Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá? EmptyPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá?

more_horiz
Eu tenho as edições dos arcos que o Anime cobre, indo até o Torneio do Poder, ou seja, Vol 1 até Vol 9.

Eu nunca assisti o Anime completamente, mas já assisti todos os arcos completos até o comecinho da Saga do Goku Black, incluíndo os filmes de Dragon Ball Super: A batalha dos Deuses e Freeza Resurreição, e uma coisa que notei ao comparar essas duas mídias (podemos considerar os filmes como uma terceira mídia) é que o mangá é muito rápido e apressado comparado ao Anime e tem MUITO, MAS MUITO mesmo menos diálogo, é uma palavrinha ou duas e a luta principal já acontece, no Anime tem toda uma construção e uma apresentação da situação até chegarem a conlusão de que terá uma batalha, sem contar que as batalhas no mangá em sua maioria também são curtas, Bills dá dois tapinhas no Goku quando encontra ele no planeta do Kaioh do Norte e já coloca ele pra dormir, já no Anime Goku usa seu teleporte, usa uma Kamehameha, demora mais pra chegar no SSJ3, tem mais diálogo com o Bills etc., essa fórmula se aplica pra todas as batalhas praticamente, e no filme da Batalha dos Deuses o contexto muda, o local muda, diálogos ocorrem em outros lugares e mais rápido, em compensação a qualidade das lutas e da animação é melhor.

Um exemplo de mudança do filme e do anime, é que no Anime Bills se encontra e conhece Vegeta no Cruzeiro da Bulma em alto mar, já no filme ele conhece Vegeta no laboratório da Bulma na cidade.

Outra coisa já assisti vários recortes do torneio do poder e da batalha contra o Universo 6, Saga black etc., apesar de nunca ter visto os eps completos, então já sei o desfecho(além de ter jogado Xenoverse).

O que acham melhor para fãs da Dragon Ball, iniciantes etc.,:

- Mangá Mais rápido, menos conteúdo, estética melhor.

- Anime Mais lento, mais detalhado, conteúdos extras e extendidos, batalhas mais longas, mais diálogo.

descriptionPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá? EmptyRe: Preferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá?

more_horiz
Considerando somente os arcos que você descreveu, eu prefiro o anime.

- Arco da Batalha dos Deuses: o desenrolar narrativo é muito mais atrativo no anime, com uma batalha que escalonou numa possível destruição universal de variadas formas, enquanto no mangá só rolou o choque de punhos. A transformação em Super Saiya-jin God é melhor, junto da OST "The Birth of a God", enquanto, no processo, as estações vão alteranddo e etc. Acho que não precisa dissecar muito, uma vez que o arco no manga é extremamente corrido.

- Arco do Renascimento de Freeza: um dos piores trabalhos já produzidos em Dragon Ball. Independente da mídia, essa saga é puro chorume. Porém, diferente das versões animadas, essa saga não existe no mangá (muitos utilizam pro cânone do mangá os eventos do prequel feito pelo Toyotaro + DBZ: RoF, o que pra mim não é nenhum absurdo cronológico ou narrativo, haja visto que o mangaká decidiu, abertamente, pular essa saga). Único ponto positivo do anime, eu diria, é que eles corrigiram aquele desfeito do filme, no qual Goku é acertado, estando em Super Saiya-jin Blue, pelo laser - no anime, Goku está descuido e na forma base.

- Saga U6xU7: tirando o combate entre Goku e Hitto, no qual eu, sem sombra de dúvidas, coloco a versão animada acima da do mangá, nada de interessante. Frost surgiu como um personagem interessante, a contraparte boa de Freeza, mas logo se tornou desinteressante com a sua verdadeira faceta. Apesar de interessante o surgimento dos Saiya-jin dos sexto universo, a forma como se desenvolveram, as práticas antagônicas em comparação aos Saiya-jin do sétimo universo, Cabana é um personagem, mesmo sendo um prodígio dos combates, completamente sem sal. E, por fim, a adição do Hitto a franquia, sendo um dos destaques de Dragon Ball: Super, com um leque de habilidades interessantíssimos. Goku e ele desempenharam uma boa peleja, sendo esta, em casa mídia, desenvolvida de forma distinta, com o Goku combinando o Kaio-ken junto do SSB, enquanto tivemos, no mangá, o retorno do Super Saiya-jin God. Chegou com uma proposta definitiva de inserir o conceito de múltiplos universos em Dragon Ball, mas continua sendo um potencial a ser explorado, estando a mercê dos roteiristas da Toei, Toyotaro e Toriyama - infelizmente, porém, acho que vai ficar só nisso.

- Arco Trunks do Futuro/Goku Black/Zamasu: dentre as sagas descritas, diria que é a mais ousada. Traz o nosso querido Mirai Trunks de volta, relatando acontecimentos após as ameaças de Babidi e Dabura. Gosto do fato do Trunks possuir o Super Saiya-jin 2, não gosto de como se deu o Super Saiya-jin Ikari e tampouco gosto de como, no mangá, o filho de Vegeta é completamente escanteado. A obra desenhada por Toyotaro acerta na história de Mirai Trunks como discípulo de um Kaioshin, com as técnicas de cura, mas limita o personagem a isso. No anime, a relação de Trunks com os guerreiros Z do presente, principalmente com o Vegeta, me soa mais positiva, incluindo o sparring/treino que tiveram, que mesmo que não seja algo expcional pra história, ainda é uma adição interessante. Black aparecendo como Super Saiya-jin 2, algo que muitos gostam, não me chama muito a atenção, mas é, aos meus olhos, mais palpável do que o Black base aguentar porrada do Vegeta SSB. Desfecho não me agrada, tendo um deus ex-machina em ambas as mídias. Não é o meu arco favorito, mas, dentro dos supracitados, é o destaque, sem sombra de dúvidas.

- Episódios de transição do anime: destaco os episódios que Goku enfrentou Hitto, dessa vez no sétimo universo, e, também, o episódio do beisebol. Episódios divertidos, nada demais.

- Torneio de Exibição/recrutamento dos times: esse arco me pega um pouco, pois, mesmo tendo nos sido apresentado, no mangá, o combate entre os 12 Deuses da Destruição, no anime tivemos destaques para Majin Buu e Gohan, cujo, em sua última apresentação, deixou uma impressão péssima para todos os fãs. Mesmo enferrujado, foi bem gratificante ver o Gohan se esforçando para superar os seus obstáculos e sobressair-se contra o Lavender. Porém, o combate dos Hakaishin foi deveras interessante, um combate com uma escala enorme, com várias técnicas novas, oriunda dos deuses. A luta entre Goku x Toppo considero equivalente nas duas mídias, com uma leve apresentação do magnífico Super Saiya-jin Três, uma das minhas formas preferidas.
Em relação ao recrutamento, tenho uma leve inclinação ao mangá por retirar o abominável SSB x Kuririn. Em compensação, Gohan Ultimate x Goku, no anime, foi um ponto positivo para a Toei.

- Torneio do Poder: no anime, em alguns momentos, há uma certa enrolação, mas no saldo total, o anime leva. O manga é extremamente rushado, corrido, feito às pressas, chame como quiser. Sobressai-se em relação ao anime no desenvolvimento do Jiren, como personagem, que consegue ser um pouco, mas só um pouquinho, além de um personagem porta; e no mangá, também, me soa como se os personagens sentem melhor a queda de energia, danos físicos e etc. Porém, o anime, não só narrativamente, mas pelo que gerou, derrubando sites, reunindo milhares de pessoas em locais públicos, conseguiu, abissalmente mais, mostrar o que realmente é Dragon Ball e a força que a obra carrega, junto de sua gigante influência no mundo ocidental.

Considerando essas sagas, eu vejo o anime melhor que o mangá. Considerando todas as sagas, logo, incluso o arco Moro e Granolah, o mangá se sobressai. É isso.

descriptionPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá? EmptyRe: Preferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá?

more_horiz
Vejamos:

Saga BOG: apesar de corrido, temos umas informações interessantes no manga, já no anime tivemos bons momentos (tirando o ep5) além de ser mais detalhado com as lutas. Prefiro o anime

Saga Fukatsu no f: tivemos algumas adições como um pouco do treinamento do Goku e do Vegeta, mas nada muito relevante. Por outro lado, o anime teve vários erros, incoerências, e erros de animação além de adições que não foram tão relevantes. Já no manga tivemos coisas bem apressadas, mas de forma funcional, o que complica é que o manga acabou bem na hora da luta com o Freeza (o que, considerando o ssj blue das saga seguinte nos faz perguntar como exatamente ocorreu a luta). Prefiro o manga

Saga do torneio do U6: No anime não tivemos nada que se destacasse muito, tirando o fucking uso do kaioken no ssj blue e algumas adições no combate. Já no manga tivemos uma limitação e um melhor uso do ssj blue por parte do Goku (o que deixou a luta dele com o hit mais dinâmica para mim), o Frost no manga é mais cinza do que o do anime, parece ser só um trapaceiro 171 do que o mal encarnado como freeza.  Prefiro anime apesar de tudo


Saga Black: Aqui temos uma animação melhor no anime, mas também temos bizarrices, como a transformação do trunks. Já no manga temos bizarrices no powerscaling (embora não tanto quanto no anime) mas também temos um basta na discussão sobre como ocorreu a vinda de babidi no futuro, além de mais aprofundamento do ssj blue, e a luta contra o Zamasu ser bem melhor, o final do manga também me pareceu menos viajado, embora igualmente questionável.  Prefiro o manga


Saga sobrevivência universal (Torneio do poder): aqui temos bons momentos do anime e do manga, e tropeços feios do anime e do manga, a exibição entre os hakaishins foi curta mas muito boa. Realmente fico dividido aqui mas no final Prefiro o torneio do anime e o pré-torneio do manga

Saga Broly: no anime essa saga veio com uma adaptação de Dragon Ball Minus de brinde, além de ter o bastante pra calar até os haters, no entanto, infelizmente tivemos muitos trechos cortados do roteiro original que daria 170 minutos. Já no manga tivemos no máximo umas 10 páginas do cap 42 e 93, nada que diferenciasse muito do filme, mas tivemos alguns detalhes como o Goku e o Vegeta pressionarem mais o Broly (o que faz sentido já que eles enfrentaram e viram como funcionava a kale no manga), seja como for essa saga ainda não teve uma adaptação que explorasse todo o potencial dela. Prefiro o anime


Saga Superhero: O manga teve mais preparo para explicar algumas coisas do filme (as vezes desnecessárias), mas tivemos muitas pérolas, quadrinização bosta, e lutas alargadas que foram torturosas de acompanhar no lançamento (o clássico (só mais 2 capítulos, guerreiros")  e supostamente tá pra explicar um pouco do beast do gohan nos próximos caps, acompanhar no lançamento foi torturoso mas ler tudo em retrospectiva não machuca tanto. Já no anime tivemos muita coisa simplificada, mas funcional. Prefiro o anime


E então, só tivemos, isso. talvez eles readaptem as sagas broly e superhero quando o anime voltar, mas até lá esse é a minha conclusão.

descriptionPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá? EmptyRe: Preferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá?

more_horiz
A Batalha dos Deuses → Mangá: Pela primeira vez, ambos anime e mangá foram uma mera adaptação do material original que, desta vez, foi um filme. É óbvio que o mangá não iria se dar ao trabalho de contar uma história que todos já conheciam o final, então alterou pontos-chave que fizeram muito sentido para a história como um todo, como o Goku sendo claramente inferior ao Beerus. Já o anime preferiu enfeitar as coisas, como sempre, mas achei que foi muito enrolado.

Renascimento de F → Mangá: O mangá foi perfeito novamente, se limitou a mencionar o que aconteceu. Não é o formato mais adequado para adicionar informações extras e adaptar outra história que todos já conheciam seria desperdiçar mais uns meses de trabalho, então foi excelente. O anime até adicionou uma coisinha interessante ou outra, mas no geral, foi apenas preenchimento desnecessário.

Torneio dos Destruidores → Mangá: Eu posso dizer que o anime foi melhor apenas na batalha entre o Goku e o Hit, isso falando especificamente sobre o Super Saiyajin Blue com Kaioken, mas não pela coerência e sim exclusivamente pela emoção. Em relação ao restante, o mangá é muito melhor, especialmente por continuar tratando o poder das novas transformações como algo grandioso, tanto o Super Saiyajin God como o Super Saiyajin Blue.

Futuro do Trunks/Goku Black → Mangá: É quase a mesma coisa da anterior com a exceção do anime não ter um momento tão épico quanto o Super Saiyajin Blue com Kaioken da saga anterior. O anime simplesmente mostrou que o Super Saiyajin God foi abandonado neste arco e ainda conseguiu desmerecer o poder do Super Saiyajin Blue e o próprio poder que o Goku e o Vegeta haviam alcançado. O mangá foi bem melhor, aproveitou o poder do Super Saiyajin God, não desmereceu o poder do Goku e o Vegeta, fazendo o vilão (que roubou o corpo do Goku “fraco” = Cell com poderes do Goku da Saga dos Saiyajins) se esforçar para alcançar o poder deles e ainda explorou os poderes do Super Saiyajin Blue.

Torneio do Poder → Anime: Os pontos fortes do anime consistem em explorar bem os personagens, entregar lutas emocionantes até para personagens secundários e pela emoção em si, mas seu ponto fraco é o fato de ser extremamente lento. Já o mangá consegue explorar bem apenas o que seria necessário no restante da obra, não perdendo muito tempo com os figurantes, o que acho um ponto forte. Os níveis de poder também parecem mais consistentes no mangá. O ideal seria uma combinação de ambos, mas vejo o anime sendo um pouco melhor.

De resto, vamos ver o que anime vai fazer quando voltar...

descriptionPreferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá? EmptyRe: Preferem o Anime de Dragon Ball Super ou o mangá?

more_horiz
Justinboll escreveu:


De resto, vamos ver o que anime vai fazer quando voltar...


Pse, infelizmente não temos a data correta *cof cof Nunca cof cof*do retorno do Anime.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos