Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Ética e moral

+4
ShinobinoKami
Aburame Hidan
Gutozika Hyuga
Comando Omega
8 participantes

descriptionÉtica e moral - Página 2 EmptyRe: Ética e moral

more_horiz
Na natureza, a mãe comer os filhotes faz com que ela sobreviva a uma situação difícil em que ambos iam morrer, e venha futuramente gerar mais crias perpetuando a espécie.

O ser humano é limitado, nada que venha dele é universal e imutável. Você como cristão deveria saber.

descriptionÉtica e moral - Página 2 EmptyRe: Ética e moral

more_horiz
Big Head escreveu:
Na natureza, a mãe comer os filhotes faz com que ela sobreviva a uma situação difícil em que ambos iam morrer, e venha futuramente gerar mais crias perpetuando a espécie.

O ser humano é limitado, nada que venha dele é universal e imutável. Você como cristão deveria saber.


Eu sei.

Na natureza também ocorre outras coisas que seria consideras "crimes" para nós, tipo tortura:



ou isso:




Não da pra ditarmos o que é certo e errado para a natureza, mas creio que concordamos que a humanidade fica melhor sem esses 2 últimos casos.

descriptionÉtica e moral - Página 2 EmptyRe: Ética e moral

more_horiz
É subjetivo, mesmo a tortura pode ser usado para fins benéficos.
E para muitos o aborto é ético, nesse caso não tem diferença nenhuma entre o ser humano ou o hamster.

Eu sou contra essas coisas, mas não consigo conciliar que minha opinião ou a opinião de muitos sobre um ponto, seja universal e imutável.

descriptionÉtica e moral - Página 2 EmptyRe: Ética e moral

more_horiz
@Big Head

Muitos estudantes de filosofia definem ética como "um conjunto de leis universais e imutáveis", não se trata de um debate, se trata da própria definição que deram para a palavra.

Se você caçar a fundo na filosofia o debate é se a ética pode ser discernida por conceitos objetivos ou subjetivos. Vários filósofos como Kant e Spinoza criaram seus próprios critérios objetivos para definir a ética, enquanto outros argumentavam que a ética era subjetiva.

Mas a questão aqui é: se você estiver fazendo uma prova de filosofia e você marcar que a ética é relativa, você provavelmente vai errar a questão. Pelo menos é o que eu fui ensinado.

É por isso que ciências humanas é uma merda, é um monte de gente criando distintas definições para uma mesma palavra. No fim não se conclui nada, e no fim fica até difícil definir "ética".

Mas, pelo o que eu sei, em concursos o que é utilizado é o conceito de ética como universal, justamente para fazer esse contraste com a moral. Qual é a diferença entre "ética" e "moral" é um arroz e feijão de qualquer concurso que cobre filosofia.


descriptionÉtica e moral - Página 2 EmptyRe: Ética e moral

more_horiz
No meu curso em (Administração), tivemos um período focado nesse tópico (Ética/Moral), e chegamos a conclusão de que ambos são subjetivos e relativos, principalmente por causa das diversas culturas divergentes no mundo.

Obs: Nesse meu período de estudo, não houve interferência da filosofia, apesar de também já ter estudado por essa perspectiva filosófica no ensino fundamental, porém não lembro sobre.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos