Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Em desenho de personagens, prefiro o Toriyama da Saga dos Saiyajins até o arco dos Androides. É nítido que na Saga Boo ele já tava farto e teve uma queda. Toyotaro, por sua vez, nunca teve um momento baixo (excluindo os plágios), e ainda conseguiu demonstrar evolução nos arcos seguintes. Não consigo estranhar de jeito nenhum o desenho do sucessor, por mais que tenha gente que não goste.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Eu como sou Nutella naturalmente sou mais inclinado a escolher a arte do Toyotaro, já que o que me interessou e puxou para Dragon Ball foram recortes de vídeos do Goku lutando com o Jiren no Torneio do Poder lá em 2018, SS Blue e SS God são mais memoráveis pra mim do que as transformações básicas de SSJ 1 até SSJ 3, mas a arte do Toriyama não é nada mal.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Gaius escreveu:
Não consigo estranhar de jeito nenhum o desenho do sucessor, por mais que tenha gente que não goste.

Eu.

Em imagens estáticas assim faz pouca diferença a arte dos dois mesmo, assim como de todos que emularam o estilo do Toriyama, que não são poucos. A genialidade do Toriyama é a quadrinização, mais espeficamente como ele retrata movimento, único sujeito que chega perto dele nisso é o Kishimoto.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Gaius escreveu:
Não consigo estranhar de jeito nenhum o desenho do sucessor, por mais que tenha gente que não goste.

Eu.

Em imagens estáticas assim faz pouca diferença a arte dos dois mesmo, assim como de todos que emularam o estilo do Toriyama, que não são poucos. A genialidade do Toriyama é a quadrinização, mais espeficamente como ele retrata movimento, único sujeito que chega perto dele nisso é o Kishimoto.

Digo mais: pra mim o Toriyama é um gênio não só da quadrinização, mas também da criação de ambientes e maquinário. Me recordo de ter lido uma entrevista dele pra uma revista (inclusive com chances de ser uma revista erótica) nos anos 80 na qual ele explica como que criou os carros de Dr. Slump ou Dragonball, especialmente no que se refere ao formato arredondado e achatado pra caber bem nas páginas.

Inclusive, acho que as artes mais bonitas que já vi dele são de personagens montados em máquinas (tanto em DB quanto em Chrono Trigger) ou em dinossauros, fora a lendária arte (eu de 25 anos conheço ela há pelo menos uns 18) do Gohan pilotando a McLaren do Senna.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
O Toyotaro precisa de muito arroz e feijão para chegar aos pés do mestre.
Veja bem: o nível de quadronização do Toriyama é um negócio assustador. A arte decai na saga Buu, de fato, no entanto, ainda o vejo níveis acima do Toyotaro, mesmo nesse época, por todo o conjunto, desde a quadronização, a arte, o impacto dos combates, a criatividade, outrora na mente do Akira, mas que, em seguida, fora materializada nos painéis, questão da perspectiva e anatomia - muita gente pega no pé do Toyotaro nesse último item -, o envelhecimento dos personagens sendo retratados, através de suas artes, nas páginas - o Goku do Toyotaro, em muitas ocasiões, mais parece a sua versão que enfrentou Piccolo, no torneio de artes marciais -, denotando não só a evolução do mesmo como artista, durante os lançamentos de Dragon Ball, mas mostrava que o leitor acompanhava, também, os personagens daquele universo em idade.

Toyotaro não é nenhum novato, e nem sei se seu auge foi em Dragon Ball: Super - poderia citar aqui o seu trabalho em DBAF, no qual, na minha opinião, ele fez um belo trabalho artístico. Dentro do Super, enxergo o seu pico no arco Moro e, em alguns capítulos, no arco do Granolah (todavia, se colocado lado a lado com o mestre, não tem competição). Enfim, pra mim, o mangaká que deveria ter obtido a tarefa de, artisticamente, levar adiante o trabalho do Toriyama, é o Dragon Garow Lee, um artista explendido e que, ao meu ver, traz uma bagagem mais "Toriyamística" do que o próprio Toyotaro.
No mais, tirando uma página aqui e ali atualmente, o nível do atual mangaká de Dragon Ball deu uma leve decaída. Espero que retorne os seus desenhos da época da saga Moro e Granolah.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Dragon Garow Lee bebe muito do estilo do Toriyama do início dos anos 90, me agrada bastante também. Concordo com a crítica com relação ao envelhecimento dos personagens, especialmente do Gokuu, mas posso citar como exemplo o Gohan que no último capítulo parece ser mais jovem que o Goten inclusive. No entanto, ainda vejo ele como um Toriyama simplificado. Ele consegue emular bem um estilo reconhecível do original, mantendo a simplicidade característica de vários quadros sem que o desenho saia, digamos, bestinha demais.

Talvez, pra uma pegada como Dragon Ball Super eu prefira o Toyotaro como sucessor. Sendo outra obra que retrate outro tempo de DB - como poderia ter sido o flashback do Bardock - tenho um sentimento de que o Dragon Garow Lee se pareceria mais. Também, por fim, consigo falar que gosto muito da arte do Youngjijii, mesmo achando a pintura dele bem ruinzinha.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Putz também concordo que o trabalho do Toyotaro no Dragon Ball AF era superior ao que ele entrega no Super, principalmente no quesito de expressão dos personagens e detalhamento. Ele era mais inventivo na quadrinização também, usava uns recursos visuais, uns layotes diferenciados para a páginas. Provavelmente é uma questão de agenda, ou dele tá tentando imitar um traço diferente (o traço dele do AF é diferente do Super).

Outro problema também é que como esses caras se prendem muito ao Toriyama, eles acabam se limitando, isso aí dos veículos é um ótimo exemplo, mas acho que dá para expandir isso para o design de tudo, até os prédios eram únicos, quem olha para isso e não reconhece de cara:

Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho 02_08851495_167

O cara tava em outro nível, acho que não nasce outro Toriyama nessa geração.

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Em questão de desenho, o toyotaro até estava indo bem no período da saga Moro e Granola mas o Akira ainda continua acima para mim. Quanto a quadrinização, o Akira tá anos luz na frente

descriptionToyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho EmptyRe: Toyotaro vs Toriyama - Estilo de Desenho

more_horiz
Gaius escreveu:
Talvez, pra uma pegada como Dragon Ball Super eu prefira o Toyotaro como sucessor. Sendo outra obra que retrate outro tempo de DB - como poderia ter sido o flashback do Bardock - tenho um sentimento de que o Dragon Garow Lee se pareceria mais. Também, por fim, consigo falar que gosto muito da arte do Youngjijii, mesmo achando a pintura dele bem ruinzinha.


Eu me acostumei com o Toyotaro, no fim das contas. Pro bem ou pro mal, vejo como indissociável a sua relação com Dragon Ball Super.
Porém, ele é um artista, se tratando dos padrões atuais de escala de poder, que retrata os combates de forma bem porca. Eu gosto de usar sempre o Murata de exemplo: mesmo com um verso que, se comparando com Dragon Ball Super, é aquém em escala de poder, consegue, na maior parte dos capítulos, trazer trabalhos com lutas de impactos muito maiores, de destruições magnânimas. Quer dizer, enquanto com o Toyotaro é exceção, com o Murata é regra.

Óbvio que eu não me refiro aos personagens destruindo o universo a bel prazer, em todos os momentos, uma vez que eles tem domínio sobre esse efeito desde o arco da Batalha dos Deuses. Mas, convenhamos, é decepcionante em demasia.

O Youngjijii é excelente, mas ele, quando eu o acompanhava com mais afinco, estava indo por um lado bem ecchi, farmando milhares de likes no Twitter com desenhos mais sensuais - alguns bem apelativos :lol: - das personagens femininas de Dragon Ball.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos