Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

~Um ser atemporal~

+3
Dante10
Arima Kishou
Daniel
7 participantes

description~Um ser atemporal~ Empty~Um ser atemporal~

more_horiz
Perquiro a todos, teístas & ateístas: o conceito de um ser atemporal (um demiurgo criacionista) — artífice de tudo o que existe (caos, ordem, plasma & matéria) —, faz algum sentido? Se sim, por quê? Se não, por quê?


PS: tô sem rivotril. rsrs

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Eu acho que faz sentido pois existe um único ser atemporal: O próprio Tempo. Tudo ocorre por causa do tempo e nada existiria sem ele. O Big Bang aconteceu pois o tempo estava passando. Nós existimos por causa do tempo.Tudo precisa ser formado em algum momento, por isso você pode considerar o tempo como a causa de todas as coisas.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Eu acho que faz sentido pois existe um único ser atemporal: O próprio Tempo. Tudo ocorre por causa do tempo e nada existiria sem ele. O Big Bang aconteceu pois o tempo estava passando. Nós existimos por causa do tempo.Tudo precisa ser formado em algum momento, por isso você pode considerar o tempo como a causa de todas as coisas.


Mas essa maneira de pensar cria "o paradoxo do loop das origens infinitas" - lógica a qual todas as coisas requerem uma origem, Ex: A "Massa de Partículas" dá origem ao Big-bang; mas qual a origem dessas partículas ? Supomos que é "X", logo vem a pergunta quem ou o que originou "X" ? E assim sucessivamente em um loop sem fim...

É melhor aceitar que nossa existência limitada não é capaz de entender a criação de Deus.

@UchihaPower - Se você sofre de insonia, recomendo que tome melatonina. Clonazepam causa SNC, entre outras coisas...

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Mas essa maneira de pensar cria "o paradoxo do loop das origens infinitas" - lógica a qual todas as coisas requerem uma origem, Ex: A "Massa de Partículas" dá origem ao Big-bang; mas qual a origem dessas partículas ? Supomos que é "X", logo vem a pergunta quem ou o que originou "X" ? E assim sucessivamente em um loop sem fim...


Eu penso exatamente o contrário, eu acho que o tempo trás um fim a esse loop. Afinal, o tempo é a origem primária de todas as coisas. O criador de "x" teve um criador que teve um criador e assim por diante, e se houve um primeiro criador então ele foi criado pelo tempo. A pergunta que é possível fazer é: mas quem criou o tempo? E esse é exatamente o ponto. O tempo não pode ter sido criado, pois para se originar uma coisa nova o tempo precisa passar. Se o tempo não passar agora, nada pode ser criado. Por isso, para o tempo ser "criado" o tempo já precisaria existir. Com isso, concluímos que o tempo sempre existiu, e o tempo é a única coisa que rompe com a ideia de que tudo precisa de um começo. O tempo não tem um começo, ele é o começo (e fim) de tudo. Nós só podemos dizer que as coisas tem um fim e um começo pois o tempo existe. As coisas foram se formando naturalmente graças ao tempo, e logo coisas cada vez mais complexas foram criadas.

Minha conclusão: O tempo é Deus.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Talvez o tempo seja como uma tela fixa, como um artista que cria várias telas sobrepondo pintura em cima de pintura na nossa percepção segue uma linha reta, mas tão somente são os efeitos biológicos que iludem a mente e essa existência infinita continua, podendo ser tão somente uma ilusão

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Nada faria sentido se esse Ser não fizer sentido.

Abraço.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Arima Kishou escreveu:
Talvez o tempo seja como uma tela fixa, como um artista que cria várias telas sobrepondo pintura em cima de pintura na nossa percepção segue uma linha reta, mas tão somente são os efeitos biológicos que iludem a mente e essa existência infinita continua, podendo ser tão somente uma ilusão


Se tem uma coisa na minha vida que eu tenho certeza e que eu defendo com a minha vida é que o tempo não é uma ilusão, mesmo porque isso é impossível e ilógico. Não existe uma teoria capaz de provar isso. Os "efeitos biológicos" nem existiriam sem o tempo. Nós não existiríamos sem o tempo. Nenhum artista pode pintar um quadro ou sobrepô-lo sem o tempo.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Sim, Jeová é um ser atemporal. Ele existe de eternidade a eternidade... O tempo, como o "conhecemos" (e coloco aqui aspas pois Einstein nos ajuda sobre o assunto mais ainda estamos engatinhando no assunto) só veio a existência quando Jeová fez primeira criação, o Logos, a palavra, seu filho.


Daniel escreveu:
Mas essa maneira de pensar cria "o paradoxo do loop das origens infinitas" - lógica a qual todas as coisas requerem uma origem, Ex: A "Massa de Partículas" dá origem ao Big-bang; mas qual a origem dessas partículas ? Supomos que é "X", logo vem a pergunta quem ou o que originou "X" ? E assim sucessivamente em um loop sem fim...

Exato, bem destacado...


NikyNeko escreveu:
Eu penso exatamente o contrário, eu acho que o tempo trás um fim a esse loop. Afinal, o tempo é a origem primária de todas as coisas. O criador de "x" teve um criador que teve um criador e assim por diante, e se houve um primeiro criador então ele foi criado pelo tempo. A pergunta que é possível fazer é: mas quem criou o tempo? E esse é exatamente o ponto. O tempo não pode ter sido criado, pois para se originar uma coisa nova o tempo precisa passar. Se o tempo não passar agora, nada pode ser criado. Por isso, para o tempo ser "criado" o tempo já precisaria existir. Com isso, concluímos que o tempo sempre existiu,

Não, não procede esta conclusão. O tempo não foi "criado". Ele veio a existir pelo início da criação. A questão é outra: QUEM CRIOU PARA QUE O TEMPO VIESSE A EXISTÊNCIA? Aí sim, achando este ser (YHWH) você pode usar a sua conclusão abaixo alternando a palavra tempo por Deus:

Com isso, concluímos que o tempo[DEUS] sempre existiu, e o tempo[DEUS] é a única coisa[SER] que rompe com a ideia de que tudo precisa de um começo. O tempo[DEUS] não tem um começo, ele é o começo (e fim) de tudo. Nós só podemos dizer que as coisas tem um fim e um começo pois o tempo existe. As coisas foram se formando naturalmente graças ao tempo, e logo coisas cada vez mais complexas foram criadas [POR DEUS] através de seus filho pelo tempo.


NikyNeko escreveu:
Minha conclusão: O tempo é Deus.

A conclusão LÓGICA, Jeová é Deus, e o tempo veio a existência no "princípio da criação" de Deus. (João 1:1)

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Tá. Agora que tal me explicar como alguém seria capaz de inventar o tempo se para inventar qualquer coisa você precisa de tempo? Pra pensar você precisa de tempo, pra formar algo você precisa te tempo, pra tudo nesse mundo você precisa de tempo. Só me explica isso.

Com isso, concluímos que o tempo[DEUS] sempre existiu, e o tempo[DEUS] é a única coisa[SER] que rompe com a ideia de que tudo precisa de um começo. O tempo[DEUS] não tem um começo, ele é o começo (e fim) de tudo. Nós só podemos dizer que as coisas tem um fim e um começo pois o tempo existe. As coisas foram se formando naturalmente graças ao tempo, e logo coisas cada vez mais complexas foram criadas [POR DEUS] através de seus filho pelo tempo.


Aliás, como você conseguiu substituir tempo por Deus, ver que dava certinho e ainda chamar de ilógico? Sua teimosia (e falta de respeito) cansa.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Tá. Agora que tal me explicar como alguém seria capaz de inventar o tempo se para inventar qualquer coisa você precisa de tempo? Pra pensar você precisa de tempo, pra formar algo você precisa te tempo, pra tudo nesse mundo você precisa de tempo. Só me explica isso.

Com isso, concluímos que o tempo[DEUS] sempre existiu, e o tempo[DEUS] é a única coisa[SER] que rompe com a ideia de que tudo precisa de um começo. O tempo[DEUS] não tem um começo, ele é o começo (e fim) de tudo. Nós só podemos dizer que as coisas tem um fim e um começo pois o tempo existe. As coisas foram se formando naturalmente graças ao tempo, e logo coisas cada vez mais complexas foram criadas [POR DEUS] através de seus filho pelo tempo.


Aliás, como você conseguiu substituir tempo por Deus, ver que dava certinho e ainda chamar de ilógico? Sua teimosia (e falta de respeito) cansa.

Foi como falei, o tempo veio a existência no momento que ele FEZ algo, ou, no caso ALGUÉM.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Foi como falei, o tempo veio a existência no momento que ele FEZ algo, ou, no caso ALGUÉM.


'Tendi tudo. Não fez sentido nenhum. O tempo começou a existir no momento em que ele criou alguém? Do que você tá falando?

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Foi como falei, o tempo veio a existência no momento que ele FEZ algo, ou, no caso ALGUÉM.


'Tendi tudo. Não fez sentido nenhum. O tempo começou a existir no momento em que ele criou alguém? Do que você tá falando?

Isso, exato! O tempo começou a existir no momento em que Ele criou. Quando Jeová estava só, antes de criar O LOGOS, não havia mudança, pois Jeová, não muda. O tempo teve início, Deus não! :e.e:

Deus é atemporal.  :xablau:

Sobre este assunto, "tempo" Albert Einstein afirmava (e conseguiu provar) que o tempo não é absoluto, mas é relativo e depende de variáveis. Digamos que, para o ceticismo de muitos famosos da época e para a surpresa da comunidade científica, isso mostrou ser correto e é também confirmado pela ciência moderna. Se um cronômetro for ligado no espaço ao mesmo tempo que outro cronômetro idêntico é ativado aqui na terra, ambos apresentarão uma diferença em sua contagem. A gravidade e o espaço são variáveis que colocam o tempo em uma esfera nada perene e imutável. É algo que todos os seres humanos possuem, a noção de tempo. Um animal parece ter um cronômetro dentro de si, mas cronologicamente acelerado em comparação com o nosso “relógio interno”. Até aí, ok, certo?

Bem, Jeová Deus, o Ser Supremo NÃO é um ser inerentemente temporal. Ele é atemporal. Em Judas, versículo 25, é dito que Ele é literalmente “antes de todo tempo”.

Portanto, é razoável concluir que o tempo começou no período citado pelo evangelho de João 1:1, a saber “no princípio” quando Jesus ou O LOGOS foi criado por Deus.(Veja Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14).

Ao passo que as sombras lançadas pelo sol sempre mudam de tamanho e de direção com a rotação da terra, Jeová é imutável. Conforme escreveu o discípulo Tiago: “Com [Ele] não há variação da virada da sombra.” (Está em Tiago 1:17) Este mesmo livro, sob inspiração divina, fala que com Deus não há “presença de mudança” e em seguida diz “ou variações[de sombra]”. Em outras palavras, Jeová não é afetado nem sente como sentimos internamente, como que um relógio de tempo. Isso é simplesmente assombroso!

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
02snake escreveu:
NikyNeko escreveu:
Foi como falei, o tempo veio a existência no momento que ele FEZ algo, ou, no caso ALGUÉM.


'Tendi tudo. Não fez sentido nenhum. O tempo começou a existir no momento em que ele criou alguém? Do que você tá falando?

Isso, exato! O tempo começou a existir no momento em que Ele criou. Quando Jeová estava só, antes de criar O LOGOS, não havia mudança, pois Jeová, não muda. O tempo teve início, Deus não! :e.e:

Deus é atemporal.  :xablau:

Sobre este assunto, "tempo" Albert Einstein afirmava (e conseguiu provar) que o tempo não é absoluto, mas é relativo e depende de variáveis. Digamos que, para o ceticismo de muitos famosos da época e para a surpresa da comunidade científica, isso mostrou ser correto e é também confirmado pela ciência moderna. Se um cronômetro for ligado no espaço ao mesmo tempo que outro cronômetro idêntico é ativado aqui na terra, ambos apresentarão uma diferença em sua contagem. A gravidade e o espaço são variáveis que colocam o tempo em uma esfera nada perene e imutável. É algo que todos os seres humanos possuem, a noção de tempo. Um animal parece ter um cronômetro dentro de si, mas cronologicamente acelerado em comparação com o nosso “relógio interno”. Até aí, ok, certo?

Bem, Jeová Deus, o Ser Supremo NÃO é um ser inerentemente temporal. Ele é atemporal. Em Judas, versículo 25, é dito que Ele é literalmente “antes de todo tempo”.

Portanto, é razoável concluir que o tempo começou no período citado pelo evangelho de João 1:1, a saber “no princípio” quando Jesus ou O LOGOS foi criado por Deus.(Veja Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14).

Ao passo que as sombras lançadas pelo sol sempre mudam de tamanho e de direção com a rotação da terra, Jeová é imutável. Conforme escreveu o discípulo Tiago: “Com [Ele] não há variação da virada da sombra.” (Está em Tiago 1:17) Este mesmo livro, sob inspiração divina, fala que com Deus não há “presença de mudança” e em seguida diz “ou variações[de sombra]”. Em outras palavras, Jeová não é afetado nem sente como sentimos internamente, como que um relógio de tempo. Isso é simplesmente assombroso!


Seguinte, eu fiz um textão tentando explicar isso mas percebi que ele ficou confuso, então vou dizer só o essencial que ninguém parece considerar:

– Quando o homem foi à lua nós acompanhamos a viajem por vídeo.
– Mesmo que o tempo supostamente passasse de maneira diferente, os humanos dentro da nave se moviam na mesma velocidade que nós, na Terra.
– Se o tempo passa de maneira diferente, supõe-se que você se move de maneira diferente e vice-versa.
– Por exemplo, quando o flash corre, o mundo ao seu redor parece passar mais devagar, mas o tempo não está passando de maneira diferente, é só que o corpo dele se move mais rápido e ele pensa mais rápido, o que passa essa sensação para ele e para as pessoas ao redor.
– Se você não se move de maneira diferente, concluísse que o tempo não passa de maneira diferente pois, se isso fosse possível, nós estaríamos afirmando que além de o tempo passar mais devagar no espaço o corpo também se move mais rápido pra acompanhar a mudança, o que é no mínimo difícil de acreditar.
– É muito mais lógico concluir que o tempo não passa de maneira diferente e, sim, que o tempo AFETA O CORPO DE MANEIRA DIFERENTE dependendo do espaço em que se encontra, o que explicaria o fato de o cronômetro contar o tempo de maneira diferente e às pessoas lá dentro envelhecerem de maneira diferente, apesar de se moverem da mesma forma.

Pra finalizar, se você considerar "tempo" como sendo segundos, minutos e horas então é claro que o tempo vai parecer mudar. Afinal, você está utilizando uma unidade criada pelo homem. É como você esperar que um termômetro em fahrenheit e um termômetro em graus mostrem a mesma temperatura. Porém, a melhor definição de tempo na verdade seria "aquilo que marca a passagem de eventos". Basicamente, o fato de eventos acontecerem é a prova da existência do tempo. Em outras palavras, como a criação do tempo é um evento, concluísse que esse evento não poderia acontecer se o tempo não existisse, o que é contraditório. Conclusão: Ou Deus é o tempo ou o tempo existia antes de Deus, e eu acho que a primeira opção é mais plausível.

– Sim, quando eu disse que o tempo afeta o cronômetro de maneira diferente no espaço eu quis dizer que o cronômetro "muda de unidade" quando está no espaço. Mas provar isso seria outra discussão.

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Vamos ser diretos:

1º O que é tempo? (vamos aos dicionários ON LINE por aí)
TEMPO: (Substantivo masculino)
1.Duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem.
2. determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época.

Ok até aí?

Bom, então, em termos simples, o tempo é a percepção da mudança. Bem, quando Jeová (que não muda) ainda não havia criado o Logos, não havia mudança. A partir do Logos começou a existir a comunicação. Então, o tempo começa a existir a partir do Logos, pois o Logos é o primeiro "movimento" de Deus.

NikyNeko escreveu:
...Porém, a melhor definição de tempo na verdade seria "aquilo que marca a passagem de eventos". Basicamente, o fato de eventos acontecerem é a prova da existência do tempo.
Exato! Como mencionei acima... E, segundo a bíblia, o primeiro "evento" foi a criação do LOGOS, ou Palavra... (Jesus)


NikyNeko escreveu:
Em outras palavras, como a criação do tempo é um evento, concluísse que esse evento não poderia acontecer se o tempo não existisse, o que é contraditório. Conclusão: Ou Deus é o tempo ou o tempo existia antes de Deus, e eu acho que a primeira opção é mais plausível.

Em outras palavras o tempo NÃO foi criado, a criação "startou o tempo", deu início ao "reloginho". A mudança, ou evento, foi a fagulha inicial para ele.
Conclusão: Nem a primeira, nem a segunda opção são válidas. Deus é eterno, pois ele não muda, e se não muda, não há "evento" para registra-lo. Logo, o tempo NÃO veio antes dele ou "não existia antes dele" pois Ele é atemporal, eterno. Não existe um "antes da eternidade", entende?

description~Um ser atemporal~ EmptyRe: ~Um ser atemporal~

more_horiz
Vamos ser diretos:

1º O que é tempo? (vamos aos dicionários ON LINE por aí)
TEMPO: (Substantivo masculino)
1.Duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem.
2. determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época.

Ok até aí?


Sim, foi o que eu disse.

Então, o tempo começa a existir a partir do Logos, pois o Logos é o primeiro "movimento" de Deus.


Isso fez mais sentido do que antes, mas ainda tem um problema: Se o tempo são os eventos, então para Deus fazer seu primeiro movimento o Tempo já precisaria existir. Ou seja, para Deus existir antes do tempo (o que eu considero até possível) no mínimo precisaríamos supor que o Tempo se criou sozinho. Mas mais uma vez, nem o tempo pode se criar sozinhos, pois para um evento ocorrer o tempo já precisa existir. Então existe mais essa opção: Deus e o Tempo existiram juntos, desde sempre (já que nenhum dos dois pode ser criado), mas houve uma época em que o tempo estava congelado. Nesse caso, Deus era poderoso demais para ser contido pelo tempo, então o tempo foi descongelado. Isso é uma opção, mas eu acho que Deus e o Tempo serem a mesma coisa é mais lógico.

Em outras palavras o tempo NÃO foi criado


É... Foi o que eu disse...

Deus é eterno, pois ele não muda, e se não muda, não há "evento" para registra-lo. Logo, o tempo NÃO veio antes dele ou "não existia antes dele" pois Ele é atemporal, eterno. Não existe um "antes da eternidade", entende?


Sim, por isso eu disse que Deus deveria ser o mesmo que o Tempo ou, pra você se sentir melhor, o Tempo pode ser uma das várias características de Deus. O Tempo pode ser parte de Deus. Assim, como não existe nada antes de Deus mas o Tempo não foi criado (ou seja, existiu desde sempre) então a única forma de o Tempo não existir antes de Deus é o Tempo sendo parte de Deus. Ou seja, surgiram ao mesmo tempo pois são a mesma coisa. Mas Deus não precisa necessariamente se limitar ao tempo.

Eu sabia que discutir com você algum dia seria útil, eu nunca tinha considerado que Deus poderia ser o Tempo sem se limitar a ser apenas o Tempo. Thank you~
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos