Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Pain Tendo tinha Genjutsu?

+4
Léo1477
Rodrigo Ōtsutsuki
Heisenberg
Kyuko
8 participantes

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Rodrigo Ōtsutsuki escreveu:
Existe uma diferença entre Pain Tendo ter genjutsu e Rinnegan ter genjutsu. Rinnegan normal até agroa não possui habilidades hipnóticas. Porém não impede de Pain utilizar um genjutsu que não seja ocular. Muitas pessoas responderam que Pain não tinha genjutsu, o que ele fazia é perturbar o chakra da pessoa usando seu chakra. Porém o genjutsu não seria basicamente perturbar o chakra do alvo usando seu chakra?
Porque até agora, essa sensação que o Pain causa ao penetrar as estacas do Rinnegan, inserindo seu chakra e perturbando o chakra do alvo, tem exatamente a mesma mecânica de um genjutsu.



Sim, isso que destaquei, é similar a um genjutsu... só mencionei que não era  por ter olhado nos olhos dele como ta na descrição do tópico.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Rodrigo, seu comentário faz bastante sentido, mas ainda acho que aquilo não era uma ilusão, ainda que o mecanismo seja o mesmo, não altera a realidade no cérebro do Kakashi, apenas causa uma sensação diferente no cérebro dele, essa é apenas uma opinião, mudo de ideia consoantes os fatos, mas que seu comentário é coerente, é sim. Agora, isso não é inerente ao Rinnegan, certo?

Eu realmente não sei se pelo fato de ter o mesmo mecanismo, se torna automaticamente um genjutsu, é uma questão interessante.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Rodrigo Ōtsutsuki escreveu:
Existe uma diferença entre Pain Tendo ter genjutsu e Rinnegan ter genjutsu. Rinnegan normal até agroa não possui habilidades hipnóticas. Porém não impede de Pain utilizar um genjutsu que não seja ocular. Muitas pessoas responderam que Pain não tinha genjutsu, o que ele fazia é perturbar o chakra da pessoa usando seu chakra. Porém o genjutsu não seria basicamente perturbar o chakra do alvo usando seu chakra?
Porque até agora, essa sensação que o Pain causa ao penetrar as estacas do Rinnegan, inserindo seu chakra e perturbando o chakra do alvo, tem exatamente a mesma mecânica de um genjutsu.




Tsukuyoumi infinito e Genjutsu do Rinegan do Sasuke

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Memo escreveu:
Rodrigo, seu comentário faz bastante sentido, mas ainda acho que aquilo não era uma ilusão, ainda que o mecanismo seja o mesmo, não altera a realidade no cérebro do Kakashi, apenas causa uma sensação diferente no cérebro dele, essa é apenas uma opinião, mudo de ideia consoantes os fatos, mas que seu comentário é coerente, é sim. Agora, isso não é inerente ao Rinnegan, certo?

Eu realmente não sei se pelo fato de ter o mesmo mecanismo, se torna automaticamente um genjutsu, é uma questão interessante.

Esse é o problema, nem todos os genjutsu consistem em alterar a realidade da mente do usuário. Tem alguns que servem para ler mentes, paralisar os movimentos do alvo, porém mantendo eles conscientes,... e graças a esses exemplos, pode existir a possibilidade do Pain utilizar genjutsu através do uso das estacas do Rinnegan ao injetar seu chakra.

Quanto ao Rinnegan puro em si, ele não tem a capacidade de lançar genjutsu, pois essa capacidade se deriva a uma habilidade exclusiva do Sharingan, que seria o Saimingan (Olho do Hipnotismo) que possibilita o usuário confundir a mente do inimigo lançando ilusões sobre ele. A habilidade Saimingan é exclusiva do Sharingan, do Rinnegan do Sasuke no qual o olho dele é uma mutação de Rinnegan combinado com Sharingan e do Rinne Sharingan que é o Sharingan primitivo da Kaguya.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Rodrigo Ōtsutsuki escreveu:
Memo escreveu:
Rodrigo, seu comentário faz bastante sentido, mas ainda acho que aquilo não era uma ilusão, ainda que o mecanismo seja o mesmo, não altera a realidade no cérebro do Kakashi, apenas causa uma sensação diferente no cérebro dele, essa é apenas uma opinião, mudo de ideia consoantes os fatos, mas que seu comentário é coerente, é sim. Agora, isso não é inerente ao Rinnegan, certo?

Eu realmente não sei se pelo fato de ter o mesmo mecanismo, se torna automaticamente um genjutsu, é uma questão interessante.

Esse é o problema, nem todos os genjutsu consistem em alterar a realidade da mente do usuário. Tem alguns que servem para ler mentes, paralisar os movimentos do alvo, porém mantendo eles conscientes,... e graças a esses exemplos, pode existir a possibilidade do Pain utilizar genjutsu através do uso das estacas do Rinnegan ao injetar seu chakra.

Quanto ao Rinnegan puro em si, ele não tem a capacidade de lançar genjutsu, pois essa capacidade se deriva a uma habilidade exclusiva do Sharingan, que seria o Saimingan (Olho do Hipnotismo) que possibilita o usuário confundir a mente do inimigo lançando ilusões sobre ele. A habilidade Saimingan é exclusiva do Sharingan, do Rinnegan do Sasuke no qual o olho dele é uma mutação de Rinnegan combinado com Sharingan e do Rinne Sharingan que é o Sharingan primitivo da Kaguya.





Nunca foi dito no mangá inteiro que Rinegan puro não pode usar Genjutsu, temos exemplo do Mugen Tsukuyoumi e Genjutsu do Rinegan

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Saulo De Tarso escreveu:
Acho que é mais ou menos disseram, isso é uma habilidade dos Receptores Negros do rinnegan. Acontece com quem é perfurado por eles, a vítima tem uma visão do rinnegan em sua mente. Além de Kakashi, isso também aconteceu com Jiraiya (como mencionaram) e Naruto. E no perfil do Pain no databook 3 (na parte que descreve ''Armas''), dá a entender que essa é uma habilidade desses tais Receptores.

Página 157 do databook 3, página do capítulo 381 e outra do capítulo 435, de Naruto :


Mas, considerando que, isso talvez fosse algo que mexe com o fluxo de chakra no cérebro do alvo/vítima (no que genjutsu se baseia), acho que dá pra dizer que sim, isso é um genjutsu que o Pain Tendō/Deva e todo os outros 5 Caminhos da Dor detém. Mas eu só acho, mesmo, então devo estar errado. Boa tarde.


Basicamente isso, é uma capacidade das estacas negras do Rinnegan que pertubam o chakra do oponente atingido. Tem um efeito até que semelhante a algum genjutsu random, mas isso não é classificado como genjutsu.

#NS100

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
O paralelo q o Rodrigo traçou é interessante, já q essencialmente isso e Gens de paralisação fazem a mesma coisa. Inclusive, dependendo da distância, a vítima geralmente pode ser controlada pelo usuário do Rinnegan, como o Nagato tentou fazer com o Naruto. Acaba sendo outra semelhança com um genjutsu.

No entanto, vejo como um paralelo mesmo, no caso não se trata de um genjutsu.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Certo, Rinnegan não tem genjutsu, ponto.
Mas sobre a questão: As estacas perturbando chakra pode ser considerando genjutsu? As opiniões variam, acho que é válido considerar assim como é válido não considerar, pois acho que faltou informações para chegar em uma conclusão.

De qualquer forma, eu tenho duas dúvidas básicas.
O que algo precisa para ser considerado genjutsu?
O que algo precisa para ser considerado ninjutsu?

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Memo escreveu:
Certo, Rinnegan não tem genjutsu, ponto.
Mas sobre a questão: As estacas perturbando chakra pode ser considerando genjutsu? As opiniões variam, acho que é válido considerar assim como é válido não considerar, pois acho que faltou informações para chegar em uma conclusão.

De qualquer forma, eu tenho duas dúvidas básicas.
O que algo precisa para ser considerado genjutsu?
O que algo precisa para ser considerado ninjutsu?




Tsukuyoumi infinito e Genjutsu do Rinegan do Sasuke, nem o Databook fala que Rinegan não pode ter Genjutsu, então Rinegan consegue sim ter Genjutsu, já falei os exemplos.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Memo escreveu:
Certo, Rinnegan não tem genjutsu, ponto.
Mas sobre a questão: As estacas perturbando chakra pode ser considerando genjutsu? As opiniões variam, acho que é válido considerar assim como é válido não considerar, pois acho que faltou informações para chegar em uma conclusão.

De qualquer forma, eu tenho duas dúvidas básicas.
O que algo precisa para ser considerado genjutsu?
O que algo precisa para ser considerado ninjutsu?


Bom, o q posso te falar é como o Databook classifica.

NS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 222_ju10

Note q o sistema 1 (divisão em Gen, Nin e Tai) é dada de acordo com o efeito que gera. Disso, temos o seguinte:

Genjutsu se trata de efeitos no plano mental, que então podem afetar o corpo (paralisando, por exemplo).
Taijutsu se trata de danos físicos, envolvendo uso primário de stamina e movimentos corporais. No entanto, isso não é obrigatório. O juuken usa chakra, mas é classificado como taijutsu por ter um efeito físico direto no corpo do oponente.
Ninjutsu é essencialmente o que sobra.

Sobre sua pergunta inicial, a leitura q faço de genjutsus é q eles funcionam a partir de uma porta de entrada (um dos 5 sentidos) e depois manipulam o cérebro do oponente, seja para manipular algum dos sentidos (enxergar algo irreal, escutar uma voz que não existe, etc) ou para manipular o corpo (Paralisação). Além disso, a batalha pelo controle do corpo da vítima ocorre no plano mental, como foi mostrado em Itachi v Sasuke.

Nesse viés, os Kokushins só se encaixam com uma parte, no caso, o efeito de paralisação. Ele não entra pelos sentidos, nem existe disputa no plano mental. Pra mim, ele se assemelha muito mais a um Fuuinjutsu. Um exemplo:

NS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 264_se11

O trecho q destaquei é o seguinte:

"Algo preso com o selo de cabeça também tem sua determinação/vontade de se opor ao Fuuinjutsu selada"

Ou seja, mesmo sendo um fuuinjutsu, também afeta a mente do usuário, suprimindo sua vontade de resistir. Vejo os Kokushins mais parecidos com isso.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Não tem.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Memo escreveu:
Certo, Rinnegan não tem genjutsu, ponto.
Mas sobre a questão: As estacas perturbando chakra pode ser considerando genjutsu? As opiniões variam, acho que é válido considerar assim como é válido não considerar, pois acho que faltou informações para chegar em uma conclusão.

De qualquer forma, eu tenho duas dúvidas básicas.
O que algo precisa para ser considerado genjutsu?
O que algo precisa para ser considerado ninjutsu?

O problema disso é que tanto as estacas do Rinnegan quanto essa capacidade de perturbar o chakra do alvo não possuem páginas específicas no Databook como as outras técnica, ficando algo impossível de ter certeza do que é o que. O máximo de classificação que se sabe é que é Kekkei Genkai, pois precisa do Rinnegan para ser utilizado.

Assim como ela não está como Genjutsu, ela também não está como Ninjutsu, então dificilmente um dos lados vai prevalecer no final das contas. Mesmo essa perturbação de chakra não ser via sentidos sensoriais, ela acaba usando o toque físico, tirando a necessidade de precisar usar um dos sentidos do corpo para ser atingido. Você não tem acesso ao cérebro apenas através dos sentidos sensoriais do corpo humano, mas se você atingir a rede de chakra do usuário de alguma forma, você vai desestabilizar o chakra da mesma forma, essa é a grande chave aqui.
"Ah mas Rodrigo, se não usar os sentidos sensoriais não é um genjutsu"
Isso não é desculpa, o Kotoamatsukami não exige contato olho do usuário vs olho do alvo e mesmo assim o chakra do alvo é perturbado. A teoria mais aceita sobre esse jutsu é que o Danzou olhou o chakra do Mifune e lançou o genjutsu direto em seu chakra, uma teoria bizarra, mas é a mais aceita e lógica até então. E caso isso seja verdade, não vai retirar o status de Genjutsu, que por si só já fala: TÉCNICAS DE ILUSÃO, e não técnicas de ilusão que exijam o uso dos sentidos do corpo para funcionar.

Eu acredito que não seja genjutsu, mas sim uma peculiaridade do próprio Kokushin que consegue executar a mesma mecanica de um genjutsu, e como essa habilidade não recebeu nome, ela não é ninjutsu e nem genjutsu, mas uma habilidade derivada de uma Kekkei Genkai.

Heimdall escreveu:
Sobre sua pergunta inicial, a leitura q faço de genjutsus é q eles funcionam a partir de uma porta de entrada (um dos 5 sentidos) e depois manipulam o cérebro do oponente, seja para manipular algum dos sentidos (enxergar algo irreal, escutar uma voz que não existe, etc) ou para manipular o corpo (Paralisação). Além disso, a batalha pelo controle do corpo da vítima ocorre no plano mental, como foi mostrado em Itachi v Sasuke.

Nesse viés, os Kokushins só se encaixam com uma parte, no caso, o efeito de paralisação. Ele não entra pelos sentidos, nem existe disputa no plano mental. Pra mim, ele se assemelha muito mais a um Fuuinjutsu. Um exemplo:

NS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 264_se11

O trecho q destaquei é o seguinte:

"Algo preso com o selo de cabeça também tem sua determinação/vontade de se opor ao Fuuinjutsu selada"

Ou seja, mesmo sendo um fuuinjutsu, também afeta a mente do usuário, suprimindo sua vontade de resistir. Vejo os Kokushins mais parecidos com isso.

Depende, pois Genjutsu em si sempre foi tratado como um campo de técnicas baseadas em colocar a mente do usuário em uma ilusão. O uso dos sentidos sensoriais do corpo humano é apenas UMA das formas de você conseguir chegar na mente do usuário, pois se você conseguir manipular o fluxo de chakra do alvo usando o próprio toque físico, vai continuar sendo um genjutsu mesmo não usando os sensores naturais do corpo, pois o objetivo é chegar na mente independente de como.

O efeito de impedir que a determinação/vontade se oponha pode ser tanto para Fuuinjutsu, Juuinjutsu ou até Genjutsu, pois no caso dos três existem técnicas de imobilização que domam a vontade do usuário. A diferença é que Juuinjutsu e Fuuinjutsu são descartados logo de cara pois eles não são do grupo de Efeitos que a técnica causa do usuário (Ninjutsu, Taijutsu e Genjutsu) e sim das Condições que é preciso ter para a técnica ser concluída. O Kokushin é apenas um receptor do corpo do usuário que transmite chakra, diferente de um Myoujinmon que o próprio já são os selos necessários para classificar a técnica como Fuuinjutsu. Ficou meio confuso a explicação, mas basta fazer a leitura da classificação na própria página que vc colocou: essa técnica requer a condição de ter energia natural (Senjutsu), ter selos ou inscrições que imobilizam (os Toori no caso, Fuuinjutsu) e que causam um efeito especial físico no corpo do alvo (Ninjutsu).
O Kokushin não tem essa tabela, ele tem apenas que precisa da condição de ter o Rinnegan (Kekkei Genkai) e nada além disso.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Tecnicamente não não é um Genjutsu, mas funciona como um. Porém não é ocular, é devido ao contato físico com Kokushin.

O Sharingan envia chakra via Contato visual e controla o alvo, o Rinnegan envia chakra através das Kokushin.

Inclusive a Ino compara isso que Nagato fazia com as técnicas do clã dela, que por sua vez são bem parecidas com Genjutsus.

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Como destrincharam não possui, é o efeito das hastes negras como fora com o Jiraya.

#JSHN

descriptionNS100 - Pain Tendo tinha Genjutsu? - Página 2 EmptyRe: Pain Tendo tinha Genjutsu?

more_horiz
Ou isso aí não era haste negras nem genjutsu, e sim só uma imagem de fundo ilustrativa pra dar efeito na cena como acontece várias vezes.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos