Marvel vence de lavada.
Vou falar mais do momento atual, já que não tenho muito conhecimento sobre como era tipo 10 anos atrás...
Acho que podemos separar a comparação em: Filmes; HQs e Jogos.
Em Filmes, a DC conta com Batman. A trilogia fez muito sucesso (embora eu só tenha gostado do segundo filme dela) e arrecadou muita grana. Colocou o Batman no lugar que ele merece. Superman terá um novo filme... Lanterna Verde foi bem fraco. E é isso.
Já a Marvel conseguiu um feito incrível. Lançou Wolverine, Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem de Ferro 2, e conseguiu criar Os Vingadores, logo após apresentar Capitão América e Thor, resultando num dos filmes mais vistos e rentáveis da história. E agora ela vai fazer tudo de novo: vai lançar Wolverine 2, Homem de Ferro 3, Capitão América 2 e Thor 2, com praticamente certeza que todos esses filmes vão bombar (principalmente Homem de Ferro 3) e em seguida deve meter um "Vingadores 2", podendo quebrar o recorde de bilheteria dos Vingadores 1. É incrível essa estratégia. É como você ver filmes solo dos X Men, e depois fazer um filme reunindo todos eles juntos, com você já acostumado com cada personagem... Fora isso, a Marvel ainda conta com Homem Aranha, que teve uma trilogia que arrecadou muita grana e agora lançou o Amazing Spider Man, que é um bom filme e com certeza terá uma continuação muito boa. Assim como X Men, que ganhou um filme mostrando seu começo e terá uma continuação em breve.
Ou seja: Vingadores, X Men, Wolverine solo e Homem Aranha sozinhos dão lucros incríveis para a Marvel. Imagine se a Marvel resolve criar o filme Vingadores vs X Men? Imagine só um projeto desses? Marvel é foda em Filmes. E ainda tem a série de TV S.H.I.E.L.D que vai ser lançada pela Marvel, que terá pelo menos a audiência dos fãs, colocando ela também em seriados, que era algo que faltava.