Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyA solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
Depois de ver esse comentário do @Rin nesse tópico (https://www.forumnsanimes.com/t104558-como-voce-lida) eu fiquei curioso

Rin escreveu:
Embora pareça ser um contrassenso, sem a solidão eu não conseguiria ser tão produtivo.

Não estar só demanda uma manutenção muito grande do seu tempo — às vezes quando estou com os outros fazendo algo a minha mente pesa porque sei que poderia estar fazendo algo mais produtivo, ou até algo mais divertido pra mim do que estou fazendo junto com outra pessoa.

E pesa porque sei que se eu não conseguir cumprir um dos meus objetivos, sempre pensarei que poderia ter dedicado mais tempo a esse objetivo e talvez o resultado fosse diferente.

Acho que sou uma pessoa que, por não ser muito emocional, lida bem com a solidão — até tenho dependência dela em certo grau. Apesar disso, me arrependo levemente de algumas coisas, já abdiquei da minha única paixão mútua porque achei que isso atrapalharia os meus estudos, e se voltasse ao passado com a mente de hoje provavelmente teria sido mais flexível.

Mas, de forma geral, concordo com Nietzsche, não gosto de ter a minha solidão roubada de mim se não for valer realmente a pena.



Geralmente consigo fazer as tarefas de casa e escrever mais de boa quando estou sozinho ?

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
Sim, sob múltiplos ângulos.

O primeiro é o fator temporal que eu mencionei ali: se você está fazendo algo com outra pessoa, a não ser que você esteja na biblioteca lendo um livro ou que ela estude/trabalhe junto contigo, você está abdicando de um tempo que poderia ser usado para algo mais produtivo.

Óbvio, isso vale para qualquer coisa. Mas quando mais você puder enxugar essas coisas, mais tempo produtivo você terá para aproveitar no seu dia. Principalmente considerando que atividades interpessoais geralmente demoram bem mais do que, sei lá, ler um mangá por meia hora.

O segundo é que a atividade social é estimulante e viciante ao seu cérebro. Geralmente, se você costuma sair com outras pessoas com frequência, você provavelmente vai buscar maiores doses disso. A tendência é que você saia cada vez mais e converse cada vez mais para suprir essa necessidade mental, vai se sentir mal quando ficar sozinho e não vai saber exatamente o que fazer — provavelmente irá buscar refúgio no Whatsapp ou outras redes sociais, que dinamizam essa necessidade.

Se tratando especificamente de namoro, fica ainda pior. Gasta ainda mais tempo. Mas isso precisa ser analisado sob condições específicas. Dando o exemplo do meu próprio post: se eu morasse perto da garota, a minha rotina fosse menos cheia e os nossos horários livres batessem, eu provavelmente a teria pedido em namoro, pois seria bem mais fácil de flexibilizar a minha produtividade e a minha vida pessoal. Se as condições não forem ideais, a tendência é que você precise gastar muito tempo e isso te atrapalhe, a não ser que você tenha muito tempo livre.

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
Criativo eu não sei, mas produtivo com certeza. Eu estava pensando nisso por esses dias. 

Eu fui um aluno completamente displicente no Ensino Médio. Basicamente eu fazia graça e me divertia durante todo o período e quando chegava a época de provas, de preferencia o último dia, eu estudava igual um maluco visando tirar um 6.0 e não precisar fazer P3 (Recuperação). Nunca parei para refletir sobre o meu futuro, o porquê deu estar estudando, a qualidade da minha formação, como ser um aluno melhor, em ter alguma autonomia. Agora, no Ensino Superior, eu sou o completo oposto, quando eu não estou buscando melhorar a minha formação, eu estou visando aumentar a minha produtividade, mas a maioria dos meus amigos não mudou tanto. Por que? Porque todos eles foram fazer uma faculdade que tinha a ver com a área em que nós estavamos (eu fiz o Ensino Médio Técnico) e continuaram juntos, eu fui para uma área diferente e fiquei sozinho.

Eu não acredito que seja apenas uma questão de tempo como apontou o @Rin. Eu ainda posso gastar o meu tempo depois das aulas vadiando com os colegas, eu só estudo pela manhã, mas não quero, prefiro correr, ir a academia, ver um filme ou ler um livro. Se trata de uma questão de perspeticva, quando você está no meio do seu grupo de amigos você simplesmente segue um comportamento de manada, por isso primeiro eu fui fazer a mesma faculdade que os meus amigos, mesmo odiando a área em questão. Sozinho você tem que começar a pensar por si mesmo e encontrar um caminho próprio, por isso você consegue distinguir o que é bom para você e o que não é.

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Criativo eu não sei, mas produtivo com certeza. Eu estava pensando nisso por esses dias. 

Eu fui um aluno completamente displicente no Ensino Médio. Basicamente eu fazia graça e me divertia durante todo o período e quando chegava a época de provas, de preferencia o último dia, eu estudava igual um maluco visando tirar um 6.0 e não precisar fazer P3 (Recuperação). Nunca parei para refletir sobre o meu futuro, o porquê deu estar estudando, a qualidade da minha formação, como ser um aluno melhor, em ter alguma autonomia. Agora, no Ensino Superior, eu sou o completo oposto, quando eu não estou buscando melhorar a minha formação, eu estou visando aumentar a minha produtividade, mas a maioria dos meus amigos não mudou tanto. Por que? Porque todos eles foram fazer uma faculdade que tinha a ver com a área em que nós estavamos (eu fiz o Ensino Médio Técnico) e continuaram juntos, eu fui para uma área diferente e fiquei sozinho.

Eu não acredito que seja apenas uma questão de tempo como apontou o @Rin. Eu ainda posso gastar o meu tempo depois das aulas vadiando com os colegas, eu só estudo pela manhã, mas não quero, prefiro correr, ir a academia, ver um filme ou ler um livro. Se trata de uma questão de perspeticva, quando você está no meio do seu grupo de amigos você simplesmente segue um comportamento de manada, por isso primeiro eu fui fazer a mesma faculdade que os meus amigos, mesmo odiando a área em questão. Sozinho você tem que começar a pensar por si mesmo e encontrar um caminho próprio, por isso você consegue distinguir o que é bom para você e o que não é.

Você não trabalha como técnico por opção ou porque você acha que é impraticável conciliar trabalho com faculdade?

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
Rin escreveu:
ShinobinoKami escreveu:
Criativo eu não sei, mas produtivo com certeza. Eu estava pensando nisso por esses dias. 

Eu fui um aluno completamente displicente no Ensino Médio. Basicamente eu fazia graça e me divertia durante todo o período e quando chegava a época de provas, de preferencia o último dia, eu estudava igual um maluco visando tirar um 6.0 e não precisar fazer P3 (Recuperação). Nunca parei para refletir sobre o meu futuro, o porquê deu estar estudando, a qualidade da minha formação, como ser um aluno melhor, em ter alguma autonomia. Agora, no Ensino Superior, eu sou o completo oposto, quando eu não estou buscando melhorar a minha formação, eu estou visando aumentar a minha produtividade, mas a maioria dos meus amigos não mudou tanto. Por que? Porque todos eles foram fazer uma faculdade que tinha a ver com a área em que nós estavamos (eu fiz o Ensino Médio Técnico) e continuaram juntos, eu fui para uma área diferente e fiquei sozinho.

Eu não acredito que seja apenas uma questão de tempo como apontou o @Rin. Eu ainda posso gastar o meu tempo depois das aulas vadiando com os colegas, eu só estudo pela manhã, mas não quero, prefiro correr, ir a academia, ver um filme ou ler um livro. Se trata de uma questão de perspeticva, quando você está no meio do seu grupo de amigos você simplesmente segue um comportamento de manada, por isso primeiro eu fui fazer a mesma faculdade que os meus amigos, mesmo odiando a área em questão. Sozinho você tem que começar a pensar por si mesmo e encontrar um caminho próprio, por isso você consegue distinguir o que é bom para você e o que não é.

Você não trabalha como técnico por opção ou porque você acha que é impraticável conciliar trabalho com faculdade?

Ambos. Meu curso é integral então não há como conciliá-lo com um trabalho fixo, porém em um dado momento será possível, a partir do 8º período basicamente eu só tenho que preparar o meu TCC, o que na minha faculdade não exige presença (só tenho que mostrar os resultados para os professores periodicamente). Mesmo assim eu não vou trabalhar como técnico. O motivo é que a minha formação técnica é para trabalhar na área de Mecânica Industrial e eu desejo trabalhar na área de TI, por isso prefiro um estágio.

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
O fato do ser humano ser um animal social é o que influencia essas questões. Por exemplo, se você tiver um grupo de amigos que estuda muito, a sua tendência é seguir esse mesmo padrão, acontece que isso é raro e na maioria das vezes os amigos ou pessoas que você convive não ligam para estudo, logo, se você estiver sozinho, a tendência é que você consiga produzir mais coisas.

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
https://www.tiktok.com/@meuszovinhoofc/video/7293129997001297157

Trabalho em equipe meuzovo

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
https://www.tiktok.com/@meuszovinhoofc/video/7293129997001297157

Trabalho em equipe meuzovo

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Ambos. Meu curso é integral então não há como conciliá-lo com um trabalho fixo, porém em um dado momento será possível, a partir do 8º período basicamente eu só tenho que preparar o meu TCC, o que na minha faculdade não exige presença (só tenho que mostrar os resultados para os professores periodicamente). Mesmo assim eu não vou trabalhar como técnico. O motivo é que a minha formação técnica é para trabalhar na área de Mecânica Industrial e eu desejo trabalhar na área de TI, por isso prefiro um estágio.

Eu fazendo o meu curso técnico crente que iria fazer engenharia ao mesmo tempo que trabalho como técnico.

Primeiro eu comecei a ponderar se trabalhar nessa modalidade não iria atrapalhar gravemente a minha faculdade, daí eu descobri que Eng. Mec. na UFRJ é período integral. E eu nem sabia que engenharia tinha tempo integral, eu achava que só medicina tinha.
:pat:

Qual a vantagem de um curso integral pra um não integral? Tem vantagem curricular? Você vai sair com mais conhecimento? Ou você só perde essa flexibilidade no horário?

descriptionA solitude faz as pessoas mais produtivas  e ajuda na criatividade ? EmptyRe: A solitude faz as pessoas mais produtivas e ajuda na criatividade ?

more_horiz
Rin escreveu:
ShinobinoKami escreveu:
Ambos. Meu curso é integral então não há como conciliá-lo com um trabalho fixo, porém em um dado momento será possível, a partir do 8º período basicamente eu só tenho que preparar o meu TCC, o que na minha faculdade não exige presença (só tenho que mostrar os resultados para os professores periodicamente). Mesmo assim eu não vou trabalhar como técnico. O motivo é que a minha formação técnica é para trabalhar na área de Mecânica Industrial e eu desejo trabalhar na área de TI, por isso prefiro um estágio.

Eu fazendo o meu curso técnico crente que iria fazer engenharia ao mesmo tempo que trabalho como técnico.

Primeiro eu comecei a ponderar se trabalhar nessa modalidade não iria atrapalhar gravemente a minha faculdade, daí eu  descobri que Eng. Mec. na UFRJ é período integral. E eu nem sabia que engenharia tinha tempo integral, eu achava que só medicina tinha.
:pat:

Qual a vantagem de um curso integral pra um não integral? Tem vantagem curricular? Você vai sair com mais conhecimento? Ou você só perde essa flexibilidade no horário?

Você pode terminar a faculdade mais rápido. Por exemplo, o curso de Engenharia dura 5 anos, mas eu podia terminar já com 4 anos se pegasse as matérias do TCC por agora, um sujeito maluco que pegue todas as matérias possíveis durante todos os períodos deve conseguir terminar com menos de 4 anos.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos