Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Ser "ATEU" esta na moda?

+7
Math
02snake
Dante1
Ben Ikneg
xxCOLDxx
Lipert
OZARO
11 participantes

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
02snake escreveu:
Dogão escreveu:
Não está "na moda", é só uma mudança natural da demografia, o jeito é só aceitar que as pessoas estão menos crentes, e não desmerecê-las por serem "modinha", como se moda fosse ditar a crença em massa desse jeito em uma sociedade tão avançada como a nossa.

Concordo que o termo pode soar pejorativo, mas acho que a ideia seria algo como "algo do momento", entende? Não estamos aqui querendo "ditar a crença". As crenças (ambas) já existem. Acho que a questão é: Ser ateu (ateuzinho, como diria o Dante)  está "na moda", é a "vibe do momento", é o "pensamento dos últimos anos", é o que "molda o dia a dia de muitos jovens hoje". É isso...


Que é "algo do momento" (acho que o termo perfeito para isso seria "zeitgeist", @02snake, sabe sobre?). Entendi o seu ponto. Eu diria que isso não influenciaria nenhum cristão à abandonar sua fé em Deus, mas que existem mais ateus, com certeza.

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Está sim, basicamente. :lisa:

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Dogão escreveu:
Que é "algo do momento" (acho que o termo perfeito para isso seria "zeitgeist", @02snake, sabe sobre?). Entendi o seu ponto. Eu diria que isso não influenciaria nenhum cristão à abandonar sua fé em Deus, mas que existem mais ateus, com certeza.

Não, não sabia... olhei rapidinho na NET (Wikipédia) e achei isso:

(Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo)

Bom, não é exatamente isso, mas acho que serve bem como exemplo... é o mesmo que ocorre com o exemplo da mitologia, que falei no outro tópico. Sei que você ficou curioso, mas vou deixar aqui apenas um "exemplo" de que porque não darei a resposta aqui:

- “Certo chefe de família estava desempregado e sem dinheiro. Ele está assim há muitos meses e ainda está devendo dinheiro para agiotas, que logo logo cobrarão seu preço. Então, aparecem três empregos para ele, duas oportunidades semelhantes e uma distinta, onde ele pode trabalhar e reerguer-se novamente.

Mas então este homem diz aos três empregos: O que vocês tem a me oferecer? Quero que me provem, cada um na sua vez, o porque EU devo trabalhar com vocês e não no outro.

Mas os três empregos lhe dizem: ‘Homem insensato, enquanto divagava, as vagas foram preenchidas por outros homens diligentes’. E então a situação do homem, no final, ficou pior do que no início


É isso, meu caro, que acontece com muita, muita, muita gente hoje em dia. Está acontecendo agora, aqui na verdade. Consegue entender onde estão erro? Se sim, então haja de acordo.
:deus:

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Sim, como disseram, a quantidade de ateus é maior hoje por vários fatores (não vou ficar repetindo).

E sim, por isso tem mais gente causando e querendo impor, mas isso não é uma exclusividade dos ateus, quase todas as religiões tem pessoas assim - e acho que isso tem a ver com muito mais coisas além da própria religião, como o contexto histórico e social. Enfim, essa causação que vocês falam, não acredito que seja motivo para criticar a religião em si, mas sim causar uma reflexão sobre a maneira como os indivíduos se relacionam na sociedade e o contexto dela que causa isso.

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Tá na moda mesmo, infelizmente.
Nunca cri em Deus, nunca tive religião, nunca tive medo por dizer que não acreditava nessas coisas.
Meus amigos até evangélicos sempre foram super de boa comigo. Até me convidavam pra fazer as coisas, mas eu recusava e ficava tudo
tranquilo, com respeito.
Foda que agora começou um modelo chato de compartilhar coisas daquelas páginas que mais zombam da figura religiosa do que debatem
os motivos de uma possível não existência dEle.

Infelizmente hoje, quem é ateu de boas como eu, que respeito, que acredito que possa existir mesmo sem ter como provar (o inverso também funciona)
acaba pagando o pato por um bando de jovem sem miolo que quer fazer tudo pra aparecer.

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
02Snake, tu tem que parar de olhar as coisas no dicionário, zeitgeist e ceticismo são coisas muito, muito mais abrangentes do que eles dão a entender. kkkkk 

Entendi o erro, Snake.

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Dogão escreveu:
02Snake, tu tem que parar de olhar as coisas no dicionário, zeitgeist e ceticismo são coisas muito, muito mais abrangentes do que eles dão a entender. kkkkk 

Há sim, eu imagino. É que como eu NÃO sei EXATAMENTE o que é, prefiro recorrer aos "dicionários" da vida...
Mas obviamente concordo que uma pesquisa mais profunda ampliará mais a ideia. Rei do Camarote


Dogão escreveu:
Entendi o erro, Snake.

Ok. Então vá e faça algo a respeito... :ref:
Você TEM uma perspectiva de um futuro maravilhoso, que você nem imagina! Não perca isso! :gloria:

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
02snake escreveu:
Dogão escreveu:
02Snake, tu tem que parar de olhar as coisas no dicionário, zeitgeist e ceticismo são coisas muito, muito mais abrangentes do que eles dão a entender. kkkkk 

Há sim, eu imagino. É que como eu NÃO sei EXATAMENTE o que é, prefiro recorrer aos "dicionários" da vida...
Mas obviamente concordo que uma pesquisa mais profunda ampliará mais a ideia. Rei do Camarote


Dogão escreveu:
Entendi o erro, Snake.

Ok. Então vá e faça algo a respeito... :ref:
Você TEM uma perspectiva de um futuro maravilhoso, que você nem imagina! Não perca isso! :gloria:


Essa recente ressurgência em tópicos sobre Deus te trouxe bastante pro fórum né? :fsjal: 

Vou levar pras minhas ações. :fsjal:

descriptionSer "ATEU" esta na moda? - Página 2 EmptyRe: Ser "ATEU" esta na moda?

more_horiz
Dogão escreveu:
Essa recente ressurgência em tópicos sobre Deus te trouxe bastante pro fórum né? :fsjal: 

De certa forma... :ninja:

Dogão escreveu:
Vou levar pras minhas ações. :fsjal:

...!... :fry:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos