Nos últimos dias, li e reli o capítulo 525. Foquei principalmente naquele trecho em que o Shikaku consegue convencer o "Supremo General da Aliança":

[Discussão] A estratégia do Shikaku que poderia ter levado a aliança a ruína... 12349512

Me chamou muito a atenção a sugestão da seguinte estratégia do Shikaku:

[Discussão] A estratégia do Shikaku que poderia ter levado a aliança a ruína... 12349513
DESTAQUE: "LOOK AT THE MAP! YOU'VE GOT TO UTILIZE YOUR ARMY TO FIT EACH SOLDIER'S STRENGTHS. WHEN YOU FACE AN ENEMY ON TWO FRONTS, YOU NEED TO OVERLOARD ONE FRONT FIRST AND WIN A DECISIVE VICTORY! "
TRADUÇÃO: "OLHEM PARA O MAPA! É PRECISO UTILIZAR SEU EXÉRCITO PARA AJUSTAR AS FORÇAS DE CADA SOLDADO. QUANDO VOCÊ ENFRENTA UM INIMIGO EM DUAS FRENTES, VOCÊ PRECISA SOBRECARREGAR UMA FRENTE PRIMEIRO E GANHAR UMA VITÓRIA DECISIVA!"

Essa tática não é ruim, mas os erros de cálculos são muito evidentes. Quando ele sugere concentrar reforços na companhia liderada por Darui, levando uma parte da companhia do Gaara para dar apoio, o Kira A faz uma observação óbvia:

[Discussão] A estratégia do Shikaku que poderia ter levado a aliança a ruína... 12349514
TRADUÇÃO: "POR QUE COMEÇAR COM A (companhia do Darui)? E SE VOCÊ DIVIDIR A COMPANHIA DE GAARA AO MEIO, O INIMIGO DE B PODE USAR ESSA OPORTUNIDADE PARA LANÇAR UM ASSALTO TOTAL."

A qual o Shikaku responde com o seguinte:

[Discussão] A estratégia do Shikaku que poderia ter levado a aliança a ruína... 12349515

[...]

O Shikaku não levou em conta em nenhum momento os tipos e os níveis de habilidades dos adversários envolvidos nos dois front's, tanto é que o Ōnoki precisou expor a necessidade dele próprio estar no campo de batalha com o Gaara para travar as ações do Mū. Isso poderia ter custado a vida de um batalhão inteiro muito cedo na guerra, uma vez que o Naruto se fez necessário para eliminar dois dos quatro adversários a enfrentar a companhia B.