Olá, um dos hobbys da minha vida é assistir filmes e séries, sempre fui muito bom em analisá-los e de uns anos pra cá venho postando no meu facebook algumas críticas e análises e pensei em começar a trazer pro fórum.

A falha do filme de Death Note e uma análise critica no nascimento de uma má adaptação. 21032855_819061531552404_1132199346078923166_n

Hoje começaremos com a Death Note da netflix,

Antes de escrever sobre o filme em si, vamos comentar umas coisas importantes de Death Note.

Death Note * NÃO * é um anime que precisa se passar no Japão, muito pelo contrario, o Kira, poderia facilmente ser adaptado pra cultura americana, ja que a ideia do Light Yagami é o fato de que ele é um cara inteligente, charmoso, do bem, forte e simplesmente uma pessoa perfeita, porém, conhece e entende o mundo podre como ele é.

Death Note brinca muito com esse conceito de que qualquer pessoa pode ser um vilão quando se deixa o poder subir a sua cabeça e quando a justiça é feita com suas proprias mãos. E é isso que o Kira se destaca acima de todo mundo, apesar do poder subir pela sua cabeça, o Kira continua frio, calculista e acima de todo mundo pra criar o " mundo perfeito " como ele mesmo diz. Ele é, literalmente, um genio com o poder de um deus em suas mãos.

Daí temos o L, a sombra pra luz do Kira, um detetive nivel SSS do FBI que nunca perdeu um caso na vida dele, não liga muito pras coisas por saber que é melhor que todo mundo ali, e é, de longe, a pessoa mais inteligente da historia do japão. Voce sabe que ele vai ganhar, ele sabe que vai ganhar, é só uma questão de tempo.

E é isso que Death Note é em seu começo e crux, voce assiste dois genios superando um ao outro enquanto tentam ganhar uma partida de xadrez que envolve o mundo inteiro. Se voce for assistir o filme esperando isso, vai quebrar a cara /muito feio/.

O filme é claramente uma versão Hollywoodiana da história, Misa Amane, j-idol seguidora psicopata louca varrida pelo Kira agora é Mia, um amoreco do colégio do Light, o próprio Light agora é um tipico cara sentimental que não é nem vagamente inteligente e comete erros em cima de seus sentimentos. O Light e a Misa, aqui, são 100% totalmente diferentes, o Light Turner (ao contrario do Light Yagami, do mangá) nunca aceita ser o Kira e nunca aceita o Death Note, e dá uma " deslizada " no caminho de ser um deus pelo amoreco com a Mia.

E i shit you not, isso até que é legal no filme. A relação dos 2 é interessante até, principalmente quando a historia vai se destrinchando no final. Na verdade a relação dos " novos " personagens é o ponto mais forte do filme, a primeira conversa entre o L e o Kira é interessantissima, que facilmente daria pra ver no anime.

Na verdade, esse é o ponto alto do filme por mim, existe uma coisa legal na relação desse povo doido, os plot twists são previsiveis mas muito legais de assistir.

A falha do filme de Death Note e uma análise critica no nascimento de uma má adaptação. 21032318_819061911552366_7776446940281781459_n






Bom, sabemos o porquê a adaptação foi ruim, mas, agora, o que faz o -filme- ser ruim?

-Falta de progressão e estratégia.

A coisa mais legal de Death Note são justamente as estratégias que o Kira usa pra tentar ganhar do L e vice-versa, cada episódio/arco é uma partida de xadrez e isso simplesmente não é presente (ou marcante) no filme, pelo motivo do Light agora ser um cara mei bobão, a gente não consegue ver nenhuma briga mental entre ele e o L.

-Falta de atenção aos detalhes

O tanto de plot holes no filme, sangue de cristo, as regras do caderno se contradizendo, a misa literalmente falando no meio de um corredor cheio de gente sobre ser o Kira, esse é o exato tipo de coisa que o anime/mangá presta MUITA atenção pra não vacilar.

-Desenvolvimento

Eles * precisavam * desenvolver mais o mundo do filme, os personagens, o death note, o próprio Ryuk, por ser algo mega rico e complicado a historia precisa ser desenvolvida pras pessoas entenderem as coisas que tão acontecendo, não vo entrar mais em detalhes por causa de ~spoilers~ mas a coisa que mais escutei enquanto assistia era " eu não to entendendo nada do que tá acontecendo ".

-Contradição dos propríos personagens

Coisas toscas do tipo, o Kira enche todo o peito pra dizer que é o correto enquanto logo no começo do filme ele ta lá vendendo a prova dele pros oturos por dinheiro, o L parecer todo casual e calculista enquanto se veste e age como o maior rancoroso/emo da história, e assim vai.

- O ritmo

O pessoal tá usando como desculpa o fato de ser 35 episodios em 1:40 para adaptar mas não, nem um pocuo, o que se passa no filme é 15% da obra, uns 6 episódios só? Isso não é desculpa pra ter um ritmo de filme triste onde os personagens não tem motivação de verdade e as coisas acontecem rapido demais.

-As musicas

Enquanto assistir jogue um jogo interessante, toda vez que vc se pegar rindo da escolha musical pras cenas do filme beba 1 shot de tequila, vai terminar trilouco.




Enfim esses são problemas que o filme tem como um filme comum, não é que seja uma adaptação ruim, o filme em si é ruim. Vale a farofa, vale, recomendo? Sim. É bom? Não.

A adaptação é tenebrosa de ruim e isso não é o nem o menor dos problemas, acho que só por isso da pra saber o quão longe foi o chute da netflix nessa produção. :4.5: