Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

+8
JL
Sato no Kyouki
Hiei
Wick
TrickzZz
Gustavo K.
Dark W.
thiago silva
12 participantes

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Vamos criar um cenário hipotético onde...

Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

o que você faria em uma situação como essa?

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Isso me faz lembrar desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YmnB_Ixn57U

Eu acho que sim , eu mudaria o trajeto porque simplesmente 5 vidas vale mais que uma , independentemente da vida pessoal de cada uma , eu acho que é isso .

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Vamos lá, eu mudarei o trajeto sim. É um calculo de vidas, 1 vida por 5 vidas, eu escolho 5, aposto que qualquer um ser racional faria o mesmo.

Agora, se tiver uma pessoa que eu amo muito do outro lado do trilho, pode ser que emoção possa fala mais forte que a razão em uma hora dessas. Porem, se eu estiver no meu eu racional, eu mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Existem 2 maneiras para interpretar essa questão:

Ponto de vista Teórico: 1 < 5. No ponto de vista teórico a resposta seria sim. Porque em teoria a morte da pessoa X salvaria 5 pessoas, ou seja, existe um saldo positivo entre o nº de mortes e vidas salvas.

Ponto de vista Ético: A resposta aqui é não. E se fosse você, sim você, no lugar da pessoa X ? Tinha de morrer para salvar 5 pessoas, o raciocínio continua a ser o mesmo que no Ponto de vista Teórico, mas como é você e não outra pessoa qualquer, isso muda completamente a sua opinião, porque ai você iria querer matar as 5 para sobreviver.

Portanto, acho que não existe uma resposta 100% certa para esta questão.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Cara, eu acho que eu não mudaria o trajeto. Vou explicar porque.

Apesar de 5 vidas valerem mais do que uma, já pensou se fossem vocês no lugar da pessoa X, ao invés das 5 Y ?

Ela não iria morrer, iria poder continuar e viver a vida dela tranquilamente com sua família. Mas graças a mim, eu mudaria o destino e literalmente mataria ela? x.x

Sei lá, não acho isso certo. Pelo lado frio, realmente 5 vidas valem mais que uma, mas eu em outras palavras não vejo como ético fazer algo do tipo.


ps: Não tem como parar o trem não? x.x

________________________________________________

Você mataria uma pessoa para salvar cinco?  CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Salvaria as 5.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Não mudaria. Como alguém que acredita em destino, não cabe a mim mudar o de ninguém. As cinco pessoas morreriam no acidente, e aquela uma não seria assassinada.
Dark_Wendel escreveu:
Isso me faz lembrar desse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YmnB_Ixn57U


Deixaria o trem se fuder. Meu filho seria mais importante pra mim do que pessoas que eu não conheço.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Nessa situação, eu não sei o que faria.
Isso porque eu sou meio paradoxal.

Você disse que se eu puxasse a alavanca eu mudaria o destino do trem, o mandando para uma outra linha onde nessa outra linha tem UMA pessoa.
A questão é que essa UMA pessoa não tem nada a ver com a história.
 
Já as 5 que estão trabalhando na linha principal, tem SIM a ver, por estarem distraídas.
(Sou meio frio as vezes).

Eu realmente não sei o que faria. Na verdade, tudo dependeria da situação.
Se eu conhecesse as pessoas envolvidas (como um familiar por exemplo)...
Depende pessoal.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Depende.

Se aquele 1 for algum conhecido meu, creio que no momento eu escolheria matar as 5. Mas caso eu não conhecesse ninguém, eu salvaria as 5.

Primeiro erro das 5: Estar trabalhando em uma linha de trem desprevenidos. Falta de atenção sempre gera acidentes, no caso deste, mortes eminentes.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Nao mudaria pq as 5 pessoas estao DISTRAIDAS eu nao teria culpa mas se eu acionar a alavanca eu mataria uma pessoa.
Entao apartir do momento em que eu mudo o rumo do trem ai a cupa seria minha.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Depende de N fatores:
- Tem algum conhecido ou são todos estranhos?
- A idade das pessoas (crianças, adultos ou idosos)?
- Existe alguma gestante e/ou mãe de uma criança envolvidas na história?
.
.
.
Enfim...
Simplesmente eu não teria como tomar uma decisão tão importante sem antes fazer uma profunda análise da situação.

descriptionVocê mataria uma pessoa para salvar cinco?  EmptyRe: Você mataria uma pessoa para salvar cinco?

more_horiz
Depende...
Realmente para min uma vida pode valer mais que muita gente por ai...
Depende se eu conhecer a pessoa...
Mais a outra pessoa o que ela tem haver se os Caras estão Distraídos Na Linha do trem.
Eu talvez escolheria uma pessoa...
Mais realmente não sei...
Depende de alguns fatores.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos