Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyO Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
NEW METAL?


Origens estilísticas: Metal alternativo, Hip-hop, Funk metal, Rock Alternativo, Industrial metal, Grindcore, Groove metal, Grunge, Rapcore

O Nu Metal, também conhecido como New Metal ou Nü Metal (em português Novo Metal ou Metal Moderno), é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990. Segundo o Korn, pioneiros do estilo, o Nu Metal foi "o novo Rock Alternativo" e também "o Metal para quem não gosta de Metal". Desde sua incepção esse gênero têm tido imenso apelo popular, apesar de criticamente controverso.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO


Afinação grave nos instrumentos de corda, bem abaixo do padrão (E); varia entre 2 tons abaixo (C), 2 ½ tons abaixo (B) ou 3 ½ tons abaixo (A). A técnica do Drop D é também bastante explorada, sendo transposta para afinações mais graves (no caso do Slipknot, p. ex).
Ausência marcada de solos de guitarra e outros resquícios de virtuose típicas do Heavy metal.
Riqueza de timbres de guitarra, adquirida do uso de vários pedais de efeito raros e antigos (típica dos trabalhos do produtor Ross Robinson).
Um forte senso de groove, fruto da influência do Funk metal e do Hip-hop.
Fórmula "verso-calmo-refrão-explosivo" (herança do Grunge).
Constante variação entre vocal “choroso” (Korn, Limp Bizkit) ou suspirado (Deftones) e vocal “gritado”, raivoso.
Alguma influência da Música eletrônica, adquirida do Metal industrial e variações britânicas do Breakbeat, como é o caso do Jungle e do Drum n’ Bass.
Uso de DJ, principalmente para acionar os samples e para efeitos de "scratch".
Uso freqüente de guitarras de 7 cordas e baixo de 5 cordas.
Influência de outros estilos além dos supracitados. Exemplos: MPB (Soulfly), Música latina (Ill Niño), Synthpop (Linkin Park), Música popular Armena (System of a Down).

HISTÓRIA DO NEW METAL


Não se sabe exatamente qual foi a primeira banda rotulada de new metal. Algumas delas foram Deftones, Korn e 311. Algumas eram chamadas de Aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de Metal alternativo. Com o tempo essas e outras bandas mais novas foram agrupadas num mesmo estilo pela grande mídia, especialmente pela revista "Kerrang!"; o rótulo ganhou ainda mais força por causa disso.

No final da década de 1990, grande parte das bandas de Nu Metal que começavam a ter relevância no cenário musical tocavam no Ozzfest, um festival ambulante com bandas de Heavy Metal e Rock and roll "pesado" tendo à frente o Black Sabbath e Ozzy Osbourne.

O Family Values Tour também teve um papel decisivo na história do Nu Metal. Organizado pelo The Firm - o empresariado do Korn -, o Family Values servia de vitrine para o estilo. No primeiro ano da turnê (1998), só para ter uma idéia, tocaram o Incubus, Limp Bizkit, Orgy e, é claro, o Korni[i/].

PRECURSORES


Há quem diga que o Nu Metal é uma extrapolação do Funk-metal californiano, balizado pelo trio Faith No More, Jane’s Addiction e Red Hot Chili Peppers. O Funk-metal antecedeu a mistura de Heavy metal, Funk, Rock Alternativo e Hip-hop tão característica do Nu Metal. Também vale citar as californianas Tool, Rage Against the Machine e a nova-iorquina Helmet como base do que veio a ser o Nu metal.

O Nu Metal também têm forte influência do Metal industrial; 9 entre 10 bandas apontam o “Hate-pop” do Nine Inch Nails como influência. As letras implosivas e introspectivas de Trent Reznor, aliada à sua habilidade de misturar estilos díspares – Thrash metal, EBM, Hip-hop – foi influente no "calderão musical" promovido pelo New Metal. Seguindo a linha Industial, podemos citar como outra influência o White Zombie. Uma outra influência, seguindo a linha Thrash Metal, é definitivamente as já extinta Pantera.

Uma outra grande influência do Nu Metal é o grindcore inglês do Carcass, Bolt Thrower e Napalm Death. Citadas em diversas entrevistas pelo Korn, o protótipo-mor do 'Novo Metal', é provavelmente delas que o Korn tirou a idéia de botar seus instrumentos de corda numa afinação gravíssima. É interessante perceber que no “Reek of Putrefaction” (1988) o Carcass já afinava 2 ½ tons abaixo do padrão (Si). No disco “Realm of Chaos” (1989), do Bolt Thrower, a banda tinha as guitarras afinadas 3 ½ tons abaixo (Lá) – coincidentemente, a mesma afinação do Korn.

Por último – e talvez mais importante – temos o "inprint" musical do Hip-Hop, contribuindo em muito pela a popularidade do estilo nos EUA. Tanto o Hip-hop do “West Coast” (os californianos Cypress Hill e N.W.A.) como o Hip-hop do “East Coast” (Beastie Boys) deixaram marcas indeléveis nas bandas desse estilo.

ESTILOS PRÓXIMOS


O Nu Metal está musicalmente ligado ao Rapcore. Muitas bandas tem em seus álbuns músicas que podem ser classificadas como Rapcore, mesmo assim esse estilo não costuma ser classificado como um sub-gênero do Nu Metal.

Bandas mais recentes do Metal industrial americano (Orgy, Static-x, Spineshank e Celldweller) têm se aproximado estilisticamente do Nu Metal. Já o Neue Deutsch Härte – a versão alemã do Metal industrial – têm pouca ou nenhuma relação com o ‘Novo Metal’, apesar de uma música ou outra música do Rammstein se aproximar do mesmo (“Mein Teil”, p. ex.).

O metalcore também possui diversas bandas que são classificadas errôneamente como Nu Metal, muito por que foi o estilo que o sucedeu na grande mídia, pegando inclusive na carona muitos de seus fãs.

Por fim, há também a questão das bandas "periféricas" ao estilo (ver seção Bandas "Periféricas").

CRÍTICAS


Apesar do entusiasmo da Kerrang!, o Nu Metal nunca teve uma recepção calorosa pela crítica especializada. Essa hostilidade talvez se deva porque o estilo nunca teve um período de latência no underground; ele já nasceu para ser "sucesso", consumido vorazmente pela geração MTV. Das críticas dirigidas ao estilo, as mais virulentas vêm sempre dos setores mais tradicionais do Heavy metal.

Uma outra crítica dirigida ao Nu Metal é a postura wigger ("White nigger") de muitos dos seus fãs. Um wigger é um caucasiano que imita o linguajar, os maneirismos e as roupas dos rappers afro-americanos, sem nunca ter visto a pobreza e a violência dos guetos de perto. Os wiggers são motivo de piada para muitos rappers afro-descendentes, e motivo de embaraço para alguns caucasianos.

Um outro problema do Nu Metal é triste constatação de que algumas de suas figuras proeminentes (Fred Durst, p. ex.) assumem uma persona pública arrogante e consumista, semelhante à dos rappers contemporâneos. Isso é mais que irônico, considerando que o Nu Metal é filho dos estilos mais "combativos" do Rock: Heavy metal, Punk rock e o Rock Alternativo. Esses três prezam a integridade ética e musical acima de tudo, coisa que muitos Nu Metallers jogam pro alto.

BANDAS "PERIFÉRICAS"


Linkin Park (a própria banda diz não ser New Metal, mas acabam sendo muito considerados pelos fans)
Incubus sempre associada à bandas do estilo, mas não é
Fear Factory se aproximou bastante do Nu Metal em "Obsolete" (1998)
Machine Head fase "The Burning Red" (1999)
Metallica fase "St. Anger" (2003)
Sepultura fase "Roots" (1996)
Slipknot (a propria banda diz ser Death Metal)
System of a Down (a própria banda nega ser New Metal)
Resumindo... todos não querem ser New Metal, por que o estilo é muito odiado pelos fãs de Heavy Metal.

ÁLBUNS IMPORTANTES PARA O ESTILO


[i]Coal Chamber - Coal Chamber
Deftones - Around The Fur
Ill Niño - Confession
Korn - Korn, Follow the Leader
Limp Bizkit - Significant Other
Linkin Park - Hybrid Theory
Mudvayne - L.D. 50
P.O.D - Satellite
Papa Roach - Infest
Slipknot - Slipknot
Soulfly - Soulfly



Creditos: www.newmetaldiscs.pt.to

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
bom eu nao ligo que digam ser modinha, se não é aceito pelos demais metaleiros lol, o que importa que é um estilo que ouvi e gostei o/ hehe

bandas como skillet, POD, stonehigh, HEAD, Pillar, 12stones bom d+ lol

POD - satellite o/ pra mim o melhor deles hehe

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
Sei la.. eu nao curto muito... mas ja curti antigamente.. bandas como Slipknot, papa Roach, e SOAD.. só sei que eu queria voltar no passado e nao ter escutado nunca essas bandas haiauahaiauha... mas não é de todo mal. Eu respeito quem gosta.. só acho que o nu metal mancha muito a imagem do heavy Metal e Rock and Roll.. por causa do Nu Metal que o Heavy Metal hoje tem fama de gritaria ...

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
os tempo mudam.. a tecnologia.. avança..
o modo de pensar, gosto.. opiniões.. tbm..
mudam com o tempo..
e pelo menos a maioria das bandas de Heavy..
q eu conheço mudaram seu jeito de tocar..
é claro q sempre tem um e outros.. q são muito
influenciados por coisas do passado.. afinal..
bons tempos aqueles.. mas enfim.. hj a "modinha"
é oq mais faz sucesso.. no mundo globalizadoo..

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
De new metal só gosto de SOAD, P.O.D e algumas do Slipknot...mais prefiro outros estilos de Metal mesmo ^^

Realmente, Satellite é o melhor do P.O.D =D

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
acho q a unica banda q cheguei a gostar d Nu Metal foi o Link Park, mas isso foi a mto tempo xD rsrsrsrsrs
Gosto se discute, mas acima d tudo se respeita, e eu respeito quem gosta, mas tbm nao curto hj me dia.... Nu Metal me faz lembrar mto a MTV, q é a emissora q eu mais odeio e disprezo ^^

ò canalzinho repugnante, igual as musicas q passam nele >.<

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
Eu atualmente estou ouvindo um pouco mais de Heavy
Mais antigamente na época de escola curtia mais um NU pelo motivo de ser mais dinamico e explosivo
Mas mesmo hoje ainda gosto muito
Tanto é que tenho coleções completas de varias bandas citada
^^

A MTV era boa na época em que passa o "Riff MTV" aquilo sim que era programação

descriptionO Nu-metal (New Metal) oque é! EmptyRe: O Nu-metal (New Metal) oque é!

more_horiz
Tópico arquivado por inatividade
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos