Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


Vamos criar um... Sistema de Poderes.

+7
Kurama
Big Head
Atlas Titan
Ben Ikneg
Comando Omega
Justinboll
ShinobinoKami
11 participantes

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyVamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Proposta do Tópico

O objetivo do tópico é que nós, membros do Fórum NS, criemos um sistema de poderes, como aqueles que existem nos animes, mangás e outras obras fictícias, de forma coletiva.

Vamos criar um... Sistema de Poderes.  4dcf65f858c9c4c3b6c1458b240fe32d

O que são sistemas de poderes?

Na maioria dos animes e mangás, os poderes dos personagens são governados por um conjunto especifico de regras, isso é o "sistema de poderes". Em Naruto há o Ninjutsu, em One Piece o Haki e as Akuma no Mi, Hunter x Hunter o Nen, JoJo os Stands, Bleach o Kidou e as Zampakutou, Fullmetal a Alquimia e assim em diante. 

Vamos criar um... Sistema de Poderes.  FfTQ_OpWAAAcP85
Um dos exemplos mais clássicos de sistema de poder de anime por ser detalhadamente regrado, tal qual um RPG.



1. O Conceito

Nós vamos fazer isso em parte, começando pelo conceito do poder que será esquematizado.

Para guiar esse processo, eu pensei em um conjunto de perguntas, pode levar elas em conta quando for responder.

1) Qual é a energia do sistema de poderes? 

Por exemplo, em Hunter x Hunter a energia do sistema de poderes é a aura, em Naruto é o chakra. A maioria das energias é baseada em um conceito real de energia mística ou em alguma mitologia.

Aura, chakra, ki vem de disciplinas esotéricas ou arte marciais.     

2) De onde vem o poder? É interior ou exterior?

Em Dragon Ball a energia do sistema de poderes é o ki, que vem de dentro dos personagens. Na maioria da sobras o poder é interior, mas tem aquelas onde a fonte do poder é exterior, seja através de uma tecnologia, experimentos científicos ou alguma entidade. 

3) Ele é natural? Ou ele é adquirido? Como ele é adquirido? Todas as pessoas podem ter acesso a ela? 

Em One Piece o poder é adquirido consumido as Akuma no Mi e pode ser acessado por qualquer um que consiga comer uma. Em Berserk o poder dos Apóstolos também é adquirido, mas somente aqueles escolhidos pelo "destino" podem acesssá-lo. 

No já citado Hunter x Hunter o poder pode ser adquirido com um ritual, mas ele está naturalmente em todas as pessoas e pode ser acessado por outros meios. 

4) Como os personagens controlam ela? O que diferencia os usuários?

Em Dragon Ball os personagens controlam a energia treinando artes marciais e a diferenciação está no estilo de luta deles. Em One Piece depende da fruta consumida. Em Hunter x Hunter é através do hatsu

Eu inventei essas perguntas, mas sinta-se livre para conceituar o poder como quiser.




descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Um dos meus passatempos favoritos é explorar sobre sistemas de poderes, recentemente até estive criando um em conjunto com o ChatGPT. Acho que o ponto principal é definir um tema: “quatro elementos”, “anjos e demônios”, “ninjas”, “piratas”, “magos”, etc. A partir daí é pegar as habilidades clássicas do tema e estruturá-las de forma organizada com perguntas desse tipo aí: “de onde vem o poder?”, “quem pode usar o poder?”, “como o poder é controlado?”, etc.

Então seria tema específico? Aleatório?

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Vou usar uma história fictícia baseada na minha vida como exemplo [ Apenas uma Amostra | Não Espere Algo Detalhado e com Sentido Total ]

1. Como é feito esse poder?

Ele está presente em um tipo de vácuo do espaço que em um determinado ponto específico que pode ser conhecido como Hospedeiros da Essência do Infortúnio, onde juntando tantos tipos de energias sombrias e misteriosas formam um tipo de poder desconhecido que varia de cada um.

2. Qual o tipo de energia o ser carrega?

Naquele ponto específico acumula energias que geram um colapso, um tipo de "curto-circuito" que materializam um ser totalmente feito daquela energia, como se fosse um sacrifício. Poderia chamar essa energia de Herança de Herdeiros Semi-Desumanos [ Han Hiningentekina Sōzokujin no Sōzoku | 半非人間的な相続人の相続 ].

É uma energia que dependendo de como você a domina, poderá adquirir os benefícios que elas oferecem ou... se deixar ser dominado, os malefícios totais dela.

Todas elas carregam algum tipo de infortúnio, materializadas em 1 ser só.

Todos os que as tenha, podem ir para várias dimensões diferentes e enfrentar vários tipos de ameaças com poderes exóticos.

3. Todos podem ter acesso?

Não, é algo aleatório e sem algum tipo de escolha.

4. Todos conseguem controlá-la?

Não, existem alguns que são completamente dominados por elas e se tornam uma ameaça. Outros conseguem controlar elas e ficarem absurdamente poderosos.






Vamos criar um... Sistema de Poderes.  Wallha10

Vamos criar um... Sistema de Poderes.  34751210

Vamos criar um... Sistema de Poderes.  Antoin10

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
sou um entusiasta desse tipo de tópico, mas acho que vai demorar um pouco até as coisas fluirem e o pessoal responder.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Depois voltarei a este tópico para ilustrar um sistema que tenho em mente. No entanto, meu desejo é ver uma narrativa que explore a energia mental e a psique humana como fonte de habilidades e inabilidades especiais, todas relacionadas a traumas, dificuldades pessoais e interpretações individuais do mundo ao redor. Algo semelhante ao que encontramos em obras como Mob Psycho, mas com um toque único. Aqui, o uso da energia mental iria vim com um custo, pois quanto mais você a utiliza sem discernimento, mais suscetível estará ao desgaste mental, danos psicológicos e à beira da insanidade completa. Em resumo, você se encontra constantemente em um dilema se deve ou não usar esse poder, sabendo que a cada uso, se aproxima mais da insanidade ou de uma transformação monstruosa de si próprio.

Imagine alguém que se sente profundamente limitado e oprimido em um ambiente de trabalho extremamente tedioso e estressante. Esse indivíduo pode despertar um poder que lhe permite controlar a gravidade ao seu redor, tornando as coisas tão pesadas quanto ele se sente em determinado ambiente. No entanto, usar esse poder pode intensificar seu próprio sentimento de limitação, levando-o à perda de controle sobre si mesmo. Em outras palavras, sua mente inconsciente concede-lhe esse poder, mas ela se consome a cada uso descontrolado, consumindo qualquer outra emoção, memória ou pensamento saudável que você possa ter. Neste caso, o uso constante e a insanidade induzida por essa habilidade podem transformar o indivíduo que controla a gravidade em uma espécie de "monstro buraco-negro" que desintegra tudo à sua volta e incapaz de se lembrar o que foi em algum dia.

Em resposta às perguntas:
1. O indivíduo tem sua própria psique consumida para gerar seu poder até não existir mais sanidade. Quando ela é completamente consumida, só lhe resta uma mente limitada de sentimentos impulsivos e instintivos, se tornando um monstro incontrolável.

2 e 3. A origem do poder pode ser tanto interna, relacionada à psique do indivíduo, quanto externa, influenciada por fatores genéticos ou pelo ambiente em que a pessoa viveu ou está vivendo.

Essencialmente, todos podem possuir esse tipo de energia, mas é raro alguém despertar um poder específico. Poucas pessoas conseguem usar esse poder de forma sábia e controlada.

4. O cérebro humano possui um mecanismo de autodefesa especial, uma espécie de "cadeado" que impede as pessoas de usar sua mente além de seus limites. Aqueles que despertam esse poder estão quebrando esse "cadeado" devido a estresse ou trauma, tornando-se uma ameaça à sociedade. Quando o "cadeado" é rompido ou intencionalmente aberto, ocorre uma transformação ou monstrificação que permite ao indivíduo acessar seu poder no nível mais extremo que sua mente pode oferecer, frequentemente tornando-se uma ameaça para todos ao seu redor.

Por enquanto, essa é uma visão geral, depois elaboro isso melhor.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Boa, vou acompanhar o desenvolvimento disso dai.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
@Justinboll

Isso é basicamente o que o Kishimoto fez, ele pegou o Ninjutsu real, fez modificações e esquematizou em um sistema de poderes. Esse é um bom exemplo, um exemplo ruim seria o que o Mashima e o autor de Black Clover fizeram com os Magos, onde eles pegaram o conceito real apenas como uma desculpa para não precisar explicar as coisas.

Se você fosse escolher um tema, qual seria? Eu acho que nem precisar ser algo tão especifico como Ninjas ou Mangos, podemos usar por exemplo Cartas de Tarô (esse foi o tema inicial dos Stands) ou Constelações (esse é obvio, Saint Seiya).




@Mikaelah-San tente esquematizar mais isso, você parece está mais descrevendo um poder especifico do que um sistema de poderes.




@Ben Ikneg seu sistema me lembrou muito o de Worm, não sei se você conhece: https://en.wikipedia.org/wiki/Worm_(web_serial), com elementos do Call of Cthulhu. Inclusive eu não me lembro se eu já vi isso em alguma obra, ou se foi em uma partida de Call of Cthulhu, mas eu já vi um sistema onde o uso dos poderes denotava a perda da sanidade.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
@Mikaelah-San tente esquematizar mais isso, você parece está mais descrevendo um poder especifico do que um sistema de poderes.


É porque é apenas uma amostra, não está pronto ainda.

Depois eu esquematizo mais e talvez posto aqui.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Eu tenho ideias pessoais que não vou revelar.

Mas usaria o conceito de Telergia, a energia da alma na parapsicologia.
Poderia ter uma abreviação como Ter, ou algo do tipo.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:


@Ben Ikneg seu sistema me lembrou muito o de Worm, não sei se você conhece: https://en.wikipedia.org/wiki/Worm_(web_serial), com elementos do Call of Cthulhu. Inclusive eu não me lembro se eu já vi isso em alguma obra, ou se foi em uma partida de Call of Cthulhu, mas eu já vi um sistema onde o uso dos poderes denotava a perda da sanidade.


Yep, é comum em alguns rpgs de mesa focados em horror e sobrenatural, o uso de sanidade como mecanismo de poder. Mas essencialmente, o universo que imagino para esse sistema não seria tão "horror" ou coisa do tipo, seria algo meio apocalíptico e lúdico, com a humanidade colapsando devido a estresse e problemas da sociedade se acumulando, originando criaturas lúdicas que a população teria que combater. Essencialmente eu quero que exista uma limitação e uma sensação de "quando devo utilizar meu poder" ou "não vale a pena utilizar aqui", pessoalmente eu gosto desse tipo de ficção, você possui um poder especial, mas... Ele tem um preço grande e nem sempre utilizar ele vai ser a melhor escolha.

É algo até básico dentro da ficção, mas nunca vi um autor fazendo "exatamente" o que quero.

Última edição por Ben Ikneg em Dom 22 Out 2023, 12:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : o)

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Estava com um grande comentário quando resetei a página sem querer...
Vou seguir o tópico e mais tarde entro com ideias, achei uma ótima iniciativa, curto coisas do tipo.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Já comecei a pensar, diferente do que muitos pensam eu não trazer a energia presente nas minhas obras nesse post e sim uma nova.

1) Qual é a energia do sistema de poderes?

Sou péssimo com nomes, mas é uma energia mais focada na física ao invés de pura magia, parecido com a energia de fusão nuclear das estrelas na intenção de destruir a estrutura atômica da matéria e causar destruição a nível molecular.  (me baseei um pouco no conceitos de saint seiya)     


2) De onde vem o poder? É interior ou exterior?

Interior, embora eu acho que possa forçar situações para criar uma fonte de energia exterior


3) Ele é natural? Ou ele é adquirido? Como ele é adquirido? Todas as pessoas podem ter acesso a ela?

Para fins práticos essa energia é algo que pode ser acessado por todos, o jeito que é adquirido é algo que eu ainda preciso desenvolver mais, quanto a ser natural eu digo que é.
 

4) Como os personagens controlam ela? O que diferencia os usuários?

Vamos criar um... Sistema de Poderes.  Good-question-meme

agora falando sério, controlando a influência das moléculas dentro do corpo, isso acaba gerando energia ecomo é algo baseado na energia do sol da pra usar como desculpa para vários efeitos.

seja como for, 2 séries em andamento só vou ter tempo de aplicar essas ideias depois.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Particularmente, eu estou desenvolvendo uma história de alta fantasia sombria baseada na temática de lobisomens e até que já estruturei uma boa parte do sistema de poderes.

No caso, a energia seria chamada de Furia Lunaris. Sua origem seria a partir de uma fonte externa, a Lua, mais especificamente uma entidade relacionada ao satélite, possivelmente será uma divindade, mas talvez eu altere para um feiticeiro/bruxa muito antigo. Não tenho certeza sobre isso ser um poder natural ou adquirido… acredito que seja adquirido com base nos exemplos, as pessoas nascem com este poder, mas não são todas que podem acessá-lo, somente os membros de uma linhagem sanguínea específica que foi amaldiçoada.

Eu ainda não decidi a forma de controle, eu estava pensando em força de vontade/controle emocional, mas talvez eu incorpore algo baseado em objetos místicos, similar a algo que vi na série The Witcher da Netflix. Por fim, o que iria diferenciar cada usuário seria a fase lunar do seu nascimento… cada uma das quatro fases da Lua (cheia, crescente, minguante, nova) ofereceria uma categoria de poderes especiais relacionados entre si que o usuário poderia acessar com treinamento. E seriam basicamente essas quatro categorias que iriam definir a maioria dos poderes dos personagens e também abririam margem para exceções baseadas em outras fases da Lua fora das quatro convencionais, como a lua azul, a lua de sangue, etc., isso ficaria reservado para habilidades fora dos padrões sem precisar quebrar as regras previamente estabelecidas. Seria bem útil para um protagonista ou antagonista, diferenciando-os bem dos outros personagens.

Tem vários outros detalhes, mas ficaria longo demais para explicar, mas o esqueleto seria mais ou menos isso.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Vamos falar sobre o sistema "SAIKEN":

1) Qual é a energia do sistema de poderes?

O Saiken é o controle fino do Saikukou, a energia que emana livre por toda Yumi-n-Sekai (Mundo dos Sonhos). Pra resumir, Yu-Yumi no Sekai é um multiverso aparte, onde esta o limite dos sonhos. Um mundo onde você visualiza quando dorme, mas só acessa depois de morto (ou rompendo fisicamente esse plano). O Saikukou é formado pelo sonho de todas as criaturas vivas (que sonham). Na pratica, o mundo de Yumi no Sekai tem muito Saikukou livre na natureza, o Saikou é a materialização desse poder (de forma elemental ou não), e a capacidade de utilização pelo endivido, o Saiken é a tecnica conjurada.

2) De onde vem o poder? É interior ou exterior?

O Saikukou é um poder exterior que emite da natureza, já o Saikou é a a capacidade de conversão dessa tecnica de forma individual, no caso, cada um com seu limite de conversão de tecnica. Então é um pouco dos dois.

3) Ele é natural? Ou ele é adquirido? Como ele é adquirido? Todas as pessoas podem ter acesso a ela?

Como dito antes, o Saikukou esta em todos os lugares, já o Saikou todos tem um limite de conversão de Saikukou. Alguns de forma inata, usam para suas tarefaz do dia a dia, como correr mais rapido, pintar lindos quadros, ser criativos, ou até msmo aumentar sua resistencia para que consiga trabalhar mais nos campos, ou em outra atividade. Porem, transformar o Saikukou em Saiken, exige um dominou fino do Saikou. Isso vem com muito trabalho arduo, e por entender em que tipo de categoria sua habilidade lhe levará. Existem alguns outros meios para aumentar seu poder Saikou, mais isso é apresentado mais pra frente na obra. Em suma, qualquer um pode desenvolver o Saikou, basta querer, e é claro, talento nato vai ajudar a chegar ainda mais longe com um Saiken mais poderoso. Condições impostas a si proprio, tambem aumentam o seu proprio poder, muitas vezes talvez.

4) Como os personagens controlam ela? O que diferencia os usuários?

Poder bruto conta muito em qualquer lugar, mas em King's of Islanders (Uma das historias de Yu-Yumi no Sekai que se passa no continente escudo), os efeitos e a forma de utilizaçaõ do Saiken pode ser mais importante do que apenas poder bruto, ou seja, um personagem mesmo sendo mais fraco, pode derrotar outros mais fortes se souber o que esta fazendo, e cumprir algumas condições para utlização de suas habilidades.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Bom, se sua intenção for fazer um mangá com isso, imagino que não precisa estruturar com perfeição logo nos primeiros capítulos. Não me recordo de nenhum anime ou mangá que tenha definido com exatidão no começo, alguns sequer tinham um sistema de poder.

1) Qual é a energia do sistema de poderes?
- Não acho muito relevante. Eu gosto desse sistema de que todas as pessoas são capazes de utilizar, com algumas que não conseguem por falta de proficiência (e em raros casos uma deficiência do personagem tipo Lee com Ninjutsus ou Midoriya com Quirks);

2) De onde vem o poder? É interior ou exterior?
- O ideal pra mim é interno, podendo receber fontes externas. Em Naruto o Senjutsu, em Dragonball a absorção de Cell ou Boo (em casos extremos, os frutos da Árvore Sagrada consumida por Turles), em One Piece as Akuma no Mi;

3) Ele é natural? Ou ele é adquirido? Como ele é adquirido? Todas as pessoas podem ter acesso a ela?
- Um apêndice da pergunta anterior. Vejo como algo natural. Em One Piece temos o Haki sendo o contraponto das Akuma no Mi. E no meu verso ideal, todas as pessoas podem ter acesso, mas como em qualquer shonen, os usuários mostrados e relevantes estarão nas dezenas, no máximo na primeira centena;

4) Como os personagens controlam ela? O que diferencia os usuários?
- Via de regra, controlam e aprimoram por treinamento. A diferenciação pode se dar de forma inata, com cada um tendo nascido com características peculiares (clãs, experimentos, prodígio/fracasso, etc). Ainda assim, não engessaria nada. Numa obra, talvez a coisa mais importante é a imprevisibilidade (sem ser algo que tire os pés do chão), então toda uma gama de fatores que envolvam a vivência do usuário com características hereditárias geraria a diferenciação necessária.


Meus breves pontos de vista considerando uma obra cuja origem do poder seja uma fonte interna, mas claro, depende muito do verso que é inserido. Lembro naquele seu tópico de criar um shonen que acabei pensando em alguns sistemas que viriam de fontes externas, como absorver energia de planetas e estrelas ou mesmo de ferramentas, já que a pegada era meio sci-fi.

descriptionVamos criar um... Sistema de Poderes.  EmptyRe: Vamos criar um... Sistema de Poderes.

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos