Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

+3
Lipert
Atlas Titan
Dante10
7 participantes

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Cara se um dia a humanidade chegar ao ponto de poder fazer isso com a Lua, provavelmente já estaremos habitando outros planetas, mover a Lua continuará servindo de nada, talvez já tenhamos até colonias artificiais no espaço, acredite produzir essa quantidade de energia imediata não é pouca coisa, e as mudanças climáticas, de marés e etc, todas essas mudanças será tão gradual e lenta e todas elas já terão ocorrido, elas acontecem nesse momento a todo instante pois a Lua está se afastando constantemente e nem por isso ninguém sente efeito algum, a Lua se afasta por ano 3,78 cm, quando ela já tiver se afastado ao ponto de nem termos mais eclipses solares ou lunares, qualquer forma de vida que esteja aqui já terá se adaptado, mudar bruscamente a posição da Lua geraria impactos ambientais que no futuro não seriam benéficos ao ambiente e nem as espécies que já estarão adaptadas.

Pois mudaria abruptamente o ambiente ao qual elas estariam adaptadas.

Tal ideia não possui utilidade alguma.

E certamente, se já estivermos colonizando o espaço, teremos necessidades muito mais urgentes e prioritárias do que atender a um capricho desses.

E sim, eu não acredito que os avanços médicos estarão a alcance da população nem em um século ainda por meras razões de mercado mesmo.
Talvez nem 2 ou 3 séculos.

Mas quem está falando de "mudar bruscamente é você" não?:mica:

Eu tenho certeza que isto NUNCA acontecerá. A lua NUNCA deixará o seu lugar de origem e os motivos desta minha afirmação são óbvios, agora, usando uma simulação bem no estilo de filmes "hollywoodianos", esta impulsão poderia ser constante e lenta, para justamente conter este movimento que tu mencionastes...

Sobre o avança médico proposto, não é do homem este caminho... Foi dado muito tempo para avanços, mas quanto mais a ciência avança para um lado, mais avança "para o outro".

Um basta será dado em breve! :xablau:

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
02snake escreveu:

Mas quem está falando de "mudar bruscamente é você" não?:mica:

Eu tenho certeza que isto NUNCA acontecerá. A lua NUNCA deixará o seu lugar de origem e os motivos desta minha afirmação são óbvios, agora, usando uma simulação bem no estilo de filmes "hollywoodianos", esta impulsão poderia ser constante e lenta, para justamente conter este movimento que tu mencionastes...

Sobre o avança médico proposto, não é do homem este caminho... Foi dado muito tempo para avanços, mas quanto mais a ciência avança para um lado, mais avança "para o outro".

Um basta será dado em breve! :xablau:


Energia constante para impedir a lua de se afastar da Terra? Fútil, Inútil, desnecessário e improdutivo.


É ainda mais estúpido ¬¬
Energia e recursos jogados no lixo

E o negócio do avanço médico, não entendi porra nenhuma do que vc quis dizer com "quanto mais a ciência avança para um lado, mais avança "para o outro"."
Que lado é esse que ela avança que vai pra outro?

Se esse caminho não é do homem quem vai fazer isso meu?


descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
02snake escreveu:
Salsicha escreveu:
Pra que iriamos gastar energia pra mover a Lua "de volta ao lugar"? pra vermos eclipses? só por isso? Isso tem utilidade nenhuma pelo amor.
Que isso tem de importante ou objetivo?


Salsicha escreveu:
Se vamos nos tornar imortais e curar todas as doenças eu não sei, (acho muito pouco provável acontecer nesse século).

Mas mover a lua não tem nada de útil.


Nem acredito que estou debatendo sobre isto, chega a ser engraçado, mas... :vergonha:

Minha cara, você serve para quê serve a lua? Me parece que não!:sorry:

Vamos do início: Se você fosse escolher um “vizinho” para a Terra, não haveria opção melhor do que a nossa Lua, sabe porque? Porque o diâmetro dela mede um pouco mais de um quarto do diâmetro da Terra. (Em comparação com outras luas do sistema solar, a nossa Lua é excepcionalmente grande em relação ao planeta que ela orbita). Agora, isso é MAIS UMA MERA COINCIDÊNCIA? Não!

A Lua é a principal responsável pelas marés, que desempenham um papel vital na ecologia da Terra. Estudos mostram que as atividades, a alimentação, a reprodução e até os ritmos biológicos de muitos organismos vivos se relacionam com as marés, as quais, por sua vez, sofrem influência direta da força gravitacional da Lua.

A Lua também contribui para a estabilidade do eixo de rotação do planeta (este é o meu preferido). Sem a Lua, feita sob medida, o clima, as marés e outras condições sofreriam mudanças catastróficas.

Isso porque? Por que graças à inclinação da Terra, de uns vinte e poucos graus, temos o ciclo das estações do ano, temperaturas equilibradas (que possibilitam o crescimento específico de alimentos e outros seres vivos) e grande variedade de zonas climáticas.

O livro "Terra Rara — Por Que a Forma Complexa de Vida É Incomum no Universo" (em inglês) disse que "a inclinação do eixo de nosso planeta parece ‘perfeita’”...

E como a lua também ajuda a controlar a rotação da terra, isso faz com que a duração do dia e da noite seja, digamos "perfeita". Porque você veja: Se a velocidade de rotação da terra fosse mais lenta, os dias seriam mais longos e o lado da Terra voltado para o Sol ficaria superaquecido e o outro lado ficaria congelado. Agora, se a rotação fosse mais rápida, os dias seriam mais curtos (talvez de apenas algumas horas de duração), e isso causaria muitos problemas, como gigantescas ventanias ou outros efeitos nocivos.

E tudo isso minha cara @Salsicha (que frase estranha...) só é possível por causa daquela "bola branca" que está a´li em cima, a aproximados 400.000 km de distância do seu lindo nariz empinado...

Lipert escreveu:
Eu acho provável, já que a predisposição genética já pode ser curada (falta apenas aperfeiçoar o método para ter 100% de eficácia e não editar outras regiões do genoma sem querer). E em outras coisas, hoje em dia estão surgindo diversas técnicas que podem possibilitar que alguém seja salvo em muitos casos (por exemplo, criocirurgias), diminuir erros/imprecisões médicas (cirurgia robótica, bancos de dados de doenças), diminuição do preço de exames que auxiliam no tratamento individualizado...

O ser humano sempre correu atrás da cura, mas está longe de descobri-la. E quando alguém finalmente achar uma grande coisa, apenas 0,001% da população terá acesso... É uma pena... Tudo vassilaum


Gostei do post, bem interessante.

Quanto à segunda parte, os humanos correram atrás disso há bastante tempo, mas procuraram no lugar errado por muito tempo, também. Para as épocas anteriores, procurar plantas medicinais para isolar compostos (ou produzir compostos quimicamente e descobrir para que podiam servir) eram as possibilidades. Hoje, podemos encontrar as causas para nossas doenças dentro de nosso próprio DNA (isso já é possível) e editar o DNA nocivo (também já é possível, a terapia genética está avançando com tudo ultimamente - coisa de ter novidades relacionadas à edição gênica TODAS as semanas praticamente).O que falta é avançar o conhecimento médio dos médicos (atualizá-los com novas técnicas), aperfeiçoar outras novas técnicas, conseguir infraestrutura para cirurgia robótica, utilizar amplamente a inteligência artificial associada a modelos para descobrir as melhores moléculas para usar como "remédios", entre outras coisas. Não é algo que vamos alcançar em 10 anos, mas que alcançaremos ainda neste século é praticamente uma certeza. Todas as tecnologias inicialmente não ficam disponíveis para os mais pobres (todas essas que eu citei JÁ ESTÃO disponíveis aos ricos, mas falta aperfeiçoar), mas se tornam gradualmente mais disponíveis. Vocês podem reparar nos avanços na saúde pública brasileiros, como exemplo. Muitas coisas que não estavam disponíveis na rede pública antigamente, hoje em dia estão disponíveis.

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Energia constante para impedir a lua de se afastar da Terra? Fútil, Inútil, desnecessário e improdutivo.

É ainda mais estúpido ¬¬
Energia e recursos jogados no lixo

Você costuma meditar antes de postar ou a primeira coisa que vem a mente você digita?

Você sabe como as estações espaciais funcionam? Entende que elas tem pequenos motores que apenas "corrigem" o curso delas para que fiquem numa "queda constante", mas sem cair de fato, brincando com a força da gravidade e a força centrípeta (o nosso colega @UchihaPower pode ajudar neste assunto)

Entende que a lua não "sai voando pelo espaço" por causa dos mesmos princípios?Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 1563956623

Quando eu disse que "esta impulsão poderia ser constante e lenta, para justamente conter este movimento que tu mencionastes", não precisa ser algo literalmente SEMPRE ATIVO. Pode ser uma correção de curso que apenas coloque ela no lugar certo e esporadicamente (após longos séculos) vá se "corrigindo". (isso, é claro, se isso fosse ocorrer)


Salsicha escreveu:
E o negócio do avanço médico, não entendi porra nenhuma do que vc quis dizer com "quanto mais a ciência avança para um lado, mais avança "para o outro"."
Que lado é esse que ela avança que vai pra outro?

Se esse caminho não é do homem quem vai fazer isso meu?

Faz um esforço! Para que "dois lados" a ciência trabalha? :1:

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
02snake escreveu:
Salsicha escreveu:
Energia constante para impedir a lua de se afastar da Terra? Fútil, Inútil, desnecessário e improdutivo.

É ainda mais estúpido ¬¬
Energia e recursos jogados no lixo

Você costuma meditar antes de postar ou a primeira coisa que vem a mente você digita?

Você sabe como as estações espaciais funcionam? Entende que elas tem pequenos motores que apenas "corrigem" o curso delas para que fiquem numa "queda constante", mas sem cair de fato, brincando com a força da gravidade e a força centrípeta (o nosso colega @UchihaPower pode ajudar neste assunto)


Entende que a lua não "sai voando pelo espaço" por causa dos mesmos princípios?Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 1563956623

Quando eu disse que "esta impulsão poderia ser constante e lenta, para justamente conter este movimento que tu mencionastes", não precisa ser algo literalmente SEMPRE ATIVO. Pode ser uma correção de curso que apenas coloque ela no lugar certo e esporadicamente (após longos séculos) vá se "corrigindo". (isso, é claro, se isso fosse ocorrer)



Eu sei disso, mas é ridículo comparar a quantidade quantidade de energia necessária para manter um satélite ou a estação espacial em orbita do que para  "corrigir" a orbita da Lua, e de qualquer maneira essas correções seriam constantes do mesmo jeito.

Continua sendo uma quantidade de energia enorme e inutilmente gasta, se fosse.

Porque em primeiro lugar é ridículo pensar que há algo "errado" no afastamento da Lua.
Acreditar que ela "possui um lugar certo" é simplesmente fantasioso.

02snake escreveu:


Salsicha escreveu:
E o negócio do avanço médico, não entendi porra nenhuma do que vc quis dizer com "quanto mais a ciência avança para um lado, mais avança "para o outro"."
Que lado é esse que ela avança que vai pra outro?

Se esse caminho não é do homem quem vai fazer isso meu?

Faz um esforço! Para que "dois lados" a ciência trabalha? :1:


Ah meu filho dê nome aos bois, seja direto, eu não consigo imaginar em que sentido vc quer dizer isso, eu não tenho a menor idéia se vc está falando de "bem e mal" sei lá, eu não sei se vc tá falando de ética, eu não sei se vc está sendo objetivo ou subjetivo ...

Dizer "dois lados" para mim é vago, existem milhares de ideologias dicotomistas e eu não faço a mínima ideia de qual ou quais vc está se referindo.

Mas como vc parece ser teísta, especulo, que esteja falando de algo do tipo e outras ideologias correlatas, se for, mas eu não tenho certeza mesmo.
Quanto a isso tenho conclusão nenhuma a tirar.

Última edição por Salsicha em 19/10/2017, 23:48, editado 1 vez(es)

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Você sabe como as estações espaciais funcionam?

Na verdade não existe isso, é tudo fake em frente de tela verde.
Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 Estac3a7c3a3o-espacial-internacional
Óbvio. NASA=Farsa.

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Vamos novamente... :e.e:
Você costuma meditar antes de postar ou a primeira coisa que vem a mente você digita? :GG:

Salsicha escreveu:
Eu sei disso, mas é ridículo comparar a quantidade quantidade de energia necessária para manter um satélite ou a estação espacial em orbita do que para  "corrigir" a orbita da Lua, e de qualquer maneira essas correções seriam constantes do mesmo jeito.

Continua sendo uma quantidade de energia enorme e inutilmente gasta, se fosse.

Porque em primeiro lugar é ridículo pensar que há algo "errado" no afastamento da Lua.
Acreditar que ela "possui um lugar certo" é simplesmente fantasioso.

Veja, se estamos falando de um futuro distante, onde a tecnologia teoricamente estará muito mais avançada, não vejo neste aspecto isso como "energia inutilmente gasta".

Você leu o que coloquei resumido acima? E se leu, parou e pensou nisso (meditou )? Se a lua não estivesse lá, ou, se ele fosse menor, ou, se ela estivesse mais longe, ou, se ela estivesse mais próxima (aí lascou) nossa vida não seria da foma como a conhecemos. Consegue entender agora porque este "investimento" não seri inútil?

Se você estudar mais sobre o assunto, vai se surpreender. É por isso que falei várias vezes que são tantas as "COINCIDÊNCIAS" para a vida no planeta existir, que a possibilidade de uma mente brilhante por traz disso é cada vez maior, a cada dia, a cada pesquisa.


Salsicha escreveu:
Ah meu filho dê nome aos bois, seja direto, eu não consigo imaginar em que sentido vc quer dizer isso, eu não tenho a menor idéia se vc está falando de "bem e mal" sei lá, eu não sei se vc tá falando de ética, eu não sei se vc está sendo objetivo ou subjetivo ...

Dizer "dois lados" para mim é vago, existem milhares de ideologias dicotomistas e eu não faço a mínima ideia de qual ou quais vc está se referindo.

Mas como vc parece ser teísta, especulo, que esteja falando de algo do tipo e outras ideologias correlatas, se for, mas eu não tenho certeza mesmo.
Quanto a isso tenho conclusão nenhuma a tirar.


Eita! Você realmente é você! (Não precisa entender) :falsa:

Bom, vamos lá: Quando inventaram a pólvora, qual foi o intuito?

E por último: TEÍSTA? EU? Imagina... :GG:  (Na verdade, Monoteísta) :super:

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
02snake escreveu:
Vamos novamente... :e.e:
Você costuma meditar antes de postar ou a primeira coisa que vem a mente você digita? :GG:

Salsicha escreveu:
Eu sei disso, mas é ridículo comparar a quantidade quantidade de energia necessária para manter um satélite ou a estação espacial em orbita do que para  "corrigir" a orbita da Lua, e de qualquer maneira essas correções seriam constantes do mesmo jeito.

Continua sendo uma quantidade de energia enorme e inutilmente gasta, se fosse.

Porque em primeiro lugar é ridículo pensar que há algo "errado" no afastamento da Lua.
Acreditar que ela "possui um lugar certo" é simplesmente fantasioso.


Veja, se estamos falando de um futuro distante, onde a tecnologia teoricamente estará muito mais avançada, não vejo neste aspecto isso como "energia inutilmente gasta".

Você leu o que coloquei resumido acima? E se leu, parou e pensou nisso (meditou )? Se a lua não estivesse lá, ou, se ele fosse menor, ou, se ela estivesse mais longe, ou, se ela estivesse mais próxima (aí lascou) nossa vida não seria da foma como a conhecemos. Consegue entender agora porque este "investimento" não seri inútil?

Se você estudar mais sobre o assunto, vai se surpreender. É por isso que falei várias vezes que são tantas as "COINCIDÊNCIAS" para a vida no planeta existir, que a possibilidade de uma mente brilhante por traz disso é cada vez maior, a cada dia, a cada pesquisa.

Não, eu respondo porque já pensei nisso e até agora não me fez mudar de opinião, porque vc continua dizendo a mesma coisa de sempre.
Não me apresentou até agora nada diferente, e que eu não considerasse irrelevante.

Não, se a Lua estivesse mais longe ou mais perto, haveria tido diferenças, sim, mas idaí?
Poderia haver uma forma de vida Inteligente que seria adaptada a esse outro ambiente, chamaria ele de "perfeito" do mesmo jeito e acharia "incrível" viver de outra forma.

Idaí que seja diferente?, idaí que seja de outra forma? Vai ficar relativamente pior comparado a nós? se sim se não, não importa, nem estaríamos aqui pra achar ruim.

Basta ser ou ficar mais resistente e forte a seja lá qual for a mudança que ocorra os adaptados acharão indiferente, será simplesmente natural a eles, e tempo haverá pra isso, isso certamente terá.

02Snake escreveu:

Salsicha escreveu:
Ah meu filho dê nome aos bois, seja direto, eu não consigo imaginar em que sentido vc quer dizer isso, eu não tenho a menor idéia se vc está falando de "bem e mal" sei lá, eu não sei se vc tá falando de ética, eu não sei se vc está sendo objetivo ou subjetivo ...

Dizer "dois lados" para mim é vago, existem milhares de ideologias dicotomistas e eu não faço a mínima ideia de qual ou quais vc está se referindo.

Mas como vc parece ser teísta, especulo, que esteja falando de algo do tipo e outras ideologias correlatas, se for, mas eu não tenho certeza mesmo.
Quanto a isso tenho conclusão nenhuma a tirar.


Eita! Você realmente é você! (Não precisa entender) :falsa:

Bom, vamos lá: Quando inventaram a pólvora, qual foi o intuito?

E por último: TEÍSTA? EU? Imagina... :GG:  (Na verdade, Monoteísta) :super:


A tá ¬¬, mas isso sempre aconteceu, mas o que há de novo quanto a isso?

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Não, eu respondo porque já pensei nisso e até agora não me fez mudar de opinião, porque vc continua dizendo a mesma coisa de sempre.

Te fazer mudar de opinião? Por um acaso você é uma criança que eu tenho que convencer a comer 'brócolis" ou "escovar os dentes" pois fará bem para a sua saúde? Se você quer ou não fazer algo, é problema seu! (estou falando de boa, ok? É que as vezes as palavras podem parecer ofensivas - e estas até são um pouco - mas este não é o objetivo)

Salsicha escreveu:
Não me apresentou até agora nada diferente, e que eu não considerasse irrelevante.

Esta frase, por si só, já acaba com qualquer assunto e explica muita coisa... :pat:

Salsicha escreveu:
Não, se a Lua estivesse mais longe ou mais perto, haveria tido diferenças, sim, mas idaí?

Entendeu? Foi logo em seguida... :kakau:

Salsicha escreveu:
Poderia haver uma forma de vida Inteligente que seria adaptada a esse outro ambiente, chamaria ele de "perfeito" do mesmo jeito e acharia "incrível" viver de outra forma.

Idaí que seja diferente?, idaí que seja de outra forma? Vai ficar relativamente pior comparado a nós? se sim se não, não importa, nem estaríamos aqui pra achar ruim.

Basta ser ou ficar mais resistente e forte a seja lá qual for a mudança que ocorra os adaptados acharão indiferente, será simplesmente natural a eles, e tempo haverá pra isso, isso certamente terá.

Uma forma de vida sem primavera ou outono. Apenas um inverno rigoroso e um versão extremamente quente e seco. Nós temos uma variedade absurda de alimentos deliciosos e diferentes um do outro, que dá ainda mais prazer à vida. Temos estações variadas que nos dão satisfação e embelezam o nosso planeta e estes "futuros coitados" estaria sem isto. Agora, se você chama isso de "perfeito", ok? Como é mesmo? Esta é a "sua opinião", certo?

E não, não vou convencê-la a "comer brócolis" e "escovar os dentes" e dizer que isso é bom para você. Se quiser, morra de diabetes e que lhe caiam os dentes de tanto comer doce, afinal, você já é bem grandinha e isto pode lhe parecer irrelevante, certo? :okai:

Salsicha escreveu:
A tá ¬¬, mas isso sempre aconteceu, mas o que há de novo quanto a isso?

Então vamos lá: Você sabe para quê inventaram a pólvora? E em quê ela é mais usada hoje?

descriptionPorque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ? - Página 4 EmptyRe: Porque a Lua e o Sol podem parecer ter o mesmo tamanho vistos da terra ?

more_horiz
Bom, voltando aqui no tópico:
- A ideia de mover a lua, se fosse ser feito, seria como o 02snake disse, constante e lenta. A força aplicada por segundo precisaria ser pelo menos igual à força que o movimento centrífugo exerce na lua para que a mesma se distancie.
- Sobre o custo de energia, a lua só vai ficar distante o suficiente para (TALVEZ) ser preocupante daqui a milhões (bilhões?) de anos. Certamente teremos fontes de energia melhores até lá. Porém, não quer dizer que isto vai acontecer, porque podemos muito bem conseguir soluções artificiais para estes problemas (ou colonizar outros lugares).
- Como eu disse, eu não sei se um distanciamento da lua realmente causará os problemas que imagino que possam causar. De qualquer forma, tem muito tempo até lá. Não estou discutindo a necessidade, mas sim a possibilidade.
- Não sei se isso adiantaria, já que a distância da lua tem relação direta com a velocidade da rotação da Terra (porém não sei se há relação de causalidade mútua - ou seja, se a Terra teria uma rotação mais rápida caso a Lua estivesse mais perto, ou se apenas a lua responde à velocidade da Terra. Suponho que ambas afetem uma à outra, já que seria consistente com a terceira lei de Newton).

Achei esse link, é bem interessante e relacionado à distância da lua:
https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-aconteceria-com-a-terra-se-a-lua-se-afastasse/
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos