Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

É possível uma sociedade sem religião?

+5
02snake
Hitsudeg
Uman
Gabriel Arcanjo
Garcia
9 participantes

descriptionÉ possível uma sociedade sem religião? - Página 2 EmptyRe: É possível uma sociedade sem religião?

more_horiz
Chapéu de Palha escreveu:
Sim, totalmente possível.

Tanto é que a maioria dos países e nações do planeta Terra são laicas.

O ser humano consegue viver tranquilamente sem religião, pois religião não é comida e nem é água, tampouco é sexo.

Religião não é um bem material ou imaterial necessário para a nossa sobrevivência no Planeta, tampouco para a nossa convivência social. Religião é algo totalmente desnecessário.

Tenho dito!


Essa é uma resposta de quem não entendeu a pergunta.

Evidentemente religião não faz parte de nossas necessidades fisiológicas. O ponto é que muitos seres humanos (esmagadora maioria) tem uma 'lacuna' que só é preenchida com crenças que deêm significado a sua existência e propósito as suas vidas.

Eu particularmente não tenho essa necessidade 'espiritual', ou se tenho, ainda não se aflorou devidamente. Então não posso julgar o quão importante a espiritualidade é para outras pessos, se eu mesmo não possuo qualquer profundidade espiritual.

descriptionÉ possível uma sociedade sem religião? - Página 2 EmptyRe: É possível uma sociedade sem religião?

more_horiz
Rafiukis escreveu:
Chapéu de Palha escreveu:
Sim, totalmente possível.

Tanto é que a maioria dos países e nações do planeta Terra são laicas.

O ser humano consegue viver tranquilamente sem religião, pois religião não é comida e nem é água, tampouco é sexo.

Religião não é um bem material ou imaterial necessário para a nossa sobrevivência no Planeta, tampouco para a nossa convivência social. Religião é algo totalmente desnecessário.

Tenho dito!




Concordo com tudo em relação à necessidade, haha.


Mas discordo em relação à realidade. A religião não se torna impossível de se extinguir por nossa necessidade, e sim por nossos costumes. Está presa a nossa cultura...


Mas como eu disse antes, em um mundo ideal, não existiria religião como instituição, apenas a religiosidade particular de pessoas que possuem alguma crença.


Concordo contigo nesse aspecto da necessidade e da cultura.

Como disse um filósofo do século XVII chamado Spinoza: " ninguém nasce religioso; a natureza é anterior à religião; a natureza nunca ensinou a ninguém que ele é obrigado a obedecer a Deus"

:barry:

descriptionÉ possível uma sociedade sem religião? - Página 2 EmptyRe: É possível uma sociedade sem religião?

more_horiz
O cara acha que sociedade laica é sociedade atéia KKKKKKKK.
Olha, tirando microssistemas eu nunca vi uma sociedade grande com 0 religião. Pode ser até que não tenha uma religião "oficial", mas um dos membros deve ter suas crenças.
Complementando o que eu tinha dito num post antes: se jogar uma ruma de crianças que foram criadas por pais irreligiosos juntas elas provavelmente formarão uma sociedade irreligiosa
também. Mas num cenário clássico de eras mais primitivas julgo impossível. Até por isso existem centenas de religiões ou crenças sei lá pelo mundo.

descriptionÉ possível uma sociedade sem religião? - Página 2 EmptyRe: É possível uma sociedade sem religião?

more_horiz
A religião é como se fosse algo que ditasse uma Lei para aqueles que a seguem.

Eu sou Cristão mas não participo de culto ou algo do tipo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos