesmo li umas brochuras que falam sobre a origem da vida e sobre a evolução, e realmente, as evidências existem, mas o problema não são as evidências, é o coração daqueles que olham para elas e dizem: “Talvez sim, mas talvez não...” e se julgam simples “símios evoluídos”, indo para um fim tão certo quanto um carro desgovernado rumo ao abismo.

Agora, novamente, porque eu coloquei isto aqui, sendo que poucos leriam? Porque a “fé” é lógica!

A fé é baseada em evidências. Fé não é credulidade. Crer é para qualquer um que queira. Fé precisa de provas, EVIDÊNCIAS!

Um exemplo:
- Um homem chega em você e diz: “Você acredita que eu possa passar de um prédio para o outro, a mais de 50 metros de altura, andando numa corda bamba, com os olhos vendados, sem corda da segurança usando apenas uma trave?”

Aí vem a diferença de acreditar, confiar e ter . Entendam:

- Se você acreditara nele, você dirá: “Eu acredito em você. Vai lá e faça o seu melhor!”
- Se você tiver confiança, você dirá: “Eu confio em você. Vou apostar o meu dinheiro na sua vitória e após, vamos sair daqui para comemorar!”
- Agora,se você tiver fé, você dirá: “Vou com você.”

Explicando:
- No caso de acreditar que este homem vai atravessar, não lhe é algo tão claro. Apenas você ouviu e optou por acreditar que ele seria capaz, mas, sem se arriscar, pois há dúvidas e muitas coisas que você NÃO SABE.
- No caso de confiar que este homem vai atravessar, já muda um pouco, pois, para se ter confiança ,você precisa conhecer a pessoa. Tem que ter mais provas. E isso faz com que você “aposte” mais no resultado.
- Agora, no caso de ter fé você não apenas confia, mas, por ter certeza da capacidade da pessoa, por ter até mesmo visto ela em outros momentos fazer coisas semelhantes e por ter provas concretas de que ela pode cumprir com aquilo, você arrisca a sua vida, indo junto com ela. Você segue ela, pois confia plenamente com base em evidências anteriormente comprovadas.

A questão aqui não é se apegar a um provável “sentimentalismo” e sim demonstrar o porque das coisas! Uma pessoa que diz ter fé (em Deus, por exemplo) o faz por meio de evidências claras que tornar a sua certeza algo real. Ela não tem dúvidas de que aquilo existe ou é possível.

Outro exemplo:
Você está no parque, numa tarde de sol. Daí, nuvens começam a chegar. O vento começa a soprar mais forte. A temperatura cai um pouco. Após algum tempo, as nuvens aumentam e tampam o sol. Você vê ao longe pequenos lampejos no céu. Eu te pergunto: O que vai acontecer dentro de alguns instantes? Ora, não são estas DEMONSTRAÇÕES CLARAS E EVIDENTES que uma chuva QUE VOCÊ NÃO VÊ vai cair do céu? E porque você conclui isso?

Explicando:
Porque você tem uma base anterior (talvez por ter visto isso várias vezes ou mesmo estudado sobre o fenômeno) de que estes são sinais claros de uma chuva, que, apesar de não visível, é certa! Isso é fé! Se a verdadeira fé cristã fosse “ilógica”, você diria que iria chover em alguns minutos, num dia ensolarado e sem nuvens, pelo simples fato de ver, por exemplo, borboletas azuis cruzando o céu. Acreditar neste ultimo exemplo da borboleta é que seria a fé do “senso comum”.

Daí, pode-se discutir a fé (ou conversar/debater) nestes aspectos. Não por tentar “rebaixar” ou “menosprezar” a convicção de alguém, mas por logicamente chegar numa conclusão que pode até mesmo refutar quaisquer dúvidas e desconfianças sobre determinado assunto.

Veja, a pessoa que talvez zombe da fé, ela mesmo tem fé em amigos provados e de confiança. E os cientistas, tem fé? Sim, claro! Eles tem fé nos princípios do seu ramo de ciência. Eles baseiam novas experiências nas descobertas passadas e espera obter novas descobertas à base das coisas já confirmadas como verdadeiras.

Do mesmo modo, o lavrador, que prepara o solo e lança sementes, ele mesmo tem fé. Porque? Porque espera, como em anos anteriores, que a semente brote e que as plantas cresçam ao receberem a necessária umidade e luz solar. Ele não vê a planta produzindo ao colocar as sementes, mas as evidências são tão claras, que ele dá tudo o que tem por tal safra.

Portanto, a fé na estabilidade das leis naturais que governam o universo, como mencionei mais acima, elas realmente constitui a base para os planos e as atividades do homem. Isso é fé.

Como você discute com alguém que diz que a gravidade não existe só porque a pessoa não pode ver nem sentir ela diretamente? Bem, mas então como provar sua existência? Soltando um livro ao chão? Por mostrar que não saímos voando pelo espaço mesmo a terra estando a milhares de km por hora no espaço a fora? Não seriam estas (bem como muitas outras) evidências claras de algo que não se pode ver e nem sentir diretamente? Este exemplo simples é apenas para tentar mostrar como podemos provar que nosso Deus existe.

Existe muitos outros, mas não vou colocar aqui, e por um motivo muito simples... (Quem quiser saber, Leia Tiago 4:8.)

Há muito mais a dizer, mas por hora...

descriptionFé - Segundo a Bíblia! EmptyRe: Fé - Segundo a Bíblia!

more_horiz
Você escreve com virilidade.

descriptionFé - Segundo a Bíblia! EmptyRe: Fé - Segundo a Bíblia!

more_horiz
Você parece conhecer bem do que está falando. Eu nunca pensei da minha fé desse jeito, sempre estive no campo do senso comum. O negócio é que eu fui lendo e percebendo que a minha fé incoscientemente é muito diferente do que eu definiria ela, e mais parecida com o que descreveu.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos