Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  Empty[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
Gostaria de antes de tudo dizer que essa é uma postagem para quem acredita em Deus, e completamente direcionada a praticantes do cristianismo. Estou considerando apenas fatos relacionados a isso, em nenhum momento vou considerar a crença ateia nesse post, o que não quer dizer que não sejam bem vindos aqui pra comentar ou ler a postagem. Queria dizer tbm que meu objetivo é apenas criar essa discussão apenas.... sei lá, por que sim... movimentar um pouco isso aqui. Não tenho o objetivo de atacar a crença de ninguem, e se parecer que fui desrespeitoso em algum momento, já peço desculpas de antemão. Dito isso....








Acho que é um ponto onde muitas religiões concordam, o de que Deus é uma trindade... Pai, filho e Espirito Santo em um só Deus.
Mas será que é assim mesmo?

Por exemplo, se concordarmos que a Bíblia é a fonte principal de informações sobre o verdadeiro Deus, devemos entender que pelo menos até certo ponto da historia os Judeus estavam certos na sua forma de adoração (pelo menos até o primeiro seculo), e os Judeus nunca acreditaram em um Deus trino, na verdade essa crença é pagã, sendo datada de povos babilônios e egípcios.

Outro ponto é que nem nas escrituras Hebraicas (velho testamento) nem nas escrituras gregas (novo testamento) da a entender que Deus é uma trindade.


Mas e vocês, por que acreditam nisso? Sintam-se a vontade para questionar, e mostrar seu ponto de vista.

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz


description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
Super complicado. Baita diferença de leitura entre os cristaos. Pai,filho e espirito santo sao mencionados na biblia, mas alguns interpretaram isso como uma so entidade. Outros, dos quais eu, entendem que o Pai é Deus, o Filho é Jesus, e o Espirito Santo é um conceito um pouco mais complicado que se chamaria Força Ativa. Por meio dessa Força Ativa, Deus faz as façanhas dele. Inclusive, quando Jesus ora antes de um milagre, diria que é tanto pedindo permissao quanto força ativa.

Pra mim, sao tres coisas diferentes. So duas delas sao inteligiveis, a outra é uma outra coisa...

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
@Pidgey valeu pelo vídeo, assisti tudo aqui... Mas sobre ele eu tenho algumas considerações se me permitir.

1. Realmente não é mencionado a palavra ressurreição nas escrituras hebraicas, mas o conceito dela está lá, esses aqui são alguns exemplos: Oseias 13:14; Jó 14:13-15; Isaías 26:19; Daniel 12:2, 13.

2. Sobre a Canonização de livros, existe uma verdade: os cristãos, no primeiro seculo, em nenhum momento consideraram esses livros apócrifos como algo a ser considerado. Prova disso, é que em nenhum momento da bíblia, um cristão cita ou faz referência a trechos desses livros apócrifos. Então não importa quando foi canonizado a bíblia como conhecemos, os cristãos do primeiro seculo não acreditavam nesses livros.

3. Não acho que em algum momento as escrituras gregas (Novo Testamento) corroboram com o credo da Trindade.

4. Qualquer um pode escrever um livro e dizer que faz parte da biblia, mas a diferença é que como 2 Tim. 3:16, 17 diz, as escrituras tem que ser inspiradas por Deus. O que não é o caso dos livros apocrifos.

Super complicado. Baita diferença de leitura entre os cristaos. Pai,filho e espirito santo sao mencionados na biblia, mas alguns interpretaram isso como uma so entidade. Outros, dos quais eu, entendem que o Pai é Deus, o Filho é Jesus, e o Espirito Santo é um conceito um pouco mais complicado que se chamaria Força Ativa. Por meio dessa Força Ativa, Deus faz as façanhas dele. Inclusive, quando Jesus ora antes de um milagre, diria que é tanto pedindo permissao quanto força ativa.

Pra mim, sao tres coisas diferentes. So duas delas sao inteligiveis, a outra é uma outra coisa...


@PesteNoire000 concordo perfeitamente...

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
Eu entendo que sim, é uma trindade mas só que são formas diferentes da manifestação de um mesmo Deus, só que isso precisa de um contexto para ser totalmente entendido. Eu acredito que seja uma trindade do mesmo Deus por causa de João 1:1 – "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". Sendo assim, é uma afirmativa muito nítida sobre o Cristo. Já o Espírito Santo não tem muita rodeio, ele é o próprio Espírito de Deus condicionado para que as pessoas possam suportar sua presença divina. Eu pessoalmente diria que são meios de manifestação usados para não subjugar o entendimento humano da realidade.

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
Paçoca do Mato escreveu:
@Pidgey valeu pelo vídeo, assisti tudo aqui... Mas sobre ele eu tenho algumas considerações se me permitir.

1. Realmente não é mencionado a palavra ressurreição nas escrituras hebraicas, mas o conceito dela está lá, esses aqui são alguns exemplos: Oseias 13:14; Jó 14:13-15; Isaías 26:19; Daniel 12:2, 13.

2. Sobre a Canonização de livros, existe uma verdade: os cristãos, no primeiro seculo, em nenhum momento consideraram esses livros apócrifos como algo a ser considerado. Prova disso, é que em nenhum momento da bíblia, um cristão cita ou faz referência a trechos desses livros apócrifos. Então não importa quando foi canonizado a bíblia como conhecemos, os cristãos do primeiro seculo não acreditavam nesses livros.

3. Não acho que em algum momento as escrituras gregas (Novo Testamento) corroboram com o credo da Trindade.

4. Qualquer um pode escrever um livro e dizer que faz parte da biblia, mas a diferença é que como 2 Tim. 3:16, 17 diz, as escrituras tem que ser inspiradas por Deus. O que não é o caso dos livros apocrifos.

Super complicado. Baita diferença de leitura entre os cristaos. Pai,filho e espirito santo sao mencionados na biblia, mas alguns interpretaram isso como uma so entidade. Outros, dos quais eu, entendem que o Pai é Deus, o Filho é Jesus, e o Espirito Santo é um conceito um pouco mais complicado que se chamaria Força Ativa. Por meio dessa Força Ativa, Deus faz as façanhas dele. Inclusive, quando Jesus ora antes de um milagre, diria que é tanto pedindo permissao quanto força ativa.

Pra mim, sao tres coisas diferentes. So duas delas sao inteligiveis, a outra é uma outra coisa...


@PesteNoire000 concordo perfeitamente...



Eu não debato Bíblia, você deveria fazer o mesmo. Quanto ao que foi posto do vídeo... não sigo a crítica textual

description[POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?  EmptyRe: [POLEMICA] Você acredita que Deus (biblico) é uma trindade?

more_horiz
Exato, como já disseram, é um único Deus agindo de três formas diferentes.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos