Marvel vence de lavada.
Vou falar mais do momento atual, já que não tenho muito conhecimento sobre como era tipo 10 anos atrás...
Acho que podemos separar a comparação em: Filmes; HQs e Jogos.
Em Filmes, a DC conta com Batman. A trilogia fez muito sucesso (embora eu só tenha gostado do segundo filme dela) e arrecadou muita grana. Colocou o Batman no lugar que ele merece. Superman terá um novo filme... Lanterna Verde foi bem fraco. E é isso.
Já a Marvel conseguiu um feito incrível. Lançou Wolverine, Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem de Ferro 2, e conseguiu criar Os Vingadores, logo após apresentar Capitão América e Thor, resultando num dos filmes mais vistos e rentáveis da história. E agora ela vai fazer tudo de novo: vai lançar Wolverine 2, Homem de Ferro 3, Capitão América 2 e Thor 2, com praticamente certeza que todos esses filmes vão bombar (principalmente Homem de Ferro 3) e em seguida deve meter um "Vingadores 2", podendo quebrar o recorde de bilheteria dos Vingadores 1. É incrível essa estratégia. É como você ver filmes solo dos X Men, e depois fazer um filme reunindo todos eles juntos, com você já acostumado com cada personagem... Fora isso, a Marvel ainda conta com Homem Aranha, que teve uma trilogia que arrecadou muita grana e agora lançou o Amazing Spider Man, que é um bom filme e com certeza terá uma continuação muito boa. Assim como X Men, que ganhou um filme mostrando seu começo e terá uma continuação em breve.
Ou seja: Vingadores, X Men, Wolverine solo e Homem Aranha sozinhos dão lucros incríveis para a Marvel. Imagine se a Marvel resolve criar o filme Vingadores vs X Men? Imagine só um projeto desses? Marvel é foda em Filmes. E ainda tem a série de TV S.H.I.E.L.D que vai ser lançada pela Marvel, que terá pelo menos a audiência dos fãs, colocando ela também em seriados, que era algo que faltava.
* Sobre o passado, é incrível que a Marvel lançou filmes de muitos personagens: Demolidor, Justiceiro, Hulk, Homem Aranha (trilogia), Motoqueiro Fantasma (filme ruim), Quarteto Fantástico 1 e 2, X Men (trilogia)... enquanto a DC Comics se limita a Superman e Batman.
EM HQS, a Marvel também está na frente. Só você ver que quadrinhos como Vingadores vs X Men, Spider Man, são muito mais comentados em sites de notícias e citados como grandes vendedores. Pelo que me lembro a DC vende bem em quadrinhos, mas a Marvel está bem melhor.
Em Jogos a Marvel também é melhor. Marvel vs Capcom 3, Wolverine, Spider Man, Marvel Ultimate Alliance, Deadpool (2013), são muitos jogo lançados por ela anualmente que vendem muito. A DC Comics mandou muito bem com Batman Arkham City, mas fica nisso. Fora o aguardado Injustice God Among Us (2013) que deverá ser o primeiro bom jogo de versus da DC Comics, afinal de contas será criado pela empresa do Mortal Kombat.
Se fosse para eleger os melhores de cada, eu diria que:
Filme
Marvel -> Vingadores
DC Comis -> Batman O Cavaleiro das Trevas
HQS
Marvel -> X Men
DC Comics -> Batman
Jogos
Marvel -> Marvel vs Capcom 3
DC Comics -> Batman Arkham City
Notaram? Batman é o que rola na DC Comics. Se resume a isso.
Agora, com Os Vingadores, a DC Comics tomou um golpe de realidade e viu que a Marvel de fato está muito na sua frente. E isso pode abrir brechas para a DC Comics explorar personagens como Superman, Flash, Mulher Maravilha, criando um ambiente de filmes melhor, e quem sabe um dia lançar o Liga da Justiça, isso atrairia muita galera pro cinema. Em Jogos a DC Comics deve achar o caminho certo com Injustice (2013), e em HQS, bom, acho que a Marvel continuará no topo por um tempo.
Essa é minha opinião. Vi muitos filmes da Marvel, da DC Comics... li algumas HQS apenas de ambas e joguei os jogos de ambas.