Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyComo vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Como os senhores — aqueles que fizeram o Enem ou algum outro vestibular — estudaram pra prova? Fizeram cursinho? Se não, quais metodologias de estudo vocês aplicavam?

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Vê as edições anteriores e tenta responder.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Stoodi. Vale a pena, é conciso e infinitamente superior ao Descomplica que achei extremamente prolixo, com muitas coisas desnecessárias e uma correção de redação pífia. Tive contato com esses dois cursos online (Stoodi e Descomplica).

Tirei 940 na redação do ENEM naquele ano (e os 60 pontos perdidos foram em norma culta, tirei nota máxima nos outros 4 quesitos). A nota que a corretora do Descomplica me deu foi 400 e pouco, simplesmente porque a opinião patética dela era diferente da minha. Todos os quesitos vinham com explicações genéricas e repetidas (pois eu vi outras correções do mesmo site e estavam com um texto idêntico).

Enfim, pedi reembolso ao Descomplica e fui pro Stoodi. Correção de redação muito mais profunda, personalizada e produtiva. Rotina fácil de seguir e com conteúdo que vai direto ao ponto e que torna seu ensino eficiente. O foco é te fazer ensinar e não te imergir em um universo de professores influencers. Os caras do Stoodi são extremamente bons e passam o conteúdo de forma muito clara e simples, sem abrir mão do nível de aprofundamento necessário. O seu conhecimento flui. Você simplesmente aprende.

Descomplica é como uma segunda escola, em um tempo que você já está de saco cheio de escola (3º ano do Ensino Médio). Recomendo para quem ainda é meio infantil e não se irrita em ser tratado como uma pessoa meio imbecil e que tem todo tempo e paciência do mundo para assistir as palhaçadas deles.

Stoodi te passa de forma direta o que você precisa saber, de maneira poupar seu tempo de tudo que não é necessário ("OIIII!!! SEGUE MEU INSTAGRAM!!! DÁ OI PRA ANINHA QUE ESTÁ AJUDANDO A GENTE NA GRAVAÇÃO AO VIVO! OI ANINHAAAA!!!"). Faz isso de forma que você consegue se aprofundar, porque o foco está 100% em assimilar aquilo. Eles conseguem te explicar, em 5 minutos, o que outros professores levam 25 minutos ou mais. Com um método de explicação profundo e, ao mesmo tempo, fácil de entender e aprender (e não meramente memorizar). Até os alívios cômicos duram instantes e são bem mais engraçados. Você aprende bem mais, melhor e em menos tempo.

Além disso, eu estudava junto com a minha esposa. Isso ajuda muito. Se você tiver uma dupla para estudar com o mesmo nível de comprometimento que você, um pode ajudar e puxar o outro contra a preguiça ou procrastinação. Se torna bem mais leve. Nós dois estudamos juntos, no Stoodi, e fomos aprovados. Eu no Bacharelado em Direito na UFRJ e ela também conseguiu o sonho dela, Medicina Veterinária.

________________________________________________

Como vocês estudaram pro vestibular? CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Não estudei pra vestibular. O máximo que fazia era estudo na semana das provas regulares.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Acho que o Wick pegou ranço do Descomplica kkkkk

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Eu prestei vestibular três vezes. Na primeira vez foi quando eu estava no Ensino Médio e prestei o ENEM, pois os professores avisaram que era bom já conhecer a prova antes de prestar "a sério", eu não estudei e fiquei com a seguinte pontuação:
Linguagens: 674,7
Ciências Humanas: 701,1
Ciências Naturais: 631
Matemática: 698,1
Redação: 580

O que na época eu considerei uma boa, acreditando que estudando um pouco eu conseguiria uma nota bem alta. Antes de prestar o ENEM pela primeira vez a sério eu fiz um curso pré-vestibular "vagabundo" na minha escola, eu estudei em um colégio federal, onde os professores pareciam saber tanto quanto eu (dei aula nesse mesmo pré-vestibular anos depois e eu estava certo, a maioria dos professores eram péssimos alunos tentando conseguir alguma CH), eu obviamente não estudava, ia nas aulas que não me ensinavam porra nenhuma, fazia os simulados e coisas do gênero, eu fiz o ENEM de novo e fiquei com a seguinte pontuação:
Linguagens: 649,8
Ciências Humanas: 712,1
Ciências Naturais: 592,1
Matemática: 751
Redação: 600

Como pode ver, com exceção de matemática (fazendo justiça, o professor de matématica desse cursinho era muito bom, ele foi meu veterano na faculdade e o maluco sabia muito), minhas notas se mantiveram na mesma ou pioraram. Eu também prestei o vestibular da UERJ e da minha faculdade, ambos para Engenharia Mecânica, no da UERJ eu passei na 1ª reclassificação e no da minha faculdade eu não conseguia a nota mínima em Linguagens e fui desclassificado. Eu entrei na Engenharia Mecânica da minha faculdade através do Sisu graças a nota alta em matemática (que tinha peso 3)

Agora, na terceira vez, eu decidi estudar. Eu guardei meus livros e pegava os livros do PNLD "descartados" pelo alunos vagabundos da escola, além disso minha mãe é professora, graças a isso eu tenho várias coleções de ótimos livros didáticos. Meu plano era estudar uma matéria 2 horas por dia todo dia, mas no fim eu procastinei por metade do ano e não estudei nada, até que eu não gostei de Engenharia Mecânica e decidi que queria fazer Engenharia da Computação, daí eu decedi que estudaria toda dias as matérias que tinham peso maior para Engenharia. 

Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:
Linguagens: 637,2
Ciências Humanas: 713,5
Ciências Naturais: 672,1
Matemática: 759,4
Redação: 640

O que eu aprendi com essa trajetória anos depois? Você só descobre que não sabe algo quando aprender de verdade e eu não sabia nada quando fiz o ENEM, mais importante, não era tão dificil assim aprender. 

Algumas dicas que eu te dou:
Eu tinha raiva de português porque as aulas eram chatas, mas a matéria é simples e útil. Eu devia ter feito um curso de inglês, mesmo que fosse um Duolingo (que é muito bom inclusive) e os livros para aprender inglês feitos para o público americano são os melhores (se você vai estudar sozinho te recomendo a coleção Practice Makes Perfect). Inglês é irrelevante para o ENEM, mas é muito importante para a vida, qualquer entrevista para vaga de trabalho minimamente relevante é em ingês e 99% do conteudo de melhor qualidade de qualquer área está disponivel em inglês.  

Como vocês estudaram pro vestibular? 6140LRsyAML._AC_UF1000,1000_QL80_
Dependendo da faculdade que você for fazer, pode precisar já saber inglês desde o primeiro período.

Não tem como aprender qualquer matéria de exatas em meses, não tente aprender matématica ou física, tente aprender a matemática e a física do ENEM, são coisas diferentes. Pegue um livro, ou cole da internet, e comece a fazer as questões, tem vários sites que disponibilizam elas listadas por tópico, você vai perceber que existe um padrão, estude esse padrão. Suponho que você vai fazer Engenharia então não se preocupe, se você entrar em uma faculdade decente, vai ser obrigado a aprender matemática, física e química de verdade, na teoria e na prática.   

Se você tem dinheiro disponivel, te recomendo comprar correções do https://portal.redacaonota1000.com.br/home todos meus amigos que o fizeram conseguiram nota mil ou próxima, mesmo não fazendo curso preparatório. 

E o mais importante: O ENEM não testa seu conhecimento sobre o conteúdo, testa seu conhecimento sobre a prova e de si mesmo. A prova não é feita para saber o que você sabe ou não, ou é uma prova muito mal feita se é esse o objetivo, ela é feita para analisar seu conhecimento sobre si próprio e sua capacidade de analisar as questões, acho que já te envivei esse vídeo:


Basicamente, o ENEM quer saber se você é capaz de saber quais questões deve ser capaz de acertar e quais deve errar de acordo com a sua habilidade. No ENEM não é importante acertar o máximo de questões possíceis, é importante saber quais questões acertar.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Wick escreveu:
Stoodi. Vale a pena, é conciso e infinitamente superior ao Descomplica que achei extremamente prolixo, com muitas coisas desnecessárias e uma correção de redação pífia. Tive contato com esses dois cursos online (Stoodi e Descomplica).

Descomplica sempre tem um péssimo feedback mesmo.
ShinobinoKami escreveu:
Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:

Você considera que um cursinho é imprescindível pra se ter uma nota boa no Enem, ou você acha que é plausível, por exemplo, passar em medicina, apenas estudando sozinho e fazendo uma organização própria? Óbvio, coloque isso num contexto de alguém que não possui base nenhuma escolar, isto é, alguém advindo de colégios públicos.

Basicamente, eu pesquisei na internet os melhores livros didáticos pra vestibular e cheguei nestes:

Matemática: Gelson Iezzi
Química: Ricardo Feltre
Física: Helou, Gualter e Newton
Geografia: Eustáquio de Sene
História: Cláudio Vicentino
Biologia: Martha

Também baixei apostilas de um pré-vestibular famoso (Bernoulli) e uma lista de exercícios gratuita do Hexag de cada matéria. De todos, o único que eu percebi que é bem merda mesmo é o de geografia, daí acabei preferindo usar a apostila da Bernoulli mesmo.

Quanto aos métodos de estudo:

1) Eu leio o meu material.
2) Faço os exercícios.
3) Anoto digitalmente tudo o que eu aprendi, focando nos pontos principais que foram vistos nos exercícios (por isso faço eles antes do resumo);
4) Escrevo perguntas sobre os principais pontos pra mim fazer uma revisão ativa depois.
5) Faço uma revisão espaçada (respondendo as perguntas previamente feitas e depois lendo a minha anotação de maneira bem rápida) dentro dos seguintes intervalos (1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, 120 dias) pra cada matéria

Em termos metodológicos, acredito que não dá pra ser mais eficiente, mas por vezes me questiono se estou perdendo aprofundamento e tempo tentando estudar completamente sozinho, sem recorrer a um professor e um apoio fornecido por um pré-vestibular bom.

Última edição por Rin em 21/12/2023, 21:25, editado 1 vez(es)

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Rin escreveu:
Wick escreveu:
Stoodi. Vale a pena, é conciso e infinitamente superior ao Descomplica que achei extremamente prolixo, com muitas coisas desnecessárias e uma correção de redação pífia. Tive contato com esses dois cursos online (Stoodi e Descomplica).

Descomplica sempre tem um péssimo feedback mesmo.
ShinobinoKami escreveu:
Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:

Você considera que um cursinho é imprescindível pra se ter uma nota boa no Enem, ou você acha que é plausível, por exemplo, passar em medicina, apenas estudando sozinho e fazendo uma organização própria? Óbvio, coloque isso num contexto de alguém que não possui base nenhuma escolar, isto é, alguém advindo de colégios públicos.

Basicamente, eu pesquisei na internet os melhores livros didáticos pra vestibular e cheguei nestes:

Matemática: Gelson Iezzi
Química: Ricardo Feltre
Física: Helou, Gualter e Newton
Geografia: Eustáquio de Sene
História: Cláudio Vicentino
Biologia: Martha

Também baixei apostilas de um pré-vestibular famoso (Bernoulli) e uma lista de exercícios gratuita do Hexag de cada matéria. De todos, o único que eu percebi que é bem merda mesmo é o de geografia, daí acabei preferindo usar a apostila da Bernoulli mesmo.

Quanto aos métodos de estudo:

1) Eu leio o meu material.
2) Faço os exercícios.
3) Anoto digitalmente tudo o que eu aprendi, focando nos pontos principais que foram vistos nos exercícios (por isso faço eles antes do resumo);
4) Escrevo perguntas sobre os principais pontos pra mim fazer uma revisão ativa depois, e tiro uma print dos os exercícios que eu achei vitais e colo no resumo também.
5) Faço uma revisão espaçada (respondendo as perguntas previamente feitas e depois lendo a minha anotação de maneira bem rápida) dentro dos seguintes intervalos (1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, 120 dias) pra cada matéria

Em termos metodológicos, acredito que não dá pra ser mais eficiente, mas por vezes me questiono se estou perdendo aprofundamento e tempo tentando estudar completamente sozinho, sem recorrer a um professor e um apoio fornecido por um pré-vestibular bom.





O ideal você já faz, não tem como ser melhor que isso, e em relação a cursinho, você perde pouca coisa, o conteúdo é o mesmo, só que os professores tentam passar ele de maneira mais humorada e que a gente grave mais, o que pra mim não funcionou, e tem muito aluno ali que não agrega em nada, fica zoando no meio da aula e fazendo baderna no cursinho, então não é muita coisa que você tá perdendo não, essa ao menos é a minha experiência.

2h de estudo por dia com essa tua metodologia tu passa facin, mas tem que ter constância.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Gutozika Hyuga escreveu:
2h de estudo por dia com essa tua metodologia tu passa facin, mas tem que ter constância.

O foda é a parte da disciplina mesmo, principalmente quando a rotina é muito ocupada.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
pegava a prova do enem dos anos anteriores e refazia, não tinha nada muito diferente disso, no máximo fazia uma redação nova. O omega nunca foi bem no Enem.

descriptionComo vocês estudaram pro vestibular? EmptyRe: Como vocês estudaram pro vestibular?

more_horiz
Rin escreveu:

ShinobinoKami escreveu:
Eu tentei vários matériais (livro físico, digital, video aula, etc) e metodos de estudos (Feynman, dividir para conquistar, pomodoro, etc) até perceber que nada disso importava, pelo menos não para mim, o que importava era o ambiente, quando eu comecei a estudar na biblioteca e removi todas as distrações do meu quarto meu estudo começou a fluir, então eu consegui estudar decentemente Matématica, Física, Quimica e Biologia por uns 4 meses. Minha pontuação no ENEM foi:

Você considera que um cursinho é imprescindível pra se ter uma nota boa no Enem, ou você acha que é plausível, por exemplo, passar em medicina, apenas estudando sozinho e fazendo uma organização própria? Óbvio, coloque isso num contexto de alguém que não possui base nenhuma escolar, isto é, alguém advindo de colégios públicos.

Basicamente, eu pesquisei na internet os melhores livros didáticos pra vestibular e cheguei nestes:

Matemática: Gelson Iezzi
Química: Ricardo Feltre
Física: Helou, Gualter e Newton
Geografia: Eustáquio de Sene
História: Cláudio Vicentino
Biologia: Martha

Também baixei apostilas de um pré-vestibular famoso (Bernoulli) e uma lista de exercícios gratuita do Hexag de cada matéria. De todos, o único que eu percebi que é bem merda mesmo é o de geografia, daí acabei preferindo usar a apostila da Bernoulli mesmo.

Quanto aos métodos de estudo:

1) Eu leio o meu material.
2) Faço os exercícios.
3) Anoto digitalmente tudo o que eu aprendi, focando nos pontos principais que foram vistos nos exercícios (por isso faço eles antes do resumo);
4) Escrevo perguntas sobre os principais pontos pra mim fazer uma revisão ativa depois.
5) Faço uma revisão espaçada (respondendo as perguntas previamente feitas e depois lendo a minha anotação de maneira bem rápida) dentro dos seguintes intervalos (1 dia, 7 dias, 15 dias, 30 dias, 60 dias, 120 dias) pra cada matéria

Em termos metodológicos, acredito que não dá pra ser mais eficiente, mas por vezes me questiono se estou perdendo aprofundamento e tempo tentando estudar completamente sozinho, sem recorrer a um professor e um apoio fornecido por um pré-vestibular bom.

O que é uma nota boa no ENEM, se for o que você usou de exemplo, obvio que não, pelo menos não em uma boa faculdade. O ENEM é uma competição, a menos que você seja um gênio completamente fora da curva, melhor lembrar que você está competindo com pessoas que: são igualmente ou mais inteligentes, são disciplinadas, são esforçadas, tem mais tempo, material de melhor qualidade, tiveram uma educação básica de alta qualidade, tudo isso se soma ao pré-vestibular, além de que muitos já começam a fazer o pré-vestibular muito antes. 

Eu participo de um projeto na minha faculdade e recente teve uma competição em São Paulo e eu conheci um garoto que iria fazer o vestibular da Fuvest e o moleque já entrou no pré-vestibular desde o 1º ano do Ensino Médio, dava para ver pela aparência dele que era um sujeito em um estado diferente da maioria.

Agora se uma nota boa é o suficiente para você entrar em um curso bom, concorrido em uma faculdade prestigiada, isso sem dúvidas. Te recomendo o seguinte, não faça um pré-vestivular, estude sozinho, mas bem, pegue um curso bom que esteja ao seu alcance, use ele como escada e, tendo a mentalidade, os recursos e o tempo, investa a sério no que você quer, caso queira um desses cursos muito disputados como Medicina. 

Eu usei a maioria dos mesmos livros (obs: Nunca estudei para Geografia ou História), se você vai fazer apenas o ENEM, os livros do PNDL são a melhor escolha pois eles já são selecionados com a prova em mente, eles inclusive dividem de acordo com as áreas da prova. Mais importante, conte quantas horas líquidas você estuda e defina metas.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos