Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por que CRER em Deus???

+6
Paçoca do Mato
Victor
Ben Ikneg
Rin
PesteNoire000
Gutozika Hyuga
10 participantes

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyPor que CRER em Deus???

more_horiz

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Pq é necessario. O ser humano precisa se apoiar em algo que o transcende, pois isto conforta o espirito dando sentido tanto ao mundo quanto a vida. Eu acredito, e tenho tendencia a admirar pessoas que acreditam verdadeiramente.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Se você é capaz de transcender o estado que Nietzsche viria a chamar de "niilismo passivo" em direção a um estado chamado pelo primeiro de "niilismo ativo", talvez a crença em Deus não vá fazer tanta diferença na sua vida.

Crer em Deus necessariamente dá significado para a vida, mas não é o único significado possível, e passa longe de ser o melhor deles. O verdadeiro sentido da vida deveria ser pautado nas ambições da sua própria persona, não em uma crença metafísica e imutável.

Isso se tratando de crer em Deus como um criacionista que não pratica a sua fé, o que não faz o menor sentido, porque não faz sentido acreditar num Deus e não seguir seus próprios dogmas — mas isso é o que a maior parte da nossa sociedade faz, de qualquer forma.

Praticar a sua fé necessariamente te amarra através de uma escravidão moral. Todo o seu senso crítico e a sua autonomia moral serão subjugados por dogmas impermutáveis imanentes ao pensamento religioso, então não é uma boa troca.

Decerto se você tentar aplicar todos os ensinamentos da doutrina bíblica em prática, não apenas a sua vida será um saco, mas você eventualmente se tornará insuportável.

Então o melhor cenário pra sua própria realidade é onde você acredita numa religião mas não a pratica, o que se traduz em usar a religião apenas como meio para enganar a si próprio, mas descartando todos os seus ônus.

Mas daí entra aquele dualismo filosófico que Nietzsche tanto mencionava: você deve ser uma pessoa que quer saber, ou uma pessoa que quer acreditar? É melhor acreditar numa inebriante mentira ou ser exposto à atroz verdade?

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Os seres humanos têm desbravado o mundo ao longo da história, impulsionados por uma capacidade singular de aderir a mitos coletivos que permeiam sua existência. A crença em deuses, dinheiro, igualdade, bons valores e liberdade serve como alicerce para a coesão social e o funcionamento eficaz das sociedades. Esses mitos não apenas moldam nossas interações e instituições, mas também fornecem estruturas de significado que sustentam nossa compreensão do mundo e orientam nosso comportamento. Assim, é através dessas narrativas compartilhadas que os seres humanos encontram um sentido de identidade e propósito em suas vidas, impulsionando suas realizações e contribuições para o mundo ao seu redor.

Mesmo que eu não acredite no conceito inventado por humanos do que seria um "Deus" ou "deuses". É praticamente inegável sua importância para um certo grau de coesão social.

Nem quero imaginar uma sociedade humana totalmente livre desses conceitos que inventamos e acreditamos tão firmemente.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Não é necessário, é simplesmente algo cultural implantado na sociedade, prova disso são as diversas religiões e crenças espalhadas no mundo, ninguém pensa igual e todos somos livres, eu como ateu entendo que crer em Deus para algumas pessoas é algo essencial mas está longe de ser uma verdade generalizada, existem pessoas que vivem muito bem mesmo sem crer em algum Deus.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Rin escreveu:
Isso se tratando de crer em Deus como um criacionista que não pratica a sua fé, o que não faz o menor sentido, porque não faz sentido acreditar num Deus e não seguir seus próprios dogmas — mas isso é o que a maior parte da nossa sociedade faz, de qualquer forma.


Lúcido.

Ben escreveu:
Mesmo que eu não acredite no conceito inventado por humanos do que seria um "Deus" ou "deuses". É praticamente inegável sua importância para um certo grau de coesão social.

Nem quero imaginar uma sociedade humana totalmente livre desses conceitos que inventamos e acreditamos tão firmemente.


Mas @Ben Ikneg ... vamos imaginar que Deus seja apenas uma criação humana (Sei que muitos acreditam nisso, e tem direito a tal, não estou aqui pra questionar o seu direito de crer ou não em Deus), mas nessa linha de raciocinio, pq um ser humano "criaria deus"? Tipo, ao meu ver, isso não é como o @Victor disse algo cultural. Pra mim é algo instintivo, algo inerente ao ser humano. Claro, com o passar dos anos, muitas pessoas mudam a sua forma de pensar, algumas deixam de acreditar em Deus pq acreditam em algo diferente, outros não aguentam mais ser enganados por lideres religiosos pilantras (que é o que mais se vê), outros simplesmente não conseguem aceitar que um Deus de amor, possa permitir tanta coisa má que acontece no mundo. Enfim... como disse antes, não estou aqui pra questionar o direito que cada um tem pra decidir o que é melhor pra ele proprio... Mas, acho fielmente que a necessidade de crer em uma existencia superior (DEUS) é algo que nasce no ser humano, um desejo forte, mas que como qualquer outro pode ser substituido ou perdido.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Paçoca do Mato escreveu:
Tipo, ao meu ver, isso não é como o @Victor disse algo cultural.


Eu sigo que é algo cultural devido a brusca mudança de religião de cultura para cultura, região para região... Existem crenças e religiões que nem mesmo precisam ter um "Deus" para ser o centro de devoção, existem religiões antigas e que existem até hoje, mesmo que em menor quantidade e que divergem muito do que a Bíblia diz e sobre Deus propriamente dito.

Com isso essas religiões são menos do que as cristãs? Jamais, possuem o mesmo peso independente do tipo de crença, pois a nossas crenças vem muito da nossa origem, assim como você poderia nascer na África e ter um pensamento totalmente diferente de religião pelas diversas formas de religião que o povo deles possui, assim como poderia descobrir o cristianismo e se apropriar dele, a única coisa que os cristãos possuem de diferente é sua quantidade, já que é a crença mais conhecida e famosa, apenas isso.

Como eu sempre prezo, oque importa é a tolerância religiosa, todos devem ser respeitados.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
amos imaginar que Deus seja apenas uma criação humana (Sei que muitos acreditam nisso, e tem direito a tal, não estou aqui pra questionar o seu direito de crer ou não em Deus), mas nessa linha de raciocinio, pq um ser humano "criaria deus"? Tipo, ao meu ver, isso não é como o @Victor disse algo cultural. Pra mim é algo instintivo.


Bom, não quero mudar a vossa opinião, para mim... O mundo estará muito melhor com pessoas que não pensam como eu. Mas apenas para não deixar sem nenhuma resposta. Existe um motivo primordial para o ser humano criar uma religião que é controle social. E a forma mais inteligente para isso, é explorar as dúvidas e fragilidades da humanidade para que ele próprio siga um comportamento que não o torne uma mal elemento dentro do grupo.

Nós, seres humanos, somos os únicos animais que abertamente inventam e contam histórias uns para os outros. Essa habilidade é essencialmente humana. Imagine quantas informações e notícias falsas consumimos hoje em dia e ainda tratamos como verdades absolutas, simplesmente porque fazem sentido nas nossas cabeças? As antigas religiões, em essência, se aproveitam dessa fragilidade que temos... Que é a capacidade de "acreditar" ou ter "fé" no que os outros estão falando... E digo mais...

O ser humano é um animal social por natureza, constantemente buscando maneiras de se conectar e interagir com os outros membros de sua espécie. No entanto, à medida que as comunidades humanas se expandiram e se tornaram mais complexas, surgiu a necessidade de uma estrutura que unificasse e organizasse esses grupos diversos. É nesse contexto que a criação de um "Deus" ou deidades assume um papel significativo.

A religião, como unificador social, desempenha um papel crucial na coesão e estabilidade das comunidades humanas. Ao fornecer uma base comum de valores, normas e comportamentos, as crenças religiosas facilitam a cooperação em grupos maiores do que aqueles mantidos puramente por laços familiares ou sociais. A crença em uma divindade compartilhada cria uma barreira social e política que promove a coesão dentro da comunidade e limita conflitos entre seus membros.

Além disso, as religiões frequentemente atuam como mecanismos de controle social, estabelecendo normas de comportamento e punições para aqueles que as violam. Essas normas ajudam a manter a ordem e a estabilidade dentro das comunidades, garantindo a conformidade com os valores e princípios estabelecidos pela religião.

Outro aspecto importante é que as religiões oferecem explicações para questões existenciais e fenômenos naturais que estão além da compreensão humana. Desde os primórdios da humanidade, as pessoas têm buscado respostas para perguntas sobre a origem do universo, a natureza da vida e da morte, e o propósito da existência humana. As divindades religiosas fornecem narrativas e mitologias que ajudam a explicar esses fenômenos complexos, oferecendo conforto emocional e esperança em face da incerteza e da adversidade.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Victor escreveu:
Paçoca do Mato escreveu:
Tipo, ao meu ver, isso não é como o @Victor disse algo cultural.


Eu sigo que é algo cultural devido a brusca mudança de religião de cultura para cultura, região para região... Existem crenças e religiões que nem mesmo precisam ter um "Deus" para ser o centro de devoção, existem religiões antigas e que existem até hoje, mesmo que em menor quantidade e que divergem muito do que a Bíblia diz e sobre Deus propriamente dito.

Com isso essas religiões são menos do que as cristãs? Jamais, possuem o mesmo peso independente do tipo de crença, pois a nossas crenças vem muito da nossa origem, assim como você poderia nascer na África e ter um pensamento totalmente diferente de religião pelas diversas formas de religião que o povo deles possui, assim como poderia descobrir o cristianismo e se apropriar dele, a única coisa que os cristãos possuem de diferente é sua quantidade, já que é a crença mais conhecida e famosa, apenas isso.

Como eu sempre prezo, oque importa é a tolerância religiosa, todos devem ser respeitados.


Entendi. Mas em ambito geral, entende que de alguma forma, independente de cultura, parece que a crença em Deus é algo meio que instintivo ao ser humano. Claro, o fato de sermos seres pensantes, cada um pode a medida que cresce, crer em coisas diferentes, e até deixar de crer em Deus, crendo na sua não existência ou na de algum outro fenômeno que lhe ache conveniente acreditar, ou simplesmente não se importar. O meu ponto aqui é que, desde o momento que o primeiro ser humano pensante passou a existir, a uns 6.000 anos atras, ele sempre procurou a acreditou na existencia de Deus.

Porem, concordo em todos os sentidos nessas ultimas palavras suas:
Como eu sempre prezo, oque importa é a tolerância religiosa, todos devem ser respeitados.


Acho que em todos os sentidos é importante você respeita o direito da pessoa de escolher o que ela mais acha sensato acreditar. Você me conhece um pouco, eu brinco, falo um momente de merda e tals, mas eu nunca vou menosprezar alguem por suas escolhas de vida, seja sexualidade ou religião. Tipo, eu tenho o a minha convicção do que é certo e o que é errado aos olhos do meu Deus, por exemplo, eu não acredito no ecumenismo, ou seja, que todas as religiões são caminhos diferentes para chegar ao mesmo Deus, não... pra mim tem muita religião errada dms... Ao msmo tempo, não cabe a mim julgar, cada um vai no final arcar com as conseguencias de seus proprios atos, e não serei eu o Juiz... É isso que eu penso.

Então o que nos resta a fazer? Tratar a todos bem, independente de raça, crença, orientação sexual, preferencias, estilo de vida, etc... Cada um cuidando da sua vida, viveremos em um mundo melhor.

Novamente, é isso que EU penso.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Acho que a religião é um mal necessário, embora ela aliene a sociedade, ela serve para controlar.

Se a religião não existisse, provavelmente a taxa de criminalidade ia subir, de modo que o medo de ir para o inferno atua controlando os homens e impedindo uma boa quantia de crimes.

O senso de organização e moral também são importantes, as pessoas no geral tem essa necessidade primitiva de se agrupar em prol de uma mesma ideia, além dos benefícios diretos e liberação de hormônios associados a felicidade e bem estar.

Uma quantidade enorme de pessoas também estão pela fé pela recompensa futura, elas querem fazer de tudo para garantir uma vaguinha no paraíso e evitar o inferno, outra porção, sequer sabe porque acredita, nem se questionam, apenas seguem aquilo que a familia já acreditava.

No meu caso, eu acho igrejas um verdadeiro inferno, é muito chato, o pastor apenas interpreta a bíblia da forma dele e então ele repassa para o público em troca de algum dízimo, no geral, da bastante certo em alguns casos, rs. Esse método funciona para muita gente, elas gostam desse sistema. Mas sinceramente, o negócio chato. Depois que eu fiz uns 15 anos, nunca mais pisei nesses templos de pedra, entendo que por questões culturais meus pais me levaram a esse tipo de doutrina, sendo encaixados em uma das minhas descrições acima, se eu morasse fora do Brasil em um país árabe, provavelmente sairia achando que o GM do Server é outro.

Conforme fui ficando mais velho e estudando outros pensamentos, fui me distanciando da doutrina que me foi imposta quando mais novo. Eu gostaria de entrar em concordância com o @Rin, quando ele cita o dualismo no trabalho do Nietzsche. A ideia de escolher entre querer saber e querer acreditar está alinhada com o questionamento sobre os valores culturais e morais predominantes. A ideia de que a verdade é sempre preferível à ilusão, onde a verdade é dolorosa e perturbadora, enquanto a ilusão pode oferecer conforto e segurança emocional.

Mas eu não tenho isso como uma verdade absoluta, são apenas reflexões, provavelmente influenciadas por uma corrente de pensamento. Toda essa questão de divindade vem sendo debatida a séculos, não sou eu que vou definir o que é verdade e o que não é, nesse sentido de desvendar o que há antes do big bang e se o criador do Universo postulou a verdade através da bíblia ou alcorão ou qualquer outra religião.

Acho que sou novo de mais para me debate com esses problemas, me sinto incomodado só de começar a pensar, mas pelo menos não saiu pegando minhas ideias e tentando enfiar goela a baixo dos outros, igual alguns fazem, no fim todo mundo tem suas análises, sinto que o mais inteligente é duvidar de tudo, não sair tomando nada como verdade absoluta, essa é a única certeza possível e checar diariamente no que crer, não como um camisa de time igual fazem boa parte dos macacos médios pseudo-evoluidos.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
O engraçado é que a pergunta foi sobre porque crer em Deus e daí todo mundo já vem falando de religião... gente, eu sei que uma coisa tem a ver com a outra, mas dá pra falar de Deus sem precisar ficar falando de religião... Jesus veio até aqui na terra e não construiu nenhum templo e nem deixou nenhuma religião, isso quem fez foi O HOMEM.

De qualquer forma, respondendo a pergunta de forma simples e objetiva: Porque crer em Deus?? Porque é mais legal, oras kkkk Pra quem já assistiu 'As Aventuras de Pi' vai entender perfeitamente o que eu estou falando, uma vida imaginando que Deus exista e que isso daqui não seja apenas um aglomerado de atomos é MUITO mais legal e divertido do que uma vida sem Deus... por esse motivo, eu creio.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
As pessoas ainda não entendem que isto aqui é muito além de filosofia, ciencia, cultura ou religião?!

DEUS, o Criador, DEUS de Abraão, Isaac e Jaco, PAI do Nosso SENHOR Jesus CRISTO, não uma matéria de um debate, não é algo para se colocar na mesa e se discutir. Isso seria o mesmo que discutir se nós realmente existimos ou estamos em algum tipo de ilusão.

As pessoas tentam criar formas de pensar como: "As verdades são relativas, cada um pensa como quiser e bla, bla"... mas uma coisa é um facto, EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA EM TUDO QUE EXISTE. E uma delas é que DEUS é.

Se quiser ver DEUS veja Jesus, sim, assim é DEUS, tem sua propria autonomia no ser.

Pessos que acreditam na evolução, mundo que surgiu do nada, organização cosmologica inteligente, extratereste donos do universo, "deus natureza", demonios etc, do que crer no DEUS Vivo, que esta alem do tempo, espaço e materia é um tolo que prefere viver na suq propria ognorancia.

Se ofendi alguém peço perdão, não foi pessoal, muito menos intencional.

descriptionPor que CRER em Deus??? EmptyRe: Por que CRER em Deus???

more_horiz
Como é dito em Matrix " A ignorância é uma benção", e de fato crer em Deus é mais legal, mas tem a parte não legal de viver se reprimindo e a possibilidade de ir para o inferno.

Embora, compreendo. O ser humano é tão solitário e sofre tanto que precisa de uma explicação para tudo isso, precisa crer que te tem alguém que o encherga e que vai recebê-lo de braços abertos em outra realidade. Sentir-se vazio é muito angustiante.

E reconheço que a os crentes ( os raros) contribuem muito a sociedade ( quando não há interesses por trás).

Mas é muito perigoso também, as pessoas vão longe demais em nome de crenças. E uma vez que seus olhos se abrem, é impossível fechar, não dá mais pra fingir.


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos