Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA toca do coelho: dinheiro EmptyA toca do coelho: dinheiro

more_horiz
A questão básica é muito simples. O que é um país? É um grupo de pessoas que residem em um território bem definido, usando a divisão do trabalho para produzir necessidades (e luxos) e compartilhar o que é produzido.

Produção é ciência, tecnologia, organização e trabalho. Precisamos de fazendas, fábricas, energia, transporte e comunicação. Precisamos das mesmas coisas sob o comunismo, o capitalismo, a anarquia, a monarquia ou a ditadura fascista. A ideologia não faz diferença: se não produzimos, morremos. Podemos fazê-lo melhor ou pior, mais ou menos eficientemente, mais ou menos desarrumado, mas todos nós temos que produzir alimentos, construir casas, tecer tecido, executar trens, manter linhas telefônicas.

Produção não é a questão. A questão é a distribuição.

Tendemos a pensar em termos de dinheiro. Mas o dinheiro é apenas o chapéu de um mágico que puxa coelhos. Não o comemos, não o usamos nem aquecemos nossas casas por meio de pá de contas de papel no forno. Se queremos entender o que acontece no mundo, devemos tentar explicar o que está realmente acontecendo: deixando o dinheiro de fora da equação.

Tome a produção econômica do planeta em um período de um ano. Concentre-se apenas em alimentos, habitação, vestuário, mobília, meios de transporte, comunicação, saúde e educação. Esses são os "produtos" essenciais que precisamos para uma sobrevivência saudável. Tudo isso que é produzido durante um ano. A maior parte é distribuída. Acabam entrando em mãos individuais; sendo possuidos e consumidos por pessoas individuais. Isso é o que importa.

Se eu tiver um bilhão de reais no banco (ou sob o colchão) e nunca usá-lo, eu sou pobre. O que me faz rico não é uma figura em uma folha de papel ou em chips de memória de um computador. O que me deixa rico é a minha parte do estoque de bens produzido em comunidade. A casa em que moro, a quantidade e a qualidade dos alimentos que eu como, as roupas que uso, o bairro em que posso viver, as férias que posso vivenciar. Isso é o que me faz rico ou pobre: não o dinheiro que eu possuo.

O dinheiro é uma ficção, não faz parte da realidade em que nascemos. Não é necessário para a sobrevivência. O dinheiro é uma invenção humana para simplificar e facilitar o comércio. Teria sido completamente supérfluo se tivéssemos decidido dividir igualmente. Então só a produção e distribuição seriam necessárias. É desconhecido em sociedades primitivas que compartilhavam.

Mas não há partilhamento de igualdade, porque isto não seria justo. Nós não queremos alimentar o preguiçoso e incompetente (ou seus filhos) e não queremos privar os mais diligentes e talentosos. Nós criamos dinheiro para garantir que não distribuímos produtos de forma igual. Bem, temos o nosso desejo. Basta olhar para o mundo.

Agora, em vez de produzir, consumir e viver vidas saudáveis e felizes, temos guerras, fomes, poluição, pobreza e desespero.

Substituindo a simples questão de sobreviver bem em um planeta solitário, em um universo vasto, o dinheiro criou um asilo-insano de bancos, taxas de juros, fornecimento de moeda, cortes de impostos, subsídios, inflação, financiamento, aquisições alavancadas, aquisições hostis, ações, títulos, carteiras de investimentos e pacotes de remuneração.

Queríamos ter a certeza de que ninguém poderia enganar os outros. Então inventamos o dinheiro. Agora o dinheiro é o principal meio de enganar uns aos outros em nossa própria vontade. Basta olhar para o número de parasitas ricos e improdutivos que vivem em um luxo obsceno e o número de pessoas trabalhadoras e produtivas que têm dificuldade em alimentar seus filhos e manter um teto sobre suas cabeças.

A única maneira de criar uma utopia (aka conto de fadas) encontra-se na solução do velho problema da distribuição. Se a humanidade abandonasse o conceito de dinheiro e começasse a partilhar igualmente, ganharia eliminando um enorme desperdício de recursos nos mecanismos necessários para manter o sistema financeiro (a maior parte do governo, todas as finanças, a maior parte da aplicação, os seguros, o bem-estar etc).

Meu sentimento é que — se 10-20 por cento das pessoas decidissem não contribuir para a produção, nós ainda estaríamos em uma situação melhor. A porcentagem de pessoas que não contribuem é muito maior agora (crianças, estudantes, idosos, incapacitados, encarcerados, sem-teto), mesmo antes de contar aqueles que estão empregados nas atividades que seriam eliminadas.

Nós, seres humanos, somos criaturas de hábito. Ao nascer herdamos um mundo com seus milhões de fatos e bilhões de conexões e nunca pensamos em fazer perguntas fundamentais sobre os princípios pelos quais a humanidade está organizada. Nós só queremos mexer com a superfície, não tocando as fundações. Os poucos que se atrevem a questionar suposições básicas? São chamados de idiotas, imaturos ou insanos, mas nunca ousamos nos perguntar se eles podem estar certos.

descriptionA toca do coelho: dinheiro EmptyRe: A toca do coelho: dinheiro

more_horiz
Texto profundo, respeito suas indagações.

Só pelo fato de vc ter entendido que dinheiro só é papel, está melhor do q mt chocolate do fórum que pensa que capitalismo/modelo econômico é o que define a riqueza de uma nação.

Você é uma das poucas pessoas no fórum com posts interessantes nesta área, e que às vezes não merece a atenção necessária, por uma panelinha ser incapaz de raciocinar de maneira tão profunda.

Pode ter ctza q dps desse post, eu te respeitei.

Agora, cof cof, sobre o conteúdo em si...

Eneas carneiro já dizia: Dinheiro é papel pintado. Nossas riquezas estão no solo. Damos ouro aos EUA em troca de papel verdinho, papel pintado... dólar disfarçado.

Marx dizia que o dinheiro remodela o valor intrínseco de uma mercadoria através de um preço monetário, que não leva em conta o real valor daquilo criado.

Acho que o mesmo tem acontecido com os bitcoins atualmente, onde são tratados como produtos e não como mercadoria de troca.

Você tocou no ponto certo: Distribuição.

A terra dá conta de todos os moradores. O problema é que o capitalismo incentiva ao consumo, e o consumo exagerado produz a escassez. Com a escassez o preço aumenta, e alguém passa fome. Com a fome, há a disputa por comida, que é trocado por dinheiro. Com muita oferta de mão de obra, há o desdém dos poderosos. .. que quebram todo o tipo de direito trabalhista para lucrar mais.

Com isso, desemprego...miséria. ..fome... criminalidade...e aproveitadores ideológicos.

Sinceramente? Acho que a distribuição não vai acontecer, então o melhor seria um controle da taxa de natalidade. Thomas malthus dizia basicamente isso em PA X PG.... quanto mais pessoas, mais escassez.

Se n tiver controle de natalidade, a solução será algo q já está ocorrendo com o uber: economia compartilhada.

descriptionA toca do coelho: dinheiro EmptyRe: A toca do coelho: dinheiro

more_horiz
Um questionamento bem interessante, de verdade, Wesley. :think:

Eu mesma já parei para pensar nisso tudo que disse, é um assunto muito delicado de se debater, por sinal. :fem:

Bem, como foi dito, para não distribuir produtos para pessoas que não fazem definitivamente nada, o dinheiro foi criado, assim transformando-o em uma peça fundamental para o comércio e a distribuição de alimentos, materiais, etc, por todo mundo. Isso certamente fez com que as pessoas que não faziam nada ficassem sem ganhar o bastante para uma vida de qualidade, só que da mesma forma trouxe vários prejuízos a nossa sociedade, mesmo assim as pessoas são tão ambiciosas e acostumadas com esse meio de viver que nem sequer se importam com as consequências que isso gera (no caso, tudo isso que citou ai no seu texto). É realmente triste você ver pessoas que batalham todos os dias para ter algo para comer, enquanto outras esbanjam de forma desordenada o que conseguiram, sabe... Há pessoas que passam frio, fome, não possuem sequer um teto para morar, vivem em um ambiente de guerra fugindo do perigo, etc, enquanto outras são algumas das mais ricas do mundo, e ao invés de usarem de seu dinheiro para ajudar as pessoas necessitadas (algo correto e bonito de se ver), simplesmente compram para se exibir aos outros, como um cara que vi que é rico e compra carros caros para colocar na parede da casa dele como quadros, só para exibição, tipo... Que merda de atitude. :aliens:

Enfim, acho que isso é uma falha grave desse nosso meio de viver: somos muito ambiciosos, egoístas e arrogantes, não nos preocupamos com aquilo que acontece no mundo até que nos atinja, e na maioria das vezes é tarde demais. Acho que as pessoas a cada dia perdem um pouco mais dos valores humanos e se preocupam mais ainda com bens materiais, como o próprio dinheiro. O certo seria que fossemos mais sensíveis e nos preocupássemos mais com a vida do próximo, com o bem estar dele, mas infelizmente isso não acontece e enquanto atitudes não forem tomadas por uma maioria da população, as coisas só tendem a piorar, e o grande problema está em como conseguir mudar a opinião da maioria. :HM*:

Enfim, parabéns pelo tópico, @UchihaPower. :QQ:

descriptionA toca do coelho: dinheiro EmptyRe: A toca do coelho: dinheiro

more_horiz
Dinheiro/propriedades, tudo vale o que o momento o faz valer mesmo. Cotação muda a todo momento, aí no começo o novo vale muito e o velho vale pouco, depois de anos, em alguns casos acontecem o contrário e o velho fica caro (antiguidades) e o novo vale nada.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos