Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O que dá valor a uma vida?

+4
TyeYona
Comando Omega
SirLongevo
Rin
8 participantes

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Aos olhos do grande universo, a vida humana realmente não vale mais do que a de uma formiga, mas na concepção humana "normal" é preferível salvar um semelhante seu do que uma formiga.

O que dá valor a uma vida? - Página 2 G_k_chesterton_quot_onde_quer_que_haja_adoracao_a_anima_lm5w6p8



Comando Omega escreveu:
Rin escreveu:
Comando Omega escreveu:
As coisas que podemos fazer ?

O que dá valor a uma vida? - Página 2 A21e5db4445850673c925b4120a9994bc458af09e9cb0ded339a9ae7ba4f862d_1

A racionalidade, você diz?


sim

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Rin escreveu:
TyeYona escreveu:
Rin escreveu:
TyeYona escreveu:
O sentimentos das pessoas? Bem, se essa galinha fosse um pet querido meu, talvez eu daria mais valor do que a vida de uma pessoa que nunca vi.

Se a consciência determina o valor humano: a vida de alguém com quadro gravíssimo de encefalopatia, por exemplo, não teria valor, uma vez que ela não é capaz de pensar?


Em que momento do texto eu disse isso? Eu não disse que a consciência determina o valor humano, eu disse que é subjetivo ao sentimentos de cada pessoa.

Ah, entendi errado, achei que você tivesse dito que a capacidade de conceber sentimentos determinava o valor humano.

Mas de qualquer forma, a sua resposta não responde a pergunta. Não estou falando de uma questão pessoal, estou falando de uma questão moral, a sua afinidade não há de ser considerada.

O que faz um ser humano ter um valor maior do que uma formiga?


Continua sendo uma questão subjetiva, visto que moralidade é subjetiva. Vai de cada humano, cada sociedade e cada tempo.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Eu não sei se igualar a vida humana a de insetos ou galinhas é burrice ou psicopatia.

Tipo de pessoa que vai no açougue ou mataria ratos sem remorso algum, mas eu duvido que aguenta ver um vídeo de gore contra humanos ou animais de nível sentimental e racional elevado como cachorros.

O valor de uma vida pode ser definir em poucas palavras: a consciência, a sentimentalidade e o caráter.

Animais sensitivos não tem nada disso.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Rin escreveu:
Não é subjetivo se você tiver o mínimo de interpretação de texto.

Você acabou de dizer. Nós matamos galinhas pra comer, mas não matamos outros humanos pra comer. A vida de um claramente possui menor valor que o do outro.

Se esforce um pouquinho mais pra entender o significado de "valor", não vou ficar explicando o óbvio. Talvez a minha resposta pra garota acima te ajude a entender o que eu estou perguntando.


Contextos diferentes, pontos de vistas diferentes.

A vida humana não necessariamente vale mais que a de uma formiga e de outros, e sim porque o contexto e circunstância tende a fazer com que nós humanos tendemos a trabalhar em sociedade, fazendo a gente se importar mais com os nossos semelhantes.

Diferentes seres tem seu valor no contexto em que vivem.

Somo meros animais tentando sobreviver.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
TyeYona escreveu:
Continua sendo uma questão subjetiva, visto que moralidade é subjetiva. Vai de cada humano, cada sociedade e cada tempo.

A moral não é necessariamente subjetiva, existe um dualismo filosófico sobre isso, mas vou deixar isso pra lá nesse tópico.

Eu disse que o conceito de valor empregado no tópico não é subjetivo. Ele interpretou valor como sinônimo de utilidade, o que evidentemente não é o que está sendo usado. Ele claramente não entendeu a minha pergunta.

Mikaelah-San escreveu:
A vida humana não necessariamente vale mais que a de uma formiga e de outros, e sim porque o contexto e circunstância tende a fazer com que nós humanos tendemos a trabalhar em sociedade, fazendo a gente se importar mais com os nossos semelhantes.

Errado novamente. Essa distinção de valor por parte do ser humano não se dá apenas por conta de uma suposta valorização maior da própria espécie.

Veja: os seres humanos valorizam a vida de cachorros e gatos, mas não valorizam a vida de galinhas, vacas e insetos.

Se a atribuição de valor se desse meramente por conta de uma apreciação social da própria espécie, cães e felinos seriam desvalorizados da mesma forma que outros tipos animalescos.

Jony escreveu:
Eu não sei se igualar a vida humana a de insetos ou galinhas é burrice ou psicopatia

É só da boca pra fora, devem se sentir super frias falando isso. Claramente não praticam o que dizem na vida real, a famosa dissonância cognitiva.




Finalmente chegamos no ponto que eu queria chegar.

@Jony e @Comando Omega: uma vez que o valor intrínseco de uma vida está correlacionado com a sua racionalidade e consciência, vocês acham que a vida de alguém com grave deficiência mental possui baixo valor, uma vez que a sua consciência e sentimentos são altamente limitados?

O feto também, por exemplo, seria basicamente nulo em valor, uma vez que não detém consciência e sentimentos ainda?

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Rin escreveu:
TyeYona escreveu:
Continua sendo uma questão subjetiva, visto que moralidade é subjetiva. Vai de cada humano, cada sociedade e cada tempo.

A moral não é necessariamente subjetiva, existe um dualismo filosófico sobre isso, mas vou deixar isso pra lá nesse tópico.

Eu disse que o conceito de valor empregado no tópico não é subjetivo. Ele interpretou valor como sinônimo de utilidade, o que evidentemente não é o que está sendo usado. Ele claramente não entendeu a minha pergunta.

Mikaelah-San escreveu:
A vida humana não necessariamente vale mais que a de uma formiga e de outros, e sim porque o contexto e circunstância tende a fazer com que nós humanos tendemos a trabalhar em sociedade, fazendo a gente se importar mais com os nossos semelhantes.

Errado novamente. Essa distinção de valor por parte do ser humano não se dá apenas por conta de uma suposta valorização maior da própria espécie.

Veja: os seres humanos valorizam a vida de cachorros e gatos, mas não valorizam a vida de galinhas, vacas e insetos.

Se a atribuição de valor se desse meramente por conta de uma apreciação social da própria espécie, cães e felinos seriam desvalorizados da mesma forma que outros tipos animalescos.

Jony escreveu:
Eu não sei se igualar a vida humana a de insetos ou galinhas é burrice ou psicopatia

É só da boca pra fora, devem se sentir super frias falando isso. Claramente não praticam o que dizem na vida real, a famosa dissonância cognitiva.




Finalmente chegamos no ponto que eu queria chegar.

@Jony e @Comando Omega: uma vez que o valor intrínseco de uma vida está correlacionado com a sua racionalidade e consciência, vocês acham que a vida de alguém com grave deficiência mental possui baixo valor, uma vez que a sua consciência e sentimentos são altamente limitados?

O feto também, por exemplo, seria basicamente nulo em valor, uma vez que não detém consciência e sentimentos ainda?



Apesar de pessoas deficientes serem mais vulneráveis na natureza por causa da seleção natural (e sem sociedades antigas pelo mesmo motivo) , eu pessoalmente acredito que eles ainda merecem os direitos de qualquer outra pessoa normal.

já um feto é uma pessoa em desenvolvimento, são basicamente bebês menos barulhentos.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Já entendi aonde quer chegar.

Então essa questão era o que você desejava esse tempo todo, imagino seus dedos coçando para perguntar e seu olhar sedento para as respostas.

Rin escreveu:
uma vez que o valor intrínseco de uma vida está correlacionado com a sua racionalidade e consciência, vocês acham que a vida de alguém com grave deficiência mental possui baixo valor, uma vez que a sua consciência e sentimentos são altamente limitados?

O feto também, por exemplo, seria basicamente nulo em valor, uma vez que não detém consciência e sentimentos ainda?


Você não perguntou para mim, mas é um tópico público.

E se eu disser que possuem baixo valor? Eu quero ler a sua resposta também.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Dar valor a algo é uma subjetividade fruto da imaginação humana. É uma abstração do comportamento humano, pura e simplesmente um fenômeno social.

Não existe valor inerente a algo que não pela existência em si, que sequer sabemos o que é ou o que representa. As coisas simplesmente existem, e se há algo de especial nisso não dá para saber, mas já vale mais para nós do que a não existência, por apenas coisas existentes se manifestarem na natureza ou no universo, permitindo assim nossa interação.

Quanto à pergunta sobre o valor das vidas, não é inevitável que se caia em construtos éticos e morais. A vida por si só é outro dos grandes mistérios da existência, o que também nos engrandece os olhos pela maravilha da potência em ação. Por nossa natureza biológica, fica simples mapear a nossa preferência pelos semelhantes em detrimento dos diferentes, já que somos seres sociais que buscamos, em primeira análise, preservar nossos genes e conviver em sociedade, o que implica necessariamente na autopreservação em termos mais coletivos, como em laços familiares e afetivos.

Pode-se chamar isso de uma visão darwinista da coisa, mas é um dado da realidade. Somos animais como quaisquer outros e manifestamos nossos impulsos biológicos na forma de comportamentos, dos quais se incluem os já citados valores morais.

"Ah mas gostamos de cães, gatos, periquitos... e não os comemos"

Diga isso para os chineses, que comem cachorro até hoje, ou pra povos aborígenes, que comem qualquer animal que estiver dando sopa. O que se tem de extensão da empatia para com outros animais são também variações comportamentais. Quem tem pet os considera parte da família, uma extensão do bando, então também é natural que haja um sentimento de proteção e acolhimento envolvido. Outro exemplo é que matamos deliberadamente predadores que tentem predar nossos rebanhos, mesmo que os criemos unicamente para serem mortos, já que sua alimentação para nós é mais importante que a alimentação para o predador selvagem.

Concluindo, e até aqui ficou claro onde quero chegar, já que comecei com isso, é tudo relativo e inerente à arbitrariedade da nossa mente. Nós observamos o mundo, nós damos valor às coisas, mas tudo com um pouquinho de determinismo biológico, já que poucos fogem à norma de seres simiescos com comportamentos mais ou menos parecidos.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Rin escreveu:
É mesmo? Então se você tivesse que salvar a vida ou de uma criança ou de uma formiga você não escolheria o humano?





Depende da criança




Eu salvaria a criança, e isso não faz ela ser mais importante que a formiga, só torna ela mais importante pra mim que sou semelhante.

Pontos de vista, como já disseram.







Rin escreveu:
Quando você anda na rua você fica olhando pro chão pra ver se não vai matar uma formiga?


Não, assim como eu não fico olhando pra um monte de gente. 

Mas se eu ver, não vou matar.

Rin escreveu:
Quando aparece uma barata na sua casa, você não mata ela? E um rato?


Eu mato com peso na consciencia. Baratas são demoniacas, elas enfrentam voce, tenho um nojo enorme.
Rato eu não gosto que mata, eu nunca matei, eu só fujo mesmo.

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
@Yagi Você escreveu muito, mas não deu a sua opinião sobre o que define o valor de uma vida.

Obviamente nada possui um valor metafísico já determinado, ou ao menos isso não pode ser comprovado.

Mas o que eu busco aqui não é uma argumentação questionando se existe ou não um  valor absoluto, eu busco o que é mais razoável dentro da ética com base nas suas concepções.

Você claramente não considera a vida de um cão tão importante quanto a de uma formiga, ou a vida de um humano tão importante quanto a de uma galinha.

E por que não? Se for a mesma resposta que os demais, resposta os dois questionamentos q eu fiz.

@Mikaelah-san Considero que são, justamente por isso fiz esse tópico pois questionei minha própria moralidade.
:horak:

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz
Hah...! Como imaginei.

:horak:

descriptionO que dá valor a uma vida? - Página 2 EmptyRe: O que dá valor a uma vida?

more_horiz

uma vez que o valor intrínseco de uma vida está correlacionado com a sua racionalidade e consciência, vocês acham que a vida de alguém com grave deficiência mental possui baixo valor, uma vez que a sua consciência e sentimentos são altamente limitados?

O feto também, por exemplo, seria basicamente nulo em valor, uma vez que não detém consciência e sentimentos ainda?



Essa valorização de pessoas com ultra deficiência cognitiva é algo recente. Estou falando de pessoas em caso vegetativo, que praticamente são sensitivos, apenas falam grunhidos, necessidades fisiológicas básicas, não pensam e todas as necessidades precisam de ajuda.

Fetos em algum momento serão seres humanos, portanto terão as qualidades humanas citadas acima, além do imenso valor emocional que familiares terão por ele do nascimento a infância.

Na prática, no mundo real, além do que eu citei acima, nossa espécie assim como todas as outras dão valor a uma vida como superior a outra pelo status, beleza e recursos. A vida humana e a vida de animais sociais não é igual. Até mesmo pais e mães amam mais os filhos que possuem mais recursos.

Nós também valorizamos mais animais que são mais fofos, em detrimento de animais sujos e feios, mesmo que estes tenham muito sentimento e alto nível de consciência. Não adianta citar que alguma raça come cachorro e não valoriza nenhum tipo de vida animal, quando a maioria da humanidade dão valores a esses animais e a minoria da humanidade dão valor a porcos.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos