Bem, ultimamente eu li Watchmen e assisti o filme. Então eu comecei a pensar: o plano de Ozymandias poderia ser comparado ao plano de Nagato Uzumaki?

Obviamente, esse post tem muitos spoilers. Eu não vou por o post no [spoiler] pq Watchmen é uma obra de 86 (por aí, eu não sei a data) e, por Naruto já ter acabado desde o ano passado (e a história de Nagato ser bem antiga já).

Voltando ao Ozymandias = Nagato, pensem bem: Nagato queria a paz mundial de um mundo que estava perdido. Ozymandias também. Nagato queria criar uma arma com as nove bijuus para explodir países inteiros, causando a trégua por eles estarem fracos devido as perdas e, assim, gerando a paz momentânea. Ozymandias usou do poder do Doutor Manhattan para explodir várias cidades no mundo inteiro, causando assim uma trégua entre USA e URSS e a saída de Manhattan do planeta. Nagato falhou. Ozymandias não.

Bem, se Ozymandias tivesse falhado, Dr Manhattan não ajudaria os EUA na guerra e o mundo inteiro seria destruido na Terceira Guerra Mundial. Se Nagato tivesse conseguido, centenas de ninjas morreriam e as nações se uniriam, caça-lo iam e quando o pegassem, algum ninja o mataria e em seguida haveria uma trégua, até que isso se repetisse de novo e de novo, por toda a eternidade.

O plano de Nagato era mais eficaz que o plano de Ozymandias, pois Nagato pensou no retorno das guerras. E então - caso saia Watchmen 2 - o mundo de Watchmen teria a volta das guerras e ninguém saberia o que fazer, tudo cairia, como iria ocorrer sem a interferência de Ozymandias.