Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

+4
Rin
SirLongevo
TyeYona
Ben Ikneg
8 participantes

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Deveria a sociedade manter o sistema de herança, que perpetua desigualdades, ou seria mais justo abolir a transmissão de bens para promover uma distribuição mais equitativa de recursos e oportunidades? Essa prática fortalece privilégios ou é um direito justo e legítimo? Como poderíamos equilibrar justiça e liberdade?

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Ben Ikneg escreveu:
Deveria a sociedade manter o sistema de herança, que perpetua desigualdades, ou seria mais justo abolir a transmissão de bens para promover uma distribuição mais equitativa de recursos e oportunidades? Essa prática fortalece privilégios ou é um direito justo e legítimo? Como poderíamos equilibrar justiça e liberdade?


Já fiz a minha cota, mas vou responder. É um sistema injusto, visto que a pessoa é bilionária só por nascer.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Nepotismo é uma merda mesmo, os bens deviam permanecer em caso da família não ter alta renda.

Em caso de bilionários ou milionários não.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
SirLongevo escreveu:
Nepotismo é uma merda mesmo, os bens deviam permanecer em caso da família não ter alta renda.

Em caso de bilionários ou milionários não.


Lúcido.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Herança não é o problema da desigualdade social, o problema da desigualdade social é o piso de oportunidade que não existe.

Hoje em dia é perfeitamente possível sair de uma família de classe média baixa e se tornar multimilionário. A mobilidade social já existe, e deve ser mantida. O que falta é o piso de oportunidade que torna essa mobilidade social mais acessível e democrática.

Você equilibra justiça e liberdade ao deixar a herança como está, mas ampliando a qualidade da educação dos menos abastados, para que a mobilidade social se torne mais acessível. O rico não deixará de ter vantagem, mas a vantagem tem que diminuir, e o pobre precisa ter condições de melhorar por si próprio.

Dinheiro não nasce em árvore, você não pode apagar os bens da família de alguém só porque você vai ficar de mimimi que "é injusto". Só entrar numa escola pública e será visível o problema. Como você sobe de classe social com um ensino putrefato desses?

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Rin escreveu:
Herança não é o problema da desigualdade social, o problema da desigualdade social é o piso de oportunidade que não existe.

Hoje em dia é perfeitamente possível sair de uma família de classe média baixa e se tornar multimilionário. A mobilidade social já existe, e deve ser mantida. O que falta é o piso de oportunidade que torna essa mobilidade social mais acessível e democrática.

Você equilibra justiça e liberdade ao deixar a herança como está, mas ampliando a qualidade da educação dos menos abastados, para que a mobilidade social se torne mais acessível. O rico não deixará de ter vantagem, mas a vantagem tem que diminuir, e o pobre precisa ter condições de melhorar por si próprio.

Dinheiro não nasce em árvore, você não pode apagar os bens da família de alguém só porque você vai ficar de mimimi que "é injusto". Só entrar numa escola pública e será visível o problema. Como você sobe de classe social com um ensino putrefato desses?


Que realidade é esse que tu vive? Impressionante.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz

Heranças sempre vão existir, das morais que os pais passam para os filhos, até a genética que dificulta a vida deles, aos defensores da abolição, me dizem aí como acabar com essas situações injustas ?

Agora falando sério, eu tô de boa com o sistema de heranças.

Rin escreveu:
Herança não é o problema da desigualdade social, o problema da desigualdade social é o piso de oportunidade que não existe.

Hoje em dia é perfeitamente possível sair de uma família de classe média baixa e se tornar multimilionário. A mobilidade social já existe, e deve ser mantida. O que falta é o piso de oportunidade que torna essa mobilidade social mais acessível e democrática.

Você equilibra justiça e liberdade ao deixar a herança como está, mas ampliando a qualidade da educação dos menos abastados, para que a mobilidade social se torne mais acessível. O rico não deixará de ter vantagem, mas a vantagem tem que diminuir, e o pobre precisa ter condições de melhorar por si próprio.

Dinheiro não nasce em árvore, você não pode apagar os bens da família de alguém só porque você vai ficar de mimimi que "é injusto". Só entrar numa escola pública e será visível o problema. Como você sobe de classe social com um ensino putrefato desses?


Concordo

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Sim, é um sistema justo em que o fruto do seu trabalho é repassado aos seus sucessores. Se você já é herdeiro, então é o sucesso dos seus antepassados sendo passado adiante.

O que eu batalhei para construir deve (e vai) ir para os meus filhos, e não para o filho do coleguinha que nas horas em que eu estava me sacrificando para estudar, trabalhar ou poupar mais dinheiro, ele não sacrificou nada e torrou todo tempo e dinheiro para levar uma vida só de prazeres.


No momento em que o Brasil deixar de ser assim, irei mover todos os meus recursos e minha família para outro país, efetivamente garantindo que vá tudo exclusivamente para os meus sucessores. Qualquer coisa diferente disso está fora de cogitação.

Devo acrescentar que acho doentia a ideia de que quando você morrer, os seus bens vão para o governo decidir para quem vai ficar. Essa decisão não pertence ao governo e o instinto de sobrevivência das pessoas não permite esse sistema. Para minha (e a de todos) imensa felicidade, mesmo em Cuba, um país comunista, há o direito à herança. É um tema que minha posição é vitoriosa em basicamente qualquer país do mundo.

________________________________________________

O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
O que eu batalhei pra construir não, as pessoas que eu explorei pra conseguir é melhor.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
TyeYona escreveu:
Que realidade é esse que tu vive? Impressionante.

Passa em medicina numa federal;

Passa em algum curso de engenharia ou TI da vida e tenta trabalhar pra uma empresa estrangeira e ganhar em dólar;

Faz direito e passa em concurso público;

Tenta investir parte do seu dinheiro a longo prazo ao invés de gastar tudo e sair financiando tudo q tu quer.

Tem como ser bem-sucedido sendo de uma família menos abastada sim, e uma boa parte consegue

Ficar rico mesmo é uma minoria, por motivos óbvios, mas passa longe de ser impossível.

Qualquer médico poderia ser multimilionário se quisesse. Média salarial de um médico é 20k mês, se o cara se matar de trabalhar ele consegue uns 30k dboas.

Se o cara for ambicioso e investir metade do salário dele, calcula o patrimônio dele aí dps de 15-20 anos

Medicina é só o melhor exemplo, pq tem muitos exemplos de gente q veio de baixo e passou pra medicina no Enem. Mas como eu te disse tem como enriquecer em outras áreas tb


descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
SirLongevo escreveu:
O que eu batalhei pra construir não, as pessoas que eu explorei pra conseguir é melhor.



Se os pais pagam escola para os filhos, isso é uma exploração ou um investimento ?

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Rin escreveu:
TyeYona escreveu:
Que realidade é esse que tu vive? Impressionante.

Passa em medicina numa federal;

Passa em algum curso de engenharia ou TI da vida e tenta trabalhar pra uma empresa estrangeira e ganhar em dólar;

Faz direito e passa em concurso público;

Tenta investir parte do seu dinheiro a longo prazo ao invés de gastar tudo e sair financiando tudo q tu quer.

Tem como ser bem-sucedido sendo de uma família menos abastada sim, e uma boa parte consegue

Ficar rico mesmo é uma minoria, por motivos óbvios, mas passa longe de ser impossível.

Qualquer médico poderia ser multimilionário se quisesse. Média salarial de um médico é 20k mês, se o cara se matar de trabalhar ele consegue uns 30k dboas.

Se o cara for ambicioso e investir metade do salário dele, calcula o patrimônio dele aí dps de 15-20 anos

Medicina é só o melhor exemplo, pq tem muitos exemplos de gente q veio de baixo e passou pra medicina no Enem. Mas como eu te disse tem como enriquecer em outras áreas tb




Vc só esqueceu que existem adolescentes que precisam trabalhar para compor renda para casa. É difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Vc teria razão se existisse meritocracia.

SirLongevo escreveu:
O que eu batalhei pra construir não, as pessoas que eu explorei pra conseguir é melhor.


Isso mesmo k.

Comando Omega escreveu:
SirLongevo escreveu:
O que eu batalhei pra construir não, as pessoas que eu explorei pra conseguir é melhor.



Se os pais pagam escola para os filhos, isso é uma exploração ou um investimento ?


O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] A624d63282ec0901e3277f7c38795afcb6b8cf33ff716013f557ff7e1771d31b_1
Wick escreveu:
Sim, é um sistema justo em que o fruto do seu trabalho é repassado aos seus sucessores. Se você já é herdeiro, então é o sucesso dos seus antepassados sendo passado adiante.

O que eu batalhei para construir deve (e vai) ir para os meus filhos, e não para o filho do coleguinha que nas horas em que eu estava me sacrificando para estudar, trabalhar ou poupar mais dinheiro, ele não sacrificou nada e torrou todo tempo e dinheiro para levar uma vida só de prazeres.


No momento em que o Brasil deixar de ser assim, irei mover todos os meus recursos e minha família para outro país, efetivamente garantindo que vá tudo exclusivamente para os meus sucessores. Qualquer coisa diferente disso está fora de cogitação.

Devo acrescentar que acho doentia a ideia de que quando você morrer, os seus bens vão para o governo decidir para quem vai ficar. Essa decisão não pertence ao governo e o instinto de sobrevivência das pessoas não permite esse sistema. Para minha (e a de todos) imensa felicidade, mesmo em Cuba, um país comunista, há o direito à herança. É um tema que minha posição é vitoriosa em basicamente qualquer país do mundo.


Vc tem razão. É um sistema completamente justo, o cara acorda 5 horas da madrugada para trabalhar não sei onde, todos dos dias e ainda fazer bicos para compor a renda familiar, enquanto um filho de herdeiro não fez nada para conseguir ser rico. Justíssimo.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
E pensar que o tópico que fiz anestesiado de sono, iria render comentários sérios.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
TyeYona escreveu:
Vc só esqueceu que existem adolescentes que precisam trabalhar para compor renda para casa. É difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

1) Existem pessoas menos abastadas que não vivem bem, mas que conseguem ter o "luxo" de não colocar o filho pra trabalhar pra compor a renda da casa. Essas famílias então possuem mobilidade social? Você admite isso?

2) Sempre tem um espaço de tempo que a pessoa pode usar para estudar, e tem os finais de semana que podem ser usados com esse fim. Não estou dizendo que é um mundo maravilhoso e que ele tem chances iguais ao garoto que ao invés de trabalhar está fazendo um pré-vestibular, apenas que é possível.

Eu devo conhecer umas 5 pessoas que trabalham durante a escola e que conseguiram estudar pro Enem do ano passado, mulher. Algumas com condições melhoras q outras, porque vai de trabalho pra trabalho.

3) MESMO sendo possível, eu não acho que isso está certo. Justamente por isso eu disse que o dever do Estado é ampliar o piso de oportunidade.

Se a educação pública for boa, de qualidade: será que esse garoto não vai ter melhores condições de passar numa bolsa pra entrar num colégio público/particular de qualidade? De estudar pra vestibular no futuro?

E, obviamente, o poder de compra do brasileiro precisa crescer, pra minimizar o caso onde adolescentes são forçados a trabalhar (muitos não são forçados, por sinal) pra ajudar em casa.

Não é como se isso não tivesse precedentes. Existem diversos países que são bons nesses aspectos: Singapura, Dinamarca, Suécia, até os próprios EUA.
Vc teria razão se existisse meritocracia.

Existe meritocracia, porém você não sabe o que é meritocracia. Justamente por não saber o que é meritocracia, você acha que a existência de "ricos" e "heranças" contradizem a concepção meritocrática.

Elas não contradizem. A meritocracia se trata de um sistema político onde há a possibilidade de evolução com base em conquistas individuais. Porém, se a meritocracia te permite ter sucesso e você enriquecer graças a ela, logicamente a sua família gozará das suas conquistas.

NUNCA a meritocracia se propôs a ser um sistema político onde todos possui chances e vantagens iguais com base puramente no mérito. O problema de vocês é que vocês acham que o mundo é um morango.

Tudo tem que ser do jeito que vocês querem, do jeito que vocês idealizam, do jeito perfeito. O mundo não funciona assim, não vai funcionar, e nunca funcionou.

descriptionO sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista] EmptyRe: O sistema envolvendo herança é justo? [Tópico comunista]

more_horiz
Ben Ikneg escreveu:
E pensar que o tópico que fiz anestesiado de sono, iria render comentários sérios.


as melhores ideias vem quando vc menos imagina
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos