O que é realmente um RIP?

O grupo de Designers no Brasil só tende a crescer, mas são poucos os que realmente o mercado quer. Por que será? o que mais precisa urgentemente é de Designers CRIATIVOS.
Atualmente RIP está em todo lugar. Para quem cria e não copia, existe um processo de criação e não achem que os Designers fazem por fazer. Eu particularmente amo criar, assim como a maioria aqui.

A pergunta é : Você CRIA ou você COPIA?

Existe uma diferença entre referência e RIP. Todos nós precisamos de informações, anotações, pesquisas e referências do que está tentando fazer, pois assim te dá mais confiança de que a sua ideia tem altas chances de dar certo. Formas, paleta de cores, estilo de tipografia e muita coisa na qual você deve pesquisar e sempre se atualizar.
Mas e se for aquele famoso ctrc + ctrv? isso você pode de chamar de referência? nope. No momento que você rouba a ideia de outro artista e tenta fazer algo igual e diz que é SEU, você acabou de cometer um RIP.

Quando você vê uma arte com a assinatura do dono, não pense que pode pegar e fim de história. Não custa nada pesquisar sobre ele, achar o seu portfólio/blog/DA e contatar o mesmo. Eu já fiz isso. Resolvi contatar uma artista para usar uma manipulação de imagem dela em um fórum, que era apenas uma base de um circulo para por na assinatura, ou seja, apenas para uso pessoal e ela ficou impressionada de eu ter contatado, pois muitos usam o seu trabalho e nem falam nada.
Não conseguiu contato com o artista? dê créditos a ele pelo menos. Não custa nada.

No mundo artístico, você só será respeitado se você respeitar também.

Então vamos deixar bem claro aqui, antes que alguém tome uma redução por rippar trabalhos dos outros.

Exemplos de RIPS:

- Roubar as idéias/Base/Trabalho do colega de fórum
- Pegar uma psd pronta, altera-la e não creditar o dono da psd (Lembrem-se, uma psd é apenas uma psd referencia. NUNCA altere um trabalho já pronto feito por outro artista.)
- Pegar uma arte pronta e simplesmente fazer um tratamento de imagem/coloração e não creditar o dono da arte ou a arte original.
- Quando for usar um tutorial, dê créditos. Não pode simplesmente seguir um tutorial 100% e dizer que você criou, sem ter pelo menos dito que seguiu um tutorial.

Para não restar dúvidas, mais algumas definições e exemplos de rip encontrados no site: http://www.foxdesigner.biz/
FD escreveu:
RIP (Design) RIP é o ato de plágio, cópia, porém, este é um termo utilizado apenas por designers, sendo mais direto, é um termo utilizado apenas por designers "virtuais", que frequentam Fóruns e etc. Profissionalmente, o ato de RIP é nomeado Plágio.
Aqui eu vou dar 3 exemplos diferentes, até porque RIP não é só "jogar uma tipografia por cima da original" e pronto.

Exemplo 1: Um membro posta uma sign no Fórum totalmente de sua autoria, no outro dia visualiza a sua sign sendo utilizada por outro membro, mas desta vez, com modificações.
Primeiramente, além de violar os direitos autorais por estar utilizando, ele RIPOU (plagiou) por ter modificado o material (no caso, a sign) sem a permissão do autor. Por mínima que seja a modificação, é, tem que ser considerado RIP.

Exemplo 2: Alguém faz uma sign e posta numa galeria qualquer, alguns instantes depois, vê uma sign quase idêntica, mas sem ter postado a PSD.
É como se fosse um "RIP incompleto", copiar ideias também é RIP, com auxilio de PSD ou não, qualquer indicio de que a pessoa "tomou" as ideias de outro a torna um "ripper".

Exemplo 3: Alguém pega um wallpaper pronto, faz algumas modificações e posta, ou então, utiliza várias stocks que contém direitos autorais para fazer o seu wallpaper.
É RIP, para fazer trabalhos consideráveis, que podem te dar crédito ou qualquer tipo de vantagem é RIP.


Então pessoal... Crie! E não copie.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com a equipe por MP.

Obs:
Todas as artes postadas a partir de hoje (21/02/2017) serão analisadas conforme este tópico. Lembrando que de acordo com as novas regras do fórum (LINK) a punição para rip é de -50 pontos na barra.


Atenciosamente,
Equipe de Designers NS

________________________________________________

O que é um RIP? EIbKXLU
Clique e visite a minha galeria ^^
Prêmios :