Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Nuns tópicos anteriores dessa área, já observei o fato de que certas Zampakutous são verdadeiras alegorias dos Shinigamis que as portam, de suas personalidades, caráteres ou até condições físicas (que não deixam de influir nas psicológicas).

Citei como exemplo neste tópico as de alterações de sentido, onde isso é mais evidente. A Shikai de Aizen, uma literal simulação controladora dos 5 sentidos que condiz perfeitamente com sua personalidade psicopática dissimulada e cumpriu de forma excepcional a missão de enganar a todos. Também as de Tousen que remete à cegueira, escuridão e dispensa comentários.

Mas estive pensando na de Komamura, que é uma Bankai totalmente física e de poder meramente destrutivo. Muitos devem pensar que é uma Bankai corpórea como tantas outras quaisquer, sem nenhuma simbologia metafórica ou alegórica para com o personagem, mas discordo.

A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? Sajin-komamura-appreciation-post-volume-62-is-the-next-to-v0-h8fflos6o0ya1

Primeiramente, notemos as características principais e óbvias da Kokujō Tengen Myō'ō e como isso se relaciona com seu portador.

É uma Bankai de formato totalmente humanóide, de postura bípede, e é uma armadura gigantesca. Só essas descrições já dão um grande paralelo com o caráter e concepção física do próprio Komamura.
Todos sabemos que ele é um ser híbrido, meio-canino e meio-homem - praticamente um cinocéfalo - que sentia vergonha de sua aparência e se cobria inteiro pra que não o vissem, com capacete e luvas. Disso, quanto à concepção de sua Bankai, pode-se deduzir a armadura, que é uma indumentária que cobre todo corpo, escondento o portador por inteiro.

Mas outra coisa também que é muito óbvia e ao mesmo tempo significativa é o próprio formato bípede e "humanoforme" dela. Por ele ser um humanoide-canídeo, animal que em essência é quadrúpede, e bem sabemos que na última saga, ao utilizar aquele estranho encantamento (ou sei lá mais oque) pra se tornar um humano completo, quando o efeito passa, ele se torna um canídeo total. Aliás, enquanto a transformação acontecia, sua Bankai - agora em forma verdadeira, sem armadura - se esvaia, desintegrando-se até desaparecer, e marcando o fim de sua vida útil como Shinigami.

Após essa análise, a Bankai corpórea de Komamura me parece uma das mais ricas em alegorias e simbologias à personalidade e caráter de seu portador. No caso dessa, todas advindas de características físicas.

A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? Screen10

E vocês, que acham?

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Quase todas as bankais, especialmente as reveladas posterioramente, possuem algum simbolismo ou significado metafórico. O nome da Bankai de Komamura é uma referência ao Kaalasutra, um dos 16 níveis do inferno/purgatório budista mais conhecido como Naraka.
Kālasūtra (黒縄), the "black thread" Naraka, includes the torments of Sañjīva. In addition, black lines are drawn upon the body, which hell guards use as guides to cut the beings with fiery saws and sharp axes.

Isso sugere que em alguma vida passada, Komamura, tenha sido um criminoso que foi sentenciado, punido e depois reencarnado na Soul Society como parte do clã de lobisomens. É uma informação interessante considerando que toda cosmologia de Bleach é inspirada no samsara, bem como o tema da justiça e vingança que gira em torno do personagem em sua relação com Kaname Tousen e sua fidelidade para com Genryuusai.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Eu dei like e saiu, estranho.

A Bankai do Zaraki é a mais interessante, não bastava ele se auto-enfraquecer para aproveitar melhor as lutas, sua Bankai fez isso por ele, limitando seu potencial.
E quando foi liberada ele assume a forma de um Oni. Estes são exemplos perfeitos do ápice da força bruta.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Muito bom o tópico, tem varias bankais com alegorias bem interessantes.

Particularmente eu gosto muito da diferença da shikai e da bankai da Unohana, a shikai com poderes curativos e a bankai com um grande poder ofensivo. A da Soifon tem essa diferença também, a shikai é um ataque pequeno e sorrateiro enquanto bankai é uma bazuca.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
@Big Head
Fui eu que recriei o tópico. Acho que Zaraki ter aprendido a liberar Shikai e Bankai foi uma das maiores idiotices non-sense já ocorridas na obra, mas creio que isso dê assunto pra um outro tópico.

@Sesshou
Obrigado. Penso que algumas Zampakutous têm essa diferença entre Shikai e Bankai pra contrabalancear e equilibrar o tipo de poder ofensivo, com fins de tornar o Shinigami mais completo e versátil.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Achei que era consenso já.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Você acha? A única coisa que eu achei errada foi o fato do Zaraki Kid já ter achado a espada naquela forma, e ele possuir uma Shikai.
Eu sempre imaginei que sua espada com aquele design já era a versão liberada, como no caso do Ichigo.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Bankai poderosa mais não tão poderosa mais a de Ichigo não derrota

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
Em termos de estética, essa é uma das melhores bankais de Bleach.

descriptionA Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica? EmptyRe: A Bankai de Saijin Komamura é metafórica e alegórica?

more_horiz
No episódio de hoje, eu fiquei com a impressão que é mais sobre como ele se sente. A bankai reflete exatamente o que ele quer ser, como essa criatura poderosa e absoluta, mas protegida por essa armadura que representa a vida. A vida dele, a honra dele, está ali, tão frágil que é necessário cobrir-se por completo para que ela não desmorone, mas uma vez que se torna exatamente o que quer (não necessariamente humano, mas, nessa forma, ele se torna inegavelmente uma criatura mais poderosa) ele se livra da armadura. A honra e a vida sequer existem mais. Ele não tem mais nada a temer ou esconder. Ele é só poder.

Aí vem toda essa coisa da vingança e como ele se vendeu pra isso. No final, ele se vendeu em prol de algo tão desonroso e que não representa a vida, ele abriu mão das coisas preciosas para se tornar apenas poder, e isso o levou para o cenário que o causava mais sofrimento, que é se tornar uma besta que sequer falar pode. Acho que a discussão sobre o Komamura é muito mais profunda que apenas ele sentia vergonha por ser um lobisomem, mas perpassava por coisas como honra, gratidão, e uma busca incessante por fazer as pazes com sua própria identidade. Komamura precisa, na verdade, entender que cortar os laços com o passado não o faria mais honroso, precisava entender que a morte de Yamamoto não era culpa dele, e precisava se desvencilhar da ideia de que ele só seria forte de verdade (e honrado) se fosse como todos os outros shinigamis.

Talvez ele tenha entendido isso no final. Que o momento em que ele se tornou uma besta, foi o momento em que ele se cegou para tudo o que era evidente: Ele já era um shinigami. Ele já era honrado. E que a dívida com Yamamoto não era realmente uma dívida.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos