Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Conhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente.

+4
Schiffer
Boss
vacobs10
Daniel
8 participantes

descriptionConhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente. - Página 2 EmptyRe: Conhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente.

more_horiz
Kakau escreveu:
Não. Pode parecer idiota, mas porque uma criança de 7 anos não vai tirar o mesmo resultado no teste de Q.I que você, Daniel?* É só porque você, ainda que não tenha estudado diretamente os raciocínios lógicos que tangem ao teste (existem vários tipos de raciocínio lógico), ao longo da vida vivenciou coisas que o seu cérebro gravou como padrões, padrões que ele aplica nos testes de Q.I.


* A lógica trabalha ligando e associando "blocos de conhecimento". E é por isso, que o teste de QI requer idade mínima de 16 anos (corrija-me se eu estiver enganado). Porém, isso não muda o fato que mesmo pessoas com os mesmos conhecimentos, vão interligar informações de formas diferentes - gerando disparidade entre os resultados. Vemos isto claramente ao estudarmos programação; há várias formas de se chegar ao mesmo resultado, algumas mais eficientes e outras menos, só depende do programador encontrar o "caminho mais curto" e mais "eficiente".

Agora, se você puder me dar algum exemplo, qualquer um, de alguém que é bom em algo sem nunca ter treinado para aquilo, se falando de raciocínio lógico, eu retiro tudo o que eu disse, Daniel. Porque o padrão se repete: todas as vezes que uma pessoa é boa em algo, ou o ambiente dela a condicionou a estimular aquela inteligência, ou ela já treinou muito aquilo. E eu nunca vi sequer exceções a esta regra.

Os livros que eu indiquei inclusive falam das ligações neurais e explicando como você adquire inteligência, que na verdade é sinônimo de conhecimento.


Não se consegue nada sem esforço, Kakau. Facilidade em compreender e absorver conteúdo, na pratica, não significa muito... Eu poderia citar exemplos sim, mas de como QI representa uma influencia de apenas 15~20% na probabilidade de sucesso profissional, o maior influenciador é o QE (Quociente de esforço) - mais de um estudo comprova isso. Como sabiamente já dizia Einstein: " 1% do sucesso é inspiração, 99% é transpiração"

descriptionConhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente. - Página 2 EmptyRe: Conhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente.

more_horiz
inteligência e conhecimento embora inerentes, são coisas distintas. Conhecimento é acumulo de experiência, inteligência é facilidade de se adaptar e lidar com qualquer situação. Uma pessoa que possui anos de experiência em uma função teria conhecimento o suficiente para exerce-la com maestria, porém como qualquer pessoa comum essa maestria se da unicamente por ter a repetido exaustivamente. Uma pessoa dotada de capacidade especifica pode reproduzir esse mesmo conhecimento em poucos meses de experiência nessa vivência, ou até menos, justamente por ter nascido privilégiada intelectualmente.

Os testes de QI são pobres no que dizem a respeito de tentar medir a "inteligência". Eles quase sempre dão resultados rasos, não é a toa que ele é usado como complemento, e não como uma medida segura. Raciocínio lógico não tem absolutamente nada a ver com experiencia ou com vivência, não importa quantos testes fez. O objetivo dele é medir como chega no resultado, se gravou a resposta ou aprendeu os "macetes" com o conhecimento que adquiriu fazendo ele, não seria uma medida de inteligência.

Vou apenas dar um exemplo do porquê do teste de QI ser ineficaz em grande parte das vezes. Ia fazer um gráfico psicométrico, mas estou com preguiça.

Vamos supor que um Psicologo é chamado por uma empresa para avaliar 100 concorrentes, e escolher os 10 melhores. O QI médio da população seria 50, abaixo disso a pessoa teria algum deficit e acima disso seria privilegiada. O psicologo procura somente pessoas que no score feito, consigam tirar mais de 70. É simples de compreender que muito mais da metade dos participantes, inclusive os mais privilegiados intelectualmente ficariam para trás no teste, sobrando o mínimo de concorrência. Aonde ele se torna ineficaz?

- O teste não avalia nível sócio econômico.
- O teste não avalia inteligência emocional.
- O teste ignora as aptidões especificas inerentes ao trabalho
- Talvez o teste consiga selecionar pessoas capazes para alguns setores, mas sendo setores distintos grande parte das pessoas que não foram bem na etapa lógica, poderia se aplicada algum outro teste, ter passado com facilidade.

Nesse teste uma pessoa que cansou de faze-lo em outras entrevistas conseguiria passar, não por privilégio, mas por esforço. Logo o esforço do profissional de nada valeu, ele não conseguiu selecionar a pessoa correta passando por um erro de profissão. Essa pessoa que tem vivência com testes, ao ser aplicada na empresa conseguiria se adaptar? Obviamente não. Ela acumula conhecimento em provas, mas na pratica ela reprovaria, pois o teste buscou justamente pessoas com facilidade de adaptação e inteligência bi-fatorial.




A inteligência de qualquer pessoa floresce em meio aos desafios. Independente de seu dote, se ela não se esforçar para estimula-lo continuará inato. Mas é um erro confundir bagagem intelectual com bagagem de conteúdo.



descriptionConhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente. - Página 2 EmptyRe: Conhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente.

more_horiz
Daniel escreveu:
* A lógica trabalha ligando e associando "blocos de conhecimento". E é por isso, que o teste de QI requer idade mínima de 16 anos (corrija-me se eu estiver enganado). Porém, isso não muda o fato que mesmo pessoas com os mesmos conhecimentos, vão interligar informações de formas diferentes - gerando disparidade entre os resultados. Vemos isto claramente ao estudarmos programação; há várias formas de se chegar ao mesmo resultado, algumas mais eficientes e outras menos, só depende do programador encontrar o "caminho mais curto" e mais "eficiente". 

Mas esta é a chave, Daniel: "vão interligar as mesmas informações de formas diferentes", sim, isso mesmo, mas por quê? Justamente porque possuem áreas de inteligência distintas, que não só variam por si só como culminam num resultado final totalmente diferente! É por isso que eu te digo que a inteligência aí nada mais é do que conhecimento, só que em "formas" diferentes! Se você joga a mesma massa de modelar em forminhas diferentes, o resultado será diferente, ainda que o volume e massa das massinhas de modelar sejam os mesmos, e ainda que a utilidade dessas formas diferentes sejam equivalentes! Ou seja, é conhecimento, só que aplicado em cérebros que JAMAIS serão iguais, por todos os fatores que citei!

Daniel escreveu:
Não se consegue nada sem esforço, Kakau. Facilidade em compreender e absorver conteúdo, na pratica, não significa muito... Eu poderia citar exemplos sim, mas de como QI representa uma influencia de apenas 15~20% na probabilidade de sucesso profissional, o maior influenciador é o QE (Quociente de esforço) - mais de um estudo comprova isso. Como sabiamente já dizia Einstein: " 1% do sucesso é inspiração, 99% é transpiração"

Pois tente citar esses exemplos e eu te mostrarei o quão incompletos eles provavelmente estão, isso porque testes já antigos (também citados nos livros que eu recomendei) mostram que, tirando exceções, as pessoas que melhores se davam em testes "de inteligência" e testes que procuravam filtrar "apenas o conhecimento" eram as mesmas. Isso sem falar que a lógica dos testes de Q.I tendem a diferentes áreas, como matemática estar bem mais próxima daquilo do que biologia ou química e diversas outras coisas.

Isso que eu citei acima é a ponta da ponta do iceberg, mas só para tu teres uma ideia. É claro que o "nerd" com uma inteligência super desenvolvida em algo da sala poderá ter uma inteligência interpessoal deficiente, não só por que esta sua área é mais difícil de ser estimulada com conhecimento como por ele de fato não a ter estimulada. Então é por isso que os testes de Q.I passam esse mundo de impressões falsas.

Quanto ao que o @Schiffer falou, na minha opinião ele continua vendo a mesma coisa mas interpretando diferentemente. Veja bem o que tu disseste, Leandro:

Schiffer escreveu:
Uma pessoa dotada de capacidade especifica pode reproduzir esse mesmo conhecimento em poucos meses de experiência nessa vivência, ou até menos, justamente por ter nascido privilégiada intelectualmente. 

Você vê como você diz a mesma coisa que eu, mas não completa o raciocínio? Ora pois, aí essa tal pessoa experiente que você cita sendo "menos intelectualmente privilegiada" que a outra que pegou a sua função mais facilmente, é convidada por esta para aprender a jogar tênis. Em um mês ela está jogando com a facilidade que a tal "intelectualmente privilegiada" só obteve em anos, e então percebe que o seu forte é a inteligência motora! Nesse caso, se ambos são privilegiados, e seu eu vou encontrar em TODO MUNDO uma área onde estes são privilegiados, eu posso continuar chamando de PRIVILÉGIO? Não, Leandro, eu chamo de DISTINÇÃO! Vês o meu ponto de vista agora?

Ora pois, biofisicamente falando, as ligações entre os neurônios vão se criando conforme a acumulação de experiência, e há áreas onde é maior as ligações dos dendritos e há áreas onde é menor, justamente caracterizando que o chamamos de inteligência ali nada mais é do que conhecimento! Leandro, quando começamos a estimular a inteligência espacial? Quando estamos aprendendo a andar, juntamente com a inteligência motora! Sim, porque, uma vez mais, o que chamamos de inteligência É o acúmulo de experiência que biofisicamente falando é o maior número de ligações entre os neurônios, que chamamos de dendritos. Isso faz todo o sentido!

"Bagagem intelectual" e "bagagem de conhecimento", o "erro" por você descrito, seria como o banal exemplo que dei ao Daniel ali em cima, é a diferença entre o estímulo da inteligência que você mais tem facilidade em desenvolver, e outras "secundárias". Eu te GARANTO que Van Gogh não seria conhecido hoje se ao invés de pintar ele tivesse resolvido praticar esportes.

descriptionConhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente. - Página 2 EmptyRe: Conhecimento = Inteligencia ? - Não exatamente.

more_horiz
Não , você pode ter um vasto conhecimento sobre diversas áreas , mas se você acha que uma corda comum poderia suspender cinquenta toneladas você concerteza não é uma pessoa inteligente .
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos