Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyO que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
Antítese do tópico: https://www.forumnsanimes.com/t105348-o-que-torna-um-protagonista-interessante



descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyRe: O que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
Acho que no caso do vilão (não necessariamente o antagonista), parte da teoria literária é  verdadeira, um grande vilão precisa ter uma mensagem e quanto mais pessoal ela for para o protagonista, maior ele será. Por isso todos grandes vilões são literalmente antíteses do protagonista.

Citando alguns casos clássicos fora dos animes:
Batman (Ordem e Seriedade) - Coringa (Caos e Brincadeira)
Superman (Altruísmo e humildade) - Lex Luthor (Egoísmo e egocentrismo)
Luke Skywalker (Luz e inocência) - Darth Vader (Mal e experiência)
Simba (Instinto e Coragem) - Scar (Esperteza e Covardia) [No caso da Disney, acho que isso se aplica a literalmente todos os vilões clássicos]

Agora antagonista em geral acho que vale a mesma conclusão do tópico sobre protagonistas:
autoprojeção - Isso não significa querer ser o antagonista ou concordar com ele, mas sim considerar as ações dele plausíveis, ex. Thanos do MCU
divertimento - Vilões carismáticos são especialmente populares, ex. Dio de JoJo
empatia - Vilões que conseguem fazer o leitor empatizar com eles são populares, ex. a maioria dos vilões de Naruto
cativamento - Nem precisa falar muito, vilões "fodões" devem ser os mais populares, tem casos como o do Hiei onde o vilão vira mocinho só por isso

descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyRe: O que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
Vilões fodões são especiais. Quem não gostou da cena do Sukuna fazendo o Mahito se mijar é maluco. Naruto usa bem (e em excesso até) a fórmula de criar empatia pelo vilão, mas no geral funciona bem. Em One Piece, que a visão de bem e mal se mistura, há uma grandíssima variedade, me fazendo citar especialmente Doflamingo que é um vilão-vilão, com background foda e participação ativa no mundo da obra e o Akainu, que na prática não é, mas como vemos a história pelos olhos do Luffy acabamos por achar torpe o jogo mental dele (que é excelente) ao mesmo passo de admirarmos a postura e o seu nível de poder.

No geral, acho que os dois tópicos poderiam de certa forma serem um só, já que boa parte das boas características tanto de protagonistas quanto de antagonistas se misturam.

descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyRe: O que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
Quando mais humanizado o antagonista, melhor!

________________________________________________

O que torna um Antagonista interessante ? Alicep24 [...] retrucou Alice, ʽe eu gostaria que você parasse de aparecer e desaparecer repentinamente: você deixa a gente tonta!ʼ
ʽTudo bemʼ, disse o Gato, e desta vez ele desapareceu bem lentamente, começando pelo final do rabo e terminando pelo sorriso, que permaneceu por algum tempo depois do resto ter ido embora.
ʽBem! Eu tenho visto muitos gatos sem sorrisoʼ, pensou Alice, ʽMas um sorriso sem um gato! É a coisa mais curiosa que já vi em toda minha vida!ʼ


Fonte: https://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html
Windy Day :

descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyRe: O que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
É o mesmo que torna um protagonista interessante.
Pode ver que o @ShinobinoKami trouxe os mesmos moldes do argumento usado no outro tópico.
Ele ainda adicionou exemplos e colocou a questão da antítese, que é um dos fatores bons de roteiro.
Os exemplos do Dio, Thanos e de Naruto (alguns) são os exatos primeiros exemplos que me vem a mente quando se falam de bons vilões, justamente pelos motivos explicados no comentário dele.

descriptionO que torna um Antagonista interessante ? EmptyRe: O que torna um Antagonista interessante ?

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos