Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O quão ruim é a escala 6x1 ?

+4
SirLongevo
ShinobinoKami
Mr Dragonite
Comando Omega
8 participantes

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyO quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Expliquem para o Omega

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Você não trabalha/nunca trabalhou na vida? :think2:

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Mr Dragonite escreveu:
Você não trabalha/nunca trabalhou na vida? :think2:


Em um emprego formal, de carteira assinada não.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
O que é a escala? A cada 6 dias trabalhados você pode folgar 1, tipo em um mês de 30 dias o sujeito poderia ter 5 dias de folga (não necessariamente ele vai ter, pode acumular).

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
parece muito ruim

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Comando Omega escreveu:
parece muito ruim

Não só parece como de fato é! Eu resisti trabalhando nessa escala apenas 2 semanas.

Antes eu trabalhava em 5x1 e era bem mais proveitoso, no 4º dia eu já estava morto, doido pra chegar o 5º dia para folgar. Aí mudaram para 6x1, eu folgava só no domingo, era horrível! Felizmente saí dessa prisão, agora trabalho para mim mesmo!


Comando Omega escreveu:
Em um emprego formal, de carteira assinada não.

Pois vá atrás de um jovem aprendiz, é ótimo para quem nunca trabalhou (nessa empresa mesmo eu era aprendiz antes de ser "fichado", e era ótimo: além da escala 5x2 eu não fazia nada "pesado"). Aproveita que tu ainda tem idade pra isso.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Desumano, no mínimo.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Depende do trabalho né, qualquer escala tendo que bater massa, descarregar tijolo, qualquer outro trabalho pesado manualmente ou extremamente repetitivo vai ser torturante.
Eu trabalho com análise de sistema, hoje sexta-feira não fiz poha nenhuma, meu trabalho é de segunda a sexta, mas é bem sereno e pagando bem por mês. Quando eu era de menor e ia trabalhar com o meu pai final de semana era aterrorizante, trabalho físico não serve pra mim.

Um cenário melhor seria trabalhar com as próprias criações, alguém que compra tua música, pintura ou qualquer outra arte. Mas com bastante demanda pra compensar. Outro trabalho top é com investimento em ações desde que você saiba o que está fazendo, ou se você for um daqueles analista de day-trade super raros que trabalham 2 horas por dia e fazem muita grana.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Isso depende de algumas variáveis, mas é ruim no geral, pelo menos nunca conheci alguém que preferia o modelo 6x1 ao 5x2. Mas vejamos…

Normalmente, a sua jornada de trabalho semanal será entre 40 e 44 horas.

No caso da jornada de 44 horas, há alguns modelos possíveis:

→ Distribuição uniforme: 7 horas e 20 minutos em todos os seis dias de trabalho.
→ Um dia de meia jornada: 8 horas durante cinco dias e 4 horas no sexto dia.

É possível que existem outros menos comuns, mas são todos ruins.

No primeiro caso, os 40 minutos a menos em relação aos trabalhadores de 8 horas diárias durante os cinco primeiros dias não compensa por causa do sexto dia de uma jornada de trabalho praticamente completa. Você provavelmente vai se sentir muito cansado, então não conseguirá aproveitar o dia de folga muito bem, precisará escolher entre curtir ou descansar e se escolher a primeira opção, a próxima semana parecerá mais longa do que a anterior.

O segundo caso é um pouco melhor, mas ainda é ruim. É possível que você consiga descansar bem desde que o seu trabalho não seja muito cansativo, mas também vai ter que dosar a curtição. Por exemplo, se você gosta de se embriagar ou mesmo fazer uma viagem, provavelmente terá de refazer seus planos.

Já no caso da jornada de 40 horas é um pouco mais confortável. Você provavelmente vai trabalhar 7 horas por dia nos cinco dias (ex.: seg à sex), além de 5 horas no sexto dia (sáb). É bem parecido com o caso anterior, com a diferença que você vai estar trabalhando uma hora a menos em cinco dias contra uma hora a mais no sexto dia. Esse foi o pior modelo que trabalhei (não trabalhei nos dois anteriores), mas dá pra encontrar certo conforto dependendo do horário do expediente, eu trabalhava das 11 até 19 de segunda à sexta e das 8 até 13 aos sábados, então tinha os períodos da manhã e da noite praticamente livres durante a semana, além de ter o fim de semana quase completo. Se precisar fazer escala 6x1, escolha essa opção e ajuste bem os horários para seu melhor conforto.

Em qualquer caso, a escala 6x1 não é boa pelo simples fato de pegar um dia do “fim de semana”, ainda que parcialmente. Tenha preferência pelo modelo 5x2. Eu já trabalhei no modelo 5x2 trabalhando 9 horas por dia de segunda até quinta, além de 8 horas às sextas no mesmo período que alternava com a escala 6x1 e a escala 5x2 ainda era melhor.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Itax escreveu:
Depende do trabalho né, qualquer escala tendo que bater massa, descarregar tijolo, qualquer outro trabalho pesado manualmente ou extremamente repetitivo vai ser torturante.

Escala 6x1, até onde eu sei, só existe no comércio.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
Já trabalhei 2x nesse modelo e não curti não. Basicamente você trabalha 6 dias na semana e folga 1. Essa folga pode ser fixa ou alternada dependendo da empresa. Outra informaçção é que as horas trabalhadas pode ser de 6 ou 8hrs e algumas empresas costumam alternar folgas aos deomingos entre os funcionários. Melhor escala de trabalho mesmo é a de 12x36, você trabalha dia sim dia não e quando pega folga fica 3 dias em casa.

descriptionO quão ruim é a escala 6x1 ?  EmptyRe: O quão ruim é a escala 6x1 ?

more_horiz
40 horas semanais (8h/dia) deveria ser o máximo/ideal e ainda é muito. Por mais que eu goste do que eu faço e do meu local de trabalho tenho vontade de chorar quando preciso fazer algum rotativo noturno programado
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos