Este manga começou recentemente a ser traduzido por fãs e postado nos sites de leitura online de mangas. Não sei se é publicado fora do Japão. Como estou sempre à procura de novos mangas para ler (como um garimpeiro à procura de tesouros), resolvi ler este para ver do que se tratava. Achei tão impressionante, mas tão impressionante, que me senti como se tivesse encontrado um enorme
tesouro :
e quero dividir este tesouro com vocês. :felizan: 

Sinopse: Hatou Manabu (apelido: Gaku, é quem narra a história) tem uma colega de classe muito peculiar chamada Marii Yukari. Yukari tem olhos de cor roxa e um jeito bizarro de enxergar o mundo: ela vê todas as coisas vivas como robôs. Por ter este estranho ponto de vista as coisas sempre acabavam não saindo muito bem para Yukari, ela até mesmo perdeu sua melhor amiga quando criança por causa disso. No entanto, Yuraki insiste que as coisas que ela diz ver são verdadeiras, e sua visão parece dar a ela um conhecimento das habilidades e características técnicas dos robôs que ela vê. Gaku pensa que Yukari é apenas uma estranha, mas logo descobre que ela tem talentos surpreendentes. Até mesmo a polícia recorre à ajuda dela por sua habilidade de olhar para as pessoas e enxergar coisas que ninguém mais consegue.

A história é uma ficção científica com uma trama muito inteligente recheada de mistérios, envolvendo discussões de filosofia (epistemologia) e física quântica. Ao final de cada capítulo fica sempre um gostinho de suspense, tornando a história extremamente instigante.

Bom, não dá pra falar muito mais do que isso sem correr o risco de dar spoiler, já que se trata de um manga de suspense.

Até o momento já foi disponibilizado até o capítulo 11 em inglês e até o capítulo 6 em português.

Inglês:
http://www.mangareader.net/qualia-the-purple
Português:
http://br.mangahost.com/manga/qualia-the-purple

Os comentários abaixo estão relacionados com a essência da história de "Qualia The Purple". Coloquei em tag de spoiler só para tornar o post esteticamente melhor, mas podem ler que não é spoiler.
questão filosófica e o significado da palavra "qualia" :

questão da física quântica :


Algumas informações:
Nome(s) Alternativo(s): Murasakiiro no Qualia
Status: Ativo (em andamento)
Autor: Ueo Hisamitsu
Desenho (Art): Tsunashima Shirou
Categoria(s): fantasia, ficção, mistério, psicológico, shounen
Ano de lançamento: 2011
Modo de Leitura: Direita para Esquerda
Lançados até hoje: 2 volumes, ao todo 11 capítulos e dois extras.

Enfim, este manga é a maior viagem :Narguile: ... uma viagem muito agradável por sinal. Estou torcendo ansiosamente para que a história tenha uma continuação à altura desses dois primeiros volumes e que não seja muito curta nem muito longa. Por mim pode ter uns 100 capítulos, já estaria de bom tamanho.

Bom, é isso... espero que gostem. :lady: