Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? Empty[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
É muito recorrente observar pessoas criticando veementemente o Funk Carioca pelo seu conteúdo supérfulo e explícito, ao mesmo tempo, exaltando o Rock Clássico ou Nacional. Afinal, existe um padrão de qualidade objetivo para a música ou é absolutamente relativo de indivíduo para indivíduo e a música está isenta de análises objetivas?

O exemplo não se restringe ao Rock e Funk: podem falar de Rap, Eletrônica, Pop Mainstream, Música Conceitual e tudo que possa gerar polêmica de qualidade em larga escala.

Dissertem. :sir:

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Tem qualidade quando é usada de ferramenta para se discriminar posição social e status, ou moralmente uma pessoa ou grupo.

O problema todo no meu ver, para os reprimidos de plantão e usuários de cinta-casta, é a exaltação descarada da sexualidade :lol:

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Tem qualidade quando é usada de ferramenta para se discriminar posição social e status, ou moralmente uma pessoa ou grupo.

O problema todo no meu ver, para os reprimidos de plantão e usuários de cinta-casta, é a exaltação descarada da sexualidade :lol:


Ou talvez, também, seria um recurso para reforçar preconceitos em cima de uma classe social desavantajada que tenha uma relação particulamente forte com aquela música. Embora esse exemplo caia por terra pois todo riquinho gosta de funk. Mas as críticas que o Funk sofre também são muito relacionadas com a falta de esforço empregado na sua criação e superficialidade musical e lírica. O Pop às vezes experiencia algo semelhante, sendo duramente criticado por ser fútil.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Só queria relatar que tu roubou meu tópico, vinha pensando em criar um sobre esse assunto há séculos, mas a preguiça me impedia. Agora, sobre a qualidade da música ser realmente subjetiva ou não, creio que depende muito do que quer falar, sobre a letra em si ou sobre a música tecnicamente, como um todo. Os debates e as críticas ao funk por exemplo se devem muito às letras, principalmente as que falam explicitamente sobre sexo, ou fazem apologia ao tráfico, e aí surgem uma série de questionamentos sobre ser imoral ou não e por aí vai, mas não necessariamente se referem ao funk como um todo, uma música é bem mais que apenas a letra.

Mas enfim, falando por cima sobre o tema, é complicado, nem mesmo estudiosos da música conseguem chegar a um consenso sobre isso, mas para mim,  particularmente, existe sim música boa e música ruim, mas é algo muito consensual, acredito que sempre foi, é isso que separa uma composição de Bach de uma música com uma letra qualquer numa progressão de três acordes. Existem músicas mais elaboradas, melodicamente, ritmicamente, até mesmo nas letras (e até no canto), outras menos, e outras bem pobres nesses quesitos, e, creio eu que, em geral, quanto mais se aprecia música, mais se conhece e se entende dela, a tendência é que se tome cada vez mais gosto pelo que é mais elaborado, mais criativo e outros adjetivos mais, assumindo isso como sendo tecnicamente superior, é possível sim dizer que tal música é boa ou ruim, melhor ou pior de acordo com esse consenso. Há alguns fatores culturais/sociais e históricos que podem pesar nessa questão, mas eu vejo as coisas dessa forma.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Batman escreveu:
Só queria relatar que tu roubou meu tópico, vinha pensando em criar um sobre esse assunto há séculos, mas a preguiça me impedia.


Meu deus, desculpa, eu realmente não sabia. :~.~:


Batman escreveu:
creio eu que, em geral, quanto mais se aprecia música, mais se conhece e se entende dela, a tendência é que se tome cada vez mais gosto pelo que é mais elaborado, mais criativo e outros adjetivos mais, assumindo isso como sendo tecnicamente superior, é possível sim dizer que tal música é boa ou ruim,


Acho que esse trecho sintetiza bastante o que eu acredito sobre música e qualidade objetiva. Embora diferentes músicas possam ser apreciadas sem distinção por pessoas comuns, aqueles que têm uma paixão particular sempre buscarão o mais elaborado, o mais experimental, o mais vanguardista ou o mais bem aclamado pela crítica acadêmica e "elitista".

É como comparar Mutantes com Mc Loma e as Gêmeas Lacração ou Anitta. Obviamente maioria das pessoas vão conhecer Mc Loma e as Gêmeas Lacração ou a Anitta de primeira e achar Mutantes uma música grotesca e esquisita. Mas é evidente que Mutantes tem uma musicalidade muito mais bem pensada, um conteúdo mais refinado e afins.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
É extremamente subjetiva, eu posso achar um batuque do candomblé uma música foda, quem vai ser "x" que vai dizer que não é? Ritmo, musicalidade, sonoplastia tudo isso não tem tanta relevância a partir do momento que há um som culturalmente ouvido em um determinado grupo, independente se ele é bom ou ruim — Independente do motivo, razão ou circunstância. 

A diferença é que um possui todo um registro histórico da música, representatividade, inclusão e etc. (Ou vocês acham que rock sempre foi valorizado?)
Definição do que é música já é subjetivo, agora imagine do que é qualidade. Mas tem alguns pontos a ressaltar e eu acredito que isso venha muito do que hoje o que é música boa.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Para muitos basta ser sem graça e broxante que já é de qualidade, basta causar bastante supressão sexual :lol:

Esse negócio de preguiça e complexidade e etc, é conversa, tá cheia de música boa que é simples, tocada em um único instrumento como um Piano ou tambores, bastante que muitas vezes nem letra tem e são repetitivas que ninguém diz que é ruim ou preguiçosa.

Para mim o que a faz ser classificada como ruim ou boa na maioria das vezes é a letra fazer ou não adoração a promiscuidade :lol:

Pois nas meramente instrumentais, não dá para imaginar putaria nenhuma

Ainda que tenha músicas que não precisam fazer referencia direta nenhuma a putaria para vc saber que se fala disso (ou não, tem autistão pra tudo :lol:)

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Sim, é muito subjetiva, eu sou um exemplo vivo disso, uma hora gosto de rock, outra hora de pop, outra de jazz, reggae, eletrônica, eu simplesmente escuto de tudo, depende do meu humor, porque a qualidade da música vai depender do seu gosto musical, assim como a beleza.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Pessoas que dizem que determinadas músicas tem qualidade e outras não,são esses críticos super chatos,cult que se vangloriam por ''estudar'' música.

É sim algo subjetivo,música é qualquer som que faça alguém refletir,se emocionar ou simplesmente dançar,não dá pra alguém avaliar a tal qualidade da música e tornar isso um fato pois cada um curte um som diferente e gosta de uma coisa diferente.

O funk é criticado somente pelas letras inusitadas.Eu digo só de brincadeira,mas não dá pra dizer que o gênero musical funk é um lixo pois nem todas as músicas tem esse tipo de letra,e a maioria diz ouvir somente por causa da melodia,a tal batida.Tem certa qualidade aí.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
A qualidade não é completamente subjetiva, dentro do mundo da música podemos analisar as coisas de maneira objetiva e usando critérios para isso, como a execução, intervalos usados, escala, campo harmônico, letra, vocal, conjunto e etc.

O que faz uma música boa e outra ruim, para cada pessoa será algo totalmente subjetivo e a pessoa terá sua própria análise objetiva em cima disso, contudo é diferente quando pegamos até mesmo músicas que não gostamos e fazemos uma análise minuciosa apenas da qualidade e da técnica empregada na composição.

Ex: Eu gosto muito de Nirvana, mas admito que não é uma música complexa, com alto nível de arranjo e qualidade, porém é simples e tem boa qualidade instrumental, a execução e a proposta criada pelo Kurt Cobain, "O muito através do pouco", funcionou perfeitamente.

Eu não gosto muito de Avenged Sevenfold, mas fazendo uma análise fria apenas pelo trabalho da banda: É muito bem feito, o som, o vocal (a técnica nasal) e as frases (perguntas e respostas na guitarra), com o ritmo da bateria e um baixo mais grave, estão em ótima sincronia... Porém, o estilo não me agrada muito, só gostei de duas músicas até hoje e sou capaz de reconhecer a qualidade e o alto nível dos artistas em termos instrumentais, técnicas e arranjo.


Gosto: Subjetivo.

Análise de qualidade: Objetivo.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Matsuri escreveu:
A qualidade não é completamente subjetiva, dentro do mundo da música podemos analisar as coisas de maneira objetiva e usando critérios para isso, como a execução, intervalos usados, escala, campo harmônico, letra, vocal, conjunto e etc.

O que faz uma música boa e outra ruim, para cada pessoa será algo totalmente subjetivo e a pessoa terá sua própria análise objetiva em cima disso, contudo é diferente quando pegamos até mesmo músicas que não gostamos e fazemos uma análise minuciosa apenas da qualidade e da técnica empregada na composição.

Ex: Eu gosto muito de Nirvana, mas admito que não é uma música complexa, com alto nível de arranjo e qualidade, porém é simples e tem boa qualidade instrumental, a execução e a proposta criada pelo Kurt Cobain, "O muito através do pouco", funcionou perfeitamente.

Eu não gosto muito de Avenged Sevenfold, mas fazendo uma análise fria apenas pelo trabalho da banda: É muito bem feito, o som, o vocal (a técnica nasal) e as frases (perguntas e respostas na guitarra), com o ritmo da bateria e um baixo mais grave, estão em ótima sincronia... Porém, o estilo não me agrada muito, só gostei de duas músicas até hoje e sou capaz de reconhecer a qualidade e o alto nível dos artistas em termos instrumentais, técnicas e arranjo.


Gosto: Subjetivo.

Análise de qualidade: Objetivo.


Realmente.. concordo com tudo que foi dito aqui. A análise de qualidade por mim vem muito do esforço e profundidade colocada na criação da música também.

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Dogão escreveu:
Salsicha escreveu:
Tem qualidade quando é usada de ferramenta para se discriminar posição social e status, ou moralmente uma pessoa ou grupo.

O problema todo no meu ver, para os reprimidos de plantão e usuários de cinta-casta, é a exaltação descarada da sexualidade :lol:


Ou talvez, também, seria um recurso para reforçar preconceitos em cima de uma classe social desavantajada que tenha uma relação particulamente forte com aquela música. Embora esse exemplo caia por terra pois todo riquinho gosta de funk. Mas as críticas que o Funk sofre também são muito relacionadas com a falta de esforço empregado na sua criação e superficialidade musical e lírica. O Pop às vezes experiencia algo semelhante, sendo duramente criticado por ser fútil.


Não invente, ninguém critica o POP, pop é música que fala sobre sexo apenas de maneira menos explicita direcionada a um classe ais abastada e ninguém critica isso

os únicos que criticam o POP são os defensores do Funk, e os metidos a isentos que acham que Rock não fala de putaria também.

"Mas as críticas que o Funk sofre também são muito relacionadas com a falta de esforço empregado na sua criação e superficialidade musical e lírica. O Pop às vezes experiencia algo semelhante, sendo duramente criticado por ser fútil."

a única diferença aqui desse estilo para os outros é o orçamento, o Funk é pobre nisso porque é óbvio que o orçamento é mais baixo, porque para falar de putaria, todos os estilos que tem uma letra e alguém cantando falam e idolatram em algum monento.

com exceção dos estilos onde vc mal terá alguém cantando ou a voz não é mais do que mais um instrumento musical, como músicas líricas, clássicas e afins

description[Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva? EmptyRe: [Debate] A qualidade da música é completamente subjetiva?

more_horiz
Qualidade musical, no meu ponto de vista, está mais relacionado a construção da música. Ou seja, uma música de "qualidade" é uma música harmonicamente, melodicamente e liricamente bem construída. O que, não significa, necessariamente, que seja uma "música boa", isso sim é totalmente relativo e questionável, porque isso vai de gosto e de preferência.

Por exemplo: Uma Sonata de Mozart certamente é uma música de qualidade, estruturalmente falando, mas não quer dizer que vá ser uma música boa para quem não curte. Um Funk. não é uma música de qualidade, mas pode ser uma música boa pra quem é adepto desse estilo.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos